Vous êtes sur la page 1sur 39

Fundamentos de Hardware e Software Livre

25 de janeiro de 2012 Augusto Vinhaes

Agenda
1) Hardware Conceitos bsicos Hardware de microcomputador: sistema central e perifricos Componentes do sistema central e suas caractersticas Perifricos e suas caractersticas Classificao do computador segundo sua utilizao 2) Software Conceitos bsicos Tipos: Software bsico e aplicativos 3) Sistemas Operacionais Conceitos bsicos Estrutura Alguns exemplos 4) Software livre As origens do Software livre O que Software livre ? Por que usar Software livre ? Sistema operacional livre Dicas para escolher uma distribuio Debian Ubuntu Tabelas de softwares equivalentes BrOffice.org Executando aplicativos Windows no Linux via Mquina Virtual Vdeo sobre Software Livre 5) Demonstrao do Ubuntu 6) Referncias

Hardware

Hardware
Computador ou equipamento eletrnico de processamento de dados uma mquina (conjunto de partes eletrnicas e eletromecnicas) capaz de sistematicamente coletar, manipular e fornecer os resultados da manipulao de informaes para um ou mais objetivos. = hardware + software Hardware Conjunto formado pelos circuitos eletrnicos e partes eletromecnicas do computador. a parte fsica e corresponde a primeira fase do projeto de um computador. Software So os programas (conjunto ordenado de instrues), de qualquer tipo e qualquer linguagem, que so introduzidos no computador para faz-lo trabalhar e produzir resultados.
4

Hardware
Hardware de microcomputador: Sistema Central (gabinete) Perifricos (dispositivos) - Hardware localizado fora do microcomputador que viabiliza a comunicao com o mesmo. - Tipos: Dispositivos de entrada de dados Dispositivos de sada de dados Dispositivos de entrada e sada de dados
5

Hardware
Principais componentes do sistema central

PROCESSADOR

COMPUTADOR

PLACA DE REDE

MEMRIA

PLACA DE VDEO

PLACA ME

DISCO RGIDO

Hardware
Processador (cpu): a parte mais importante do computador (crebro). acoplado placa me e se conecta, direta ou indiretamente, a todo componente da mesma. Algumas funes importantes: - Interpreta e executa as instrues fornecidas pelos programas. - Clculos de operaes aritmticas e comparaes lgicas. - Processamento de todos os tipos de dados. - Controle e gerenciamento dos demais componentes de hardware. Constitudo por milhes de transistores: Intel 80486 1,2 milhes de transistores (7,6 cm x 7,6 cm x 0,3 cm) cpu + coprocessador matemtico + 8K cache Velocidade do processador => clock (MHz / GHz)
7

Hardware
Memria: o componente responsvel pelo armazenamento, temporrio ou no, de programas (instrues) e dados. Conhecido tambm como memria principal. Tipos: - RAM (Random Acess Memory) Memria voltil onde so carregados programas e dados, que so lidos do HD. Permite leitura e gravao. Seu contedo precisa ser salvo antes do desligamento. Muito mais veloz do que as memrias secundrias (HD, CD-ROM). - ROM (Read Only Memory) Memria no voltil que armazena as rotinas de inicializao do computador (Ex: BIOS). Permite apenas leitura e gravada pelo fabricante. Unidade de capacidade: MB ou GB.
8

Hardware
Placa me (motherboard, system board ou planar): uma placa de circuito impresso responsvel pela interconexo de todos os componentes (processador, memria, placa de vdeo, hd, etc). Atravs dela o processador se comunica com os demais componentes e perifricos. Algumas caractersticas importantes: - Contm a ROM com o programa de controle BIOS (Basic Input Output System) responsvel pelo teste inicial do sistema, rotinas de inicializao, carga do so, armazenamento de configuraes de hw, data e hora. - Quantidade de slots de expanso existentes (Agp, Pci) e portas USB. - Velocidade de comunicao com perifricos.
9

Hardware
Disco rgido (HD): um disco rgido de superficie magntica instalado no gabinete. Corresponde a um sistema de armazenamento no voltil de alta capacidade onde so gravados programas e dados. Os dados gravados no HD podem ser recuperados para a memria principal, alterados e gravados novamente, inmeras vezes. Importante: velocidade do hd (rpm) e tipo (IDE, SATA, SCSI). Unidade de capacidade: GB.

