Vous êtes sur la page 1sur 32

Auditoria e Controlo Interno

Joo Pinto

Auditoria
A palavra auditoria tem a sua origem no verbo latino audire, que significa ouvir; magistrado que tem a seu cargo informar um tribunal ou repartio sobre a legalidade dos actos; assessor de nunciatura (embaixador do Papa, mensageiro). Assim, uma das particularidades do auditor a de saber ouvir.
Joo Pinto 2

O que auditoria
Poder-se- definir a auditoria como um exame cuidadoso e transparente, realizado por um tcnico qualificado e competente e que, conforme as normas legais, dar uma opinio independente sobre a informao contida nas demonstraes financeiras analisadas.

Joo Pinto

Objectivos da auditoria
O principal, e talvez nico, objectivo da auditoria concluir se as demonstraes financeiras apresentam uma imagem verdadeira e apropriada IVA - (true and fair view)

Joo Pinto

A auditoria procura um caminho inverso ao seguido pela contabilidade

Contabilidade Demonstraes Financeiras Balancetes Razo Dirio Documentos

Auditoria

Joo Pinto

Programa de auditoria
um documento que identifica e descreve o mbito do trabalho a realizar. Este documento deve definir os seguintes elementos (1):
   

sistemas, documentos e situao financeira a auditar; objectivos especficas de auditoria; mbito da auditoria; pormenores sobre as diferentes fases do trabalho a efectuar e procedimentos de auditoria a serem utilizados.

(1) Fonte: Tribunal de Contas

Joo Pinto

Procedimentos em auditoria
Segundo o Tribunal de Contas (manual de auditoria e procedimentos) podemos definir procedimentos em auditoria como Conjunto de verificaes e averiguaes previstas num programa de auditoria, que permite obter e analisar as informaes necessrias formulao da opinio do auditor.
Joo Pinto 7

Podem ser utilizados vrios procedimentos em auditoria:


Entrevistas; Observao; Inspeco; Confronto; Anlise; Etc.

Joo Pinto

Procedimentos em auditoria
Inspeco Consiste em inspeccionar fisicamente os bens que deram origem aos movimentos contabilsticos. Anlise Consiste na anlise aos movimentos contabilsticos da empresa, assim como a forma como so movimentados. Observao Consiste em verificar as funes e correspondentes tarefas atribudas a cada elemento da organizao. Etc.
Joo Pinto 9

Tipos de auditoria auditoria financeira


toda e qualquer auditoria que tem como objectivo a anlise s demonstraes financeiras das empresas; compreende todo o processo de apresentao de contas. tambm conhecida por auditoria contabilstica. O objectivo final emisso de uma opinio sobre as contas, onde ser emitida a CLC. A CLC deve exprimir se as contas da empresa apresentam ou no, de forma verdadeira e apropriada, a posio financeira da empresa.
Joo Pinto 10

Tipos de auditoria auditoria operacional


Auditoria global s funes de gesto, especialmente rea administrativa. Este tipo auditoria visa analisar se a empresa utiliza eficazmente os seus recursos. Pode ser efectuada por auditor interno ou externo.

Joo Pinto

11

Tipos de auditoria auditoria de gesto


Este tipo de auditoria visa analisar a actuao dos gestores de uma empresa, aos quais cumpre o dever de diligncia (zelo, empenho). De notar que, quer os ROC quer os TOC, devem denunciar ao Ministrio Pblico, atravs das respectivas ordens profissionais, eventuais delitos criminais.
Joo Pinto 12

Tipos de auditoria auditoria de gesto


A auditoria de gesto deve debruar-se sobre trs princpios bsicos de gesto:


Economia assegurar que a empresa, quando se abastece no exterior, o faz nas melhores condies de qualidade e preo; Eficincia assegurar que o nmero mnimo de recursos foi utilizado para conseguir um nvel de produo; Eficcia assegurar que os objectivos foram atingidos.
Joo Pinto 13

Tipos de auditoria auditoria de social


A crescente importncia dos aspectos sociais (ambiente, qualidade de vida, qualidade dos produtos, etc) nas empresas originaram o aparecimento de estudos relacionados com a responsabilidade social das empresas.

