Vous êtes sur la page 1sur 35

POLTICA

Usamos a palavra poltica ora para significar uma atividade especfica o governo -, realizada por um certo tipo de profissional o poltico -,ora para significar uma ao coletiva o movimento estudantil nas ruas de reivindicao de alguma coisa, feita por membros da sociedade e dirigida aos governos ou ao Estado. Afinal, a poltica uma profisso entre outras ou uma ao que todos os indivduos realizam quando se relacionam com o poder? A poltica se refere s atividades de governo ou a toda ao social que tenha como alvo ou como interlocutor o governo ou o Estado?

- Politikos- Plis VIII a.C - Politia- Vida Pblica POLTICA = PBLICA

CONCEITOS

ESTADO:

uma instituio organizada poltica, social e juridicamente, ocupando um territrio definido, normalmente onde a lei mxima uma Constituio escrita, e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente. Um Estado soberano sintetizado pela mxima "Um governo, um povo, um territrio". O Estado responsvel pela organizao e pelo controle social.

GOVERNO:

Em cincia poltica, chama-se forma de governo (ou sistema poltico) o conjunto de instituies polticas por meio das quais um Estado se organiza a fim de exercer o seu poder sobre a sociedade. Cabe notar que esta definio vlida mesmo que o governo seja considerado ilegtimo. Tais instituies tm por objetivo regular a disputa pelo poder poltico e o seu respectivo exerccio, inclusive o relacionamento entre aqueles que o detm (a autoridade) com os demais membros da sociedade (os administrados). A forma de governo adotada por um Estado no deve ser confundida com a forma de Estado (unitria ou federal) nem com seu sistema de governo (presidencialismo, parlamentarismo, dentre outros).

SOCIEDADE: Uma sociedade um


grupo de indivduos que formam um sistema semi-aberto, no qual a maior parte das interaes feita com outros indivduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma sociedade uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada. A origem da palavra sociedade vem do latim societas, uma "associao amistosa com outros". Societas derivado de socius, que significa "companheiro", e assim o significado de sociedade intimamente relacionado quilo que social. Est implcito no significado de sociedade que seus membros compartilham interesse ou preocupao mtuas sobre um objetivo comum. Como tal, sociedade muitas vezes usado como sinnimo para o coletivo de cidados de um pas governados por instituies nacionais que lidam com o bem-estar cvico

Dois vocbulos gregos so empregados para compor as palavras que designam os regimes polticos: arche o que est frente, o que tem comando e kratos o poder ou autoridade suprema. As palavras compostas com arche (arquia) designam quantos esto no comando. As compostas com kratos (cracia) designam quem est no poder.

monarquia ou governo de um s (monas),

Quantos
(arquia)

oligarquia ou governo de alguns (oligos), anarquia ou governo de ningum (ana).


poliarquia ou governo de muitos (polos)

democracia (poder do povo)xv.

Quem (cracia)

autocracia (poder de uma pessoa reconhecida como rei),

aristocracia (poder dos melhores),

FUNDAMENTAO
P. CLSSICO

histrica

Plato e "A Repblica" Plato (427-347 a.C.) foi o primeiro a estudar a sob uma perspectiva "cientfica". Ele percebia que a polis estava "contaminada" pelas idias dos sofistas, e buscou uma maneira de "cur-la" desse mal, atravs da racionalidade. Em seu livro A Repblica, Plato desenvolveu seu pensamento poltico, atravs da descrio do que seria, em sua concepo, a forma ideal de governo. Para Plato, a educao era a base da vida social, e sua importncia era to grande, que deveria ser assumida exclusivamente pelo Estado. Atravs da educao, cada homem poderia desenvolver suas aptides, e os que chegassem a se tornar filsofos (esse seria o mais alto grau de racionalidade atingvel), seriam incumbidos do governo do Estado. Plato no desejava restaurar nenhum sistema poltico. A experincia havia mostrado que, nem a oligarquia, nem a monarquia, nem a democracia funcionavam bem ("funcionar bem", para Plato, significava "ser justo"). O que Plato pretendia era, em verdade, criar uma forma de governo perfeita, baseada exclusivamente na racionalidade. O grande equvoco de Plato foi imaginar que os filsofos, por supostamente terem o domnio da razo, no fossem capazes de cometer injustias. Seu projeto poltico jamais foi posta em prtica.

