Vous êtes sur la page 1sur 14

Fabio

"Liderana" um tema que vem sendo discutido desde os mais remotos tempos pelo homem. Ser lder, formar lderes, parece ser um desafio constante do homem e das organizaes. Aqui vo alguns resultados de pesquisa feitas na Europa com mais de 500 executivos de todos os tipos de industria. Essa pesquisa muito interessante. Ela mostra coisas simples, objetivas e fornece conselhos teis para todos ns que desejamos vencer, alcanar o sucesso pessoal e profissional. Espero que a leitura atenta destas descobertas e seus comentrios possam trazer benefcios reais aos leitores.

DISPOSIO PARA TENTAR O QUE NO FOI TENTADO ANTES

Nenhum empregado deseja ser guiado por um administrador a quem falte coragem e autoconfiana. o estilo de liderana positiva aquele que ousa nas tarefas e se vale de oportunidade no tentadas anteriormente. Um Gerente de Vendas bem sucedido ir s ruas e vender junto com seus vendedores quando o mercado est difcil ou quando o pessoal de vendas encontrar-se sob extrema presso. Tal gerente sabe que se arrisca a tornar-se impopular. Contudo, ao liderar pelo exemplo, manter a motivao da equipe.

AUTO MOTIVAO O Gerente que no consegue se auto-motivar no tem a menor chance de ser capaz de motivar os outros.

UMA PERCEPO AGUDA DO QUE JUSTO Esta uma grande qualidade de um lder eficaz e a fim de ter o respeito da equipe, o gerente deve ser sensvel ao que direito e justo. O estilo de liderana segundo o qual todos so tratados de forma justa e igual sempre cria uma sensao de segurana. Isso extremamente construtivo e um grande fator de nivelamento.

PLANOS DEFINIDOS
O lder motivado sempre tem objetivos claros e definidos e planejou a realizao de seus objetivos. Ele planeja o trabalho e depois trabalha o seu plano coma participao de seus subordinados.

PERSEVERANA NAS DECISES


O gerente que vacila no processo decisrio mostra que no est certo de si mesmo, ao passo que um lder eficaz decide depois de ter feito suficientes consideraes preliminares sobre o problema. Ele considera mesmo a possibilidade de a deciso que est sendo tomada vir a se revelar errada. Muitas pessoas que tomam decises erram algumas vezes. Entretanto, isto no diminui o respeito que os seguidores tm por elas. Sejamos realistas: um gerente pode tomar decises certas, mas um lder eficaz decide e mostra sua convico e crena na deciso ao manter-se fiel a ela, sabendo, no entanto, reconhecer quando erra. Assim, seu pessoal tem fora para sustentar aquela deciso junto com o gerente.

O HBITO DE FAZER MAIS DO QUE AQUILO PELO QUAL SE PAGO

Um dos nus da liderana a disposio para fazer mais do que exigido do pessoal. O gerente que chega antes dos empregados e que deixa o servio depois deles um exemplo deste atributo de liderana.

UMA PERSONALIDADE POSITIVA

As pessoas respeitam tal qualidade. Ela inspira confiana e tambm constri e mantm uma equipe com entusiasmo.

EMPATIA
O lder de sucesso deve possuir a capacidade de colocar-se no lugar de seu pessoal, de ser capaz de ver o mundo pelo lado das outras pessoas. Ele no precisa concordar com essa viso, mas deve ser capaz de entender como as pessoas se sentem e compreender seus pontos de vista.

DOMNIO DOS DETALHES


O lder bem sucedido entende e executa cada detalhe do seu trabalho e, evidente, dispe de conhecimento e habilidade para dominar as responsabilidades inerentes sua posio.

DISPOSIO PARA ASSUMIR PLENA RESPONSABILIDADE


Outros nus da liderana assumir responsabilidade pelos erros de seus seguidores. Caso um subalterno cometa um erro, talvez por incompetncia, o lder deve considerar que foi ele quem falhou. Se o lder tentar mudar a direo dessa responsabilidade, no continuar liderando e dar insegurana a seus seguidores. O clich do lder : "A responsabilidade minha".

DUPLICAO
O lder de sucesso est sempre procurando maneiras de espelhar suas habilidades em outras pessoas. Dessa forma ele faz os outros evolurem e capaz de "estar em muitos lugares diferentes ao mesmo tempo". Talvez este seja um dos maiores atributos de um lder: ser capaz de desenvolver outros lideres. Pode-se julgar um lder pelo nmero de pessoas em que ele refletiu os seus talentos e fez evoluir.

UMA PROFUNDA CRENA EM SEUS PRINCPIOS


A expresso "A menos que batalhemos por alguma causa, nos deixaremos levar por qualquer causa" resume bem a importncia de ter-se uma causa pela qual valha a pena viver e trabalhar. Nada cuja aquisio tenha valor muito fcil. O lder de sucesso tem a determinao de atingir objetivos no importando os obstculos que surjam pelo caminho. Ele acredita no que est fazendo com a determinao de batalhar por sua realizao. Minha sugesto a de que voc leia uma, duas ou trs vezes cada um desses atributos e medite cada um deles luz de sua prpria realidade como um profissional que tem a funo de gerenciar, comandar, liderar pessoas. Detenha-se sobre cada um dos atributos e d a voc mesmo uma nota de zero a 10 em cada um deles, fazendo um propsito de autoaperfeioamento. Repita essa auto-avaliao semanalmente.

Vous aimerez peut-être aussi