10

Hardware
Placa de Vdeo: o componente responsvel pelo processamento das imagens que sero exibidas no monitor. Determina a resoluo e a quantidade de cores da imagem. Tipos: - Onboard (integrada na placa me) economia de gastos, porm com pior desempenho. - Offboard maior preo e maior performance. Importante: quantidade de memria de vdeo (resoluo e cores).
11

Hardware
Placa de Rede: Sua funo estabelecer a comunicao do seu computador com outros computadores formando uma rede. Tambm utilizada para acesso a internet de banda larga (modem ADSL).
Cabo de rede

Rj45

12

Hardware
Perifricos (dispositivos) Dispositivos de entrada de dados: So usados para transmitir informao ao computador. Codificam a informao em dados que possam ser processados pelo computador. Ex: teclado, mouse, joystick, scanner, microfone. Dispositivos de sada de dados: So usados pelo computador para se comunicar conosco. Decodificam os dados em informao que pode ser entendida pelo usurio. Ex: monitor, caixa de som, impressora. Dispositivos de entrada e sada de dados: Funcionam tanto para entrada como para sada de dados. Ex: drive de disquete, CD, DVD, modem, pen drive.
13

Hardware
Vdeos Como funciona um computador - parte I Como funciona um computador - parte II

14

Software

15

Software
Sistema de Computao = hardware + software Software So os programas (conjunto ordenado de instrues), de qualquer tipo e qualquer linguagem, que so introduzidos no computador para faz-lo trabalhar e produzir resultados. Tipos de software Software bsico (programas do sistema) Aplicativos (programas de aplicao)
16

Software
Software bsico (programas do sistema) Gerenciam a operao do computador e proporcionam um ambiente de utilizao da mquina ao usurio. Ex: compiladores, linguagens de programao, sistemas operacionais. Aplicativos (programas de aplicao) Programas de usurio (abordagem sistmica). Ex: editor de texto, planilha eletrnica, navegador para Internet, software comercial (folha de pagamento, controle de estoque).

17

Sistemas operacionais

18

Sistemas operacionais
Sistema Operacional Programa formado por vrios mdulos que trabalham de modo cooperativo para administrar os recursos de hardware da mquina e auxiliar na execuo dos programas do usurio, oferecendo a este uma interface mais amigvel com o hardware. Funciona como um intermedirio entre o usurio e o hardware, tornando o uso do computador mais conveniente e tambm possibilita o compartilhamento dos recursos do sistema. o principal software bsico que controla todos os recursos do computador (cpu, memria, hd, placa de rede e vdeo, etc). Alguns exemplos: Windows, Unix, Hp-ux, Aix, Linux (Debian, Ubuntu, Fedora, etc), OS2, MS-DOS, Z/OS.
19

Sistemas operacionais
Estruturado em mdulos (mdulo => funes especficas)

Interpretador de comandos Escalao e alocao de recursos Sistema de arquivos Sistema de E/S Gerenciador de memria Ncleo HARDWARE => drivers

20

Sistemas operacionais
Usurio

Aplicativo

S.O
Sw Bsico

Hardware

21

Software livre

22

Software livre
As origens do Software livre (Free software) 1950 a 1960: perodo produtivo na criao de tecnologias digitais onde havia troca de cdigo fonte entre empresas como a IBM, laboratrios Bell, o MIT e vrias universidades. 1969: Kem Thompson e Dennis Ritchie criaram o SO Unix de cdigo fonte aberto, que foi um prottipo para vrios outros projetos (FreeBSD). Naquela poca, estudantes, professores e pesquisadores visavam melhorar o conhecimento tecnolgico. 1979: a AT&T fechou o cdigo do Unix. 1983: Richard Stallman e outros hackers publicam o manifesto GNU. Posteriormente, criam a Free Software Foundation (FSF) e os fundamentos conceituais do Software livre. Invenso do conceito jurdico de conhecimento compartilhado => Copyleft => Licenas livres => GPL
23