Aristteles (384-322 a.C.)


tido como o mais erudito e sbio dos filsofos gregos. Familiarizou-se com todo o desenvolvimento do pensamento grego anterior a ele. Em seu livro , Aristteles intentou reaproximar o exerccio da ao exerccio da tica, na busca de restaurar a moral grega, conspurcada pela sofstica, ainda em voga naquele momento. Para Aristteles, o grande objetivo da vida do homem era ser feliz; para isso, deveria desenvolver suas aptides. A natureza, tal qual era, no permitia que um homem isolado se desenvolvesse plenamente. Por essa razo, os homens se uniam para a realizao de um bem maior e mais importante: a constituio e manuteno da polis. Esse fenmeno, segundo Aristteles, acontecia naturalmente, e o homem seria assim, naturalmente um "animal da cidade" (em grego, como visto acima, polis), ou seja, o homem seria, por natureza, um animal poltico. Assim, para Aristteles, o interesse coletivo deveria necessariamente ser mais importante que o interesse particular. Assim conclui, verbis: Fica evidente, portanto, que a cidade participa das coisas da natureza, que o homem um animal poltico, por natureza, que deve viver em sociedade, e que aquele que, por instinto (...) deixa de participar de uma cidade, (...) merecedor, segundo Homero, da cruel censura de um sem-famlia, sem leis, sem lar (...).

VIRTUDE

DEMOCRACIA
MEDIANIA

O papel da Igreja Catlica no pensamento poltico medieval Ao longo de quase toda a idade mdia, todo o pensamento poltico do mundo ocidental esteve cerceado pela ideologia moralista da Igreja Catlica. Dessa forma, toda a produo terica acerca da buscava a formulao de um sistema de governo calcado na moral crist. Santo Agostinho (354-430), escreveu o livro A Cidade de Deus, em que afirmava que a cidade humana era essencialmente imperfeita, e que aqueles que vivessem em conformidade com os preceitos cristos habitariam, aps a morte, na Cidade de Deus, onde tudo era justo e perfeito. So Thomas Morus (1477-1535), em seu livro Utopia (1516), apresentou um modelo de sociedade ideal, onde havia justia e igualdade para todos os cidados, uma vez que viviam, naquela sociedade, de acordo com a "Santa F Catlica". Morus, catlico, foi contra a instalao da Igreja Anglicana por Henrique VIII, o que diminuiria na Inglaterra, como de fato diminuiu, o poder do Papa.

P. MODERNO
Como surgiram as primeiras sociedades? Como poder-se-ia justificar e legitimar o poder do Estado sobre os indivduos?
Foram famlias que cresceram e formaram os primeiros agrupamentos humanos, que mais tarde deram origem s vilas e, posteriormente s cidades? Qual o fundamento que explica o surgimento do Estado e, conseqentemente, por qu as pessoas devem obedecer s ordens emanadas no mbito do Estado?

O Estado antecedeu a sociedade, ou a sociedade veio antes do Estado?

CONTRATUALISMO

Para os contratualistas, a sociedade antecedeu o Estado. Primeiramente, os indivduos se uniram em grupos, que eram a princpio desorganizados do ponto de vista do poder poltico, e onde imperava, diante da ausncia de uma autoridade geral e de regras de convivncia, a lei do mais forte. Nesse momento, ao surgir um conflito de interesses entre dois ou mais indivduos, satisfaria sua pretenso aquele que fosse forte o suficiente para subjugar os demais. A esse estgio, os contratualistas chamam de estado de natureza. Vive a, o homem, em estado de absoluta natureza, em que predomina a fora, e a violncia a nica forma de soluo de conflitos. O estado de natureza caracteriza-se pela insegurana, pela incerteza e pelo medo.

