Vous êtes sur la page 1sur 22

A

CIRCULAO FINANCEIRA

NO MUNDO ATUAL

1. C OMPONENTES BSICOS

Capital fsico recursos construdos (estradas, mquinas, portos, fbricas, fazendas, etc.

Capital humano refere-se a qualidade do trabalhador e depende dos investimentos em educao e pesquisa.
Capital financeiro poupana disponvel para gastos de investimentos na melhoria do capital fsico.

C OMPONENTES

Poupana interna: importantssima para que haja recursos para investimentos no capital fsico. - Pode ser privada ou estatal.

Poupana externa: Residentes ou instituies financeiras de outros pases emprestam parte de sua poupana para naes que necessitam de capital para investir. A entrada de capital externo no pas permite que ele faa gastos de investimentos maiores do que aqueles que a poupana interna permitiria.

ATIVOS

FINANCEIROS

Emprstimos

Aes

Bnus

Depsitos

J UROS

P OUPANA E INVESTIMENTOS

3. GLOBALIZAO E FINANAS

Na N.O.M. ocorre um aumento do comrcio, em especial dos investimentos estrangeiros diretos (IED), dos investimentos em carteira (Bolsas de Valores) e do comrcio de moedas (cmbio, determinado pelas remessas de dinheiro de um pas para outro). Transaes eletrnicas e outras operaes financeiras que fazem circular quase 3 trilhes de dlares/dia.

4. CRISES FINANCEIRAS

Crise do Mxico (Efeito Tequila dezembro de 1994)

Foi causada pela falta de reservas internacionais o que gerou uma grande desvalorizao da moeda nacional (o peso). A situao se agravou com a rpida retirada de dinheiro dos investidores estrangeiros e originou uma grande depresso econmica.

C RISE DA SIA (E FEITO D RAGO MAIO DE 1997)

Teve incio com um ataque especulativo sobre a moeda tailandesa (o bath), provocando desvalorizao das aes e da moeda, que logo se propagaram para outros pases da regio (Taiwan, Singapura, Hong Kong, Malsia, Filipinas e Indonsia).

C RISE DA R SSIA (E FEITO V ODKA 1998)

A crise asitica do ano anterior gerou escassez de crdito no mercado internacional, dificultando a rolagem da dvida externa russa. A situao se agravou com a queda do preo do petrleo, maior produto de exportao do pas. Sem novos emprstimos para pagar as dvidas de curto prazo, foi decretada a moratria e desvalorizao da moeda (o rublo).

C RISE DO B RASIL (E FEITO S AMBA 1999)

Sob influncia da crise asitica e da crise russa, o Brasil passou a ter dificuldades cambiais e fuga de capitais, o que provocou uma maxidesvalorizao da moeda (o real) e a adoo do cmbio flutuante.

C RISE DA BOLHA ESPECULATIVA NOS E STADOS U NIDOS ( MARO DE 2000)

Conhecida como a bolha das empresas pontocom, ocorreu devido ao acelerado crescimento do setor de informtica, associado expanso da internet, que supervalorizou as empresas de alta tecnologia da Bolsa de Valores NASDAQ. Em de maro de 2000 a NASDAQ chegou a seu pico (mais de 5.000 pontos), mas na verdade no havia mercado para tantas empresas e nem as melhores valiam tanto assim. A queda da bolsa tirou 5 trilhes de dlares do valor de mercado das empresas do setor e a NASDAQ at hoje no se recuperou, operando em torno de 2.000 pontos.

C RISE FINANCEIRA MUNDIAL ( SETEMBRO DE 2008)

A crise financeira iniciada no 4 trimestre de 2008 no surgiu repentinamente, de fatores casuais. Ela foi consequncia de vrios anos de desequilbrios entre as maiores economias mundiais, alm dos desarranjos internos de alguns desses pases. A origem dessa crise financeira est na formao da maior bolha de ativos da histria econmica (Ativos txicos). O estouro da crise iniciada nos Estados Unidos relaciona-se deteriorao da rea de crdito imobilirio, devido a problemas com o subprime (crditos de alto risco), e alastrou-se rapidamente para o setor bancrio. A crise provocou mudanas no cenrio poltico-econmico internacional.

5. INVESTIMENTO DE CARTEIRA E BOLSAS DE VALORES

O termo carteira de investimentos se refere aos investimentos em pases estrangeiros por meio da compra de aes e ttulos de valores.

Aes podem ser ordinrias ou preferenciais.

Em 2009 o PIB mundial foi de 65 trilhes de dlares e o valor negociado nas bolsas foi de 60.

6. REMESSAS DOS IMIGRANTES

7. INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS DIRETOS (IED)

realizado por empresas estrangeiras com o objetivo de controlar, ou pelo menos influenciar, a gesto das empresas onde realizam sua entrada. So maiores nos pases desenvolvidos, que apresentam queda na recepo de invest.

8. FUSES E AQUISIES

A crise financeira iniciada no final de 2008 foi muito intensa, reduzindo os gastos com F&A em cerca de 19%;
A maior parte dos investimentos era, e continua sendo, aplicada em pases ou regies desenvolvidas em especial na Europa e nos Estados Unidos; A sia oriental teve crescimento de sua parcela de investimentos graas ao dinamismo da economia da China; A sia meridional teve bom crescimento de sua parcela de investimentos graas ao dinamismo da economia da ndia; A instabilidade econmica da Europa Oriental reduziu bastante os investimentos nos pases em transio econmica; Embora o crescimento dos investimentos na frica tenha aumentado de forma impressionante (116%) deve-se considerar que seu volume muito pequeno e distribudo em um continente com dezenas de pases.

9. FUNDOS SOBERANOS

Organizao estatal uma forma de inserir uma empresas estatal na dinmica do SFI.

Os recursos dos fundos soberanos geralmente so usados para financiar as empresas nacionais com filiais no exterior ou para adquirir participaes em empresas estrangeiras.

PARASOS FISCAIS
Oferecem privilgios tributrios, tais como impostos reduzidos e, principalmente, sigilo bancrio. Ex. Bahamas e Sua.

Vous aimerez peut-être aussi