Vous êtes sur la page 1sur 24

Unidade Curricular: Historia de Portugal Moderno Docente: Mestre Maria Adelina Amorim Discente: Maria Joo Baptista Bossa

n 21003648

ndice
Breve Biografia Perodo Joanino Diplomacia Tratado de Methuen Tratado de Utreque Colnia Brasileira Tratado de Madrid

Breve Biografia
D. Joo Francisco Antnio Jos Bento Bernardo nasceu no dia 22 de Outubro de 1689. Os seus pais foram o D. Pedro II e de Maria Sofia Isabel de Neuburg. Em 1697, no dia 1 de Dezembro, D. Pedro II reuniu as cortes para o juramento do sucessor da coroa. D. Pedro II falece a 9 de Dezembro de 1706 e D. Joo V, no dia 1 de Janeiro de 1907, realiza o auto de levantamento e o juramento feito pela nobreza e pelo clero.

Breve Biografia
Casou com a arquiduquesa D. Maria Ana da ustria no dia 9 de Julho de 1708.

Do casamento resultou uma vasta prole, sendo a primognita a infanta D. Maria Barbara (1711), de seguida os infantes D. Pedro (1712), D. Jos (1716), D. Carlos (1717), D. Pedro (1723) e, por fim, D. Alexandre.

Breve Biografia
Para alm dos herdeiros legtimos, teve 3 filhos bastardos que ficaram conhecidos como os meninos de Palhav. Em Maio de 1742, padeceu de uma hemiplegia que o paralisou parcialmente, acabando por falecer no dia 31 de Julho de 1750.

Perodo Joanino
O incio do reinado de D. Joo V esteve marcado por: Guerra; motins populares que se deram em Abrantes (1708) e Viseu (1710); agricultura estar atravessar um perodo menos bom (1707-1711), levando escassez dos cereais, a populao revoltou-se devido ao aumento dos preos; falta de pagamento s tropas; guerras no Brasil; defesa dos corsrios franceses e das frotas gaulesas.

Perodo Joanino
O rei despacha, ajudado pelo seu secretrio Diogo de Mendona Corte Real, aps ter reunido as juntas com alguns membros da nobreza. At falecer, D. Joo V despacha sempre com o seu secretrio de Estado do Reino, Cardeal da Mota mas, tambm assistiam o cardeal e inquisidor-mor D. Nuno da Cunha, Frei Gaspar da Encarnao ou o secretrio particular Alexandre Gusmo. O Rei para combater a conflituosidade social criada pela nobreza, homologou a Lei dos Tratamentos, em 1739, e a Pragmtica contra o Luxo, em 1749, de modo reforar a hierarquizao da nobreza e diferenci-los atravs do vesturio.

Perodo Joanino
No reinado de D. Joo V, realizada uma reforma da administrao rgia. Surgem trs secretrias de Estado: - a dos Negcios Interiores do Reino, - a dos Negcios Estrangeiros e Gente de Guerra - a da Marinha e Domnios Ultramarinos Foram homologadas atravs do Alvar de 28 de Julho de 1736.

Perodo Joanino
No reinado de D. Joo V, o Santo Oficio perseguiu os cristos-novos com maior intensidade, uma vez que era a classe que dominava o comrcio, a cobrana de impostos e de rendas, fazendo surgir a burguesia mercantil, e as minorias como a maonaria e o judasmo. A centralizao da cultura, que a construo do Palcio Nacional de Mafra contribuiu com os seus artistas e msicos estrangeiros, como as encomendas que surgiram. Em 1720, fundou a Academia Real da Histria.

Perodo Joanino
Para a educao: - abriu aulas de filosofia e teologia no Convento de Mafra; - ajudou na concluso da Universidade de vora; - ordenou a Lus Antnio Verney propusesse uma reforma educativa, aps observar e estudar os regimes educativos europeus. A reforma deu origem publicao do Verdadeiro Mtodo de Estudar, em 1746. Na musica, introduziu a pera italiana, construiu o Teatro Real da pera e Carlos Seixas, comps grandes obras de msica para cravo.

Perodo Joanino

Aps a morte do Cardeal da Mota e com o rei adoecido, a administrao central ficou adormecida, provocando uma nova luta de faces.

Diplomacia
Entre 1722 e 1730, as relaes diplomticas entre Frana e Portugal estiveram comprometidas, e por isso foram enviadas embaixadas diplomticas bastante faustosas. Para melhorar as relaes estabeleceu-se o compromisso de casamento entre D. Jos e D. Maria Ana Vitria e de D. Fernando de Espanha com a infanta D. Maria Barbara.

Diplomacia
As relaes com a Santa S, eram o grande objectivo do Rei D. Joo V. Queria que Portugal fosse tratado com uma grande potncia, como tinha acontecido na poca dos descobrimentos. Em Abril de 1716, enviou uma esquadra para proteger o Papado e Veneza e uma segunda em 19 de Julho de 1717, derrotando a marinha otomana. Com esta ajuda, o rei obteve do Papa Clemente XI a bula In supremo apostulatus solio que elevava a Capela Real para uma Igreja Metropolitana e Baslica Patriarcal, ficando D. Toms de Almeida como o primeiro patriarca portugus.

