Vous êtes sur la page 1sur 48

Direito Civil Negcios Jurdicos

FATOS JURDICOS

O Fato um acontecimento, um evento (lato sensu).


Os fatos podem decorrer das foras da natureza (chuvas, terremotos p. ex.), Fatos Naturais Os fatos podem surgir em razo da ao humana (casamentos, compra e venda p. ex.). Atos Jurgenos

Direito Civil Negcios Jurdicos

FATOS JURDICOS Quando um fato (seja de origem natural ou produzido por ao humana) passa a ter relevncia jurdica, d-se o nome FATO JURDICO. Fato jurdico = Fato + relevncia para a ordem jurdica. Fatos Naturais Fatos jurdicos

Atos jurgenos
De acordo com o professor Marcos Bernardes de Melo, o que interessa para a ordem jurdica so os efeitos que esses fatos produzem, tanto na esfera pessoal quanto na esfera patrimonial.

Direito Civil Negcios Jurdicos

FATOS JURDICOS - Classificao


Fatos jurdicos

Fatos naturais

Atos jurgenos

Ordinrios

Extraordinrio

Atos jurdicos lato sensu

Atos ilcitos

Atos jurdicos stricto sensu

Negcios jurdicos

Contratos

Atos unilaterais

Casamento

Testamento

Direito Civil Negcios Jurdicos

Negcio Jurdicos - Classificao Os negcios fundam-se, basicamente, na "autonomia privada (existncia de um fato jurdico que vincula as partes nele inseridas por um objeto com carter de norma).
Assim que esses negcios jurdicos admitem a seguinte classificao: a) quanto existncia os atos so principais, quando existirem por si mesmos ou acessrios, quando subordinarem-se ou condicionarem-se a outro(s); b) quanto sua formalidade esses atos podem ser praticados sob uma forma solene ou no solene em virtude do que dispuser a lei; c) quanto ao seu contedo podem ser patrimoniais (reais ou obrigacionais), ou ainda extrapatrimoniais, quando indisponveis por exemplo; d) quanto ao tempo em que produzem seus efeitos os atos so classificados como atos "inter vivos" ou "mortis causa", conforme a declarao de vontade do agente se destine a produzir efeitos em vida ou depois de sua morte, respectivamente;

Direito Civil Negcios Jurdicos

e) quanto s vantagens que produz, onerosos ou gratuitos; f) quanto aos seus efeitos podem ser constitutivos ou declaratrios

g) quanto ao exerccio dos direitos temos os negcios jurdicos de disposio, ou simplesmente de administrao.
h) quanto manifestao da vontade das partes os atos podem ser unilaterais ou bilaterais e aqui convm observar:

Unilaterais - a declarao de vontade emana de uma pessoa, sempre na mesma direo, como a renncia e a desistncia.
Bilaterais - as declaraes de vontade so emanadas de uma ou mais pessoas, porm em sentidos "aparentemente" antagnicos como acontece nos contratos em geral; podem, ainda, ser subdivididos em simples ou sinalagmticos: atos bilaterais simples: so os que concedem vantagens a uma das partes e vantagens outra, como o contrato de depsito; atos bilaterais sinalagmticos: so recprocos, ou seja, concedem vantagens e nus reciprocamente, como o caso do contrato de locao.

Direito Civil Negcios Jurdicos

Interesse ao Direito, portanto, e no que diz respeito a esta matria, os efeitos produzidos pela prtica de ATOS NEGOCIAIS. Esses efeitos so:

MODIFICAR
ADQUIRIR EXTINGUIR DIREITOS

Aquisio de direitos
I. No mbito patrimonial dois so os modos de adquirir direitos: a) modo originrio: que nasce no momento em que o titular se apropria do bem de maneira diretasem suceder ningum por ato inter vivos ou causa mortis; b) modo derivado: quando, quer seja por ato inter vivos ou causa mortis algum sucede uma pessoa na titularidade daquele bem; onde a aquisio pode se dar de forma gratuita: quando no h contraprestao, como no caso da doao simples, ou na sucesso hereditria; ou onerosa: quando h contraprestao, como na compra e venda.