Os contratualistas pregavam que, em determinado momento, desejando os homens instaurar a segurana e a paz social, reuniram-se todos e celebraram um contrato, a que chamaram de contrato social, ou pacto social. Atravs desse contrato, todos concordaram em abrir mo de parte ou de toda sua liberdade, transferindo-a para um soberano, que teria por incumbncia organizar a sociedade e manter a paz, solucionando os conflitos, diminuindo assim as desigualdades relacionadas fora fsica.

Thomas Hobbes (1588-1679)


O homem era naturalmente mau, mesquinho, invejoso e egosta. Seu grande objetivo na vida era obter mais vantagens do que os outros. Assim, segundo Hobbes, vivendo no estado de natureza, a humanidade tendia a viver sempre em conflito, guerras e disputas entre si. Dessa forma, seria difcil para o homem preservar seu bem maior a vida, uma vez que, por exemplo, mesmo os mais fortes so vulnerveis quando dormem. Para acabar com esse clima de "guerra eterna", os homens se reuniram e celebraram um pacto social, atravs do qual abdicavam de parte de sua liberdade, em favor do soberano, que passaria a ter plenos poderes para organizar a sociedade e dirimir os conflitos, impondo aos indivduos a sua deciso. Hobbes foi, dessa forma, um ferrenho defensor do absolutismo. Para ele, apenas dispondo de plenos poderes (j que fora o nico a no participar do pacto), o soberano poderia manter a paz e a ordem na sociedade. Poderia, se julgasse necessrio, matar, mentir, no manter a palavra empenhada, etc., sem dever quaisquer satisfaes a quem quer que fosse.

John Locke (1632-1704)


A importncia de John Locke para o desenvolvimento do pensamento poltico ocidental parece no ter, primeira vista, tanto relevo. O que chama a ateno, em verdade, o fato de Locke haver representado, talvez pela primeira vez, o ideal poltico de uma classe, naquele momento em franca ascenso no cenrio poltico e econmico europeu: a burguesia. Locke, avesso ao ideal poltico hobbesiano, foi o defensor por excelncia da manuteno do poder poltico do Parlamento ingls, em contraposio ao absolutismo do rei. semelhana de Hobbes, Locke foi um contratualista. Este, porm, preconizava que o pacto social tinha por fim a proteo da propriedade privada pelo Estado. Locke acreditava que cabia ao Estado proteger a propriedade privada, a ordem e a paz, e que, na medida em que no o estivesse fazendo a contento, seria perfeitamente possvel e lcito desfazer o pacto, j que o mesmo no cumpria sua finalidade.

Rousseau (1712-1778)
Seu pensamento influenciou toda a gerao posterior de poetas, romancistas e contistas. Seu ideal poltico serviu de mote para a Revoluo Francesa de 1789. Rousseau tambm foi um contratualista. Porm, ao contrrio de Hobbes, acreditava que o homem era essencialmente bom: vivendo no "estado de natureza", no era capaz de fazer o mal, exceto para se defender; sendo tudo acessvel a todos, no havia motivo para disputas interpessoais. Tudo comeou a dar errado, segundo Rousseau, quando surgiu a propriedade privada. Sobre como isso se deu, afirma ele:

O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acredit-lo. Quantos crimes, guerras, assassnios, misrias e horrores no pouparia ao gnero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: "Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos so de todos e que a terra no pertence a ningum!"

Portanto, para Rousseau, os homens seriam naturalmente bons, e seria a sociedade a lhes corromper. Para o iluminista suo, o estado de natureza seria, portanto, melhor do que a sociedade civil. No sendo, entretanto, possvel voltar ao estado de natureza, busca desenvolver um sistema poltico que minore as diferenas entre os homens, criadas pela sociedade civil. Rousseau se referia, principalmente, ao falar em "diferenas", da propriedade privada, para ele, a me e rainha de todas as misrias humanas. Os homens, assim, na concepo rousseauniana, firmaram um pacto, o contrato social, segundo o qual todos governariam juntos, em prol do bem comum. Rousseau pregava, portanto, que o Estado existia no para defender interesses particulares, e sim para defender a "vontade geral". Isso foi to enfatizado por Rousseau, que ele chamou a vontade geral, ou seja, a opinio comum de todos os cidados de "soberano". Ao contrrio de Hobbes, por exemplo, para quem soberano era o rei.

