Vous êtes sur la page 1sur 22

Usinas Nucleares

Energia Nuclear
Na metade do sculo 20, cientistas descobriram a energia nuclear. Essa energia gerada a partir de tomos. A maioria dos ncleos dos tomos na natureza estvel, graas a uma energia armazenada que mantm suas partculas unidas. Porm, alguns elementos como o urnio tm ncleos instveis, e por causa disso suas partculas podem facilmente se desprender, liberando energia. Esta energia liberada chamada de radiao e o fenmeno desta emisso chamado de radioatividade. Para usar a energia presente nos tomos, os cientistas descobriram uma forma de acelerar a liberao de grandes quantidades de energia artificialmente, a partir da fisso nuclear. nuclear. Neste processo, a diviso de ncleos dos tomos libera nutrons que dividiro outros ncleos e liberaro mais nutrons. Esta reao em cadeia provoca a liberao contnua de energia. A partir dessa descoberta, desenvolveu-se a tecnologia nuclear, que desenvolveupossibilitou a criao das usinas nucleares e das bombas atmicas.

Usinas Nucleares
Uma Usina Nuclear uma instalao industrial empregada para produzir eletricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo uso de materiais radioativos que atravs de uma reao nuclear produzem calor. Este calor empregado por um ciclo termodinmico convencional para mover um alternador e produzir energia eltrica. As centrais nucleares apresentam um ou mais reatores, que so compartimentos impermeveis radiao, em cujo interior esto colocados barras ou outras configuraes geomtricas de minerais com algum elemento radioativo (em geral o urnio). No processo de decomposio radioativa, se estabelece uma reao em cadeia que sustentada e moderada mediante o uso de elementos auxiliares, dependendo do tipo de tecnologia empregada.

Como funciona a usina nuclear

Usinas Nucleares pelo Mundo


Atualmente no mundo, a participao da energia nuclear ainda pequena. Mas j pode ser comparada quantidade de hidroeltricas, que foram as mais construdas durante os ltimos anos. Nos dias de hoje esto em operao, ao redor do mundo, 434 usinas nucleares, em grande parte concentradas na Amrica do Norte (EUA e Canad) e Europa, em especial a Frana e o Leste Europeu, do antigo Bloco Socialista Apesar dos vrios movimentos governamentais em busca de parar a construo de usinas nucleares, no mundo ainda h 36 centrais em construo em 14 diferentes pases, evidenciando que essas centrais ainda sero responsveis por grande parte da energia eltrica gerada no globo.

OhiNPP, Japo

Grafenrheinfeld, Alemanha

Gsgen, Sua

Dados de alguns pases

Usinas nucleares do Brasil


A procura da tecnologia nuclear no Brasil comeou na dcada de 50, porem a deciso da implementao de uma usina termonuclear no Brasil aconteceu em 1969, quando foi mandado a Furnas Centrais Eltricas SA a construir a primeira usina nuclear brasileira. Neste tempo ainda havia um regime de governo militar e o acesso ao conhecimento tecnolgico no campo nuclear permitiria desenvolver no s submarinos nucleares mas armas atmicas. O Programa Nuclear Paralelo, somente divulgado alguns anos mais tarde, deixou bem claro as intenes do pas em dominar o ciclo do combustvel nuclear, tecnologia que havia em poucos pases do mundo. Em junho de 1974, as obras civis da Usina Nuclear de Angra 1 estavam em pleno andamento quando o Governo Federal decidiu ampliar o projeto, autorizando Furnas a construir a segunda usina. Mais tarde, no dia 27 de junho de 1975, com a justificativa de que o Brasil j apontava escassez de energia eltrica para meados dos anos 90, foi assinado na Alemanha o Acordo de Cooperao Nuclear, pelo qual o Brasil compraria oito usinas nucleares e obteria toda a tecnologia necessria ao seu desenvolvimento nesse setor.

Angra 1
Angra 1 a primeira das usinas nucleares que deu origem Central Nuclear Almirante lvaro Alberto Os reatores de potncia so maiores e se destinam produo de energia para a movimentao de navios, submarinos, usinas tomo-eltrico, etc. A primeira usina tomo-eltrico brasileira est situada na Praia de Itaorna, em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. O programa nuclear brasileiro vive um paradoxo: gastou demais para ser desativado. Ela encontra-se em operao desde 1982 e fornece ao sistema eltrico brasileiro uma potncia de 657 MW.

