Vous êtes sur la page 1sur 20

Segunda Parte da Atividade Prtica

Poltica Social Pblica que trabalhe em prol da Reduo das Perdas Sociais.

Apresentao do Grupo 1
Adrielly Cristiana Lucimagna Marcia Marlene Marta Miliane

PRINCPIOS NORTEADORES
PROGRAMA NACIONAL DE REABILITAO DE REAS URBANAS CENTRAIS

OBJETIVOS GERAIS: O uso e ocupao democrtica, cidad e participativa; permanncia populao residente e atrao de novos; valorizao do patrimnio cultural material e imaterial; aplicao dos instrumentos do Estatuto da Cidade; reverso do processo de expanso perifrica e excludente; cooperao federativa: a partir da elaborao de projetos comuns (Ministrio das Cidades, 2011).

DIRETRIZES DO PROGRAMA NACIONAL DE REABILITAO DE REAS URBANAS CENTRAIS


Promover melhoria da urbanidade para habitantes e usurios das reas centrais; Contribuir para o cumprimento da funo social da propriedade, por meio da aplicao dos instrumentos do Estatuto da Cidade; Estimular a diversidade de ocupao e a complementaridade de usos e funes; Reforar as funes econmicas e os pequenos negcios; Ampliar o acesso moradia com diversidade social; Articular investimentos pblicos /privados; Estimular a gesto integrada, participativa e continuada; Estimular Acordos/Convnios que garantam a ao e o compromisso pblico de longo prazo e o reforo de pactos federativos; Estimular a consolidao da cultura de reabilitao urbana e edilcia; Estimular e impulsionar o desenvolvimento tecnolgico e a formao profissional para a reforma e adequao de edifcios para novos usos (Ministrio das Cidades, 2011).

DIRETRIZES DO PROGRAMA NACIONAL DE REABILITAO DE REAS URBANAS CENTRAIS

PROGRAMA REVITALIZAO DO CENTRO


Planejamento Urbano Interativo para o Centro de Vitria O plano visa a interao direta da Administrao Municipal com os grupos sociais na definio de diretrizes e na elaborao de propostas de aes, polticas de gesto e projetos de reestruturao fsica, ambiental e econmica da rea, a fim de definir aes voltadas para o fortalecimento da identidade do Centro.

PROGRAMA REVITALIZAO DO CENTRO


A ao planificada do poder pblico e a especulao imobiliria promoveram a descentralizao e a polinucleao da cidade, reduzindo o centro original a um corredor de trfego, com importncia deliberadamente diminuda. A populao de maior poder aquisitivo, no encontrando mais funcionalidade ou segurana na regio, transferiu-se de l para bairros no norte da Ilha, tais como Praia do Canto, Jardim da Penha e Mata da Praia (Botechia, 2001; Campos Jr., 2002 apud Botelho, p. 6).

PROGRAMA REVITALIZAO DO CENTRO


Em Vitria, o tema da revitalizao do centro teria surgido em 1986/1987, quando um projeto acadmico de Graduao do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Esprito Santo (UFES) levantou as primeiras discusses acerca da necessidade de uma poltica efetiva de revitalizao da rea central, que j apresentava, desde o final da dcada de 1970, sinais visveis de esvaziamento, atravs da transferncia dos investimentos para a regio norte da cidade, contribuindo para o abandono e a paulatina degradao dos espaos do centro (Prefeitura Municipal de Vitria, s/d apud BOTELHO, p. 6).

PROGRAMA REVITALIZAO DO CENTRO

A Revitalizao do Centro de Vitria uma das aes prioritrias de governo. Tem como objetivo valorizar o Centro Histrico e reverter seu processo de esvaziamento socioeconmico e cultural.

RECURSOS FINANCEIROS
A crise da capacidade de investimento dos governos impede que as prefeituras operem grandes intervenes apenas com recursos prprios. A situao impe a busca de parcerias para o financiamento dos projetos, junto iniciativa privada. possvel realizar aes de forma integrada com as empresas beneficiadas, fazendo com que elas assumam parte dos custos. Recursos para a recuperao da rea central tambm podem ser obtidos atravs operaes urbanas, em que empreendedores imobilirios compram da prefeitura o direito de construir na rea. Em troca, os recursos arrecadados so utilizados para investimento na prpria rea.

RESPONSABILIDA DE SOCIAL
.
A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) responsvel pela gesto urbana, realiza a anlise de novos empreendimentos e a fiscalizao de posturas. Os projetos visam mobilidade em um mbito global como requisito do governo federal. O planejamento de projetos de revitalizao dos imveis histricos e do Centro da cidade tambm de responsabilidade da secretaria. O processo de revitalizao do Centro de Vitria, inserido em um contexto global, consegue manter algumas particularidades, principalmente no que diz respeito ao dilogo com a sociedade.

