Vous êtes sur la page 1sur 22

Direito Aplicado II

CAP PM ALEXANDRE AULA 2

TTULO VI DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL

DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL


A Lei 12.015/2009 provocou a alterao da nomenclatura do Ttulo VI, substituindo a expresso Dos crimes contra os costumes pela atual, dando relevo dignidade sexual, que corolrio natural da dignidade da pessoa humana, bem jurdico tutelado nos termos do art. 1, III, da CF. Houve patente evoluo na legislao penal, em consonncia com a modernizao dos costumes na sociedade. Somente para ilustrar, note-se como era definido o vocbulo costumes anteriormente, nas palavras de Nelson Hungria: hbitos da vida sexual aprovados pela moral prtica, ou, o que vale o mesmo, a conduta sexual adaptada convenincia e disciplina sociais. E completa Magalhes Noronha: os crimes capitulados pela lei representam infraes ao mnimo tico exigido do indivduo nesse setor de sua vida de relao. A muito tempo que no mais se concretizam no meio social tais sentimentos ou princpios denominados ticos no tocante a sexualidade. O que o C.P. deve policiar a dignidade da pessoa humana, e no os hbitos sexuais que porventura os membros da sociedade resolvam adotar, livremente, sem qualquer constrangimento e sem ofender direito alheio, ainda que, para alguns, possam ser imorais ou inadequados.

ESTUPRO
Conceito: Preceitua a Lei 8.072/90 ser o estupro um delito hediondo, trazendo por consequncia, todas as privaes impostas pela referida lei, dentre as quais: o cumprimento da pena inicialmente em regime fechado; a impossibilidade de obteno de liberdade provisria, com fiana; o considervel aumento de prazo para obteno do livramento condicional, bem como para a progresso de regime; a impossibilidade de indulto, graa ou anistia, dentre outros.

CAPTULO I DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE SEXUAL


Art. 213 - ESTUPRO
Conduta Tpica Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a ter conjuno carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso

Pena recluso, de 6 (seis) a 10 (dez) anos.


Bem Jurdico Protegido Liberdade sexual Sujeito Ativo Qualquer pessoa. Sujeito Passivo Qualquer pessoa. Elemento Subjetivo do Tipo o dolo. No existe a forma culposa. Elemento Subjetivo do Tipo Especfico: Consiste na finalidade de obter a conjuno carnal ou outro ato libidinoso.

Art. 213 - ESTUPRO


O constrangimento a algum, mediante violncia ou grave ameaa, pode ter as seguintes finalidades complementares:
a) Ter conjuno carnal;

b) Praticar outro ato libidinoso;


c) Permitir que com ele se pratique outro ato

libidinoso

Art. 213 - ESTUPRO


Conjuno Carnal um termo especfico, dependente de apreciao particularizada, que significa a introduo do pnis na vagina. Ato Libidinoso o ato voluptuoso, lascivo, que tem por finalidade satisfazer o prazer sexual, tais como sexo oral ou anal, toques em partes ntimas, a masturbao, o beijo lascivo, a introduo na vagina dos dedos ou outros objetos, dentre outros. Voluptuoso Sensual, dado a libertinagem; Lascivo Sensual, libidinoso, desregrado;

Art. 213 - ESTUPRO


Art. 213, 1 - Circunstncias Especficas Qualificadoras.
(Figuras Preterdolosas estupro no antecedente e leso grave ou morte no consequente)

Estupro qualificado pelo resultado leso corporal de natureza grave. Pena recluso de 8 a 12 anos. Estupro qualificado pelo resultado morte. Pena recluso de 12 a 30 anos. OBS: Se a vtima menor de 18 e maior de 14 anos, aplica-se a mesma pena do resultado leso corporal de natureza grave

CAPTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA VULNERVEIS

Art. 217-A - ESTUPRO DE VULNERVEL


(Includo pela Lei n 12.015, de 2009) Art. 217-A - Ter conjuno carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos: Pena recluso, de 8 a 15 anos. 1 Incorre na mesma pena quem pratica as aes descritas no caput com algum que, por enfermidade ou deficincia mental, no tem o necessrio discernimento para a prtica do ato, ou que, por qualquer outra causa, no pode oferecer resistncia.(absoluta capacidade) 2 (VETADO) 3 Se da conduta resulta leso corporal de natureza grave: Pena - recluso, de 10 a 20 anos. 4 Se da conduta resulta morte: Pena - recluso, de 12 a 30 anos.

CONSUMAO
Na forma da conjuno carnal, no se exige a

introduo completa do pnis na vagina, bastando que ela seja incompleta. Obviamente no se exige, ainda, a ejaculao, nem tampouco a satisfao do desejo sexual do agente. No tocante aos outros atos libidinosos, basta o toque fsico eficiente para gerar a lascvia ou o constrangimento efetivo da vtima, que se expe sexualmente ao autor do delito, de modo que este busque a obteno do prazer sexual. Entretanto, o iter criminis deve ser analisado caso a caso, pois existem inmeras formas de satisfao da lascvia, por meio de constrangimento de algum.