Angra 2
Angra 2 comeou sua construo quando houve um acordo nuclear entre Brasil-Alemanha, ela comeou funcionar em 2000. A construo do Angra 2 fez a transferncia de tecnologia para o pas, o que levou tambm o Brasil a um desenvolvimento tecnolgico prprio, do qual resultou o domnio sobre todas as etapas de fabricao do combustvel nuclear. Angra 2 opera com um reator alemo Siemens/KWU e sua potncia nominal de 1350 MW. Sozinha, poderia atender ao consumo de uma regio metropolitana do tamanho de Curitiba Angra 2 contribui decisivamente para que os reservatrios de gua que abastecem as hidreltricas sejam mantidos em nveis que no comprometam o fornecimento de eletricidade da regio economicamente mais importante do pas, o Sudeste.

Angra 3
Angra 3 ainda est em construo a terceira das usinas nucleares que deu origem ao Central Nuclear Almirante lvaro Alberto. Ela ter um reator igual ao de Angra 2, de gua Leve Pressurizada (Pressurized Water Reactor), potncia de 1.350 MW, e projeto da Siemens/KWU. Aps ter tido sua construo paralisada nos anos 80, foi anunciada a retomada de seu desenvolvimento a partir de Setembro de 2008, segundo o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobo. A construo do Angra 3 est gerando protestos foram gastos US$ 750 milhes na obra, quantia que ser desperdiada, caso se rejeite a concluso do projeto.

Lixo Nuclear
O lixo nuclear formado por resduos com elementos qumicos radioativos que no tm ou deixaram de ter utilidade. usualmente o produto resultante de um processo de fisso nuclear, do material utilizado como combustvel nos reatores, do uso armas nucleares ou ainda de laboratrios mdicos ou de pesquisas. A destinao do resduo radiativo um dos problemas mais srios resultantes do uso da energia nuclear, podendo ainda ser oriundo de outros usos, tais como o resduos hospitalar. No existem dados exatos sobre a quantidade de lixo radioativo j produzido at hoje no mundo, mas estima se que cerca de 12 mil toneladas de lixo so armazenados por ano.

Acidentes Nucleares
Chernobyl Three Mile Island Mayak Japo Espanha

Chernobyl
Ocorrido em abril de 1986, na Usina Nuclear de Chernobyl na Ucrnia. considerado o pior acidente nuclear da histria da energia nuclear, produzindo uma nuvem de radioatividade que atingiu a Unio Sovitica, Europa Oriental, Escandinvia e Reino Unido. Houve evacuao de aproximadamente 200 mil pessoas. Cerca de 60% de radioatividade caiu em territrio bielorrusso. difcil dizer com preciso o nmero de mortos causados pelos eventos de Chernobyl, devido s mortes esperadas por cncer, que ainda no ocorreram e so difceis de atribuir especificamente ao acidente. Um relatrio da Organizao das Naes Unidas de 2005 atribuiu 56 mortes at aquela data 47 trabalhadores acidentados e nove crianas com cncer da tireide e estimou que cerca de 4000 pessoas morrero de doenas relacionadas com o acidente.

Fotos Chernobyl

Three Mile Island


O acidente ocorrido em 28 de maro de 1979, na usina nuclear de Three Mile Island, estado da Pensilvnia nos Estados Unidos, foi causado por falha do equipamento devido o mau estado do sistema tcnico e erro operacional. Houve corte de custos que provocou economia na manuteno e troca de material. O acidente desencadeou-se pelos problemas mecnico e eltrico que ocasionaram a parada de uma bomba de gua que alimentava o gerador de vapor, que acionou certas bombas de emergncia que tinham sido deixadas fechadas. E por isso a presso caiu e seguiu-se uma perda de gua radioativa, fazendo com que 1,5 milho de litros de gua foram lanados no rio Susquehanna e gases radioativos escaparam e atingiram a atmosfera. Um dia depois foi medido a radioatividade em volta da usina que alcanava at 16 quilmetros com intensidade de at 8 vezes maior que a letal.

Fotos Three Mile Island

Three Mile Island

Protesto por causa do acidente.

