Vous êtes sur la page 1sur 22

Conectivismo

Principais teorias da Aprendizagem utilizadas na criao de ambientes institucionais:


Behaviorismo Conectivismo Construtivismo

Vaill enfatiza que "a aprendizagem deve ser uma maneira de ser um conjunto permanente de aces e atitudes que os indivduos e grupos usam para tentar manter a par dos eventos surpreendentes, inovadores, catica, inevitvel, recorrente ..." (1996, p. 42).

Da importncia da aprendizagem informal A tecnologia est em constante alterao, bem como os nossos pensamentos Muitos dos processos anteriormente tratados pelas teorias de aprendizagem pode agora ser suportado pela tecnologia. A aprendizagem um processo continuo e dura para toda a vida

Driscoll (2000) define a aprendizagem como "uma mudana persistente na performance ou no potencial de performance... [que] deve ocorrer como um resultado da experincia do aluno e sua interaco com o mundo" (p.11).

Driscoll explorou algumas das complexidades da aprendizagem:


O conhecimentos adquirido atravs da experiencia ou algo inato? Adquirimos o conhecimento atravs do raciocnio ou atravs do pensamento? Driscoll faz uma considerao final abordando tres aspectos essenciais:

1- Pragmatismo 2-Objectivismo 3-Interpretativismo

Objectivismo - (semelhante ao behaviorismo) afirma que a realidade externa e objectiva, sendo o conhecimento adquirido atravs da experincia

Pragmatismo - (semelhante ao cognitivismo) afirma que a realidade interpretada, e o conhecimento negociado atravs da experincia e do pensamento.

Interpretativismo - (semelhante ao construtivismo) afirma que a realidade interna, e o conhecimento construdo.

Conhecimento um objectivo vivel atravs do raciocnio ou experiencia.

Gredler (2001) considera que o behaviorismo como um conjunto de vrias teorias que fazem trs suposies sobre a aprendizagem:
O comportamento observvel mais importante do que compreender as actividades internas. O comportamento deve ser focado em elementos simples: estmulos e respostas especficas. A aprendizagem tem a ver com a mudana de comportamento.

Cindy Buell detalha este processo: "Nas teorias cognitivas, o conhecimento visto como constructos mentais simblicos na mente do aluno e do processo de aprendizagem o meio pelo qual essas representaes simblicas esto contidas na memria

A aprendizagem vista como um processo de inputs, na memria de curto prazo, e codificados para a recuperao a longo prazo.

O construtivismo sugere que os aprendizes criam conhecimento na medida que tentam entender suas experincias (Driscoll, 2000, p. 376).

O construtivismo assume que os aprendizes no so tbuas rasas a serem preenchidas com o conhecimento. Em contrapartida, os alunos esto activamente a tentar criar um significado.

Viso da aprendizagem como um processo que ocorre apenas dentro da pessoa

Falham na descrio da forma como a aprendizagem ocorre nas organizaes

As teorias esto centradas em si mesmas e no naquilo que se est a aprender

Quais os ajustes que devem ser feitos para as teorias de aprendizagem quando a tecnologia realiza muitas das operaes cognitivas?

Como

podemos

manter

actualizados

quando

informao

evolui

constantemente?

Qual o impacto das redes e teorias da complexidade da aprendizagem? Como controlar o facto do conhecimento no ser adquirido de forma linear? Com o crescente reconhecimento das interligaes entre as diferentes reas do conhecimento, como eles so percebidos de sistemas e teorias ecolgicas em funo das tarefas de aprendizagem?

"A experincia tem sido considerada o melhor professor do conhecimento. J que no podemos experimentar todas as experincias dos outros, e, portanto, outras pessoas, tornar-se um substituto para o conhecimento. "Eu guardo meu conhecimento nos meus amigos" um axioma para juntar conhecimento juntando pessoas (sem data). " Karen Stephenson

ScienceWeek (2004) cita a definio de Nigel Calder em que o caos "uma forma crtica de ordem".

O caos uma nova realidade para os trabalhadores do conhecimento. Caos o colapso da previsibilidade, evidenciada em configuraes complexas que, inicialmente, desafiam a ordem

Gleick (1987) afirma: "Na atmosfera, por exemplo, isso se traduz em que jocosamente conhecido como o Efeito Borboleta: a noo de que uma borboleta batendo suas asas hoje em Pequim pode mudar sistemas de tempestade pr

Luis Mateus Rocha (1998) define auto-organizao como a "formao espontnea de estruturas, padres organizados, ou comportamentos, a partir de condies iniciais aleatrias" (p.3).

Aprendizagem como um processo de auto-organizao, exige que o sistema (sistemas de aprendizagem pessoal ou organizacional) "seja informativamente aberto, isto , ser capaz de classificar suas prprias interaes com um ambiente deve ser capaz de mudar suas estrutura ... "(p.4)

Uma rede pode ser definida simplesmente como conexes entre entidades

Segundo Albert-Lszl Barabsi, los nodos compitem siemprepor conexiones, porque los enlaces representan supervivencia en un mundo interconectado 2002, p.106).

Em termos de aprendizagem, a probabilidade de que um conceito de aprendizagem est vinculado depende de quo bem ele est actualmente vinculado.

Vnculos fracos so ligaes ou pontes que permitem conexes curtas entre informaes.

a integrao de princpios explorados pela teoria do caos, redes, complexidade e auto-organizao.

Conectivismo impulsionado pelo entendimento de que as decises so baseadas em princpios que esto mudando rapidamente e em constante aquisio de novas informaes.

De extrema importncia a capacidade de distinguir informaes importantes de no importantes.

Aprendizagem e conhecimento dependem da variedade de pontos de vista. A aprendizagem um processo de conectar ns especializados ou fontes de informao.