Software livre
O que Software livre ? Segundo a FSF, corresponde a qualquer software que possua, simultaneamente, as quatro liberdades abaixo: Primeira: a liberdade de ser executado para qualquer fim. No importa onde e nem como. O importante que seu usurio poder utiliz-lo onde, como e quando desejar. Segunda: a liberdade para qualquer pessoa estudar como o programa funciona, poder adapt-lo para as suas necessidades. Para que isso seja possvel preciso ter acesso ao cdigo fonte. Terceira: a liberdade de poder distribuir as cpias do software de modo que possa ajudar ao seu prximo. Isso no impede o/a usurio/a de empacotar um software livre de forma personalizada e vend-lo. No uma questo de preo, mas de liberdade para usar, estudar, conhecer, aperfeioar, e distribuir/redistribuir como desejar. Quarta: a liberdade de modificar o programa e liberar estas modificaes de modo que toda a comunidade se beneficie. Acesso ao cdigo fonte um pr-requisito para esta liberdade.
24

Software livre
O que Software livre ? o software disponvel com a permisso para qualquer um us-lo, copi-lo, e distribu-lo, seja na sua forma original ou com modificaes, seja gratuitamente ou com custo. Em especial, a possibilidade de modificaes implica em que o cdigo fonte esteja disponvel. HEXSEL, Roberto [s.d.] GPL (General Public License): licena que acompanha os pacotes distribudos pelo Projeto GNU. a garantia legal de que um software livre, uma vez livre (licenciado sob a GPL), seria livre para sempre (no poder ter seu cgido fonte fechado). Origem do termo: software livre de copyright . No confundir software livre com software grtis.
25

Software livre
Por que usar Software livre ? No h gastos com o pagamento de licenas de uso nem envio de royalties ao exterior pelo Brasil. Essa verba pode ser redirecionada para investimentos em TI, treinamento de profissionais e aquisio de melhores equipamentos. Os programas podem ser adaptados de acordo com as necessidades especficas de cada usurio. Os programas desenvolvidos podem ser compartilhados pela administrao pblica, evitando a sobreposio de custos (Portal de Software Pblico Brasileiro). Os recursos do hardware so mais bem aproveitados, prolongando assim a vida til dos equipamentos (inexistncia do custo casado). A segurana garantida - a condio de cdigo aberto permite que os programas e as plataformas sejam auditados, para que se evitem fraudes e rotinas indevidas dentro do sistema.
26

Software livre
Por que usar Software livre ? Ter o seu computador equipado com software de qualidade a um custo baixo ou nulo. Ficar livre da pirataria. Incentivar o desenvolvimento de tecnologia nacional. Lutar contra o monoplio de grandes corporaes que buscam se apropriar do conhecimento intelectual coletivo. Mais informaes: Portal de Software livre (www.softwarelivre.gov.br) Revista Esprito Livre (www.revista.espiritolivre.org)
27

Software livre
Sistema operacional livre Projeto GNU Iniciado por Richard Stallman em 1984, com o objetivo de criar um SO totalmente livre. Alguns aplicativos: Gimp, Gnome, Thunderbird. Linux um kernel (ncleo) idealizado em 1991 pelo finlands Linus Torvalds (estudante de cincia da computao). Seu objetivo foi criar um sistema operacional no qual fosse possvel alterar conforme a necessidade. Distribuio um sistema operacional Unix-like incluindo o kernel Linux e os utilitrios do projeto GNU, formando um conjunto. Distribuies (distros) so mantidas por organizaes comerciais ou projetos comunitrios. Tambm conhecido como sistema operacional GNU/Linux.
28

Software livre
O sistema operacional GNU/Linux possui mais de 150.000 colaboradores ao redor do mundo. Algumas distribuies importantes Debian (http://www.debian.org) => muito boa para servidores Ubuntu (http://www.ubuntu-br.org) => boa para servidores e desktop Fedora (http://fedoraproject.org) Gentoo (http://www.gentoo.org) Slackware (http://www.slackware.com) Librix (http:http://www.librix.com.br) => parceria entre Itautec e Unicamp Algumas oferecem a possibilidade de execuo em modo Live CD: Kurumin (brasileira) e Ubuntu. Lista completa: http://lwn.net/Distributions.
29