Diplomacia
Em 1716, o rei passa a ter o reconhecimento do direito de nomear os bispos (1740) e lhe atribudo o ttulo de Rei Fidelssimo (23 de Dezembro de 1748), embora no tenhamos conseguido recuperar na totalidade o padroado no Oriente.

Diplomacia
Tratado de Methuen
O tratado de Methuen surge, na poca em que se d a Guerra da Sucesso de Espanha e Portugal passa a apoiar o candidato austraco, que tambm era apoiado pela Inglaterra. O tratado assinado com Inglaterra no ano de 1703. O convnio existente entre os portugueses e os ingleses teve como vantagem as ls inglesas terem privilgios alfandegrios em Portugal e o vinho do Porto tinha em Inglaterra, levando ao escoamento de produtos.

Diplomacia
Tratado de Methuen A agricultura comercial, pertencente aos nobres que produziam vinho, azeite, cortia e frutas, dado que eram os produtos que eram exportados para Inglaterra, acaba por se desenvolver. Os produtos que provinham do Brasil, como o acar e o tabaco, j no eram to exportados, uma vez que tinham uma concorrncia feroz das Antilhas e da Virgnia.

Diplomacia
Tratado de Utreque
O Conde de Tarouca e D. Lus da Cunha negociaram o Tratado de Utreque, conduzindo assinatura com a Frana, no dia 11 de Abril de 1713, e com a Espanha, no dia 6 de Fevereiro de 1715. No tratado com a Frana, conseguimos obter os territrios entre os rios Amazonas e Oiapoque e as duas margens amazonas. Com a Espanha, s obtivemos a restituio do Castelo de Noudar e da provncia de Sacramento, uma vez que no tivemos o apoio da Inglaterra, nosso aliado.

A Colonia do Brasil
Esta colonia apresentava uma forte evoluo econmica e um grande crescimento demogrfico, que provoca um equilbrio financeiro em Portugal. Aprovou, atravs da carta rgia datada de 23 de Maro de 1736, a construo do estabelecimento prisional militar denominado Jesus, Maria, Jos, tendo como responsvel o brigadeiro Jos da Silva Pais. Com a Proviso Rgia de 9 de Agosto de 1747, promoveu incentivos para que os colonos se fincassem nas capitanias do Sul, concedendo lhes territrios com sistema de sesmarias e era lhes dado sementes, animais e estruturas agrcolas.

A Colonia do Brasil
Tomou medidas que ajudaram a impulsionar a ratificao geogrfica, cartogrfica e topogrfica da colnia brasileira, tendo o contributo dos missionrios jesutas Diogo Soares e Domingos Capassi, que leccionavam com a nomeao de matemticos rgios, no Colgio do Rio de Janeiro. Fortificou as zonas estratgicas de defesa, incentivou a construo naval e construiu vias de comunicao que interligavam os portos martimos com Minas Gerais e criou casas de fundio de ouro e da moeda.

A Colonia do Brasil
Tratado de Madrid Em Novembro de 1746, o Marqus de La Ensenada e o embaixador visconde de Vila Nova de Cerveira comearam as negociaes, de modo a encontrarem solues. Aps duras e interminveis negociaes, o rei de Espanha aceitou o princpio do uti possidetis que foi proposta por Alexandre Gusmo, o secretrio particular de D. Joo V.

A Colonia do Brasil
Tratado de Madrid
No dia 13 de Janeiro de 1750, foi assinado o Tratado de Madrid, que revogava o Tratado de Tordesilhas e autenticava a soberania portuguesa na maioria dos territrios pertencentes Amaznia, nas reas oeste (zona do Mato Grosso e Gois) e litoral at Castilhos Grandes, actualmente Rio Grande do Sul. Simultaneamente, estabeleceu que Portugal cedia em definitivo a colnia do Sacramento, enquanto que Espanha cedia os territrios onde se situavam 7 misses dos jesutas, na margem oriental do rio Uruguai.

A Colonia do Brasil
Tratado de Madrid

Fonte: Wikipedia

Consideraes Finais
D. Joo V ficou conhecido com o cognome o Magnifico, dado que reinou numa poca de ouro. O seu reinado de 44 anos foi uma monarquia absolutista, tendo o poder poltico e legislativo centralizado na sua pessoa. A nvel internacional conseguiu grandes feitos, como os Tratados de Methuen, de Utreque e de Madrid. As suas obras grandiosas demonstravam o poder e o prestgio que Portugal queria transparecer para a Europa e para a Santa S.

Bibliografia
CARDIM, Pedro [et al.] O Antigo Regime. In Dir. Jos Mattoso. Histria de Portugal. Lisboa: Editorial Estampa, 1998. ISBN 972-331311-1.p. 413-415 COUTO, Jorge D. Joo V. In Dir. Joo Medina. Histria de Portugal: dos tempos pr-histricos aos nossos dias. Alfragide: Ediclube, 1994. ISBN 84-408-0112-2.p. 243-267 SILVA, Maria Beatriz Nizza da D. Joo V. Rio de Mouro: Circulo de Leitores, 2006. ISBN 972-42-3752-4 WIKIPEDIA D. Joo V, actual. 7 Jan. 2012. [Consult. 7 Jan. 2012]. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_V_de_Portugal

Vous aimerez peut-être aussi