Direito Civil Negcios Jurdicos

II. Levando em conta o modo como se processa a aquisio pode ser: a) a ttulo universal: quando o adquirente substitui o antecessor na totalidade dos seus direitos e obrigaes; ou b) a ttulo singular: quando o adquirente substitui o antecessor em parte dos seus direitos e obrigaes. III. Quanto ao seu processo de formao os atos podem ser:

a) simples: se o fato gerador da relao consiste num s ato (Ex.: assinatura de um ttulo); e
b) complexos: se for necessria a intercorrncia simultnea ou sucessiva de mais de um fato ou ato, como por exemplo o usucapio.

Direito Civil Negcios Jurdicos

IV. Quanto aquisio o Cdigo civil diz que: a pessoa pode adquirir para si ou para outrem: como no caso da estipulao em favor de terceiros, nos contratos de seguro de vida dentre outros; os direitos podem ser adquiridos por ato do adquirente ou por intermdio de terceiros, possibilitando, por exemplo, que o absolutamente incapaz adquira bens ou direitos desde que representado, ou que aquele que capaz possa faz-lo por mandatrio,

Obs. certos "direitos" nascem independentemente de ato ou vontade do adquirente ou seu representante, como nos casos de avulso e de aluvio;
os direitos podem ser atuais, quando a partir de adquiridos j podem ser exercidos ou, futuros, cuja aquisio depende da ocorrncia de condio ou termo.

Direito Civil Negcios Jurdicos

Modificao de direitos Os direitos podem sofrer alteraes em seu contedo, objeto e at mesmo em seus titulares. Assim a modificao pode ser de duas ordens: a) modificao objetiva: relativa ao objeto ou ao contedo do direito, que pode ser: ! qualitativa: quando o contedo do direito se converte em outra espcie daquela convencionada ou ! quantitativa: quando sem a mudana do contedo ou qualidade do direito aumenta-se ou diminui-se o objeto. b) modificao subjetiva: relativa aos sujeitos, remete o pensar para os atos de transferncia de direitos patrimoniais ou no em razo de ato inter vivos ou causa mortis em que uma(s) - parte(s) sucede(m) outra(s) na titularidade de um direito. Vrias hiptese podem se enquadrar no presente caso: ! extino de usufruto simultneo em que os titulares vo se reduzindo;

! desdobramento de relao jurdica, cesso de crdito e etc...

Direito Civil Negcios Jurdicos

Extino de direitos
Os direitos se extinguem: quando ocorre o perecimento do objeto; quando houver alienao ou transferncia a outro titular; quando ocorrer a renncia; quando o titular abandona a coisa; quando ocorrer a morte do titular sem herdeiros ou cujo direito seja personalssimo; quando aniversariarem os respectivos prazos de prescrio e decadncia; quando houver confuso; quando ocorrer o implemento da condio resolutiva ou quando houver o termo final de sua durao; quando ocorrer a perempo ou quando surgir (por sentena ou no) direito incompatvel ou superveniente ao direito que atualmente exista por sobre algo exercido por algum. Em todos esses casos no renasce o direito!

Direito Civil Negcios Jurdicos

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DOS ATOS JURDICOS I. Elementos essenciais: a) Gerais: capacidade, objeto lcito e possvel e consentimento. Capacidade do agente: para que um ato seja considerado vlido necessrio que o agente tenha capacidade; por esse motivo, os relativamente incapazes so assistidos, e os absolutamente incapazes so representados. Na falta de representao o ato ser nulo (CC. art. 166, I), e na falta de assistncia, anulvel (CC. art. 171, I), como vimos.