Mayak
A exploso em Mayak, uma fbrica de processamento de material nuclear, em setembro de 1957, exps 272 mil pessoas a radiaes. Meio sculo depois, Mayak, que fica a sudoeste da Rssia, um dos lugares com ndices de radioatividade mais altos no planeta e o acidente continua a ter um legado de devastao. Milhares de pessoas no foram evacuadas das reas contaminadas. Nas vilas e cidades vizinhas, o ndice de cncer na populao mais do que o dobro da mdia russa. Mas, em vez de aprender as lies da tragdia, o governo russo aprovou uma legislao que o autoriza a importar combustvel nuclear j usado de outros pases para Mayak, resduos que ficaro na fbrica de processamento para sempre.

Japo
Aps um forte terremoto, a usina nuclear japonesa Kashiwazaki Kariwa pegou fogo e provocou o vazamento de centenas de litros de gua radioativa. Centenas de barris contendo lixo nuclear tombaram e alguns apresentavam vazamentos. No acidente centenas de barris tambm foram tomabdos e vrios deles tinham vazamentos liberando elementos txicos como cobalto-60 e cromo-51. Vrios incidentes graves ocorreram durante os ltimos anos na indstria nuclear japonesa. Em setembro de 1999 trs trabalhadores morreram devido alta irradiao e comunidades locais tiveram que ser evacuadas aps falhas de procedimento na fbrica de combustvel de Tokaimura. Em agosto de 2004, a ruptura de um cano na usina nuclear Mihama matou cinco trabalhadores e 17 reatores operados pela companhia TEPCO (a mesma responsvel pela usina de Kashiwazaki-Kariwa) foram desligados aps ser descoberta a falsificao de documentos sobre inspeo de segurana.

Fotos Japo

Espanha
Em novembro de 2007, durante uma troca de combustvel da usina nuclear Asc I, houve um vazamento de material radioativo pelo sistema de ventilao, que acabou contaminando um continer que estava prximo. Na poca do vazamento, a empresa nada comunicou a populao. At que no incio de abril um caminho deixou o material que destinava-se a reciclagem fora do stio nuclear, o que acabou provocando contaminao em reas pblicas. No entanto, a empresa responsvel pela usina manteve essa grave quebra de segurana em segredo durante meses. Mesmo aps o Greenpeace ter publicado detalhes do acidente, a Conselho Nuclear de Segurana (CNS), da Espanha, continuou a subestimar a gravidade do fato por muitos dias. Pressionado pelas evidncias, eles foram forados a admitir que o vazamento foi pelo menos cem vezes maior do que o anunciado inicialmente. Partculas radioativas quentes foram espalhadas por muitos quilmetros fora da usina e centenas de pessoas precisaram ser examinadas em busca de uma possvel contaminao.

Bibliografia
Feito por:
Davi Anastasi de Assis Pietro Ardenghi Di Cicco Rodrigo Casemiro Rocha dos Santos

Pesquisa:
http:// www.nuctec.com.br http:// www.greenpeace.org/brasil/nuclear/raio-x-de-nuclear/a-energia-nuclear http://www.world-nuclear.org/uploadedImages/org/info/World_Electiricty_Generation.png?n=8515 http://ciencia.hsw.uol.com.br/usina-nuclear-angra2.htm http://www.kernenergie.de/r2/en/Gut_zu_wissen/KKW/Weltweit/?navanchor=2210005 Http://pt.wikipedia.org/wiki/Angra_1 http://pt.wikipedia.org/wiki/Angra_2 http://pt.wikipedia.org/wiki/Angra_3 http://pt.wikipedia.org/wiki/Three_Mile_Island

Imagens
http://farm1.static.flickr.com/147/413127196_c2fd8be54d.jpg http://n.i.uol.com.br/educacao/saladoprofessor/banco/angra2.jpg http://greenpeace.blogtv.uol.com.br/img/Image/Greenpeace/2008/Janeiro/ativistas-contra-angra_3.jpg http://ciencia.hsw.uol.com.br/usina-nuclear-angra.htm http://www.super70s.com/super70s/news/1979/march/28-three_mile_island.asp http://ambiental.files.wordpress.com/2007/09/vista-aerea-da-central-nuclear-japao-500.jpg

Vous aimerez peut-être aussi