Vous êtes sur la page 1sur 218

PROCESSO CIVIL CURSO: TCNICO TJPE

Prof: ARTHUR CAVALCANTI

Tcnico Judicirio TJPE


Programa: Noes de jurisdio e da ao. Das partes e dos procuradores. Do Ministrio Pblico. Do Juiz. Dos Auxiliares da Justia. Dos atos processuais. Do Processo e do Procedimento: das disposies gerais. Da antecipao dos efeitos da tutela de mrito. Do Procedimento ordinrio: Da petio inicial. Da resposta do ru. Da revelia. Da sentena e a coisa julgada. Dos recursos. Do processo de execuo em geral: Das disposies gerais.

O Programa no CPC: Arts. 1 ao 85; 125 ao 261; 270 ao 274; 282 ao 322; 458 ao 475; 496 ao 565; 598 ao 601;

Conceito - o poder do estado, atravs do Judicirio, de dizer o direito no caso concreto. o poder, funo e atividade de aplicar o direito a um fato concreto, pelos rgos pblicos destinados a tal, obtendo-se a justa composio da lide. Lide e litgio so sinnimos e correspondem a um conflito de interesses qualificado por uma pretenso resistida.

CARACTERSTICAS DA JURISDIO secundria porque realiza coativamente uma atividade que deveria ser exercida primariamente de maneira pacfica entre os sujeitos da lide; instrumental porque um instrumento que o prprio direito dispe para impor a obedincia dos cidados;

declarativa ou executiva declarativa porque declara qual a regra que se deve aplicar ao caso concreto, e executiva porque aplica ulteriores medidas de reparao ou de sano previstas pelo direito; desinteressada porque o Estado aplica as vontades concretas da lei que se dirige s partes e no ao rgo jurisdicional, agindo este com a maior imparcialidade possvel para a soluo do conflito de interesses;

provocada como em sua maioria os conflitos versam sobre interesses privados (direitos materiais subjetivos das partes), a prestao jurisdicional apenas ocorre quando solicitada por uma das partes interessadas, no podendo o rgo jurisdicional dar incio ao processo de ofcio (art. 2, CPC).

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DA JURISDIO princpio do juiz natural s pode exercer a jurisdio o rgo a que a Constituio atribui o poder jurisdicional, no podendo a lei infraconstitucional criar juzes ou tribunais de exceo; precisa ser competente; a jurisdio improrrogvel os limites da jurisdio so traados pela Constituio, no sendo permitido ao legislador ordinrio alter-la, nem para restringi-la nem para ampli-la;

a jurisdio indeclinvel o rgo constitucionalmente investido no poder de jurisdio tem a obrigao de prestar a tutela jurisdicional e no a simples faculdade, no podendo recusar-se a prest-la quando legitimamente provocado, nem deleg-la a terceiros. Investidura a jurisdio s ser exercida por quem tenha sido regularmente investido na autoridade do juiz.

Territorialidade os magistrados s tm autoridade nos limites territoriais do seu Estado, ou seja, nos limites territoriais da sua jurisdio; Indelegabilidade a funo jurisdicional no pode ser delegada. No pode o rgo jurisdicional delegar suas funes a outros rgos. Princpio da inafastabilidade da jurisdio a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito; ;

CLASSIFICAO DA JURISDIO CIVIL

QUANTO AO OBJETO CONTENCIOSA a verdadeira jurisdio, face a existncia do conflito. esta jurisdio o Estado desempenha na pacificao ou composio dos litgios. Necessidade de provocao - S se instaura por solicitao de uma parte e se houver litgio ou contestao das partes.

GRACIOSA, VOLUNTRIA OU ADMINISTRATIVA No depende de julgamento, porque a questo no envolve litgio que requeira uma deciso. Nela o juiz apenas realiza a gesto pblica em torno de interesses privados. privados O juiz atua apenas para proteger o patrimnio ou a pessoa, intervindo para garantir a legitimidade de um ato de interesse privado. privado.

Interessados - Os sujeitos no so chamados partes e sim interessados. Procedimento - Na jurisdio voluntria no existe processo e sim procedimento; Ex.: nomeao de tutores, alienao de bens de incapazes, extino de usufruto ou fideicomisso etc.

CLASSIFICAO DA JURISDIO QUANTO AOS ORGOS HIERARQUICAMENTE QUE A EXERCEM

JURISDIO INFERIOR - 1 GRAU ou INSTNCIA Juzes de Direito, em primeiro grau, os quais conhecem o processo desde o seu incio e fazem o primeiro julgamento.

JURISDIO SUPERIOR - 2 GRAU ou INSTNCIA No se conformando com a deciso, o vencido pode pedir a sua reviso a um juzo colegiado, composto por juizes superiores (desembargadores). So os Tribunais.

QUANTO AO TIPO DE PRETENSO SUBMETIDA AO ESTADO-JUIZ JURISDIO PENAL O Estado exerce tal funo diante de pretenses de natureza penal. Seu estudo feito pelo Direito Processual Penal e quase sempre tem o intuito punitivo (com excees, como no caso do habeas corpus).

JURISDIO CIVIL LATO SENSU Pode ser subdividida em trs espcies:




jurisdio trabalhista estudada pelo Direito Processual do Trabalho; jurisdio coletiva estudada pelo Direito Processual Coletivo; jurisdio civil propriamente dita estudada pelo Direito Processual Civil. Este um conceito dado por excluso, de forma que tudo o que no fizer parte da jurisdio penal, trabalhista ou coletiva faz parte da jurisdio civil.

 

Obs.: a jurisdio civil trata tanto do direito material pblico (constitucional, administrativo etc.), quanto do direito material privado (civil, comercial etc.).

SUBSTITUTIVO DA JURISDIO Substitutivos da Jurisdio nosso ordenamento jurdico reconhece formas de autocomposio da lide e de soluo por deciso de pessoas estranhas ao aparelhamento judicirio (rbitros):

- Transao o negcio jurdico em que os sujeitos da lide fazem concesses recprocas para afastar a controvrsia estabelecida entre eles. Pode ocorrer antes da instaurao do processo ou na sua pendncia.
- Conciliao nada mais do que uma transao obtida em juzo, pela interveno do juiz junto as partes, antes de iniciar a instruo do processo.

- Juzo arbitral importa renncia via Judiciria, Judiciria confiando as partes a soluo da lide a pessoas desinteressadas, mas no integrantes do Poder Judicirio. Judicirio A sentena arbitral produz entre as partes e seus sucessores, os mesmos efeitos da sentena proferida pelos rgos do Poder Judicirio (art. 31, Lei n 9.307/96).

AO Conceito - o direito subjetivo, tanto do ru quanto do autor, de ter um pronunciamento estatal que solucione o litgio, litgio fazendo desaparecer a incerteza ou a insegurana gerada pelo conflito de interesses, pouco importando qual seja a soluo a ser dada pelo juiz.

NATUREZA JURDICA DA AO A ao um direito subjetivo processual abstrato e de natureza pblica;




a) direito subjetivo processual o direto de ao no tem por objeto a prestao do devedor, mas sim, tem por objeto provocar a atividade do rgo jurisdicional;

b) abstrato atua independentemente da existncia ou inexistncia do direito substancial que se pretende fazer reconhecido e executado; c) natureza pblica se volta contra o Estado e no contra a parte adversa.

CONDIES DA AO A existncia de uma ao depende de alguns requisitos constitutivos, os quais se chamam de condies da ao. Sem estes requisitos, a ao no ir se desenvolver validamente, validamente levando extino do processo sem julgamento de mrito, ou seja, sem que o juiz chegue a decidir a quem pertence o direito.

So trs as condies da ao:




Possibilidade jurdica do pedido por este requisito exigese que exista, abstratamente, no ordenamento jurdico um tipo de providncia como a que se pede na ao.
Juridicamente impossvel seria, portanto, um pedido que no encontrasse amparo no direito em vigor. vigor

Interesse de agir Consiste na utilidade/necessidade do processo e na sua adequao. adequao




Inicialmente, para que haja interesse de agir necessrio que o processo seja til e necessrio a persecuo do provimento jurisdicional. Alm de til e necessrio, o procedimento tem que ser adequado, ou seja, a via eleita pelo autor para buscar o seu direito tem que ser a adequada. Caso contrrio o processo ser extinto sem julgamento de mrito por falta de interesse de agir.

Legitimidade da parte ou legitimidade ad causam a titularidade ativa e passiva para a ao. preciso que os sujeitos sejam, de acordo com a lei, partes legtimas, sob pena de extino do processo sem julgamento de mrito por ilegitimidade da parte;

Obs.: carncia de ao - No estando presente uma das condies da ao, o juiz deve extinguir o feito sem julgamento de mrito com base na carncia de ao, no podendo apreciar o mrito da causa. Momento o juiz pode extinguir o feito sem julgamento de mrito a qualquer momento do processo, de ofcio, ou a requerimento das partes, .

CLASSIFICAO DAS AES Ao de cognio ou de conhecimento a ao atravs da qual se vai procurar reconhecer quem o detentor de um direito. Assim, compe-se o litgio declarando a vontade direito concreta da lei atravs do litgio;

Ao de Execuo com a reforma processual, na execuo baseada em ttulo executivo extrajudicial, no existe mais um processo a parte de execuo, mas apenas uma fase de execuo (cumprimento de sentena). A execuo se inicial nos prprios autos do processo de conhecimento (processo sincrtico). Mas ainda existem sincrtico). processos de execuo, fundados em ttulos executivos extrajudiciais. extrajudiciais

Ao cautelar utilizado no para satisfazer o direito de algum, mas apenas para prevenir em carter emergencial e provisrio, a situao da lide contra as alteraes de fato e de direito que possam ocorrer antes da soluo de mrito. mrito.