Joo Pinto

14

Alguns elementos que devero ser includos no balano social


Caractersticas dos funcionrios; Remuneraes e encargos sociais; Condies de higiene e segurana; Contribuio da empresa para o bemestar social; Formao profissional; Aco social; Etc.
Joo Pinto 15

Interna

Quanto posio do auditor

Externa

Joo Pinto

16

Auditoria Interna
uma funo de anlise independente, realizada por pessoal da prpria empresa, com o objectivo de auxiliar os membros da empresa no desempenho das suas responsabilidades. uma ferramenta de anlise e controlo de riscos e, assim, um importante instrumento de gesto. Os auditores internos, normalmente, dependem hierarquicamente da gesto.
Joo Pinto 17

Auditoria Externa
uma anlise s contas e demais informaes, realizada por uma empresa/auditor externo e independente. No final ser emitida uma opinio sobre a veracidade e qualidade dos factos analisados.

Joo Pinto

18

Entidades sujeitas a CLC


Sociedades annimas Sociedades por quotas com conselho fiscal Sociedades por quotas sem conselho fiscal que ultrapassem dois dos trs limites do art. 262 do CSC, durante dois anos consecutivos:
  

Total do balano: 1 500 000 Total das vendas e outros proveitos: 3 000 000 Trabalhadores em mdia durante o exerccio: 50

Joo Pinto

19

Razes que podem levar os auditores/revisores a afastaremse da opinio sem reservas:


Dificuldades impostas pelo cliente; Parte do exame s contas foi feito por outros auditores; As DFs no seguem os PCGA; Insuficincias de informao (por exemplo o Anexo insuficiente); Inobservncia do princpio da consistncia; Etc.
Joo Pinto 20

Tipos de CLC opinio sem reservas


Quando o auditor, depois do exame efectuado s demonstraes financeiras, no encontrou qualquer erro que afecte a imagem verdadeira e apropriada. So tambm conhecidas por certificaes limpas.

Joo Pinto

21

Tipos de CLC opinio sem reservas mas com nfases


Sempre que o auditor/revisor emita uma opinio em situao de incerteza. Neste caso, as situaes descritas no alteram a opinio do auditor. Caso haja vrias incertezas, o revisor/auditor poder emitir uma CLC com escusa de opinio (por exemplo a inexistncia de DRF quando aplicvel ou alteraes de polticas contabilsticas)
Joo Pinto 22

Tipos de CLC opinio com reservas


Quando o auditor/revisor no pode declarar que as DFs apresentam de forma verdadeira e apropriada a posio financeira da empresa. Neste caso, as reservas afectam a opinio do ROC. Exemplos: limitaes no mbito do exame, desacordo no tocante aceitabilidade das polticas contabilsticas.
Joo Pinto 23

Tipos de CLC opinio adversa


Quando, do ponto de vista do auditor, as DFs no reflectem de forma verdadeira e apropriada o patrimnio. Os resultados no seguem os PCGA.

Joo Pinto

24

Tipos de CLC recusa de emisso de parecer


Quando existem acentuadas dvidas sobre as demonstraes financeiras; se houve constrangimentos relativamente profundidade do seu exame ou se, do seu ponto de vista, possa ter havido quebra de independncia.

Joo Pinto

25

Controlo Interno
O sistema de controlo interno um plano de organizao de todos os mtodos e procedimentos adoptados pela Administrao de uma empresa com o intuito de assegurar a correcta conduo dos negcios.

Joo Pinto

26

Objectivos do Controlo Interno


A confiana e a integridade da informao; A conformidade com as polticas, planos, procedimentos, leis e regulamentos; Salvaguarda dos activos A utilizao econmica e eficiente dos recursos; A realizao dos objectivos estabelecidos para as operaes ou programas.

Joo Pinto

27

Tipos de Controlo Interno


Controlo Interno Administrativo

Controlo Interno Contabilstico

Joo Pinto

28

Controlo Interno Administrativo


Inclui o plano de organizao e os procedimentos e registos que se relacionam com os processos de deciso e que conduzem autorizao das transaces pela administrao. o tipo de controlo que permite acompanhar com rigor o controlo normal da empresa, com nfase para o controlo do processo.
Joo Pinto 29

Controlo Interno Contabilstico


Compreende o plano de organizao e os registos e procedimentos que se relacionam com a salvaguarda dos activos e com a confiana que inspiram os registos contabilsticos.

Joo Pinto

30

Elementos fundamentais do Sistema de Controlo Interno


 a definio de autoridade e delegao    

de responsabilidades; a segregao, separao ou diviso de funes; o controlo das operaes; a numerao dos documentos a adopo de provas e conferncias independentes.
Joo Pinto 31

Bibliografia
O sistema de controlo interno da empresa; Francisco Sales; IEFP Contabilidade, Auditoria e tica nos negcios; Alberto da Silva Barata;

Joo Pinto

32

Vous aimerez peut-être aussi