CAPTULO I DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE SEXUAL

ART. 215 VIOLAO SEXUAL MEDIANTE FRAUDE

Art. 215. Ter conjuno carnal ou praticar outro

ato libidinoso com algum, mediante fraude ou outro meio que impea ou dificulte a livre manifestao de vontade da vtima: (capacidade relativa). Pena - recluso, de 2 a 6 anos.
Pargrafo nico. Se o crime cometido com o fim

de obter vantagem econmica, aplica-se tambm multa.

CONFUSO ENTRE O ART. 217-A E O ART. 215


No art. 215, que o crime de violao sexual

mediante fraude, exige-se que o sujeito passivo tenha capacidade relativa quando da fraude praticada pelo sujeito ativo
No art. 217-A, que o crime de estupro de

vulnervel, exige-se que o sujeito passivo tenha capacidade absoluta quando da pratica da conjuno carnal ou outro ato libidinoso.

CAPTULO I DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE SEXUAL

Art. 216-A ASSDIO SEXUAL


Art. 216-A. Constranger algum com o intuito de

obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condio de superior hierrquico (ADMINISTRAO PBLICA) ou ascendncia (SETOR PRIVADO) inerentes ao exerccio de emprego, cargo ou funo. Pena - deteno, de 1 a 2 anos.
Pargrafo nico. (VETADO) 2 A pena aumentada em at um tero se a vtima

menor de 18 (dezoito) anos.

Art. 216-A ASSDIO SEXUAL


Bem Jurdico Protegido Liberdade sexual Sujeito Ativo Somente pode ser pessoa que seja superior ou tenha ascendncia, em relao laborativa, sobre o sujeito passivo.

Sujeito Passivo Pode ser o subordinado ou empregado de menor escalo.


Elemento Subjetivo do Tipo o dolo. No h forma culposa. Elemento Subjetivo do Tipo Especfico: Consiste no intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual.

Art. 216-A ASSDIO SEXUAL


Consideraes:
Sempre relao de ascendncia ou superioridade hierrquica; Sempre vnculo de trabalho; Tem que existir poder de mando;

No caracteriza assedio sexual: Professor x Aluno Ministro Religioso x Fiel OBS: SERIEDADE DA AMEAA: A fragilidade da ameaa, porque inconsistente o gesto do autor ou por conta do tom de gracejo do superior, no capaz de configurar o delito.

Art. 216-A ASSDIO SEXUAL

Consumao Como se trata de crime formal,

no exige, para sua consumao, resultado naturalstico, consistente em obter o agente o favor sexual almejado.

AUMENTO DE PENA
Art. 226. A pena aumentada:

I - de quarta parte, se o crime cometido

com o concurso de 2 (duas) ou mais pessoas; II - de metade, se o agente ascendente, padrasto ou madrasta, tio, irmo, cnjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vtima ou por qualquer outro ttulo tem autoridade sobre ela;

CAPTULO VI DO ULTRAJE PBLICO E DO PUDOR

Art. 233 ATO OBSCENO


Art. 233 - Praticar ato obsceno em lugar pblico,

ou aberto ou exposto ao pblico: Pena - deteno, de 3 meses a 1 ano, ou multa.

Art. 233 ATO OBSCENO


Bem Jurdico Protegido Moralidade pblica; Sujeito Ativo Qualquer pessoa. Sujeito Passivo a coletividade. Elemento Subjetivo do Tipo o dolo. No h forma culposa. Elemento Subjetivo do Tipo Especfico: Consiste na vontade particular de ofender o pudor alheio.

Art. 233 ATO OBSCENO


Ato Obsceno (Elemento Normativo do Tipo) A

conceituao de ato obsceno envolve, nitidamente, uma valorao cultural, demonstrando tratar-se de elemento normativo do tipo penal. Obsceno o que fere o pudor ou a vergonha (sentimento de humilhao gerado pela conduta indecorosa), tendo sentido sexual. Trata-se de conceito mutvel com o passar do tempo e deveras varivel, conforme localidade. Cremos ser, diante do que a mdia divulga todos os dias em todos os lugares, conduta de difcil configurao, atualmente. Ainda assim, o movimento corpreo voluntrio que tenha por fim ofender o sentimento de recato, resguardo ou honestidade sexual de outrem pode ser classificado como obsceno. Ex: pessoa que mostra o seu rgo sexual em pblico para chocar e ferir o decoro de quem presencia a cena.

Art. 233 ATO OBSCENO


Lugar Pblico o local de aberta frequncia

das pessoas, como ruas, praias, avenidas, entre outros. Lugar pblico por natureza; Lugar Aberto ao Pblico Tem entrada controlada, mas admite uma variada gamas de frequentadores, como parques, cinemas, teatros, dentre outros. Lugar pblico por destino; Lugar Exposto ao Pblico Aquele que, mesmo sendo de natureza privada, consegue chegar as vistas do pblico, como varanda ou janela aberta de uma casa que fica defronte a via pblica. Lugar pblico por acidente.

Art. 233 ATO OBSCENO


Consumao Como se trata de crime formal,

no exige, para sua consumao, resultado naturalstico, consistente na efetiva produo de um resultado ofensivo ao pudor de algum. Pela redao do tipo penal, essa a concluso a que se deve chegar, embora seja caso de descriminalizao ou, ao menos, de transformao em crime material, implicando na existncia de algum efetivamente ofendido pelo ato.

Vous aimerez peut-être aussi