CLASSIFICAO DA CONHECIMENTO)

AO

DE

COGNIO

(OU

A ao de cognio (ou conhecimento) pode ser desdobrada em:




Ao condenatria aquela que busca a declarao de um direito subjetivo material do autor mais um comando que imponha uma prestao a ser cumprida pelo ru. Tende ru formao de um ttulo executivo; ( EX. INDENIZAO POR DANOS MORAIS)

Ao constitutiva alm da declarao do direito da parte, tambm cria, modifica ou extingue um estado ou relao jurdica material; (EX. DIVORCIO) material Ao declaratria aquela que apenas se destina a declarar a certeza da existncia ou inexistncia da relao jurdica, ou da autenticidade ou validade de um documento (art.4); (EX. RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE)

Ao mandamental so aquelas que trazem em seu teor um contedo de mando, que se descumprida provoca mando desrespeito ordem do Juiz (ex.: habeas corpus, mandado de segurana, imisso na posse, busca e apreenso etc.).

Processo o instrumento de atuao da jurisdio. Procedimento a forma material com que o processo se realiza em cada caso concreto. ele que d exterioridade ao processo, ou relao processual, revelando-lhe o modus faciendi com que se vai atingir o escopo da tutela jurisdicional. Em outras palavras, o procedimento que nos diferentes tipos de demandas, define e ordena os diversos atos processuais necessrios.

PRINCPIOS DO PROCESSO CIVIL

Classificao os princpios do processo podem ser:




Informativos do processo; informativos do procedimento;

PRINCPIOS INFORMATIVOS DO PROCESSO

a) princpio do devido processo legal Na concepo moderna est assimilado idia de um processo justo, ou seja, um justo processo que se desenvolve respeitando os parmetros fixados pelas normas constitucionais e pelos valores consagrados pela coletividade, perante um juiz imparcial, em contraditrio e ampla defesa entre todos os interessados e em tempo razovel.

b) princpio inquisitivo e princpio dispositivo:




princpio do inquisitivo - caracteriza-se pela liberdade da iniciativa do processo pelo juiz, bem como o seu desenvolvimento, sem a necessidade de requerimento das partes; princpio do dispositivo - atribui s partes toda a iniciativa, seja na instaurao do processo, seja no seu impulso.

OBS.: Modernamente, nenhum desses dois princpios so consagrados em sua pureza. Da o art. 262 ter estabelecido que embora a iniciativa da abertura do processo seja da parte, o seu impulso oficial, isto , o juiz que promove o andamento do feito at o provimento final, independentemente da provocao das partes.

c) princpio do contraditrio consiste na necessidade de ouvir a pessoa perante a qual ser proferida a deciso, garantindolhe o pleno direito de defesa e de pronunciamento durante todo o curso do processo. No h, portanto, qualquer privilgio.

d) princpio da recorribilidade e do duplo grau de jurisdio




princpio da recorribilidade - tem-se que todo ato do juiz que possa prejudicar um direito ou um interesse da parte deve ser recorrvel, como meio de evitar ou emendar os erros e falhas que so inerentes aos julgamentos humanos. Princpio do duplo grau de jurisdio - tem-se que a parte tem o direito de que a sua pretenso seja conhecida e julgada por dois juzos distintos, mediante recurso, caso no se conforme com a primeira deciso. Da a necessidade de rgos jurisdicionais com hierarquia diferente (1 e 2 grau de jurisdio).

e) princpio da boa-f e da lealdade processual




princpio da boa-f - tem-se que a lei no tolera a m-f e arma o juiz com poderes para atuar de ofcio contra a fraude processual. Princpio da lealdade processual - conseqncia da boa-f no processo e exclui a fraude processual, os recursos torcidos, a prova deformada, as imoralidades de toda ordem.

f) princpio da verdade real o juiz deve buscar no processo a justa composio da lide no intuito de alcanar a verdade real. Para isso, no pode promover julgamentos arbitrrios. Ter ele que julgar o processo formando seu convencimento de acordo com as provas trazidas aos autos dando-lhes valores segundo critrios lgicos e fundamentando a sua deciso.

Princpios informativos do procedimento:

a) princpio da oralidade por ele, sempre que possvel os atos devem ser produzidos de forma oral. b) princpio da publicidade todos os julgamentos devem ser pblicos, no intuito de evitar arbitrariedades (CF, art. 93, IX).

c) princpio da economia processual o processo civil ideal rpida. aquele capaz de garantir s partes uma Justia barata e rpida Da tem-se por esse princpio que a Justia deve obter o maior resultado com o mnimo de emprego de atividade processual. d) princpio da eventualidade ou da precluso por este princpio cada faculdade processual deve ser exercitada dentro da fase adequada, sob pena de se perder a oportunidade de praticar o ato respectivo.

FORMAO DO PROCESSO

Relao jurdica o vnculo estabelecido entre pessoas, provocado por um fato que produz mudana de situao, regido por norma jurdica.

Sujeitos da relao jurdica de acordo com a teoria angular o processo vincula trs pessoas (autor, ru e juiz). Entretanto, as partes, autor e ru, se submetem a autoridade do juiz, enquanto que este se limita soluo do litgio. O vnculo das partes no , portanto, estabelecido entre si, mas entre elas e o juiz. Da a sua forma angular.

Teoria Angular Juiz

Autor

Ru

Incio do processo o processo civil comea por iniciativa das partes, mas se desenvolve por impulso oficial. Incio gradual da relao processual inicialmente, com a petio inicial, apenas o autor se vincula ao Estado. S posteriormente com a citao do ru, que este passa tambm a se vincular ao Estado.

Estabilizao do processo com a citao vlida do ru o processo se estabiliza, sendo defeso (proibido) ao autor modificar o pedido ou a causa de pedir, sem o consentimento do ru, mantendo-se as mesmas partes, salvo as substituies ru permitidas em lei.

Alterao do pedido:

a) antes da citao do ru o pedido pode ser alterado pela vontade nica do autor (ato unilateral de vontade); vontade) b) aps a citao vlida do ru e antes do saneamento do processo pelo juiz, o pedido do autor pode ser alterado se houver concordncia do ru (ato bilateral de vontade); vontade) c) aps a fase de saneamento do processo o pedido do autor no poder ser alterado nem mesmo com o consentimento do ru.

SUSPENSO DO PROCESSO

Suspenso do processo - ocorre a suspenso do processo quando um acontecimento voluntrio ou no provoca, temporariamente, a paralisao da marcha dos atos processuais. ART. 265. Prtica de atos processuais durante a suspenso do processo durante a suspenso defeso (proibido) praticar qualquer ato processual; poder o juiz, todavia, determinar a realizao de atos urgentes, a fim de evitar dano irreparvel (art. 266).

EXTINO DO PROCESSO

Encerramento do processo o processo se encerra com a sentena, podendo esta extinguir o processo com resoluo de mrito (pondo fim ao processo solucionando a lide) ART. 269 ou sem resoluo de mrito (corresponde ao fim do processo sem resolver a lide) ART. 267

PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS arts. 7 ao art. 13


Pressupostos processuais so as exigncias legais sem cujo atendimento o processo, como relao jurdica, no se estabelece ou no se desenvolve validamente. E, conseqentemente, no atinge a sentena que deveria analisar o mrito. So em suma, requisitos jurdicos de validade da relao processual.

Obs.: No se deve confundir pressupostos processuais com condies da ao, pois estas so requisitos que o juiz ter que observar para atingir o mrito (condies de eficcia), importando necessariamente o cotejo do processo com a viabilidade abstrata do direito material. J aqueles so requisitos de validade do processo, ou seja, mantm contato direto com a relao processual e no com o mrito da causa.

Classificao dos pressupostos processuais doutrinariamente, os pressupostos processuais costumam ser classificados em:

Pressupostos de existncia so os requisitos para que a relao processual se constitua validamente. Podem ser subjetivos e objetivos validamente objetivos. Pressupostos de desenvolvimento ou de validade so aqueles a ser atendidos, depois que o processo se estabeleceu regularmente, a fim de que possa ter curso tambm regular, at a sentena de mrito ou a regular providncia jurisdicional definitiva. Tambm podem ser subjetivos ou objetivos.

PRESSUPOSTOS DE EXISTNCIA
SUBJETIVOS (JUIZ E PARTES) 1. Investidura - consubstancia-se na necessidade do processo ser julgado por quem Juiz regularmente investido no cargo. Assim, um ato praticado por um no-juiz considerada uma no-deciso.

2. Capacidade de ser parte (ad causam) a aptido para, em tese, ser sujeito da relao jurdica processual (processo) ou assumir uma situao jurdica processual (autor, ru, assistente etc.). So aqueles que podem ser sujeitos da relao jurdica material, como as:

pessoas fsicas pessoas jurdicas, sociedades no personificadas, sociedade irregular, sociedade de fato, os nascituros, os condomnios, as pessoas formais massas patrimoniais necessrias que, embora no possuam personalidade jurdica, so admitidas como sujeitos da relao processual Ex.: massa falida, esplio. os rgos pblicos despersonalizados (Ministrio Pblico, PROCON, Tribunal de Contas etc.), dentre outros.

OBJETIVOS Pressupostos processuais objetivos - relacionam-se com a forma procedimental e com a ausncia de fatos que impeam a regular constituio do processo, segundo a sistemtica do direito processual civil. Pressupostos processuais objetivos de existncia do processo: 1. Observncia da forma processual adequada a pretenso; existncia de uma demanda que se consubstancia na apresentao de uma petio inicial.