Nicolau Maquiavel nasceu em Florena, em 3 de maio de 1469, sendo o terceiro dos quatro filhos (dois homens, duas mulheres) de Bernardo Machiavelli e Bartolomeu Nelli. Pertencia a uma famlia tradicional, que no chegava a ser abastada, com pelo menos dois sculos de existncia em Florena. Seu pai era advogado e tambm estudioso em humanidades, influenciado pelos ventos da Renascena que h tempos sopravam na Itlia. Bernardo Machiavelli se empenhou para proporcionar ao pequeno Nicolau uma educao dentro dos melhores padres de seu tempo. Todo esse cenrio grandiloqente pode ser resumido em apenas uma palavra: TRANSIO. As mudanas de instituies e de valores em uma velocidade alucinante, em um ritmo nunca vivido antes pela civilizao ocidental crist, caracterizam uma situao verdadeiramente revolucionria.

O Prncipe
Nicolau Maquiavel (1469 1527)

Sua obra mais famosa, O Prncipe, escrita de 1513 a 1516, foi publicada postumamente, em 1532.A obra reflete seus conhecimentos da arte poltica dos antigos, bem como dos estadistas de seu tempo, e expressa claramente a mentalidade da poca. Formulando uma srie de conselhos ao prncipe, o autor exps uma norma de ao autoritria, no interesse do Estado. Deste modo, Maquiavel ilustrou a poltica renascentista de constituio de Estados fortes, com a superao da fragmentao do poder, que caracterizara a idade mdia.

O autor inicia com uma breve dedicatria do livro ao "Magnfico Loureno de Mdicis". Em seguida, comea a tratar de um assunto se estende por grande parte da obra: os principados.

Vale ressaltar a definio de Estado segundo Maquiavel:"...todos os governos que tiveram e tm autoridade sobre os homens...e so ou repblicas ou principados..."(cap. I).Em seguida, o autor prope-se a examin-los com profundidade, de acordo com suas caractersticas, inicialmente os hereditrios e os mistos. Sobre estes, interessante ressaltar de sua anlise que estes so os menos tangveis de dominao por parte de um usurpador qualquer e tambm os de maior capacidade de conservao de poder, devido a fora existente no comando de um prncipe de uma linhagem de comando j tradicional. A respeito dos principados mistos, pode-se dizer que sejam um desdobramento, uma continuao, de um Estado j existente, "...Estados, que conquistados, so anexados a um Estado antigo..."(cap. III, nmero 3).

Na questo das leis, o autor dedica um captulo da obra para tratar apenas desse assunto, apontando a maneira com que se deve governar as cidades ou principados que, antes da conquista, tinham leis prprias. A partir da, o autor inicia a utilizao de diversos exemplos para ilustrar as caractersticas que prope a descrever. Neste caso dos principados mistos, um nome bastante comentado o de Lus XII.

"Os principados conquistados com as prprias armas e qualidades pessoais"(cap. VI)

Como os principados foram conquistados?

"Os principados conquistados com as armas e virtudes de outrem"(cap. VII)

os que conquistaram o principado com malvadez"(cap. VIII), tratado o fato de se atingir o principado atravs de "...atos maus ou nefandos..."

Algumas Peculiaridades da Obra


1-Vale destacar a forma que Maquiavel prope da maneira como devem discorrer as injrias ao povo, segundo ele "...todas de uma s vez, para que, durando pouco tempo, marquem menos..."
2-Tambm interessante a maneira com que os benefcios ao povo devem ser proporcionados:"...pouco a pouco, para serem melhor saboreados..."

3- O autor na segunda parte da obra discorre sobre as milcias e exrcitos, os quais afirma serem as bases principais de sustentao do poder, ao lado de boas leis, e ambos tm uma forte ligao entre si. A respeito dos tipos de milcias, podem ser de quatro tipos: prprias, mercenrias, auxiliares ou mistas.
4- Sobre os deveres do prncipe para com seus exrcitos, Maquiavel afirma que a arte da guerra deve ser sempre exercitada, tanto com aes como mentalmente, para que o Estado esteja sempre preparado para uma emergncia inesperada e, tambm, para que seus soldados o estimem e possam ser de confiana.

