Vous êtes sur la page 1sur 25

ADMINISTRAO DA PRODUO

Balanceamento de Linhas
E-mail: kverna75@yahoo.com.br

Importante parmetro da Racionalizao Industrial, ele espelha realmente uma organiza o racional do trabalho. Melhorando o mtodo, cadenciando e ritman do os movimentos, distribuindo corretamente a mo de obra e os equipamentos de maneira lgica e correta.

Sempre que falarmos em

Balancear uma Linha,referimo-nos a velocidade de produo, pois balancear nada mais do que nivelar com relao a tempos uma linha ou mesmo uma indstria . ajust-la s necessidades da deman da, maximizando a utilizao dos seus postos ou estaes, buscando unificar o tempo unitrio de execuo do produto.

formada por uma seqncia de postos de trabalho, compondo estaes, dependentes entre si, cada qual com funo bem definida e voltada fabricao ou montagem de um produto.
ESTAO 1
Posto B Posto A Posto C Posto E Posto D Posto F

ESTAO 3

ESTAO 2

Melhoria da Produtividade e da Eficincia Aumento da produo com a mesma ou menor quantidade de pessoas Melhoria do Layout. Aproveitamento mximo do homem Aproveitamento mximo da mquina Facilitar a superviso Possibilitar um controle de produo do trabalho Anular os "gargalos" de produo, proporcio nando o mximo de Produtividade e Eficincia, eliminando as esperas e mantendo o ritmo de trabalho

Especificar a relao seqencial entre as tarefas, utilizando um diagrama de precedn cia; Determinar o tempo de ciclo necessrio; Determinar o nmero mnimo terico de estaes de trabalho,observar que :quando o
Tempo do Posto for igual ao TC, significa que aquela operao,j uma Estao de trabalho. Tempo do Posto for menor que o TC, existe a nece ssidade de acoplar-se outras mquinas ou trabalhos, para que o tempo do posto fique prximo ao TC. Tempo do Posto for maior que o TC, considera-se como uma estao.

Caractersticas de uma LINHA DE PRODUO


Operaes bem definidas: significando que para

se executar uma operao especfica necessrio ter como referncia outra operao j realizada, mantendo as especificaes e tolerncias do projeto da pea ou produto.
Predominncia de tempos de mquina: sendo

predominantes os tempos de mquinas, no existe maleabilidade para o balanceamento, os tempos dos postos de trabalho so determinados pelos tempos das mquinas.

Cont- Caractersticas

de uma LINHA DE PRODUO

Menor mobilidade nas alteraes do progra

ma de produo:quando da alterao do pro grama de produo existe uma menor mobili dade de alterao da linha, cuja causa justa mente os tempos fixos determinados pelas mquinas.
Transformao da pea ou produto:ao dire

ta sobre a matria prima,modificando sua for ma.

Caractersticas de uma LINHA DE MONTAGEM


Referncias para montagem de cada pea: seguir a rotina referenciada, evitando dificultar a montagem posterior de outro componente. Predominncia de tempos manuais: sendo predominantes os tempos manuais, existe maior maleabilidade de balancea mento, os tempos dos postos de trabalho podem ser bem determinados.

Cont-

Caractersticas de uma LINHA DE MONTAGEM

Maior mobilidade nas alteraes do progra ma de produo: quando da alterao do programa de produo existe uma maior mobilidade de alterao da linha,cuja cau sa justamente a predominncia dos tem pos manuais. Entra a carcaa no incio da linha e o produ to sai pronto no final: a linha de montagem limita-se a unio de peas, formando o con junto que denominamos produto

APLICAO DO BALANCEAMENTO EXEMPLO PRTICO


Posto B
2,5

Posto D
1,5

Posto A
1,0

Posto F
2,2

Posto C
1,0

Posto E
1,5

Uma linha de montagem tem os processos representados pela Figura. Produo desejada: 4.000 unidades Periodo:25 dias Jornada:8horas/dia. Tolerncia/paradas das pessoas e paradas inevitveis do sistema : 15% Os nmeros indicam o tempo, em minutos, que cada posto consome para fazer sua parte do produto.

EXEMPLO PRTICO
a) Tempo de ciclo; b) Nmero terico de operadores; c) Nmero real de operadores; d) A eficincia do balanceamento.
Posto B
2,5

Posto D
1,5

Posto A
1,0

Posto F
2,2

Posto C
1,0

Posto E
1,5

a) Tc= Tempo disponivel = 8x60x25x0,85 = 2,55 min Produo desejada 4000

Verificar se o n terico de operadores suficente para o sistema de produo. b) n Top = tempos = 9,7 = 3,8 Tc 2,55
c) Atravs de simulao verificar o n real de operadores,distribuindo os postos em estaes de trabalho alocando o menor nmero possvel de operadores em fun o do Tc. O n de estaes ser igual ao n real de operadores.