PRESSUPOSTOS DE DESENVOLVIMENTO OU DE VALIDADE


SUBJETIVOS (JUIZ E PARTES)

Pressupostos processuais das partes - relacionam-se com os sujeitos do processo;

1. Competncia do juiz para a causa e imparcialidade alm de estar investido na funo jurisdicional necessria ao julgamento da causa, no deve haver contra o juiz nenhum fato que o torne impedido ou suspeito (art. 134-138).

2. Capacidade de estar em Juzo (ad processum) Somente quem plenamente capaz para estar em Juzo, que pode ajuizar a ao e ser Parte do processo. Assim, a capacidade processual a aptido para pratica os atos processuais independentemente de assistncia ou representao (pais, tutor, curador etc.) pessoalmente ou por pessoa indicada na lei, tais como sndicos, administrador de condomnio, inventariante etc (art. 12 do CPC).

Capacidade civil - a aptido de participar da relao processual, em nome prprio ou alheio:

A- capacidade plena a pessoa que tem capacidade plena no precisa de representao; B- capacidade relativa os relativamente incapazes precisam ser assistidos em juzo por seus pais, tutores ou curadores na forma da lei (art. 8 do CC); C- incapacidade absoluta - os absolutamente incapazes precisam ser representados em juzo por seus pais, tutores ou curadores na forma da lei (art. 8 do CC); O representante processual no considerado parte, mas sim, gestor de negcios.

So relativamente incapazes

os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos; os brios habituais; os viciados em txicos; e os que, por deficincia mental, tenham o discernimento reduzido; os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo; os prdigos.

So absolutamente incapazes

os menores de dezesseis anos; os que, por enfermidade ou deficincia mental, no tiverem o necessrio discernimento para a prtica desses atos; os que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir sua vontade.

3. Capacidade postulatria dos procuradores (ius postulandi) - a aptido para realizar atos do processo de maneira eficaz. Regra geral, as partes devem estar representadas por advogados, que so aqueles que detm a capacidade postulatria. Ex. Advogados e representantes do Ministrio Pblico.

OBJETIVOS

1. Existncia nos autos de instrumento de mandato conferido a advogado; 2. Inexistncia de litispendncia, coisa julgada, compromisso, ou de inpcia da petio inicial; (pressuposto processual negativo) 3. Inexistncia de qualquer das nulidades previstas na legislao processual.

OBSERVAES Ausncia de pressupostos processuais - Inobservados algum dos pressupostos processuais, o juiz ir extinguir prematuramente o feito sem julgamento de mrito (art. 267).

TIPOS DE PROCEDIMENTO Procedimento enquanto o processo uma relao processual em busca da prestao jurisdicional, o procedimento a exteriorizao dessa relao, ou seja, pode assumir diversas feies ou modo de ser.

Rito procedimento sinnimo de rito do processo, ou seja, o modo e a forma porque se movem os atos do processo; Processo de conhecimento o processo de conhecimento pode ser de:

rito comum; ou rito especial.

1. Procedimento comum - o aplicado para as causas nas quais a lei processual no prev um tipo especial, de modo que onde no houver previso de procedimento especial, aplicar-se-, residualmente, o comum. Pode ser:

Procedimentos ordinrio o que se aplica s causas para as quais no so previstos o procedimento sumrio ou especial; Procedimentos sumrio se aplica a certas causas em razo do valor ou da matria.

2. Procedimentos especiais so os ritos prprios para o processamento de determinadas causas selecionadas pelo legislador no Livro IV do Cdigo de Processo Civil e em leis extravagantes. Podem ser:

Voluntrio quando no envolve litgio; Contencioso quando envolve litgio;

Exemplos de procedimentos especiais de jurisdio contenciosa: ao de consignao em pagamento, ao de depsito, ao de anulao e substituio de ttulos ao portador, ao de prestao de contas, aes possessrias e ao de usucapio de terras particulares. Exemplos de procedimentos especiais de jurisdio voluntria: a separao consensual e os testamentos, dentre outros.

PARTES Conceito - So as pessoas que pedem (autores) e contra as quais se pede (rus), em nome prprio, a tutela jurisdicional. Autor integra o plo ativo da ao; Ru integra o plo passivo da ao;

Exemplo de substituio processual uma pessoa que aliena durante o processo um bem litigioso, mas continua a defendlo em juzo como se ainda fosse o seu dono. Art. 41. S permitida, no curso do processo, a substituio voluntria das partes nos casos expressos em lei.

Art. 42. A alienao da coisa ou do direito litigioso, a ttulo particular, por ato entre vivos, no altera a legitimidade das partes. 1o O adquirente ou o cessionrio no poder ingressar em juzo, substituindo o alienante, ou o cedente, sem que o consinta a parte contrria. 2o O adquirente ou o cessionrio poder, no entanto, intervir no processo, assistindo o alienante ou o cedente.

Diferena entre substituio processual e substituio da parte


substituio da parte - ocorre uma alterao nos plos subjetivos do processo. Uma outra pessoa passa a ocupar o lugar primitivo do sujeito da relao processual. substituio processual - nenhuma alterao se registra nos sujeitos do processo. Apenas um deles age, por especial autorizao da lei, na defesa de direito material de quem no parte na relao processual.

Art. 42. A alienao da coisa ou do direito litigioso, a ttulo particular, por ato entre vivos, no altera a legitimidade das partes. 1o O adquirente ou o cessionrio no poder ingressar em juzo, substituindo o alienante, ou o cedente, sem que o consinta a parte contrria.

Deveres das partes - So deveres das partes e de todos aqueles que de qualquer forma participam do processo (art. 14):

I - expor os fatos em juzo conforme a verdade; II - proceder com lealdade e boa-f; III - no formular pretenses, nem alegar defesa, cientes de que so destitudas de fundamento; IV - no produzir provas, nem praticar atos inteis ou desnecessrios declarao ou defesa do direito. V - cumprir com exatido os provimentos mandamentais e no criar embaraos efetivao de provimentos judiciais, de natureza antecipatria ou final.

Extenso dos deveres aos demais que participarem do processo esses deveres so aplicados s partes e seus procuradores e estendidos a todos aqueles que de qualquer forma participaram do processo como, p. ex., o funcionrio ou o empregado da empresa privada. Responsabilidade das partes do danos processuais responde por perdas e danos aquele que pleitear de m-f como autor, ru ou interveniente (art. 16 do CPC).

Litigncia de m-f (responsabilidade) - Reputa-se litigante de m-f aquele que (art. 17):

I - deduzir pretenso ou defesa contra texto expresso de lei ou fato incontroverso; II - alterar a verdade dos fatos; III - usar do processo para conseguir objetivo ilegal; IV - opuser resistncia injustificada ao andamento do processo; V - proceder de modo temerrio em qualquer incidente ou ato do processo; VI - provocar incidentes manifestamente infundados. VII - interpuser recurso com intuito manifestamente protelatrio.

Sanes pela litigncia de m-f - o juiz ou tribunal, de ofcio ou a requerimento, condenar o litigante de m-f a (art. 18):

a) pagar multa no excedente a um 1% sobre o valor da causa; b) indenizar a parte contrria dos prejuzos que esta sofreu; c) pagamento dos honorrios advocatcios; d) e indenizar por todas as despesas que o lesado efetuou.

Obs.: O valor da indenizao ser desde logo fixado pelo juiz, em quantia no superior a 20% (vinte por cento) sobre o valor da causa, ou liquidado por arbitramento (art. 19, 2o).

Direitos das partes so direitos das partes:

direito de ao como forma de obter um provimento judicial capaz de solucionar o conflito, mediante concretizao da vontade da lei. Esse o denominado direito de acesso Justia. Justia direito de exigir que a funo jurisdicional seja regularmente exercida.

Direito especial do litigante idoso os litigantes idosos com idade igual ou superior a 65 anos tm direito preferncia de tramitao quando figurarem como parte (autor ou ru) ou como terceiro interveniente.

Custas iniciais cabe ao autor efetuar o preparo inicial (pagamento das custas iniciais) do processo, logo aps a propositura da ao. nus financeiro do processo Tirando as excees legais, cabe s partes prover as despesas dos atos que realizam ou requerem no processo (art. 19). Excees habeas corpus, habeas data, assistncia gratuita, juizados etc.

Desero quando a falta do preparo prvio de custas recursais d-se a desero. No sendo pagas em 30 dias extingue-se a ao sem julgamento de mrito. Antecipao das despesas cabe a cada uma das partes o nus processual de pagar antecipadamente as despesas dos atos que realizar ou requerer, em curso do processo. Custeio das despesas determinadas pelo juiz de ofcio ou a requerimento do Ministrio Pblico - compete ao autor adiantar as despesas relativas a atos, cuja realizao o juiz determinar de ofcio ou a requerimento do Ministrio Pblico.

Sucumbncia e obrigaes financeiras do processo cabe ao vencido pagar ao vencedor as despesas que antecipou e os honorrios advocatcios. Sucumbncia recproca ocorre a sucumbncia recproca quando o autor sai vitorioso apenas em parte de sua pretenso. Tanto o autor como o ru so, portanto, vencidos e vencedores, a um s tempo. Nesses casos, sero recproca e proporcionalmente distribudos e compensados entre eles os honorrios e as despesas.

Fixao dos honorrios advocatcios sucumbenciais - Os honorrios sero fixados entre o mnimo de 10% e o mximo 10% de 20% sobre o valor da condenao, atendidos : 20%

a) o grau de zelo do profissional; b) o lugar de prestao do servio; c) a natureza e importncia da causa, o trabalho realizado pelo advogado e o tempo exigido para o seu servio.