Revitalizao do Centro Praa Costa Pereira


Resultados: De 2007 a 2010 a praa Costa Pereira passou por um processo de reurbanizao. Resultados: De 2007 a 2010 a praa Costa Portuguesas; Foram colocadas pedraPereira passou por um processo de reurbanizao. Retiram as camadas de asfalto das ruas do entorno Foram colocadas pedra Portuguesas; Retiram as camadas a asfalto das ruas do antiga, em a fim de recuperar de pavimentaoentorno a fim de recuperar a pavimentao antiga, em paraleleppedos; paraleleppedos; paisagstico e o ordenamento das paradas Modificou-se o tratamento de nibus; Modificou-se o tratamento paisagstico e o Implantao da calada cidad; Obras de esgotamento; ordenamento das paradas de nibus; Recuperao dos postes de ferro e instalao de outros; Implantao da calada cidad; Obras de esgotamento; Recuperao dos postes de ferro e instalao de outros;

PROGRAMA REVITALIZAO DO CENTRO

A Praa Costa Pereira, um dos mais importantes espaos histricos do Centro da Capital, foi toda reurbanizada com recursos da Prefeitura de Vitria.

CURIOSIDADE
Quem foi Costa Pereira? Natural do Rio de Janeiro, Jos Fernandes Costa Pereira Jnior (1833-1889) foi presidente da Provncia do Esprito Santo entre 1860 e 1863. Segundo o escritor Elmo Elton, no livro Logradouros antigos de Vitria, Costa Pereira ocupou a cadeira 7 da Academia Esprito-Santense de Letras. Foi tambm conselheiro do Imprio e ministro da Agricultura no Gabinete presidido pelo Visconde do Rio Branco.

PROGRAMA REVITALIZAO DO CENTRO


No Programa Revitalizao temos a atual reforma do Teatro Glria, que considerado um dos marcos da histria do Centro Histrico da cidade. Para a revitalizao do Centro de Vitria ser completa, deveria ter incentivo construo de garagens e a abertura de determinados tipos de comrcio e servios que funcionem tambm noite.

PROGRAMA REVITALIZAO DO CENTRO

PROGRAMA REVITALIZAO DO CENTRO


A partir da reforma do antigo Hotel Majestic - um prdio raro no corao da cidade - realizada com o apoio da Prefeitura Municipal de Vitria e com recursos da Lei Rubem Braga, surge um novo espao destinado a atividades voltadas para revitalizar o Centro de Vitria.

PROGRAMA REVITALIZAO DO CENTRO


Dentre os seus hspedes ilustres que passaram pelo Hotel Majestic figuram o Marechal Cndido Mariano Rondon, presidente de honra do VIII Congresso Brasileiro de Geografia, e toda a comitiva de outros estados que participou do evento realizado em 1926, o presidente Getlio Vargas, o ex-ministro Eliezer Batista da Silva, os empresrios Otaclio Coser e Jair Coser, dentre tantos outros.

CONCLUSO
A concluso que chegamos que a Revitalizao do Centro s tem a ganhar com esses esforos de Garantir a existncia de espaos pblicos de qualidade atravs de aes conjuntas do governo e tambm de polticas que visem valorizar o Centro Histrico, revertendo o esvaziamento que vem ocorrendo, tanto na rea socioeconmico, mas tambm cultural. O numero da populao aumentou ao longo dos anos, mas os servios pblicos no aumentaram na mesma proporo. Como resultados tm vrios problemas de transporte atendimento hospitalar educao, moradia, marginao, etc.

essencial que se promova o uso e a ocupao democrtica e sustentvel das reas urbanas centrais, propiciando a permanncia e a atrao de populao, a diversidade funcional, social e cultural, a vitalidade econmica, a qualidade ambiental e da paisagem. TODOS NS SOMOS RESPONSVEIS

REFERNCIAS
1. Revista eure (Vol. XXXI, N 93), pp. 53-71, Santiago de Chile, agosto 2005
Tarcsio R. Botelho 2.http://www.vitoria.es.gov.br/sehab.php?pagina=morarno centro 3. www.cidades.gov.br/secretarias - acesso em 27/08/2011 s 21:30 4. http://www.majestic.org.br/?page_id=6 5.http://www.vitoria.es.gov.br/sedec.php?pagina=oqueeoprograma 6.http://www.camara.gov.br/internet/comissao/index/perm/cdui/milton .pdf 7.http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/100705oficinamobi lidadeiphan.pdf

Vous aimerez peut-être aussi