Vous êtes sur la page 1sur 21

*

*Aline Lima *Antnia Kamilla *Caroline Milhomem *Caroline Oliveira *Gervictor Andrew *Hrica Patrcia *Luana Lopes *Nelma Cavalcante

O presente trabalho tem a finalidade de enfocar a influncia significativa dos fatores emocionais sobre sintomas fsicos, o que pode levar a diferentes distrbios psicossomticos...

* Alm disso, conheceremos ainda, de forma

breve, a reao dos pacientes frente dor, uma vez que este sinal possa ou no estar relacionado personalidade.

*Os fatores emocionais so responsveis por

diversas enfermidades que acometem um indivduo, alm de possurem a capacidade de produzir distrbios funcionais e sintomas fsicos quando no existe nenhuma molstia orgnica.

Pacientes portadores de sintomas somticos,

Pacientes com Sintomas causados por fatores emocionais,

Pacientes portadores de enfermidades intimamente relacionadas com distrbios do sistema autonmico.

* As doenas psicossomticas geralmente

envolvem os sistemas endcrino e autnomo; muitas patologias respondem a uma simples tranquilizao e explicao de que no existe nenhuma doena orgnica.

* Muitas vezes alguns pacientes tiram proveito de

sintomas fsicos, como no caso da dor que nem sempre compreendida pela equipe mdica e familiar do paciente, mesmo porque as reaes deste so, s vezes, exageradas ou prolongadas, tendo-se em vista evitar uma situao desagradvel ou temida. Entretanto, ainda somos notavelmente ignorantes sobre o mecanismo da dor, uma vez que as atitudes emocionais e experincias anteriores desempenham um papel importante na intensidade e no modo pelo qual um paciente sente tal dor e a ela reage.

Medo e ansiedade = Taquicardia, Palpitaes, falta de ar, sensao de mal-estar na regio do corao, receio de morrer e suores _ neurose cardaca.

Ansiedade e a depresso = Trombose coronria

O medo produz palidez; a mentira provoca rubor; e a ansiedade crnica frequentemente associada a uma pele suada e oleosa, podendo desenvolver acne e infeco.

Asma e rinite vasomotora so reaes a um misto de fatores alrgicos, constitucionais e psicolgicos. Na asma, apesar de poderem ser bvios, os fatores emocionais no so necessariamente sua causa principal.

As emoes afetam as membranas mucosas de diferentes modos: Sndrome da irritao intestinal Priso de ventre

Mulheres =

*
Perda de peso
Sintoma Secundrio: Distrbios psquicos

Amenorreia

Inanio

* uma molstia da sociedade atual que ocorre

apenas quando a disponibilidade do alimento garantida e a obesidade pode tambm existir.

* A perda de peso devido recusa a comer ou a


vmitos em excesso pode ocorrer em diferentes situaes psiquitricas. Porm, a diferenciao em anorexia se d mediante a observao de associada

* Na medida em que as inibies alimentares

comeam a relaxar, pode instalar-se uma voracidade compulsiva. Esta geralmente de curta durao, mas pode persistir durante anos e causar obesidade. Algumas pacientes que se recuperam, permanecem com personalidades vulnerveis, sempre monitorando moderadamente a alimentao e, consequentemente, o peso, tendendo ansiedade fbica, hipocondria e depresso reativa. Os estgios crnicos desse distrbio psicopatolgico so incomuns, de tratamento difcil e potencialmente perigosos.

HOSPITAL: Clorpromazina + insulinoterapia modificada

Associao com antiparkinsonianos

Perfeita compreenso dos receios da paciente, das compensaes secundrias e do ambiente familiar.

Drogas antidepressivas so s vezes aconselhveis depois que o peso foi recuperado.

Psicoterapia

Vous aimerez peut-être aussi