Obs.: note-se que o valor dos honorrios advocatcios sero atribudos em detrimento do valor da condenao e no do valor atribudo causa.

Pluralidade das partes (litisconsrcio) ocorre o litisconsrcio, quando uma das partes do processo se compe de vrias pessoas. Nesse caso, os diversos litigantes de um mesmo plo so chamados de litisconsortes. Litisconsrcio ativo e passivo

litisconsrcio ativo - aquele que se estabelece entre vrios autores; autores; litisconsrcio passivo - o que se estabelece entre vrios rus rus.

ADVOGADOS Pressupostos processuais dos procuradores Capacidade postulatria a capacidade de realizar os atos do processo de maneira eficaz. Presena do advogado obrigatria a presena de advogado legalmente habilitado no processo, sob pena de nulidade do mesmo. Trata-se de pressuposto processual.

Postulao em causa prpria - lcito postular em causa prpria quando:

tiver habilitao, ou seja, quando a parte for advogado legalmente habilitado; ou quando no existem advogados no lugar, ou os advogados existentes se recusam a patrocinar a causa ou se encontrem impedidos de patrocinar a causa.

Obs.: Tambm nos Juizados Especiais lcito postular em causa prpria, sem ser advogado, quando o valor da causa no ultrapasse 20 salrios mnimos mnimos.

Procurao - instrumento necessrio Procurao a procurao conferida ao advogado pode ser:

1. Particular ou ad judicia (regra geral); 2. Instrumento pblico no caso dos analfabetos ou para os que no tenham condies de assinar o nome;

Poderes expressos da procurao - os poderes da clusula ad judicia conferem poderes gerais ao advogado para que este atue no processo. Mas existem alguns atos que o advogado apenas poder realizar se lhes forem concedidos expressamente na procurao. So eles: (ART. 38)

receber citao inicial; confessar; reconhecer a procedncia do pedido; transigir; desistir; renunciar ao direito sobre que se funda a ao; receber, dar quitao; e firmar compromisso.

Ingresso em juzo sem procurao Necessidade de procurao - sem instrumento de mandato, o advogado no ser admitido a postular em juzo; Exceo - poder, todavia, em nome da parte intentar ao, a fim de evitar decadncia ou prescrio, bem como intervir, no processo, para praticar atos reputados urgentes;

Prazo para apresentao da procurao - nestes casos, se obrigar, independentemente de cauo, a exibir o instrumento do mandato no prazo de 15 dias, prorrogvel at outros 15 dias por despacho do juiz. No juntada da procurao No exibido o instrumento de mandato no prazo do art. 37, caput, os atos do advogado sem procurao sero havidos como inexistentes ficando o inexistentes, causdico (advogado), ainda, responsvel pelas despesas e perdas e danos que acarretar ao processo (art. 37, pargrafo nico).

Substituio do advogado Revogao do mandato outorgado ao advogado - a parte, que revogar o mandato outorgado ao seu advogado, no mesmo ato constituir outro que assuma o patrocnio da causa, caso contrrio o processo ser extintos sem julgamento de mrito no caso do autor ou decretada a revelia no caso do ru.

Renncia do mandato pelo advogado - o advogado poder, a qualquer tempo, renunciar ao mandato, provando que cientificou o mandante a fim de que este nomeie substituto. Durante os 10 (dez) dias seguintes, o advogado continuar a representar o mandante, desde que necessrio para lhe evitar prejuzo.

Morte ou incapacidade do advogado - na hiptese de morte ou incapacidade do advogado, o juiz suspender o processo e marcar o prazo de 20 dias para a parte constituir novo procurador, sob pena de extino do processo sem julgamento de mrito, no caso do autor, ou revelia, no caso do ru.

Deveres dos advogados - Compete ao advogado, ou parte quando postular em causa prpria (art. 39):

I - declarar, na petio inicial ou na contestao, o endereo em que receber intimao; II - comunicar ao escrivo do processo qualquer mudana de endereo.

Direitos dos advogados - O advogado tem direito de (art. 40):

I - examinar, em cartrio de justia e secretaria de tribunal, autos de qualquer processo, salvo o disposto no art. 155; II - requerer, como procurador, vista dos autos de qualquer processo pelo prazo de 5 (cinco) dias; III - retirar os autos do cartrio ou secretaria, pelo prazo legal, sempre que lhe competir falar neles por determinao do juiz, nos casos previstos em lei.

Prazo comum - Sendo comum s partes o prazo, os autos s podem ser retirados do cartrio:

em conjunto; ou mediante prvio ajuste por petio nos autos, ou pelo prazo de uma hora para tirar cpias, independentemente de ajuste.

Expresses injuriosas - defeso (proibido) s partes e seus advogados empregar expresses injuriosas nos escritos apresentados no processo, cabendo ao juiz, de ofcio ou a requerimento do ofendido, mandar risc-las (art. 15). Quando as expresses injuriosas forem proferidas em defesa oral, o juiz advertir o advogado que no as use, sob pena de lhe ser cassada a palavra (art. 15, pargrafo nico).

DOS JUZES Conceito - genericamente chama-se de juzes as pessoas que exercem o poder jurisdicional;

1 grau no 1 grau de jurisdio o rgo julgador singular, formado por apenas um juiz; 2 grau no 2 grau de jurisdio o rgo julgador colegiado ou coletivo, formado por desembargadores ou ministros;

REQUISITOS DA ATUAO DO JUIZ Requisitos da atuao do juiz so requisitos jurdicos da atuao do juiz:

a) Jurisdicionalidade os juzes devem estar investidos no poder jurisdicional; b) Competncia devem estar dentro da faixa de atribuies que, por lei, se lhe assegura; c) Imparcialidade ou alheabilidade devem ficar na posio de terceiros em relao s partes interessadas;

d) Independncia no possuem subordinao jurdica aos tribunais superiores, ou ao Legislativo ou executivo, vinculando-se exclusivamente ao ordenamento jurdico; e) processualidade devem obedecer ordem processual instituda por lei, a fim de evitar arbitrariedade, o tumulto, a inconseqncia e a contradio desordenada.

GARANTIAS DA MAGISTRATURA

a) Vitaliciedade o juiz somente poder perder o seu cargo por deciso judicial transitada em julgado. b) Inamovibilidade uma vez titular do respectivo cargo, o juiz somente poder ser removido ou promovido por iniciativa prpria, nunca ex officio de qualquer outra autoridade, salvo em uma nica exceo constitucional por motivo de interesse pblico e por voto da maioria absoluta do respectivo tribunal ou do Conselho Nacional de Justia, assegurada a ampla defesa. c) Irredutibilidade de subsdios o salrio, vencimentos ou o subsidio dos magistrados no podem ser reduzidos como forma de presso, garantindo-lhe assim o livre exerccio de suas atribuies.

VEDAES CONSTITUCIONAIS MAGISTRADOS

APLICVEIS

AOS

exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou funo, salvo uma de magistrio; receber, a qualquer ttulo ou pretexto, custas ou participao em processos; dedicar-se a atividade poltico-partidria;

DEVERES DO JUIZ Deveres do juiz so deveres do juiz (art. 125):

I - assegurar s partes igualdade de tratamento; II - velar pela rpida soluo do litgio; III - prevenir ou reprimir qualquer ato contrrio dignidade da Justia; IV - tentar, a qualquer tempo, conciliar as partes.

GARANTIA DE IMPARCIALIDADE DO JUIZ

Impedimento o juiz ser impedido no processo contencioso ou voluntrio (art. 134):

quando for parte; quando interveio como mandatrio da parte, oficiou como perito, funcionou como rgo do Ministrio Pblico, ou prestou depoimento como testemunha; quando conheceu o processo em primeiro grau de jurisdio, tendo-lhe proferido sentena ou deciso;

quando tiver postulado no processo, como advogado da parte, o seu cnjuge ou qualquer parente seu, consangneo ou afim, em linha reta, ou na linha colateral at segundo grau; quando for cnjuge, parente, consangneo ou afim, de alguma das partes, em linha reta ou, na colateral, at o terceiro grau; quando for rgo de direo ou de administrao de pessoa jurdica, parte na causa.

Hiptese especial de impedimento - quando dois ou mais juzes forem parentes, consangneos ou afins, em linha reta e no segundo grau na linha colateral, o primeiro, que conhecer da causa no tribunal, impede que o outro participe do julgamento, julgamento caso em que o segundo se escusar, remetendo o processo ao seu substituto legal (art. 136).

suspeio ocorre suspeio de parcialidade do juiz quando:

for amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer das partes; alguma das partes for credora ou devedora do juiz, de seu cnjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral at o terceiro grau; herdeiro presuntivo, donatrio ou empregador de alguma das partes; receber ddivas antes ou depois de iniciado o processo, aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa, ou subministrar meios para atender s despesas do litgio;

admite-se, ainda, que o prprio juiz se declare suspeito por motivo de foro ntimo, o que no precisa de justificativa;

Implicaes da suspeio e do impedimento


Implicaes do impedimento - os casos de impedimentos so mais graves e, uma vez desobedecidos, tornam vulnerveis a coisa julgada, pois julgada ensejam ao rescisria da sentena (art. 458, II); Implicaes da suspeio - j os de suspeio permitem o afastamento do juiz do processo, mas no afetam a coisa julgada, se no houver a julgada oportuna recusa do julgador pela parte.

DO MINISTRIO PBLICO Conceito o Ministrio pblico o rgo atravs do qual o Estado procura tutelar, com atuao militante, o interesse pblico e a ordem jurdica, na relao processual e nos procedimentos de jurisdio voluntria. Ministrio Pblico = Parquet

Independncia - o Ministrio Pblico uma instituio autnoma e no integra o Poder Judicirio, embora desenvolva suas funes essenciais basicamente no processo e perante rgos da jurisdio. uma instituio independente que no se subordina ao Poder Judicirio.