Convm observar que, salvo os atos personalssimos, todos os demais podem ser praticados por representantes (CC. art. 116) e so trs as espcies de representao:
! legal: a quem a norma confere poderes para administrar bens alheios, como os pais, em relao aos bens dos filhos menores (CC. art. 115, 1 parte), tutores quanto aos pupilos (CC. art. 1747, I), e curadores pelos curatelados (CC. art. 1774) ! judicial: quando so nomeados pelo magistrado como o curador de herana jacente, o sndico, o inventariante, caso em que temos uma representao imprpria pois foge da noo de dupla vontade.

Direito Civil Negcios Jurdicos

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DOS ATOS JURDICOS I. Elementos essenciais: a) Gerais: capacidade, objeto lcito e possvel e consentimento.

! convencional: quando se verifica o instrumento de mandato (CC. arts. 115, art. 2 parte, 653 a 692 e 120, 2 parte).
Alm da capacidade geral existe, tambm, para a prtica de certos atos, a necessidade de uma capacidade especial em certos casos:

! outorga uxria ou marital: CC., art. 1647, I


! proibio de venda de bem a descendente sem cincia dos demais: CC. art. 496, pargrafo nico. ! casos de indignidade: CC. arts. 1814 a 1818 ! impedimento de o curador adquirir bens do curatelado: CC. art. 497, I

Direito Civil Negcios Jurdicos

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DOS ATOS JURDICOS I. Elementos essenciais: a) Gerais: capacidade, objeto lcito e possvel e consentimento. Objeto lcito e possvel: necessrio que o objeto envolvido no ato jurdico seja fsica e juridicamente possvel e mais, que no ofenda a lei. ! objeto lcito: a prestao deve ser lcita, ou seja, deve estar de conformidade com a moral, os bons costumes e ordem pblica. Ilcitas so as convenes que objetivem usura, contrabando, cmbio negro, e etc.

! Ilcito ou impossvel o objeto, nula ser a obrigao (CC., art. 166, II), no produzindo qualquer efeito o ato.
! objeto possvel: porque o objeto da obrigao tem que ser possvel, pois do contrrio no suscetvel de cumprimento.

Distingue-se a possibilidade material da possibilidade jurdica. Possibilidade material diz respeito a realizao do objeto em si mesmo.
E a possibilidade jurdica pretende que a obrigao realize-se em conformidade com a ordem jurdica.

Direito Civil Negcios Jurdicos

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DOS ATOS JURDICOS I. Elementos essenciais: a) Gerais: capacidade, objeto lcito e possvel e consentimento.
A impossibilidade pode ser fsica ou material, legal ou jurdica: ! haver impossibilidade fsica ou material sempre que a estipulao concernir a prestao que jamais poder ser obtida ou efetuada, por contrariar as leis da natureza (loteamento da lua, comprar o oceano), ultrapassa s foras humanas; haver impossibilidade legal ou jurdica sempre que a estipulao se refira a objeto proibido por lei como por exemplo a alienao de bens pblicos, de bem de famlia, de bens onerados com clusula de inalienabilidade e etc. A impossibilidade deve ser real e absoluta. Consentimento: (CC., art. 111) sendo o consentimento ato voluntrio, poder dar-se de forma expressa ou tcita.

Ser expresso quando explcito e tcito quando implcito, isto , quando se praticar algum ato que demonstre aceitao, como por exemplo, o ato de um indivduo que ao receber uma proposta de prestao de servios de consultoria jurdica, passa a utilizar os servios oferecidos sem manifestar o seu "de acordo".

