Vous êtes sur la page 1sur 4

Para que o Ensino de Arte seja eficaz o professor precisa:

Incentivar mais o desenvolvimento das poticas* pessoais dos alunos.

Ter um repertrio de arte possibilitando a construo de pontes de conhecimento que liguem a produo artstica aos contextos histricos e sociais e s suas relaes com o mundo dos estudantes.
Definir as expectativas de aprendizagem e o ponto em que quer chegar com suas aulas de arte. Estabelecer conexes entre saberes, experincias e conhecimento para alm dos limites das matrias dos currculo.
*Poticas: trata-se da obra na sua fisicalidade prpria, todos os elementos utilizados na sua constituio e tambm dos seus mltiplos sentidos e significados. Obra em sua trajetria prpria. (CATTANI, 2007. p. 13)

Promover o acesso arte e cultura, problematizando a vida e o cotidiano dos alunos e da comunidade escolar. Vinculando seu ensino a questes e problemas que afetem a vida dos aprendizes e a temas emergentes, no para reproduzi-los, mas para rev-los e question-los. Ter registro e documentar seu processo de trabalho, para a anlise e a reflexo de sua prtica, explicitada por meio da descrio das atividades, tomadas de deciso, eventuais mudanas de percurso, acolhimento s contribuies vindas dos alunos e/ou membros da comunidade escolar, bem como das situaes de aprendizagem significativa. Documentar suas experincias de aprendizagem ajuda a ter memria e possibilita compartilhar com outros seus percursos. Ter a disposio de estabelecer trocas com seus pares e afastar-se do isolamento e da solido pedaggica atravs da internet, compartilhando seu trabalho com os demais.

Usar as tecnologias contemporneas para facilitar o indagar, o fazer, o perceber, e manter o intercmbio com outros, na medida em que permitem o acesso a referncias que se encontram em qualquer lugar do mundo e que possibilitam construir narrativas para dar conta dos processos de aprendizagem.

Adaptao e pesquisa:
BONANO, Mirca. Ptio Revista Pedaggica. Ano XIII Fev/Abr 2009, n. 49. p. 32-35 CATTANI, Icleia. Mestiagens na arte contempornea. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.

O aluno aprende melhor quando:


contextualiza o que aprende

se sente envolvido no que aprende

reflete sobre o que aprende e sobre as dificuldades enfrentadas


para aprender se surpreende com sua prpria aprendizagem

descobre o mundo em companhia de outros


se d conta de que a indagao o caminho a seguir e no o o lugar de destino

transfere o aprendido situaes novas


se d conta do que aprendeu e compartilha isso com os outros.
Adaptao do texto: HERNNDEZ, Fernando. Aps a Aventura, perseguindo uma utopia. In: Ptio Revista Pedaggica. Ano XIII Fev/Abr 2009, n. 49. p. 56-57.

Vous aimerez peut-être aussi