Funes do Ministrio Pblico Natureza jurdica do Ministrio Pblico o Ministrio Pblico no faz parte do Poder Judicirio. considerado um rgo permanente sui generis integrante da Administrao Pblica, generis, que exerce uma funo considerada essencial Justia, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis (art. 127, CF/88).

Funes do Ministrio Pblico Parte o Ministrio Pblico poder atuar no processo na qualidade de parte, nos casos previstos em lei, com os mesmos poderes e nus das partes (art. 81). Pode agir na qualidade de parte ou de substituto processual, onde ser tambm considerado parte (ex.: ADIn, ao civil pblica etc.).

Fiscal da lei (custos legis) nas causas em que atua como fiscal da lei, o Ministrio Pblico no tem compromisso nem com a parte ativa, nem com a passiva da relao processual. Ele s defende a prevalncia da ordem jurdica e do bem comum.

O Ministrio Pblico agir como fiscal da lei :

nas causas em que h interesses de incapazes; nas causas concernentes ao estado da pessoa, ptrio poder, tutela, curatela, interdio, casamento, declarao de ausncia e disposies de ltima vontade; nas aes que envolvam litgios coletivos pela posse da terra rural e nas demais causas em que h interesse pblico evidenciado pela natureza da lide ou qualidade da parte.

Obs.: Nos casos em que a presena do Ministrio Pblico for obrigatria, a sua ausncia acarretar a nulidade do processo. Obs.: Cabe a parte autora requerer a intimao do Ministrio Pblico, sob pena de no comparecendo o MP no processo, ser este considerado nulo.

Garantia dos membros do Ministrio Pblico os membros do Ministrio Pblico possuem trs garantias:

vitaliciedade os membros do Ministrio Pblico adquirem vitaliciedade aps dois anos de efetivo exerccio na carreira, mediante aprovao em concurso de provas e ttulos, no podendo perder o cargo seno por sentena judicial transitada em julgado; inamovibilidade os membros do Ministrio Pblico somente podem ser removidos ou promovidos por iniciativa prpria, e no de ofcio por deciso de qualquer autoridade, salvo por motivo de interesse pblico, mediante deciso do rgo colegiado competente do Ministrio Pblico, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa.

irredutibilidade de subsdios o subsdio dos membros do Ministrio Pblico irredutvel. Essa irredutibilidade nominal e no real.

Vedaes constitucionais vedado ao Ministrio Pblico (art. 128, 5, II):

a) receber, a qualquer ttulo e sob qualquer pretexto, honorrios, percentagens ou custas processuais; b) exercer a advocacia; c) participar de sociedade comercial, na forma da lei;

d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra funo pblica, salvo uma de magistrio; e) exercer atividade poltico-partidria (includo pela EC n 45/2004); obs.: os membros do Ministrio Pblico possuem inelegibilidade absoluta. No podem se filiar a partido poltico, tampouco concorrer a mandato eletivo. f) receber, a qualquer ttulo ou pretexto, auxlios ou contribuies de pessoas fsicas, entidades pblicas ou privadas, ressalvadas as excees previstas em lei. vedado exercer a advocacia no juzo ou tribunal em que desempenhava suas funes, antes de decorridos trs anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exonerao.

AUXILIARES DA JUSTIA

Juzo o juzo formado pelo juiz e pelos rgos auxiliares da Justia; Auxiliares da Justia para cada tarefa existir um auxiliar especfico para cumpri-la.

Enumerao dos auxiliares da justia - so auxiliares da justia, alm de outros estabelecidos pelas normas de organizao judiciria:

o escrivo; o oficial de justia; o perito; o depositrio; o administrador; e o intrprete. Alm dos no mencionados no artigo (o distribuidor, o partidor, o contador e o tesoureiro)

1. Escrivo - o encarregado de dar andamento ao processo e de documentar os atos que se praticam no seu curso.

Tem f pblica (presumem-se verdadeiros os atos praticados e suas declaraes, at prova em contrrio); Sua funo chamada pelo Cdigo de Ofcio de Justia; ele responsvel pelo cartrio;

2. oficial de justia - funcionrio do juzo encarregado de cumprir os mandados relativos a diligncias fora do cartrio (citao, intimao, notificao, penhora, seqestro, busca e apreenso, imisso de posse, etc.). Era chamado de meirinho.

gozam de f-pblica, da mesma forma que os escrives; Cumpre ordens do juiz constantes dos mandados. Em caso de danos, respondem civilmente, de forma semelhante aos escrives;

3. perito - auxiliar eventual do juzo e assiste ao juiz quando a prova do fato delituoso depender de conhecimento tcnico ou cientfico. , portanto, um auxiliar eventual por necessidade tcnica.

Sua funo remunerada e o nus das despesas atribudo s partes. geralmente pessoa estranha ao quadro de funcionrios permanentes da Justia, escolhido pelo juiz para atuar em um determinado processo.

4. Depositrio - depositrio o serventurio ou auxiliar da justia encarregado da guarda e conservao dos bens colocados disposio do juzo, por fora de medidas constritivas como penhora, arresto, seqestro, busca e apreenso e a arrecadao. 5. Administrador - quando alm da guarda e conservao, ao auxiliar da justia compete atos de gesto. Ex: penhora de empresa. 6. intrprete - auxiliar da Justia (por necessidade tcnica, como o perito), que tem o encargo de traduzir para o portugus os atos ou documentos em lngua estrangeira ou em linguagem mmica dos surdos-mudos.

7. Outros auxiliares eventuais


servio postal e telegrfico; imprensa oficial; fora policial; Leiloeiro; junta comercial; curador especial etc.;

ATOS PROCESSUAIS Conceito - ato processual toda manifestao de vontade humana que tem por fim criar, modificar, conservar ou extinguir a relao jurdica processual. Quem pode praticar os atos processuais os atos processuais podem ser praticados pelas:

partes do processo; pelo rgo jurisdicional (o prprio juiz); seus auxiliares; terceiros estranhos lide (ex.: testemunhas);

CLASSIFICAO DOS ATOS PROCESSUAIS TRAZIDA PELO CPC Critrio objetivo (finalidade) so os critrios que consideram o objetivo do ato praticado. Com relao a este critrio, os atos processuais podem ser:

atos de iniciativa so os que se destinam a instaurar a relao processual (a petio inicial);

atos de desenvolvimento so os que movimentam o processo, compreendendo os atos de instruo (provas e alegaes) e os de ordenao (impulso, direo e formao); atos de concluso atos decisrios do juiz ou dispositivos das partes, como a renncia, a desistncia e a transao.

Critrio subjetivo (quanto ao sujeito) - so os critrios que consideram o sujeito que pratica o ato. Com relao a este critrio, os atos processuais podem ser:

atos das partes - em sentido amplo, abrangendo tanto os atos:  das partes (autor e ru),  do Ministrio Pblico (quando atual como parte)  de terceiros intervenientes; atos dos agentes da Jurisdio - que compreendem os atos do:  Juiz;  do Escrivo ou Chefe de Secretaria.

FORMA DOS ATOS PROCESSUAIS Forma dos atos processuais - de acordo com o art. 154 do CPC, os atos e termos no dependem de forma determinada, seno quando a lei exigir, reputando vlidos os que preencherem a finalidade essencial.

Classificao dos atos processuais quanto forma quanto forma, os atos processuais podem ser:

solenes so aqueles para os quais a lei prev uma determinada forma como condio de validade; no-solenes so os atos de forma livre, ou seja, aqueles que podem ser praticados independentemente de qualquer validade e que se provam por quaisquer dos meios de convencimento admitidos em direito.

A PUBLICIDADE DOS ATOS PROCESSUAIS Publicidade dos atos - regra geral, os atos processuais so pblicos, uma vez que a prpria Constituio Federal veda, em seu art. 93, julgamentos secretos. E essa publicidade para os atos vem tambm prescrita no art. 155 do CPC;

segredo de justia alguns processos correm em segredo de justia, visando resguardar, preservar a intimidade dos litigantes, nas hipteses em que a publicidade poderia ocasionar grande transtorno ou comoo social. Processo restrito s partes e ao advogado - Neste caso, a consulta do processo e o pedido de certides ficam restritos s partes e procuradores.

Hipteses de segredo de justia (rol taxativo) :

a) quando exigir o interesse pblico; b) quando disserem respeito a casamento, filiao, divrcio dos cnjuges, converso em divrcio, alimentos e guarda de menores.

Obs.: o casamento pblico, o que mantido em segredo de justia so as aes relativas ao casamento, como a ao de nulidade de casamento.

USO DE SISTEMA DE TRAMISSO DE DADOS E PROCESSO ELETRNICO Ato praticado via fax - a utilizao de sistema de transmisso de dados e imagens (como o fac-smile) no prejudica o cumprimento dos prazos, devendo os originais ser entregues em juzo, necessariamente, at cinco dias da data de seu trmino (art. 2, caput, da Lei n 9.800/99). Nos atos no sujeitos a prazo, os originais devero ser entregues, necessariamente, at cinco dias da data da recepo do material (art. 2, pargrafo nico, da Lei n 9.800/99).

Processo Eletrnico a Lei n 11.419/2006, com vigncia a partir de 2007, traou o programa de implementao do processo judicial eletrnico a ser utilizado na Justia cvel, penal e trabalhista, bem como nos juizados especiais, em qualquer grau de jurisdio (art. 1, 1, da Lei n 11.419/2006). Esse sistema j est sendo implementado em vrios estados brasileiros.