Direito Civil Negcios Jurdicos

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DOS ATOS JURDICOS Particulares: formas e solenidades previstas em lei como diz o CC., art. 104, III, j mencionado, que diz forma prevista ou no defesa em lei. Neste sentido podemos afirmar que existem:

! formas livres ou gerais: aquelas que podem se dar com a manifestao da vontade de forma escrita ou oral, expressa ou tcita desde que no contrarie os preceitos acima; e as
! formas especiais ou solenes: aqui encontramos um conjunto de solenidades que a prpria lei estipula para a concretizao de um ato e dentre elas citamos: forma nica: aquela que no pode ser preterida por outra como a exigncia de escritura pblica para certos atos (CC., arts. 108, 215, 1227, 1245 e 1653), as exigncias para os casamentos (CC., arts. 1534 a 1542), dentre outras, e a forma plural: quando a lei faculta a prtica de um ato por diversos modos, excludentes, porm no livres (CC., arts. 1609; 62; 1417 e 1806 por exemplo)

Direito Civil Negcios Jurdicos

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DOS ATOS JURDICOS Particulares: formas e solenidades previstas em lei como diz o CC., art. 104, III, j mencionado, que diz forma prevista ou no defesa em lei. forma genrica: quando temos uma imposio de uma solenidade geral dentro de uma faculdade contratual possvel de ser exercida ou no, por exemplo, sempre que a lei disser que algo deve ser ou no feito "salvo disposio em contrrio" estar genericamente indicando o modo de praticar o ato, mas facultando s partes como querem agir. forma contratual: o modo eleito pelas partes para fazer valer as obrigaes que pactuam, ou seja, convencionam, antes do ato principal a forma como ser feito o contrato entre elas. (CC., art. 104). Mas, se no entanto, a impossibilidade for superveniente, torna a obrigao inexeqvel. Se a impossibilidade for provocada por caso fortuito ou fora maior, ela libera a obrigao. Se, no entanto, a obrigao se impossibilitar por causa de algum, a este responsvel caber arcar com ela.

Direito Civil Negcios Jurdicos

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DOS ATOS JURDICOS Particulares: formas e solenidades previstas em lei como diz o CC., art. 104, III, j mencionado, que diz forma prevista ou no defesa em lei. II. Elementos naturais: so aqueles que decorrem da prpria natureza do ato praticado, isto , o ato jurdico de compra e venda, tem como conseqncia natural, a transmisso do domnio do bem, por exemplo. III. Elementos acidentais: so aqueles representados pelas clusulas acessrias e que devero, necessariamente, ser expressas para modificar, no ato, alguns de seus elementos naturais. So exemplos, a condio, o termo, e etc.

! A condio o conjunto futuro e incerto ao qual se subordinam os efeitos do ato jurdico (CC. arts. 121, 122 e 123).
! O termo a indicao do momento em que comeam ou terminam os efeitos do ato jurdico (CC., arts. 131 a 135).

! O encargo a atribuio ou nus que o disponente impe pessoa favorecida (CC., arts. 136 e 137)

Direito Civil Negcios Jurdicos

VALIDADE DO ATO JURDICO A falta de algum elemento substancial ou essencial do ato jurdico pode torna-lo nulo ou anulvel. A diferena entre ser o negcio nulo ou anulvel uma diferena de grau ou gravidade do defeito, a critrio da lei. A nulidade absoluta pode ser argida a qualquer tempo, por qualquer pessoa, pelo Ministrio Pblico e pelo juiz inclusive, no se admitindo convalidao nem ratificao. A anulabilidade (nulidade relativa), ao contrrio, s pode ser argida pelos interessados diretos, dentro de prazos previstos em lei (quatro anos em regra), admitindo convalidao e ratificao. Pela convalidao o ato anulvel passa a ser plenamente vlido. D-se a convalidao pela prescrio, pela correo do vcio, pela revogao da exigncia legal preterida, pela ratificao, etc.