Processo atual sem balanceamento


Posto B
2,5

Posto D
1,5

Posto A
1,0

Posto F
2,2

Posto C
1,0

Posto E
1,5

Simulao
Posto A
1,0

ESTAO 2
Posto B
2,5

ESTAO 4
Posto D
1,5

ESTAO 5
Posto F
2,2

Posto C
1,0

Posto E
1,5

ESTAO 1

ESTAO 3

O n real necessrio ser de 5 operadores

A eficincia do sistema aps o

balanceamento ser de:


Ef= n Top = 3,8 x100= 76% n Rop 5 possivel calcular a eficincia em cada Estao de trabalho.Exemplo:
Ef Est 1 = T Est = 1 Tc
X100

= 39,21%

Ef Est 2 = T Est =2,5 Tc 2,55

X100

= 98,03%

2,55

Ef Est 3 = T Est = 1 Tc

X100

= 39,21%

2,55

CONCLUSO
O assunto ministrado possibilita o estudo e anlise do balanceamento, permitindo encontrar a quantidade de estaes necessrias para operacionalizar um sistema produtivo e mensurar sua eficincia de trabalho. A quantidade de produtos desejada determinante para esta definio. O n de pessoas que vai ser utilizado muda com a demanda, mas ficou claro que a alterao dessa quantidade no implica mudana do montante de produo na mesma proporo. Pode ocorrer ou no, dependendo das disposies relativas dos postos de trabalho e do tempo gasto por pessoa na execuo da tarefa. Administrar racionalizar recursos.O balanceamento constitui-se numa forma de elevar produtividade, meta constante em qualquer plano dos bons profissionais que lidam com os processos produtivos, sejam de produtos ou servios.

BALANCEAMENTO DE LINHA
Exerccios Prticos

EXEMPLO PRTICO Ex 02
Posto B Posto A Posto C Posto E Posto D Posto F

Usando o processo da linha apresentada na figura, determinada empresa deseja fabricar 2000 unidades de cada produto X e Y. Suponha 15% de tolerncia no tempo da jornada para paradas por diversos motivos . No quadro a seguir esto identificados os tempos que cada produto passa em cada posto de trabalho.
Produto X
2.000 200 10

Y
2.000 200 10

Determine: a) Tempo de ciclo; b) Nmero terico de operadores; c) Nmero real de operadores; D) A eficincia do sistema.

Produo total (unid) Horas de trabalho Produo por hora

Tempo gasto em cada posto (min) Posto A 1,2 1,5 Posto B 1,5 0,8 Posto C 1,4 1,2 Posto D 2,0 Posto E 1,6 1,4 Posto F 2,1

Exerccio 03

Uma empresa do ramo automobilstico deve montar o chassi do veculo. As operaes e os respectivos tempos e a seqncia so dados no grfico. Devem ser montados 500 chassis por dia, e o tempo til dirio de cada operador de 420 minutos. Determinar: a) o tempo de ciclo; b) o nmero terico de operadores; c) a diviso das estaes de trabalho e o nmero real de operadores; d) a eficincia do balanceamento.

Exerccio 04

Um fabricante de calados estruturou uma linha de montagem para fabricar 1 par de calados por minuto. As relaes entre as ativida des so mostradas no diagrama sendo os tempos fornecidos em minutos. Determinar: a) o nmero terico de operadores; b) a distribuio do trabalho e o nmero real de operadores; c) a eficincia do balanceamento.

Exerccio 05

Um fabricante de armrios estruturou uma linha de montagem a partir de partes pr--fabricadas e que deve produzir seis armrios por hora. O grfico apresenta a seqncia das operaes com os tempos em minutos. Cada operador trabalha 48 minutos por hora. Determinar: a) o tempo de ciclo; b) o nmero terico de operadores; c) a distribuio do trabalho e o nmero real de operadores; d) a eficincia do balanceamento.

Exerccio 06

Um produto, para ser elaborado, deve ser processado em todas as operaes apresentadas no diagrama de precedncias tecnolgico, dado na Figura. A empresa, considerando que o produto ter uma demanda elevada e constante ao longo de alguns anos, decidiu organizar a produo em uma linha de mon tagem. A empresa trabalha 8 horas por dia, e a demanda diria do produto de 400 unidades. Considerando que os tempos de cada operao do diagrama so em segundos, determinar: a) o tempo de ciclo; b) o nmero terico de operadores; c) o nmero real de operadores e sua distribuio nas estaes de trabalho; d) a eficincia do balanceamento.

Exerccio 07

Um gerente quer atribuir, da maneira mais eficiente possvel, tarefas as Estaes de trabalho,de modo a obter uma produo de 4 unidades/hora. Devido a operaes de controle o tempo til do Depto de 56 minutos por hora.Determine: a) o tempo de ciclo; b) o nmero terico de operadores; c) o nmero real de operadores e sua distribuio nas estaes de trabalho; d) a eficincia em cada estao de trabalho.

Exerccio 08

As tarefas mostradas no grfico devem ser atribudas a estaes de trabalho com a inteno de minimizar o tempo ocioso. A administrao projetou um nvel de produo de 275 unidades/dia. O tempo disponvel de 440minutos/dia.Determine: a) o tempo de durao do ciclo b) qual o nmero mnimo de estaes c) qual a eficincia do sistema

Bibliografia
Adm.das Operaes de Produo:WILLIAN J.STEVENSON Adm.da Produo:PETRONIO MARTINS e FERNANDO LAUGENI Gesto da Produo e Operaes: DUILIO ROCHA

FIM

Vous aimerez peut-être aussi