Algumas Peculiaridades da Obra


5- Depois da discusso das milcias, Maquiavel inicia a terceira e ltima parte de sua obra: a discusso sobre como devem ser as caractersticas da personalidade dos prncipes, inicialmente pelas quais so louvados ou vituperados.
6- Mas a questo a qual o autor mais se atm que o prncipe deve evitar de todas as maneiras adquirir duas das virtudes: o dio e o desprezo de seus sditos. 7-Dentre as qualidades apontadas esto a generosidade, que deve se balanceada pela parcimnia, a economia. O prncipe deve ser generoso, mas no muito, pois pode-se adquirir m fama entre aqueles que no forem beneficiados por esta generosidade, alm de atentar para o detalhe de que geralmente, quando algum ganha, outros perdem, e isso pode gerar o dio ao prncipe, o que deve ser evitado a qualquer custo. 8- Ser temido ou amado. Na impossibilidade de reunir ambas caractersticas, ou de ter que renunciar a um deles, melhor ser temido, pois trair a algum a quem se teme bem mais difcil do que a quem se ama.

Algumas Peculiaridades da Obra


9- Um ponto de destaque no que diz respeito a postura do prncipe para com seus exrcitos: no deve se importar com a fama de cruel para com eles pois "...Sem esta fama, nunca se mantm um exrcito unido nem disposto a qualquer combate..."(cap. XVII, no. 4).

10- Quanto a palavra do prncipe, afirma que este deve procurar mant-la mas, quanto isto no for possvel, deve-se usar artifcios para "...confundir a mente dos homens..."(cap. XVIII, no. 1). Segundo Maquiavel, o "...prncipe prudente no pode, nem deve, manter a palavra dada, quando lhe for prejudicial"(cap. XVIII, no. 3).

11- O captulo mais extenso da obra discute "Como evitar o desprezo e o dio". O dio surge quando se perdem bens e honra, pois assim os sditos passam a viver insatisfeitos. J o desprezo surge quando o prncipe considerado volvel, superficial, efeminado, pusilnime, indeciso, caractersticas que ele deve evitar a qualquer custo.

Algumas Peculiaridades da Obra


12- Tambm se faz necessrio destacar a necessidade de se agradar tanto ao povo como aos nobres, porque conspiraes podem surgir de qualquer um dos lados. E para isso, no so necessrias apenas boas aes, mas tambm as ms, pois para agradar um grupo podem ser necessrias aes corruptas, negativas, benficas partindo-se do princpio de agradar os sditos. 13- Maquiavel escreve mais diversas consideraes, que poderiam ser considerados apndices, a respeito de diversos assuntos que cercam o prncipe. Entre eles, esto consideraes sobre a utilidade de fortalezas e outras coisas cotidianas, secretrios, aduladores, influncias da fortuna sobre os homens e respeito da Itlia. 14-Sobre os secretrios, so de difcil escolha. Os de melhor carter so os que pensam sobretudo no prncipe, sem procurar til para si prprio em todas as aes que comete. Aduladores:"...Os homens...com dificuldade, defendemse desta peste..."(cap. XXIII, no. 1).Evita-se as adulaes fazendo com que os homens compreendam que no se ofende ao prncipe se dizerem a verdade respeito do que lhes for perguntado. No tocante da fortuna, se ela "...muda e os homens obstinam-se em suas atitudes, estes tero sucesso enquanto os dois elementos estiverem de acordo e, quando discordarem, eles fracassaro..."(cap. XXV, no. 9).

Karl Marx
Materialismo e Comunismo

A tarefa principal da filosofia a servio da histria o de desmascarar a alienao do homem.