Direito Civil Negcios Jurdicos

VALIDADE DO ATO JURDICO Ato jurdico inexistente Contm um grau de nulidade to grande e visvel, que dispensa ao judicial para ser declarado sem efeito. Exemplos: casamento entre pessoas do mesmo sexo (por enquanto); testamento verbal e etc. Mas a idia de ato jurdico inexistente s aplicvel em casos raros e extremos. Em regra, torna-se sempre necessrio o processo judicial para a declarao de uma nulidade. Ato jurdico ineficaz Vale plenamente entre as partes, mas no produz efeitos em relao a certa pessoa (ineficcia relativa), ou em relao a todas as outras pessoas (ineficcia absoluta). Exemplos: alienao fiduciria no registrada (art. 129 , 5 da LRP); venda no registrada; bens alienados pelo falido aps a falncia (LF art. 40), etc.
OBS.: Nunca se deve confundir nulidade com ineficcia como fazem alguns. A nulidade um vcio intrnseco ou interno do ato jurdico. Na ineficcia o ato perfeito entre as partes, mas fatores externos impedem que produza efeito em relao a terceiros.

Direito Civil Negcios Jurdicos

DEFEITOS DOS ATOS JURDICOS - Arts. 138 a 144 do Cdigo Civil Erro ou ignorncia, Dolo, Coao, Estado de Perigo, Leso de direito, Fraude contra credores e da simulao. A declarao da vontade ato essencial do ato ou negcio jurdico e, para que seja vlido tem que prescindir de vcios.

I.

Erro: a falsa noo sobre alguma coisa, objeto ou pessoa que acaba por influir na declarao de vontade do agente.
Pode ser SUBSTANCIAL ou ACIDENTAL

Substancial: Art. 139. quando: I - interessa natureza do negcio, ao objeto principal da declarao, ou a alguma das qualidades a ele essenciais; II - concerne identidade ou qualidade essencial da pessoa a quem se refira a declarao de vontade, desde que tenha infludo nesta de modo relevante; III - sendo de direito e no implicando recusa aplicao da lei, for o motivo nico ou principal do negcio jurdico. Acidental: (CC. arts. 142, 143 e 144) que diz respeito a uma qualidade secundria da pessoa ou da coisa, seria escusvel, no acarretando a anulabilidade do ato.

Direito Civil Negcios Jurdicos

DEFEITOS DOS ATOS JURDICOS Dolo: (CC. arts. 145 a 149). o artificio usado para enganar algum. Pode ser: POSITIVO (Comissivo) - verifica-se uma ao ou conjunto de artifcios que levam o agente prtica do ato; NEGATIVO (Omissivo) - negativo omite-se informao que seria determinante para a no celebrao do negcio. Dolus bonus e Dolus malus - S anula o ato o dolo de certa gravidade (dolus malus). Dolus causam (principal) - o dolo principal quando d causa ao negcio acarretando sua anulabilidade como preceitua o CC., art. 145: "So os negcios jurdicos anulveis por dolo, quando este for a sua causa." ( inteno + artifcios fraudulentos = negcio) Dolus incidens (acidental): O dolo acidental o que leva o agente a celebrar o negcio em certa desvantagem e no sendo causa determinante na celebrao do negcio e, portanto, no gera a anulabilidade do ato, mas somente da direito indenizao como se v do CC. art. 146.

Direito Civil Negcios Jurdicos

DEFEITOS DOS ATOS JURDICOS Dolo: (CC. arts. 145 a 149). o artificio usado para enganar algum. Pode ser: POSITIVO (Comissivo) - verifica-se uma ao ou conjunto de artifcios que levam o agente prtica do ato; NEGATIVO (Omissivo) - negativo omite-se informao que seria determinante para a no celebrao do negcio. De TERCEIRO, para acarretar a anulao do ato jurdico exige o conhecimento de uma das partes contratantes e s pode referir-se a atos bilaterais: CC. art. 148. De REPRESENTANTE LEGAL, quando atua em nome de seu representando, no pode ser considerado dolo de terceiro, pois se o fosse o representado responderia solidariamente pelas perdas e danos e assim no ocorre (CC. art. 149).