Software livre
Como escolher uma distribuio Esta distribuio suporta todo o meu hardware? Ela inclui os pacotes de software de que necessito? O processo de instalao e configurao est de acordo com minhas aptides? Ela tem documentao e treinamento em um idioma que eu entendo? O suporte prestado (gratuito ou pago) atende minhas necessidades? Existe uma comunidade de usurios da qual eu possa participar? Ela lana atualizaes de segurana quando necessrio? Ela continuar sendo atualizada? Ela livre? grtis? O preo aceitvel?
30

Software livre
Debian (www.debian.org) Uma das distribuies cuja utilizao mais cresce no mundo. Propsito da distribuio: ser sempre livre, estvel e confivel. a distribuio oficial do projeto GNU/Linux. Ideal para ambiente corporativo: cada verso lanada aps rigorosos testes de segurana e correo de falhas. Mantida por programadores, hackers e especialistas de segurana espalhados ao redor do mundo. Suporte a mais de 10 arquiteturas (Intel x86, Sparc, Macintosh, S390). Como obter (download gratuto x cd pago).
31

Software livre
Ubuntu (www.ubuntu-br.org) Significado da palavra: Sou o que sou pelo que ns somos. Surgiu para introduzir o Linux aos usurios atravs de um sistema amigvel e simples de usar, sendo posteriormente preparado para servidores. Apenas um CD contm tudo que necessrio para o usurio. Os programas adicionais esto disponveis em repositrios na internet. uma distribuio que tem compromisso com a gratuidade. Possui uma Comunidade dinmica (frum, listas de discusso e planeta). Uma nova verso lanada para desktops e servidores a cada seis meses (cuidado !).
32

Software livre
Tabelas de softwares equivalentes

33

Software livre
Tabelas de softwares equivalentes

34

Software livre
Tabelas de softwares equivalentes

35

Software livre
BrOffice.org Verso brasileira do projeto OpenOffice.org / 2000. um conjunto de programas de escritrio em portugus e de cdigo aberto, com editor de textos, planilha eletrnica, software de apresentao, editor de diagramas, etc. Licenciamento GNU LGPL, que permite a livre modificao, execuo e distribuio do cdigo-fonte, com a ressalva de que todas as mudanas devem ser publicadas abertamente. Principais plataformas (Windows, Linux, Solaris, etc). Equivalncias: Word - Writer, Excell - Calc, Power Point - Impress Download - http://www.broffice.org/download
36

Software livre
Executando aplicativos Windows no Linux via Mquina virtual VirtualBox um software de virtualizao que permite a instalao e utilizao de um sistema operacional dentro de outro, assim como seus respectivos aplicativos, como dois ou mais computadores independentes, mas compartilhando fisicamente o mesmo hardware. Algumas caractersticas: - Shared Folders - Clipboard entre as mquinas - Virtualiza Windows, Linux, Solaris, MAC OS X, FreeBSD, OS/2, etc
37

Software livre
Vdeo sobre Software Livre Demonstrao do Ubuntu Referncias
NOEL, Andr. Ubuntu para todos ns. Revista Esprito Livre, n.15, Jun. 2010. Disponvel em: <http://www.revista.espiritolivre.org/>. Acesso em: 02 ago. 2010. Borba, Alexandre. Use software livre, no use software pirata. Revista Esprito Livre, n.15, Jun. 2010. Disponvel em:<http://www.revista.espiritolivre.org/>. Acesso em: 02 ago. 2010. Lenon, Wilkens. As origens do software livre. Revista Esprito Livre, n.15, Jun. 2010. Disponvel em: <http://www.revista.espiritolivre.org/>. Acesso em: 02 ago. 2010. CARTILHA de Software livre. Salvador: Projeto Software Livre Bahia. Disponvel em: <http://www.igc.usp.br/pessoais/guano/downloads/cartilha_v.1.1.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2010.

38

Obrigado

39

Vous aimerez peut-être aussi