Vous êtes sur la page 1sur 11

ACTIVIDADES PROMOO DA AF

FUNDAMENTOS

MOTIVOS
MOTIVAO (significado etimolgico) Aco de pr em movimento (palavras latinas, motu = movimento, movere = mover) MOTIVAO (significado genrico) processo que leva o sujeito a iniciar uma actividade, a orient-la em funo de objectivos pessoais com um determinado grau de empenho, a persegui-la e a termin-la. MOTIVAO (significado em contexto de motivos que levam prtica desportiva) conjunto de variveis que determinam a razo pela qual os sujeitos escolheram aquele desporto como prtica desportiva, porque se mantm nessa actividade ao longo do tempo e porque desenvolvem um determinado nvel de empenhamento

TIPOS DE MOTIVAO
INTRNSECA tem a ver com a prpria prtica e com os sentimentos que ela provoca nos sujeitos motivos internos ao sujeito o prazer, a alegria da realizao, satisfao da aprendizagem, etc.. Normalmente duradoura e persistente. EXTRNSECA tem a ver com recompensas que a prtica pode proporcionar (prmios, prestgio, classificaes, etc.). INTERMDIA representa a rea intermdia entre o desejo interior e a afirmao exterior (necessidade de filiao e participao no grupo).

TIPOS DE MOTIVAO
Segundo Serpa (1991) os motivos intrnsecos no existem sem os extrnsecos. Os primeiros determinam os segundos, e estes regulam os primeiros, ou seja se no existir um motivo extrnseco, o sujeito pode no se sentir motivado para determinada aco ou actividade, mesmo que tenha uma elevada motivao intrnseca (maior relevncia em crianas e jovens). A motivao pode ser tambm determinada por factores pessoais e situacionais, quer a nvel consciente quer a nvel inconsciente, estando dependentes das necessidades fisiolgicas, psicolgicas e sociais de cada sujeito, bem como das suas experincias passadas ou recentes.

TIPOS DE MOTIVAO
De acordo com diversos autores, existem trs dimenses envolvidas no processo de motivao:
1.

Direco - relacionada com a escolha da actividade atravs da qual o sujeito visa atingir determinados objectivos; Intensidade - diz respeito ao maior ou menor esforo empregue nessa actividade por parte do sujeito, com vista realizao dos objectivos estipulados; Persistncia - relacionada com a continuidade, ou no, na actividade escolhida.

2.

3.

MOTIVOS PARA A PRTICA


Motivao incide sobre 3 questes fundamentais, segundo Woolfolk e Nicolich:
1. 2. Saber o que leva um sujeito a iniciar determinada actividade; Conhecer a razo porque se focaliza em determinado objectivo; Conhecer o motivo que o leva a persistir na realizao desse objectivo.

3.

MOTIVOS PARA A PRTICA


Se o professor/treinador possuir estes dados, poder organizar e orientar melhor o seu trabalho:

Promovendo um clima motivacional positivo; Proporcionando situaes do agrado daqueles a quem se dirige; Favorecendo um processo ensino-aprendizagem mais eficaz.

MOTIVOS PARA A PRTICA DESPORTIVA


De acordo com o grupo etrio considerado existe um tronco comum de motivos que levam prtica de Actividades Fsicas. A opo por determinada modalidade ou AF, no feita de forma aleatria, existe sempre algum ou algo, consciente ou inconscientemente que nos conduz a essa opo. No caso dos jovens No caso dos adultos No caso da terceira idade No caso dos deficientes

CONTEXTO/ORGANIZAO SOCIAL
Socilogos, basicamente utilizam 3 instrumentos metodolgicos: indicadores sociais (tipo de procura desportiva especfica) expectativas, opinies e desejos da populao perspectivas de alteraes de comportamento e de conflitos sociais. Caractersticas da populao podero ajustar-se s 5 ajustarcaractersticas da prtica desportiva:
Grau de influncia do desporto Percentagem de populao que pratica desporto. N de pessoas que praticou um desporto num determinado perodo de tempo.

Nvel de participao

Continuidade ou Grau de fidelidade permanncia na prtica.

Nvel de frequncia Nvel de diferenciao

N de horas semanais dedicadas prtica. Mdia do tipo de actividades praticadas.

A OCUPAO DOS TEMPOS DE LAZER NA PRTICA DAS AFD


Alteraes da sociedade levaram ao aumento do tempo livre sendo necessrio ocup-lo de um modo til. Trata-se de tempo prprio na ocuptil. Tratavida de cada um. A oferta dos servios ligados ao lazer tm como um. objectivo oferecer uma melhor qualidade de vida, desempenando as AF um papel de grande importncia. importncia. LAZER qualquer actividade que proporcione ao Homem um estado de satisfao de prazer e que simultaneamente seja capaz de desenvolver nele a alegria de viver e de realizao pessoal. pessoal. As AFD so utilizadas em grande escala na ocupao dos tempos livres, servindo 3 funes do lazer: lazer:
Descanso eliminar a fadiga do quotidiano; quotidiano; Divertimento combater a rotina do dia-a-dia; dia- dia; Desenvolvimento pessoal educar, desenvolver, formar. formar.

O VALOR DOS DESPORTOS COMO MEIO DE RECREAO E DE EDUCAO PERMANENTE


AlteraramAlteraram-se hbitos, costumes e estilos de vida, em pouco tempo. tempo. TrabalhaTrabalha-se menos e produz-se mais, com mais tempo livre. produzlivre. necessrio a organizao social preparar as pessoas para se organizarem a partir do tempo livre. Tambm a escola deve estar atenta livre. e ensinar para o mundo do lazer. O desporto conquista um espao lazer. pedaggico privilegiado no processo educativo. As AFD concorrem com educativo. 2 objectivos que ocorrem em simultneo: simultneo: dar satisfao a vrias necessidades presentes (repouso); (repouso); treinar o indivduo para o futuro trabalho. trabalho. O desporto fecunda o trabalho. trabalho. Os hbitos de prtica regular de AFD durante a infncia e juventude preparam o indivduo para desenvolver uma boa prestao profissional, ser til sociedade e simultaneamente ter qualidade de vida. vida.

Vous aimerez peut-être aussi