Na religio: Quando a sociedade classista probe o desenvolvimento e a realizao de sua humanidade, os homens alienam seu ser projetando-o em um Deus imaginrio: a religio o pio do povo

e, antes ainda, no trabalho: o trabalho externo ao operrio, apenas um meio para satisfazer necessidades estranhas, e o operrio torna-se tanto mais pobre quanto maior a riqueza que produz

Materialismo Histrico: No a conscincia dos homens que


determina seu ser, mas ao contrrio, seu ser social que determina sua conscincia. A verdadeira histria a dos indivduos reais, de sua ao para transformar a natureza e de suas condies materiais. Uma constante Luta de Classes

A estrutura econmica (o modo de produo da vida material condiciona em geral)

A estrutura ideolgica (o processo social, poltico e espiritual da vida direito, moral, filosofia, arte, religio)

O materialismo histrico tambm MATERIALISMO DIALTICO: todo momento histrico gera em seu seio a contradio entre opressores e oprimidos, contradio em que o resultado inevitvel pouco a pouco a superao do estado de coisas existente. A histria de toda sociedade sempre histria de luta entre classes, e a poca atual mostra o antagonismo fundamental entre:

A burguesia, classe dos modernos capitalistas: surgida de dentro da sociedade feudal, era sua contradio e a superou. O capitalista.

o proletariado, classe dos assalariados modernos: para viver so reduzidos a vender sua fora de trabalho mas destinam-se a substituir a burguesia no poder.

Investe dinheiro (D): a) Capital constante

b) Capital varivel

para a aquisio de mercadoria (M): meios produtivos e matrias primas fora de trabalho

A fora de trabalho do proletariado vendida ao capitalista em troca do salrio contribui para determinar

O VALOR DE TROCA da mercadoria da qual vem o proveito em dinheiro (D):

D M D , de onde D>D
(formula geral do processo de produo capitalista)

Portanto, a MAIS-VALIA: isto , a diferena entre valor de troca da mercadoria e o salrio pago pelo capitalista ao operrio.

A mais-valia reinvestida pelo capitalista para no sucumbir concorrncia, e assim se geram a tendncia ao monoplio e a centralizao dos meios de produo

Vai crescendo a rebelio da classe operria, que aumenta sempre mais e est unida e organizada no sentido da socializao do trabalho

Disso tudo derivaro inevitavelmente a exploso da revoluo operria e, depois de uma primeira fase de ditadura do proletariado, o advento do comunismo:

Sociedade sem propriedade privada e, portanto, sem classes e sem Estado

Na realidade, Marx pensava que abolida a propriedade privada, o poder poltico se reduziria gradualmente, at se extinguir, porque o poder poltico nada mais seria que a violncia organizada de uma classe para a opresso da outra. Isso no entanto, no se realizar de imediato. O que logo teremos ser a ditadura do proletariado, que usar seu domnio para concentrar todos os instrumentos de produo nas mos do Estado, isto , do proletariado organizado como classe dominante. Isso, obviamente, poder ocorrer atravs de intervenes despticas que, nas diversas situaes, levaro a procedimentos como os seguintes: 1- expropriao da propriedade fundiria e emprego da renda fundiria para as despesas do Estado; 2- impostos fortemente progressivos; 3- abolio do direito de sucesso; 4- confisco da propriedade de todos os emigrados e rebeldes; 5- concentrao do crdito nas mos do Estado, mediante um banco nacional com capital do Estado e monoplio exclusivo; 6- obrigao de trabalho igual para todos; 7- diminuir os antagonismos em cidade e campo. 8- Instruo pblica e gratuita de todas as crianas.

Michel Foucault (1926-1984)


A sociedade moderna apresenta uma nova organizao do poder. O Poder no se concentra apenas no setor poltico e nas suas formas de represso, pois est disseminado pelos vrios mbitos da vida social.

MACROPODERES

Microdopoderes

Por dominao eu no entendo o fato de uma dominao global de um sobre os outros, ou de um grupo sobre o outro, mas as multiplas formas de dominao que se podem exercer na sociedade.

O objetivo de Foucault, como filsofo, foi de colocar mostra estruturas veladas de poder tendo por inspirao Nietzsche.
Vivemos em uma sociedade que em grande parte marcha ao compasso da verdade ou seja, que produz e faz circular discursos que funcionam como verdade, que passam por tal e que detm, por esse motivo, poderes especficos

preciso cessar de sempre descrever os efeitos do poder em termos negativos ele exclui, reprime, recalca, censura, discrimina, mascara, esconde. Na verdade o poder produz: produz o real, domnio de objeto e rituais de verdade.

