Vous êtes sur la page 1sur 15

DOS CRIMES CONTRA A PAZ PBLICA

ARTIGOS 286 A 288, CPB

Art. 286 - Incitar, publicamente, a prtica de crime: Pena - deteno, de trs a seis meses, ou multa. Objetivo: visa resguardar a paz pblica. Sujeito ativo: qualquer pessoa. Sujeito passivo: coletividade. Crime comum, exige-se que a conduta seja exigepraticada em pblico e na presena de um nmero elevado de pessoas. Estimula-se um grande nmero de pessoas a Estimulacometer determinada espcie de delito. Crime formal, cuja caracterizao dispensa a efetiva ocorrncia de crime por parte dos que receberam a mensagem. A tentativa admitida na forma escrita. Concurso material. Ao penal pblica incondicionada.

INCITAO AO CRIME

Art. 287 - Fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime: Pena - deteno, de trs a seis meses, ou multa. Objetivo: resguardar a paz pblica. Sujeito ativo: qualquer pessoa. Comete o crime quem enaltece fato criminoso ou o prprio autor de crime em funo do delito que cometeu. Sujeito passivo: coletividade. A apologia deve ser feita em pblico e atinja nmero indeterminado de pessoas. A consumao ocorre com a exaltao feita em pblico, sendo crime de mera conduta. Ao penal pblica incondicionada.

APOLOGIA DE CRIME OU CRIMINOSO

QUADRILHA OU BANDO
Art. 288 - Associarem-se mais de trs Associarempessoas, em quadrilha ou bando, para o fim de cometer crimes: Pena - recluso, de um a trs anos. Pargrafo nico - A pena aplica-se em aplicadobro, se a quadrilha ou bando armado.

Conceito: a associao ou reunio estvel ou permanente(no momentnea) de pelo menos quatro pessoas com o fim de cometer reiteradamente crimes. Deve haver um acordo de vontade (animus associativo)entre os (animus associativo)entre integrantes no sentido de juntarem seus esforos no cometimento dos crimes. Crime de concurso necessrio ou plurissubjetivo, plurissubjetivo, podendo haver menor ou pessoa no identificada. Sujeito ativo: qualquer pessoa (que entrar no grupo no momento da adeso ou depois de sua formao inicial). Sujeito passivo: coletividade.

As quadrilhas presas pela PF divididas por tipo de crime cometido




Operaes para combater o trfico nacional e internacional de drogas, armas e munies 1. guia 2. Planador 3. Trnsito Livre 4. Concha Branca 5. Tempestade no Oeste 6. Paz no Campo 7. Mamor 8. guia II 9. Petisco 10. Tentculos 11. Serraluz etc

QUADRILHA OU BANDO

Consumao: no momento em que se verifica a efetiva associao, independentemente da prtica de qualquer crime. Crime formal e permanente. Poder haver concurso material (quadrilha + infrao efetivamente praticada), mas apenas para o integrante que efetivamente praticou o delito. No caso de furtos, roubos, extorses, no se aplicam as qualificadoras de concurso de agentes, pois haveria o bis in idem. O STF tem posio contrria e entende que possvel a acumulao. Tentativa: inadmissvel. Ao penal pblica incondicionada.

QUADRILHA OU BANDO ARMADO Art.288, pargrafo nico: pena dobrada. Prevalece o entendimento de que basta um dos integrantes esteja armado (armas prprias ou imprprias). UNIO VISANDO A PRTICA DE CRIMES HEDIONDOS ou afins (Art.8, Lei 8072/90) pena do art.288 de 3 a 6 anos. concurso material.

ASSOCIAO AO TRFICO DE DROGAS (art.35, Lei n. 11343/2006 antigo art.14 da Lei n.6368/76): associao de duas ou mais pessoas para fins de praticar, reiteradamente ou no, qualquer dos crimes previstos no art.33, caput e 1 e 34 da lei. Pena: recluso de 3 a 10 anos e pagamento de multa. Art.36, Lei 11343/2006 (financiamento para o trfico prtica reiterada). Vigncia do dispositivo e a Lei dos Crimes Hediondos: questo preliminar polmica (art.35 da Lei n.11343/2006 ou art.8 da Lei n.8072/90?).

POSIO QUE PREVALECE NA DOUTRINA E JURISPRUDNCIA


 Em

caso de associao para o trfico, aplicaaplica-se o teor do artigo 35 da Lei n.11343/2006 + pena do art.8 da Lei n.8072/90 (3 a 6 anos).

CONCLUSO
a) Se a quadrilha visa a prtica de crimes comuns: art.288, CPB, com pena de recluso, de 1 a 3 anos. b) Se a quadrilha visa cometer crimes hediondos, tortura ou terrorismo: art.288, CPB, com pena de recluso de 3 a 6 anos (art.8, Lei n.8072/90). c) Se a quadrilha (com pelo menos duas pessoas) visa cometer crimes de trfico de drogas, estar drogas, tipificado o crime de associao no art.35 da Lei n.11343/2006, com pena recluso reduzida de 3 a 6 anos (prevista no art.8 da Lei n.8072/90).

* TRAIO BENFICA (Damsio de Jesus): Jesus): Art.8, par. nico, Lei n. 8072/90: beneficia o participante ou associado da quadrilha que possibilitar o desmantelamento reduo obrigatria da pena de 1/3 a 2/3. No caso de concurso material, a reduo da pena se aplica apenas ao crime de quadrilha.

CRIME ORGANIZADO OU ORGANIZAO CRIMINOSA


 No

h conceito em nossa legislao ver Lei n. 9034/95, alterada pela Lei n.10.217/2000, que regula os meios de prova e procedimentos investigatrios que versem sobre ilcitos decorrentes de aes criminosas por quadrilha ou bando ou associaes criminosas de qualquer tipo.

BIBLIOGRAFIA ADOTADA
   

CAPEZ, Fernando Curso de Direito Penal vol.3, Ed.Saraiva, SP; GRECO, Rogrio Curso de Direito Penal, vol.3, Ed.Impetus, NiteriEd.Impetus, Niteri-RJ; NUCCI, Guilherme de Souza Direito Penal Comentado, Ed.RT, SP. GONALVES, Victor Eduardo Rios Dos Crimes contra os costumes, vol.10, Sinopses Jurdicas, Ed.Saraiva, SP. Greco Filho, Vicente Lei de Drogas Anotada Ed.Saraiva, SP, 2007.

Vous aimerez peut-être aussi