DOS ATOS DAS PARTES Atos das partes consideram-se atos das partes os praticados pelo autor ou ru, pelos terceiros intervenientes ou pelo Ministrio Pblico, no exerccio de direitos ou poderes processuais ou para cumprimento de nus, obrigaes ou deveres decorrentes da relao processual.

- DOS ATOS DO JUIZ sentena - o ato pelo qual o Juiz pe termo ao processo, decidindo ou no o mrito da causa. Classificam-se as sentenas em:

a) terminativas ou processuais - quando proferidas nos casos elencados pelo art. 267 do CPC, nos quais o juiz no analisa o mrito; b) definitivas ou de mrito - quando se julga o mrito ou se homologa manifestao de vontade das partes, resolvendo a lide.

deciso interlocutria - o pronunciamento do Juiz, de carter decisrio, no curso do processo, resolvendo questes incidentais, que no tm o efeito de encerrar o processo. Resolvem, por assim dizer, um impasse momentneo, o qual necessita da deciso judicial para que o processo possa prosseguir. despachos - no envolvem o direito que se discute, nem tampouco os interesses das partes. Dizem respeito ao regular andamento da marcha processual, como por exemplo, o despacho da inicial, mandando citar o ru.

Atos meramente ordinatrios - visam proporcionar maior agilidade, passaram a ser de iniciativa do servidor, apenas servidor passveis de reviso pelo Juiz ( 4, do art. 162). Exemplos: a intimao das testemunhas arroladas, a entrega dos autos ao perito, a juntada e a vista obrigatria.

O USO DO VERNCULO

Obrigatoridade da lngua portuguesa - obrigatrio o uso do nosso vernculo (portugus), no se admitindo o uso de idioma estrangeiro; Traduo juramentada - No entanto, se for necessrio juntar aos autos documento redigido em outro idioma, tal somente ser admitido caso acompanhado de traduo, feita por profissional juramentado.

Expresses em latim Quanto s expresses latinas, comumente utilizadas por advogados, promotores e juzes, so admitidas, no se incluindo em tal vedao, uma vez que so termos j incorporados ao vocabulrio jurdico ptrio.

DO TEMPO Momento da prtica dos atos processuais - os atos processuais devem ser praticados, em regra, nos dias teis, das 6:00 s 20:00 horas, devendo ser respeitado o horrio de funcionamento do Frum, no que se refere aos atos que dependem de protocolo. protocolo

Dias teis - entende-se por dias teis aqueles em que h expediente forense, excludos, portanto, aqueles que coincidem com frias, feriados, sbados e domingos, j que nestes dois ltimos dias, por fora da maioria das Leis de Organizao Judiciria no h expediente forense. Prolongamento dos atos processuais o art. 172, 1, permite que os atos iniciados em momento adequado possam prolongar alm das 20h, quando o adiamento prejudicar a diligncia ou causar grave dano.

Exceo nos casos de citao e penhora - a citao e a penhora podero, EM CASOS EXCEPCIONAIS, E MEDIANTE EXCEPCIONAIS, AUTORIZAO EXPRESSA DO JUIZ realizar-se em JUIZ, domingos e feriados, ou nos dias teis, fora do horrio estabelecido neste artigo, observado o disposto no art. 5o, inciso Xl, da Constituio Federal.

Requisitos para a realizao da citao e penhora em dias no-teis a citao e penhora para serem realizadas em dias no-teis devero seguir os seguintes requisitos:

pedido da parte, que demonstre a excepcionalidade do caso e a urgncia da medida; autorizao expressa do juiz; observncia do disposto no art. 5, XI, da CF/88, que s permite violao de domiclio por ordem judicial durante o dia.

Intimaes realizadas em dias no-teis tambm h autorizao legal para que as intimaes ocorram em dias em que no haja expediente forense, mas em tal conjuntura, reputar-se-o praticadas no primeiro dia til seguinte, para todos os efeitos (art. 240, pargrafo nico).

Processos eletrnicos caso tenha sido implantado o processo eletrnico no Tribunal, as peties so consideradas tempestivas quando remetidas por meio eletrnico at as 24h do ltimo dia do prazo;

Frias e feriados forenses Feriados forenses consideram-se feriados os dias no-teis; Frias forenses - frias forenses so paralisaes que afetam, regular e coletivamente, durante determinados perodos do ano, todo o funcionamento do juzo, por determinao da lei de organizao judiciria.

Impossibilidade de praticar atos processuais durante as frias forenses Durante as frias e nos feriados no se praticaro atos processuais (art. 173). Exceo - Excetuam-se:

I - a produo antecipada de provas (art. 846); II - a citao, a fim de evitar o perecimento de direito; e bem assim o direito arresto, o seqestro, a penhora, a arrecadao, a busca e apreenso, o depsito, a priso, a separao de corpos, a abertura de testamento, os embargos de terceiro, a nunciao de obra nova e outros atos anlogos.

Processos que tramitam mesmo durante as frias forenses - processamse, durante as frias, no se suspendendo em virtude delas:

os procedimentos de jurisdio voluntria e os necessrios conservao de direitos, quando possam ser prejudicados pelo adiamento; os processos ou procedimentos de alimentos provisionais, de dao ou remoo de tutores ou curadores, bem como as de procedimento sumrio do art. 275 do CPC; todas as causas que a lei federal determinar (rol enumerativo).

Fim das frias forenses nos juzos e tribunais a EC n 42/2004 determinou que a atividade jurisdicional ser ininterrupta , ficando, por isso, vedadas frias coletivas nos juzos e tribunais de segundo grau e determinando os plantes permanentes de juzes nos dias em que no houver expediente forense normal. Obs.: esta regra, no se refere aos tribunais superiores, de forma que as frias forenses no foram abolidas por completo em nossos tribunais, sendo, portanto, ainda, aplicveis as regras acima mencionadas.

DO LUGAR Local para a prtica dos atos - ordinariamente, os atos processuais so praticados na sede do Juzo.

Atos praticados fora do juzo - no entanto, trs ordens de razo justificam a prtica do ato em outro local. So eles:

a) deferncia em razo do cargo. Algumas pessoas, em razo do cargo que exercem sero inquiridas em sua residncia ou no local onde exercem suas funes. (Ex.: Presidente e Vice da Repblica, Governadores do Estado ou do DF, Deputados e Senadores, embaixador de pas e demais pessoas elencadas no art. 411);

b) interesse da justia (art. 442 do CPC), quando o juiz entender necessrio ou a coisa no puder ser apresentada em juzo, sem considerveis despesas ou graves dificuldades, ou quando determinar a reconstituio do fato (ex.: inspeo judicial in loco); c) obstculo argido pelo interessado e acolhido pelo Juiz (art. 410, III, c/c o art. 336, pargrafo nico, do CPC), como quando uma testemunha estiver enferma e for imprescindvel a sua ouvida.

Validade dos atos processuais para que o ato processual seja considerado vlido necessrio que o agente seja capaz, o objeto seja lcito e a forma prescrita e no defesa em lei. Alm disso, necessrio satisfazer as exigncias do ius lei postulandi, postulandi de modo que as partes devem ser representadas por advogados regularmente habilitados e inscritos na OAB; Nulidades a nulidade uma sano que incide sobre a declarao de vontade contrria a algum preceito de direito positivo. A sano a privao de validade, que pode se dar validade em diversos graus de intensidade.

DOS PRAZOS PROCESSUAIS Prtica dos atos dentro do prazo legal - cada ato deve ter assim um prazo mximo, dentro do qual deve necessariamente ser realizado. Prazo - o espao de tempo para o ato processual ser praticado.

Termo - o momento inicial (dies a quo) ou o momento final (dies ad quem) de um prazo; A quem os prazos se dirigem os prazos podem se dirigir s partes e aos juzes ou auxiliares da justia;

CLASSIFICAO DOS PRAZOS Classificao dos Prazos em geral os prazos processuais so classificados em:

Prazos legais - so aqueles definidos em lei, e a respeito dos quais nem as partes e nem o juiz, em princpio, tm disponibilidade (ex.: prazo para resposta do ru etc.).

Prazos judiciais - so os fixados pelo prprio Juiz, supletivamente, nos casos em que a lei no prev (ex.: data de audincia, prazo de edital, cumprimento de carta precatria etc.). Prazos convencionais so aqueles ajustados de comum acordo pelas partes (ex.: suspenso do processo etc.);

Demais classificao dos prazos processuais alm da classificao geral, os prazos processuais se classificam ainda em:

Prazo comum - o que corre simultaneamente contra ambas as partes (ex: prazo para apelar de sentena concessiva em parte do pedido inicial). No curso do prazo comum, os autos no podem sair do cartrio, exceto em conjunto ou sob acordo prvio das partes. Prazo particular - por sua vez, aquele que corre somente contra uma das partes.

O prazo pode ser ainda prprio ou imprprio:

Prazo prprio - o que, uma vez inobservado, acarreta conseqncias processuais ao interessado. Aplica-se s partes. Prazo imprprio - o que no acarreta conseqncias processuais, podendo apenas corresponder conseqncias administrativas ou disciplinares. Corre contra o juiz e seus auxiliares.

Natureza dos prazos processuais os prazos processuais podem ser de duas naturezas:

Prazos dilatrios - so aqueles que, embora fixados na lei, podem ser ampliados ou reduzidos pela vontade das partes e pelo Juiz. Prazos peremptrios - so inalterveis, seja pelas partes ou pelo Juiz (ex.: prazo de contestao).

