Vous êtes sur la page 1sur 12

Aprendizagem por habituao

Quando desenvolvemos um hbito ,aumenta a tendncia para o cumprir(pensemos no hbito de fumar). A habituao, pelo contrrio corresponde a uma diminuio da tendncia para responder a um certo estmulo(quando se fumava em todo o lado,muitos no fumadores desenvolveram a tendncia a ignorar o cheiro do tabaco). Habituao significa aprender a ignorar: aprendemos a ignorar os estmulos conhecidos, no portadores de informao nova,o que aumenta a nossa capacidade de adaptao a outras aprendizagens que possam surgir.

Aprendizagem por condicionamento clssico


a aprendizagem defendida por Ivan Pavlov segundo a qual a aprendizagem resulta de associaes entre estmulos e respostas. Estmulo: Qualquer elemento que produz efeito sobre o organismo, provoca uma reao, uma alterao no comportamento. Resposta: qualquer atividade do organismo que se segue a um estmulo. Pode ser um movimento, uma secreo glandular, um pensamento, uma emoo,

Antes do condicionamento, o estmulo neutro- a campanhano causa resposta de salivao.

Aps repetidos emparelhamentos com o estmulo incondicionado- a carne que normalmente provoca a resposta salivar- o estmulo neutro torna-se condicionado, ou seja, suscita a mesma resposta que o estmulo incondicionado.
A essa resposta chama-se resposta condicionada: condicionada pelos sucessivos emparelhamentos do estmulo da campanha com a carne.

Consequentemente, a campanha desencadeia, por aparecer sempre associada ao estmulo carne, a mesma resposta que esta.

Psicologia 10 Ano| Marcos Histricos da Psicologia| Professora Lurdes Sousa

O "inteligente Hans"
era um cavalo que, no princpio do sculo XX, espantou o pblico dos espectculos promovidos pelo seu dono: que o cavalo mostrava-se capaz de realizar operaes aritmticas simples. Por exemplo, as parcelas de uma adio eram escritas num cartaz de forma a que o cavalo as visse e ele batia ento com os cascos no cho o nmero de vezes equivalente soma correcta. Testes realizados mostraram que o cavalo s dava a resposta certa quando o observador do exerccio sabia a resposta. Compreendeu-se assim que o cavalo detectava indicaes involuntrias do observador (reaces faciais mnimas, por exemplo) quando atingia o nmero correcto. O Hans era de facto esperto, mas no por saber aritmtica: antes por ser capaz de detectar pistas fornecidas involuntariamente pelo comportamento dos humanos, tendo aprendido que isso equivalia a uma recompensa

CONDICIONAMENTO OPERANTE
O condicionamento operante, tambm designado condicionamento instrumental, envolve o uso de recompensas e punies para mudar o comportamento

PRINCIPAIS CONCEITOS
ESTMULO-qualquer acontecimento, externo ou interno a um organismo, susceptvel de ser captado pelos seus receptores e de levar a uma reaco RESPOSTA-unidade de comportamento sob controlo de um ou mais estmulos REFORO - qualquer acontecimento (estmulo) que segue uma resposta e aumenta a probabilidade dessa resposta ocorrer, na mesma situao PUNIO-ocorrncia de um estmulo nocivo ou aversivo, aps uma resposta EXTINO-processo de diminuio da frequncia de ocorrncia de uma resposta, por supresso do reforo que a mantinha

TIPOS DE REFORO
Os reforos positivos - consequncias agradveis (ex:elogio, sorriso, comida, ateno, um abrao. De todas as vezes que ocorre um deles, a criana tentar repetir aquilo que produziu a coisa agradvel.

O reforo negativo-acontecimento desagradvel que, quando removido, tende a fortalecer o comportamento que possibilitou a sua remoo. (ex: me repreende filha quando ela faz desenhos nas paredes, se deixar de riscar a me deixar de ralhar parar de desenhar fortalecido pela ausncia da reprimenda.)

PUNIO.
reforo negativo
Enquanto o reforo negativo fortalece o comportamento pela sua remoo, uma punio visa enfraquecer algum comportamento atravs da sua aplicao.
EX: um pai bate num filho, depois de ele ter entornado um copo de leite; Um pai suspende a mesada da filha por ela ter chegado a casa fora de horas.

Objetivo: ao aplicar uma punio tem esperana de que no repitam os comportamentos indesejveis.

Vous aimerez peut-être aussi