A capacidade de saber mais mais crtica do que conhecido em qualquer momento.

A habilidade de visualizar conexes entre reas, ideias e conceitos uma habilidade fundamental.

A tomada de deciso em si um processo de aprendizagem. O acto de escolher o que aprender e o significado das informaes recebidas, visto atravs da lente de uma realidade em mudana. Uma deciso correcta hoje pode ser errada amanh, devido a alteraes no ambiente de informao que afecta a deciso.

Conectivismo contempla tambm os desafios que muitas instituies encontram nas actividades de gesto do conhecimento. O conhecimento que reside num banco de dados deve estar conectado com as pessoas certas e no contexto certo para ser classificado como aprendizagem.

O fluxo de informaes no interior

de uma organizao um

elemento importante da eficcia organizacional.

. Numa utilizar

economia do conhecimento, o fluxo de informao o o fluxo de informaes deve ser uma actividade

equivalente do oleoduto na sociedade industrial. Criar, preservar e organizacional chave

Lanasses e Dumais (1997) exploram o fenmeno pelo qual "as pessoas tm muito mais conhecimento do que parece estar presente nas informaes que foram expostos." O valor do reconhecimento de padres e conectar os nossos "pequenos mundos do conhecimento" aparente no impacto exponencial que recebe o nosso aprendizado pessoal.

John Seely Brown apresenta um conceito interessante, no qual a Internet equilibra pequenos esforos de muitos para os grandes esforos de poucos. A premissa central que conexes criadas com ns no usuais suportam e intensificam actividades existentes que exigem um grande esforo.

A noo de Conectivismo tem implicaes em todos os aspectos da vida. Este artigo centra-se principalmente na aprendizagem, mas os seguintes aspectos tambm so afectados:

Gesto e Liderana: A gesto e organizao de recursos para alcanar os resultados esperados um desafio significativo. Compreender que o conhecimento completo no pode existir na mente de uma pessoa, exige uma abordagem diferente para criar uma viso geral da situao.

Mdia, Notcias, Informao: As organizaes dos mdia de massa so desafiadas pelo fluxo de informao aberta em tempo real, estando em constante mutao e evoluo.

A equipa de gesto do conhecimento em relao gesto do conhecimento organizacional.

O design de ambientes de aprendizagem.

A nossa habilidade de aprender o que necessrio no futuro mais importante do que aquilo que conhecemos hoje. Um verdadeiro desafio para qualquer teoria de aprendizagem

transformar o conhecimento adquirido a partir do local de aplicao. No entanto, quando o conhecimento necessrio, mas no se sabe, a possibilidade de contacto com fontes que correspondem ao que necessrio uma habilidade da vida. *****************************

O Conectivismo apresenta um modelo de aprendizagem que reconhece as mudanas tectnicas na sociedade, onde a aprendizagem no mais uma actividade interna e individual. A rea da educao tem sido lenta a reconhecer o impacto das novas ferramentas de aprendizagem e as alteraes ambientais na prpria concepo do que significa aprender. O Conectivismo fornece um olhar para a aprendizagem de competncias e tarefas necessrias para que os alunos prosperar na era digital.

Barabsi, A. L., (2002) Linked: The New Science of Networks, Cambridge, MA, Perseus Publishing. Buell, C. (undated). Cognitivism. Recuperado el 10 de Diciembre, 2004 de

http://web.cocc.edu/cbuell/theories/cognitivism.htm.

Brown, J. S., (2002). Growing Up Digital: How the Web Changes Work, Education, and the Ways People Learn. United States Distance Learning Association. Recuperado el 10 de Diciembre, 2004, de http://www.usdla.org/html/journal/FEB02_Issue/article01.html

Driscoll, M. (2000). Psychology of Learning for Instruction. Needham Heights, MA, Allyn & Bacon.

Gleick, J., (1987). Chaos: The Making of a New Science. New York, NY, Penguin Books. Gonzalez, C., (2004). The Role of Blended Learning in the World of Technology. Recuperado el 10 de Diciembre, 2004 de http://www.unt.edu/benchmarks/archives/2004/september04/eis.htm.

Gredler, M. E., (2005) Learning and Instruction: Theory into Practice 5th Edition, Upper Saddle River, NJ, Pearson Education.

Kleiner, A. (2002). Karen Stephensons Quantum Theory of Trust. Recuperado el 10 de Diciembre, 2004 de http://www.netform.com/html/s+b%20article.pdf.

Landauer, T. K., Dumais, S. T. (1997). A Solution to Platos Problem: The Latent Semantic Analysis Theory of Acquisition, Induction and Representation of Knowledge. Recuperado el 10 de Diciembre, 2004 de

http://lsa.colorado.edu/papers/plato/plato.annote.html.

Rocha, L. M. (1998). Selected Self-Organization and the Semiotics of Evolutionary Systems. Recuperado el 10 de Diciembre, 2004 de

http://informatics.indiana.edu/rocha/ises.html.

ScienceWeek (2004) Mathematics: Catastrophe Theory, Strange Attractors, Chaos. Recuperado el 10 de Diciembre, 2004 de http://scienceweek.com/2003/sc0312262.htm.

Stephenson, K., (Comunicacin interna, no. 36) What Knowledge Tears Apart, Networks Make Whole. Recuperado el 10 de Diciembre, 2004 de

http://www.netform.com/html/icf.pdf.

Vaill, P. B., (1996). Learning as a Way of Being. San Francisco, CA, Jossey-Blass Inc. Wiley, D. A and Edwards, E. K. (2002). Online self-organizing social systems: The decentralized future of online learning. Recuperado el 10 de Diciembre, 2004 de http://wiley.ed.usu.edu/docs/ososs.pdf.

Vous aimerez peut-être aussi