CURSO DOS PRAZOS PROCESSUAIS Continuidade dos prazos processuais - os prazos legais ou judiciais so contnuos e no se interrompem com os feriados, embora no se iniciem nem se encerrem em dia no til. Todavia, a supervenincia de frias suspender o curso do prazo, recomeando a correr do primeiro dia til seguinte ao termo das frias.

CONTAGEM DOS PRAZOS Prazos - em regra, os prazos so contados em dias, havendo, no entanto, contagem de prazo que se faz em horas, minutos ou at meses e ano. Exemplo de prazo contado em horas na execuo, quando o executado tem 24 horas para oferecer bens penhora; exemplo de prazo contado em minutos o dos debates orais na audincia de instruo e julgamento.

Contagem dos prazos - Salvo disposio em contrrio, computar-se-o os prazos, excluindo-se o dia do comeo e incluindo o do vencimento. O prazo nunca comea nem termina em dia feriado, nem pode terminar em dia que tenha o fechamento do frum, ou que o expediente termine antes do horrio normal.

Incio da contagem dos prazos Incio da contagem dos prazos nas citaes e intimaes realizadas por oficial de justia - os prazos que corram por motivo de citao ou intimao comeam a correr da juntada aos autos do mandado cumprido. Isso ocorre mesmo que a citao se d por hora certa;

Incio da contagem dos prazos nas citaes e intimaes realizadas por oficial de justia quando houver mais de um ru havendo mais de um ru, o prazo comea a contar da juntada aos autos do ltimo mandado cumprido. Incio da contagem dos prazos nas citaes e intimaes por edital - caso a citao ou intimao se d por edital, o prazo comea a correr da data em que se finda a dilao assinada pelo Juiz.

Incio da contagem dos prazos nos casos de carta precatria, de ordem ou rogatria se o ato de comunicao se der atravs de carta de ordem, precatria ou rogatria, o termo inicial do prazo ser a data de sua juntada aos autos, depois de realizada a diligncia.

Incio da contagem dos prazos nas intimaes pela imprensa oficial - se a intimao se der pela imprensa oficial, o que regra, o prazo comea ento a correr da data da publicao, o dies a quo ser o primeiro dia til subseqente publicao; Incio da contagem dos prazos nas citaes e intimaes por via postal - se a citao ou intimao se der por via postal, a contagem do prazo ser feita a partir da juntada aos autos do aviso de recebimento (AR);

Regras especiais para publicao veiculada na imprensa oficial Regras especiais em relao s intimaes veiculadas pela imprensa com relao s intimaes veiculadas pela imprensa, h duas situaes a se considerar:

a dos jornais que circulam a noite ou que s so distribudos no dia seguinte data neles estampadas a doutrina tem salientado que a data da publicao deve ser a real e no a formal, no podendo a parte ser prejudicada pelo atraso na distribuio do Dirio de Justia ou outro rgo oficial. A data da publicao ser, portanto, o da distribuio do peridico;

as das publicaes feitas aos sbados, onde no h expediente forense em tais dias se a publicao circula no sbado, a intimao considerada feita na segunda-feira e o primeiro dia computado para a contagem do prazo do recurso a tera-feira, de acordo com a Smula 310, jurisprudncia no STF e par. nico do art. 240 do CPC, com redao introduzida pela Lei n 8.079/90.

intimao eventualmente realizada durante o perodo de frias forenses caso eventualmente alguma intimao seja realizada durante o perodo de frias forenses, em processos que nelas no correm, ser considerada como efetivada no primeiro dia til subseqente a elas. O prazo respectivo ter incio no dia seguinte ao da reabertura dos trabalhos no frum.

Regras para a contagem do prazo no processo eletrnico Intimao no processo eletrnico a intimao no processo eletrnico poder ocorrer de duas formas:

atravs de publicao no Dirio de Justia eletrnico, havendo publicao no Dirio de Justia Eletrnico, considera-se como data da publicao o primeiro dia til seguinte ao da disponibilizao da informao no Dirio da Justia eletrnico (art. 4, 3, da Lei n 11.419/2006). Os prazos processuais, porm, tero incio no primeiro dia til que seguir ao considerado como data da publicao (art. 4 4, da Lei n 11.419/2006).

atravs de comunicao pessoal em portal prprio queles que se cadastrem no Poder Judicirio, segundo a regras que os rgos judiciais institurem neste caso, considera-se realizada a intimao no dia em que o intimado efetivar a consulta eletrnica do teor da intimao, fato que ser certificado nos autos (art. 5, 1, da Lei n 11.419). No ficar, contudo, o aperfeioamento da intimao sujeito ao puro alvedrio do destinatrio de consultar ou no a mensagem eletrnica. Se no o fizer em 10 dias contados da data do envio da intimao eletrnica, esta ser considerada automaticamente realizada na data do trmino deste prazo.

Problemas operacionais no sistema - Caso o sistema tcnicooperacional do Poder Judicirio no esteja em funcionamento no ltimo dia do prazo, para o envio da petio eletrnica, nos tribunais que houverem implantado o processo eletrnico, o prazo ficar automaticamente prorrogado para o primeiro dia til subseqente resoluo do problema.

Prazo para protocolo de atos no processo eletrnico - regra geral, os atos devem ser praticados por meio de petio protocolada dentro do horrio de expediente forense at o ltimo dia do respectivo prazo (art. 172, 3). Sendo, todavia, o caso de petio eletrnica, esta ser considerada tempestiva se transmitida at as 24 horas do ltimo dia do prazo (Lei n 11.419/2006, art. 3, pargrafo nico, e 10, 1).

Contagem do prazo para recurso Contagem do prazo para recurso existem duas formas de se intimar o advogado da sentena:

a intimao da sentena pode ser feita na prpria audincia quando o juiz publica a deciso ou a sentena na prpria audincia, reputam-se intimados os advogados na prpria audincia, ainda que ausentes, mas previamente cientificados dos atos.

a intimao da sentena pode ainda se dar pelos meios normais de intimao se a sentena for publicada em cartrio, ou se a parte no for intimada do dia e da hora para a audincia de publicao, o prazo do recurso ser contado apenas da intimao a ser feita pelo escrivo, segundo as regras normais dos arts. 236 e 237;

Intimao do advogado - o advogado pode ser intimado de vrias maneiras:


pelo escrivo, pelos correios, pelo Oficial de Justia, pela imprensa e em audincia.

Intimao do recurso deve ser feita na pessoa do advogado - as intimaes das decises judiciais devem ser feitas sempre na pessoa do advogado e, se a parte for intimada, o prazo recursal se contar da intimao do advogado e no da cincia pessoal da parte.

Termo final Termo final o termo final de qualquer prazo processual nunca cair em dia no til, ou em que no houver expediente normal do juzo. Dessa forma, considera-se prorrogado o juzo prazo at o primeiro dia til (art. 184, 1), se:

O vencimento cair em feriado; Em dia em que for determinado fechamento do frum; Em que o expediente forense for encerrado antes da hora normal;

Hora para a prtica dos atos processuais a prtica dos atos processuais no ltimo dia do prazo dever observar o horrio normal do expediente do frum, de sorte que no ltimo dia do prazo o ato da parte dever ser praticado at as 20 horas (art. 172, CPC), momento em que os protocolos dos cartrios devero fechar. Porm, se o expediente do cartrio, pela organizao judiciria local, encerrar-se antes encerrardas 20 horas, o momento final do prazo ser o do fechamento da repartio e no o do limite do art. 172.

Prazo para as partes Prazos gerais quando nem a lei nem o juiz fixar prazo para um ato, o prazo para a sua prtica ser de 05 dias; Renncia do prazo pode a parte renunciar, expressa ou tacitamente, um prazo, desde que:

no seja comum; o direito seja disponvel; e a parte seja capaz de transigir;

Contagem de prazo em caso de existncia de litisconsortes com advogados diversos - havendo litisconsortes com diferentes procuradores, contam-se em dobro os prazos. procuradores

Inobservncia do prazo da parte compete ao advogado restituir os autos no prazo legal (art. 195). Caso no o faa neste prazo podero ocorrer 02 conseqncias:

uma de ordem processual: que a precluso, em decorrncia da qual, o juiz mandar, de ofcio, riscar o que neles houver escrito o faltoso e desentranhar as alegaes e documentos que apresentar (art. 195). outra de ordem disciplinar: que a comunicao da ocorrncia Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para o procedimento adequado e imposio de multa (art. 195). Alm disso, o causdico (advogado) perder o direito de novas vistas dos autos fora do cartrio. Essas providncias so aplicveis tambm aos rgos do Ministrio Pblico e aos representantes da Fazenda Pblica.

Prazos para os juzes Prazos aplicados aos juzes o juiz possui os seguintes prazos:

dois dias para os despachos de expedientes (art. 189, I); dez dias para as decises interlocutrias (art. 189, II) e sentenas (art. 456);

Obs.: Havendo, porm, motivo justificado, pode o juiz exceder, por igual tempo, os prazos que o cdigo lhes assina.

Inobservncia dos prazos do juiz se ocorrer desrespeito a prazo processual pelo juiz, qualquer das partes ou o rgo do Ministrio Pblico poder representar ao Presidente do Tribunal de Justia, a quem incumbir o encaminhamento do caso ao rgo competente, para instaurao do procedimento para apurao de responsabilidade (art. 198, primeira parte). O relator, conforme as circunstncias, poder avocar os autos em que ocorreu o excesso de prazo e designar outro juiz para decidir a causa (art. 198, segunda parte).

