Vous êtes sur la page 1sur 12

Poluio do Ar

A polui o do ar causada por uma mistura de substncias qu micas, lan adas no ar ou resultantes de reac es qu micas que alteram o que seria a constitui o natural da atmosfera

Alm do sector industrial, os transportes rodovirios so uma fonte importante de poluentes devido s emisses dos gases de escape, mas tambm como resultado da evaporao de combustveis. So os principais emissores de NOx (xidos de Azoto) e CO (Monxido de Carbono), importantes emissores de CO2 (Dixido de Carbono) e de COV (Compostos Orgnicos Volteis), alm de serem responsveis pela emisso de poluentes especficos como o Chumbo (Pb). A poluio do ar pode causar um conjunto de problemas ao nvel da sade humana. Os dados apresentados pela Comisso Europeia, em Junho de 2003, na "Estratgia Europeia de Ambiente e Sade" so preocupantes:

- Nos pases industrializados 20% das doenas registadas so imputveis a factores ambientais, registando-se um aumento significativo de casos de asma e alergias; - Os europeus passam 85% a 90% do seu tempo em ambientes fechados. Os nveis de poluio do ar interior duas vezes mais elevado do que no exterior, favorecendo a existncia de alergias, enxaquecas, asma e cancro;

- A asma e as doenas do foro respiratrio so a causa do maior nmero de hospitalizaes de crianas, sendo que 1 em cada 7 sofre de asma. As crianas esto tambm mais expostas ao gs de escape dos carros. Descrevem-se de seguida as principais fontes, caractersticas fsico-qumicas e efeitos provocados pelos poluentes englobados no ndice de qualidade do ar.

Consequncias da Poluio do Ar
De entre os vrios fenmenos que podem ocorrer devido poluio atmosfrica, destacam-se os seguintes: - Efeito de Estufa ; - Chuvas cidas ; - Rarefaco da Camada

de Ozono .

1 . O Efeito de Estufa
Os gases naturais que existem na atmosfera formam uma cobertura, que funciona como um vidro de uma estufa, permitindo que a luz do Sol que chega Terra no se perca toda para o exterior. Esta cobertura de gs mantm o calor junto superfcie e aquece a atmosfera, funcionando como uma estufa. este efeito de estufa que, quando funciona normalmente, mantm o nosso planeta quente, permitindo a vida na Terra.

Causas do Efeito de Estufa


A destruio das florestas e o excesso de Dixido de Carbono (CO2), expelido pelos automveis e indstrias, esto na origem do aumento do efeito de estufa. A acumulao de CO2 no permite que a Terra liberte a percentagem de calor necessria, para manter a estabilidade a nvel da temperatura. Esta acumulao vai funcionar como um potente filtro que permite a entrada das radiaes solares, mas no deixa que o calor saia.

Consequncias do efeito de estufa


O aumento da temperatura terrestre pode provocar importantes alteraes climticas, em todas as regies da Terra. Este aumento da temperatura provoca a reduo/degelo dos glaciares polares, originando, consequentemente, o aumento gradual do nvel das guas. As zonas litorais poderiam ficar submersas. O aumento da temperatura nas regies desrticas e secas provocariam ainda maior secura, provocando fome e mortes.

Vous aimerez peut-être aussi