Sociedade Disciplinar:
-Prticas de vigilncia e punio -Poder no Saber atinge o corpo, comportamento e os sentimentos.

John Stuart Mill (1806-1873)

-Economista ingls, de forte influncia liberal; -Representante do positivismo psicolgico; nega a possibilidade de uma verdade universal e absoluta;

-Terico Utilitarista: defende a idia de que o bem e o mal se seriam relativos ao momento experimentado pelo homem, tornando a utilidade o principal critrio para a definio do comportamento a ser seguido pelo individuo.

-A liberdade consistiria no direito de escolher a sua forma de vida, devendo para tal superar obstculos impostos tanto pelo Estado quanto pela opinio coletiva.

A liberdade da Vontade Humana a capacidade de agir sobre as causas das aes


O princpio tico supremo o UTILITARISMO, ou princpio da mxima felicidade: As aes so justas medida que tendem a promover a felicidade; so injustas, medida que tendem a produzir o contrrio da felicidade

concilivel com as cincias da natureza humana (psicologia) as quais versam sobre a necessidade no mecnica nem imodificvel

A Liberdade Civil a maior liberdade possvel de cada um para o bemestar de todos e implica: a) Liberdade de pensamento, religio, expresso

b) Liberdade dos gostos, de projetar nossa vida segundo nosso carter


c) Liberdade de associao

Hannah Arendt
14/10/1906, Linden, Alemanha 4/12/1975, Nova York, Estados Unidos

Conhecida como a pensadora da liberdade, Hannah Arendt viveu as grandes transformaes do poder poltico do sculo 20. Estudou a formao dos regimes autoritrios (totalitrios) instalados nesse perodo - o nazismo e o comunismo - e defendeu os direitos individuais e a famlia, contra as "sociedades de massas" e os crimes contra a pessoa.

Embora fosse de famlia hebraica, no teve a educao religiosa tradicional judia e sempre professou sua f em Deus de forma livre e noconvencional. importante saber desse aspecto porque Hannah dedicou toda sua vida a compreender o destino do povo judeu perseguido por Hitler. Foi aluna do filsofo Heidegger - com quem teve um relacionamento amoroso - na universidade alem de Marburgo, e formou-se em filosofia em Heidelberg.

-Exilada, ficou sem direitos polticos at 1951, quando conseguiu a cidadania norte-americana. Ento comeou realmente sua carreira acadmica, que duraria at sua morte. - Combateu com toda a alma os regimes totalitrios e condenou-os em seus livros "Eichmann em Jerusalm" e "As origens do totalitarismo". Estuda a formao do conceito da "banalidade do mal".

Em A Condio Humana, Hannah Arendt define o labor como atividade inerente ao corpo humano no que tange exigncia de manter-se vivo2. O labor a condio de vida comum a homens e a animais sujeitos necessidade de prover a prpria subsistncia. Da a denominao de animal laborans para o homem enquanto ser que labora para prover a sua prpria subsistncia, comumente utilizada na Antiguidade Clssica para nomear a categoria dos escravos.

- Arendt, a terica do inconformismo, tambm defendeu os direitos dos trabalhadores, a desobedincia civil e atuou contra a Guerra do Vietn (1961-1975).

J o trabalho a atividade correspondente criao de coisas artificiais, diferentes do ambiente natural e que transcendem s vidas individuais. Ao construtor do mundo foi dado o nome de homo faber.
Em A Condio Humana, ainda, apresentada a definio de ao: Atividade exercida entre homens, independentemente da produo de coisas ou da manuteno da vida, devido ao fato de que os homens e o homem vivem na terra e habitam o mundo5. Existente a ao porque a pluralidade humana a condio de existncia do homem sobre a terra: somos seres racionais igualmente humanos, mas cada qual apresenta diferenas e variaes em seus caracteres individuais e para que se reflitam essas diferenas necessitamos da constante presena e continuado dilogo com os Outros.

Vous aimerez peut-être aussi