Prazos para o escrivo Prazos aplicados ao escrivo o escrivo ter:

24 horas, para remeter os autos conclusos; e 48 horas, para executar os demais atos do processo;

Prazos para o Ministrio Pblico e para a Fazenda Pblica Prazos para o Ministrio Pblico e para a Fazenda Pblica a Fazenda Pblica (entendo-se neste conceito a Unio, Estados, Distrito Federal, Municpios, Territrios e autarquias) e o Ministrio Pblico gozam de especial privilgio de ter seus prazos contados em QUDRUPLO para contestar e em DOBRO para recorrer.

DAS PENALIDADES PELO DESCUMPRIMENTO DOS PRAZOS Precluso temporal perda da faculdade ou direito pelo seu no exerccio no momento oportuno. Assim, em regra, decorrido o prazo, extingue-se, independentemente de declarao judicial, o direito de praticar o ato.

Concesso de novo prazo em caso de motivo de fora maior ou caso fortuito - possvel, havendo motivo de fora maior ou caso fortuito, o juiz assinalar novo prazo para a prtica de um ato aps o decurso do prazo inicialmente estipulado por lei ou pelo juzo.

CITAO conceito - a citao o ato de comunicao processual pelo que se chama a Juzo o Ru ou o interessado a fim de que venha se defender. Estabilizao da relao processual - com a citao, a relao processual se estabiliza. Por isso, para a validade do processo indispensvel a citao vlida do ru.

Nulidade do processo a citao realizada sem a obedincia aos requisitos legais no vlida, de forma que torna nulo o processo (art. 247). Trata-se de nulidade insanvel. Local da citao a citao efetuar-se- em qualquer lugar em que se encontre o ru (art. 216). Citao do militar - o militar, em servio ativo, ser citado na unidade em que estiver servindo se no for conhecida a sua residncia ou nela no for encontrado (art. 216, pargrafo nico).

Impedimento legal para a realizao da citao - no se far, porm, a citao, salvo para evitar o perecimento do direito (como nos casos de prescrio e decadncia iminentes) (art. 217):

I - a quem estiver assistindo a qualquer ato de culto religioso; II - ao cnjuge ou a qualquer parente do morto, consangneo ou afim, em linha reta, ou na linha colateral em segundo grau, no dia do falecimento e nos 7 (sete) dias seguintes; III - aos noivos, nos 3 (trs) primeiros dias de bodas; IV - aos doentes, enquanto grave o seu estado.

Classificao da citao - quanto ao destinatrio, a citao pode ser classificada em pessoal e no pessoal.

a) Pessoal - se d quando dirigida ao prprio ru ou representante legal, sendo a regra geral (art. 215). Caso o demandado seja incapaz, a citao ser feita na pessoa do seu representante legal (pai, tutor, curador); b) No pessoal se d quando o chamamento do ru ou interessado se faz na pessoa do seu procurador legalmente autorizado. a exceo, ocorrendo, por exemplo, na reconveno.

Classificao da citao - quanto forma, a citao pode ser por:

via postal; por oficial de justia; por edital; por meio eletrnico, conforme regulado pela Lei n 11.419/2006.

a) POSTAL Conceito aquela efetuada pelos Correios, atravs de carta com aviso de recebimento (A.R.). Hoje, tal citao a regra geral. Necessidade de citao diretamente ao ru impe-se ao carteiro a obrigao de entregar a carta pessoalmente ao citando, de quem exigir a assinatura no recibo (art. 223, par. nico).

Recusa em assinar o AR - como o carteiro no dispe de f pblica para certificar a entrega ou a recusa, se o destinatrio se negar a assinar o recibo, a citao postal estar fatalmente frustrada, cabendo neste caso ser renovada a citao por meio de oficial de justia; Possibilidade de realizar a citao postal em qualquer comarca do pas a citao pela via postal possvel mesmo fora da circunscrio territorial do juzo, podendo ser realizada em qualquer comarca do pas).

b) POR OFICIAL DE JUSTIA Conceito aquela feita por meio de oficial de justia; ocorre nos casos do art. 222, em que no se pode utilizar a citao postal, ou quando esta restar frustrada. Possui, assim, um carter nitidamente subsidirio.

Citao por oficial de justia a citao se dar por oficial de justia quando se tratar de (art. 222):

aes de estado; ru incapaz; ru pessoa de direito pblico; processo de execuo; ru residente em local no atendido pela entrega domiciliar de correspondncia; ou quando o autor requerer de outra forma.

Requisitos do mandado de citao - o mandado, que o oficial de justia tiver de cumprir, dever conter (art. 225):

I - os nomes do autor e do ru, bem como os respectivos domiclios ou residncias; II - o fim da citao, com todas as especificaes constantes da petio inicial, bem como a advertncia a que se refere o art. 285, segunda parte (efeitos da revelia), se o litgio versar sobre direitos disponveis; III - a cominao, se houver (no caso da penhora, por exemplo);

IV - o dia, hora e lugar do comparecimento (como no rito sumarssimo em que o comparecimento para audincia de conciliao, por exemplo); V - a cpia do despacho; VI - o prazo para defesa; VII - a assinatura do escrivo e a declarao de que o subscreve por ordem do juiz.

Procedimento da citao por oficial de Justia - Incumbe ao oficial de justia procurar o ru e, onde o encontrar, cit-lo (art. 226):

I deve ler o mandado e entregar-lhe a contraf; II - portar por f se recebeu ou recusou a contraf; III - obter a nota de ciente, ou certificar que o ru no a aps no mandado.

Frustrao da via postal - A citao ser feita por oficial de justia, ainda, quando a citao pela via postal for frustrada (art. 224);

Citao por hora certa - merece destaque, na citao que levada a efeito pelo oficial de justia, a citao com hora certa, que pressupe trs tentativas infrutferas de encontrar o ru no domiclio ou residncia e a suspeita de estar ele se ocultando.

Procedimento da citao por hora certa A citao por hora certa segue o seguinte procedimento:

Quando, por trs vezes, o oficial de justia houver procurado o ru em seu domiclio ou residncia, sem o encontrar, dever, havendo suspeita de ocultao, intimar qualquer pessoa da famlia, ou em sua falta a qualquer vizinho, que, no dia imediato, voltar, a fim de efetuar a citao, na hora que designar (art. 227). No dia e hora designados, o oficial de justia, independentemente de novo despacho, comparecer ao domiclio ou residncia do citando, a fim de realizar a diligncia (art. 228).

Se o citando no estiver presente, o oficial de justia procurar informar-se das razes da ausncia, dando por feita a citao, ainda que o citando se tenha ocultado em outra comarca (art. 228, 1); Da certido da ocorrncia, o oficial de justia deixar contraf com pessoa da famlia ou com qualquer vizinho, conforme o caso, declarando-lhe o nome (art. 228, 2). Feita a citao com hora certa, o escrivo enviar ao ru carta, telegrama ou radiograma, dando-lhe de tudo cincia (art. 229). radiograma

Comarcas contguas - nas comarcas contguas, de fcil comunicao, e nas que se situem na mesma regio metropolitana, o oficial de justia poder efetuar citaes ou intimaes em qualquer delas (art. 230).

c) POR EDITAL Conceito a citao ficta ou presumida que se realiza por meio de edital; Casos de citao por edital a citao por edital ser realizada quando:

desconhecido ou incerto o ru neste caso se convocam eventuais interessados. Aqui o desconhecido o sujeito da relao (ex.: usucapio, falncia etc.);

ignorado, incerto ou inacessvel o lugar em que se encontra o ru aqui o sujeito conhecido, mas no se conhece o local onde ele se encontra; equipara-se com o local ignorado, para efeito de citao por edital, aquele que embora seja conhecido inacessvel Justia para a realizao do ato citatrio; nos casos expressamente previstos em lei;

Obs.: a citao por edital, em verdade, um artifcio jurdico, uma espcie de citao ficta, para que se atenda o quanto possvel ao princpio do contraditrio.

Citao por edital em caso de ru em local inacessvel - no caso de ser inacessvel o lugar em que se encontrar o ru, a notcia de sua citao ser divulgada, alm da imprensa, tambm pelo rdio, se na comarca houver emissora de radiodifuso; Curador especial por se tratar de citao ficta, quando o citado por edital deixa de comparecer e contestar a ao, o juiz nomeia-lhe curador especial para acompanhar o processo em seu nome e defender o seu interesse na causa (art. 9, III);

Responsabilidade na citao por edital - a parte que requerer maliciosamente a citao por edital, fazendo afirmao falsa, incorrer em multa de 5 (cinco) vezes o salrio mnimo vigente na sede do juzo (art. 233). A multa, neste caso, se reverter em benefcio do citando (art. 233, pargrafo nico). Alm disso, a citao por edital ser considerada nula.

d) CITAO ELETRNICA Conceito a citao feita por meios eletrnicos; Casos em que possvel s possvel a citao por meios eletrnicos quando os rgos do Poder Judicirio tiverem implantado o sistema adequado para viabilizar este ato; Necessidade de cadastro prvio do advogado - s possvel a citao por meios eletrnicos quando o advogado for previamente cadastrado no Poder Judicirio para este tipo de comunicao processual.

Efeitos da citao Efeitos da citao - h os efeitos:

processuais materiais.

Efeitos processuais:

a) a citao completa a relao processual; b) torna prevento o juzo, isto , o juiz que primeiro citou passa a ser competente para as aes conexas ou continentes; c) induz a litispendncia, vedando a repetio de demanda ajuizada e ainda em curso; d) torna inadmissvel a mudana das partes, salvo hipteses expressamente previstas em lei.

Efeitos materiais (art. 219):

a) faz a coisa litigiosa, vinculando-a ao processo, de modo que se alienada, no alterar a legitimidade das partes e pode ser objeto de apreenso; b) constitui em mora o devedor, fluindo a partir de ento os juros de mora; c) interrompe a prescrio.

Vous aimerez peut-être aussi