De AMBAS AS PARTES, por fim, neutraliza o delito: CC. art. 150.

Direito Civil Negcios Jurdicos

DEFEITOS DOS ATOS JURDICOS Coao: (arts. 151 a 155) a violncia fsica ou moral que impede algum de proceder livremente. Tambm deve ser de certa gravidade para ensejar a anulabilidade do negcio.

Art. 151. A coao, para viciar a declarao da vontade, h de ser tal que incuta ao paciente fundado temor de dano iminente e considervel sua pessoa, sua famlia, ou aos seus bens.
No se considera coao a ameaa do exerccio normal de um direito nem o simples temor reverencial (respeito profundo por algum CC. art. 153). Para que haja coao como causa determinante da anulabilidade do negcio preciso que ela seja, igualmente, causa determinante na sua celebrao e que incuta na vtima um temor justificvel, ou seja, o temor deve dizer respeito a um dano iminente.

Direito Civil Negcios Jurdicos

DEFEITOS DOS ATOS JURDICOS IV. Estado de perigo e Leso: Novas modalidades de vcio o estado de perigo e de leso, apesar de muito prximos da coao, receberam em seus caputs definies explcitas de quais os casos em que interviriam para a anulabilidade do ato jurdico: Do Estado de Perigo Art. 156. Configura-se o estado de perigo quando algum, premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua famlia, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigao excessivamente onerosa. Pargrafo nico. Tratando-se de pessoa no pertencente famlia do declarante, o juiz decidir segundo as circunstncias. No estado de perigo h o temor de grande dano moral ou material onde a pessoa, diante dessa possibilidade, assume comportamento que no teria, normalmente, caso no houvesse essa condio que pusesse a vida de familiar em risco. Ex. Caso do indivduo que paga honorrios exorbitantes a mdico para salvar seu filho em risco iminente de morte, ou vende jias por valor inferior para pagar um resgate e etc. Nesses casos o negcio s pode ser anulado se a parte contrria tivesse conhecimento do dano ou estivesse se aproveitando da situao.

Direito Civil Negcios Jurdicos

DEFEITOS DOS ATOS JURDICOS Da Leso Art. 157. Ocorre a leso quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperincia, se obriga a prestao manifestamente desproporcional ao valor da prestao oposta.
1o Aprecia-se a desproporo das prestaes segundo os valores vigentes ao tempo em que foi celebrado o negcio jurdico. 2o No se decretar a anulao do negcio, se for oferecido suplemento suficiente, ou se a parte favorecida concordar com a reduo do proveito.

O instituto da leso visa a proteger o contratante que se encontra em posio de inferioridade em contratos de natureza comutativa, dada a desproporo entre a sua prestao e a prestao da parte contrria. Para haver a leso preciso a existncia de dois requisitos: a) objetivo: configurao de lucro em detrimento da desproporcionalidade da prestao da outra parte; b) subjetivo: o dolo de se aproveitar de uma situao para se locupletar da outra parte; mas o dolo aqui no precisa ser provado (dolo especial) bastando que se comprovem as condies em que se viu forado o lesado a celebrar o ato.

Direito Civil Negcios Jurdicos

DEFEITOS DOS ATOS JURDICOS Simulao: a declarao enganosa da vontade, visando produzir efeito diverso do ostensivamente indicado, com o fim de criar uma aparncia de direito, para iludir terceiros ou burlar a lei. geralmente um ato bilateral, em que duas ou mais pessoas fingem a pratica de um ato jurdico, Ex. doao de homem casado concubina, atravs de uma compra e venda simulada (art. 550). Caractersticas especficas: a) falsa declarao bilateral de vontade; b) a exteriorizao do ato no reflete a inteno real das partes; c) estar sempre a iludir ou prejudicar terceiro Simulao = causa falsa crena num estado no real, Dissimulao = oculta ao conhecimento de outrem uma situao existente. Vide artigo 167

Direito Civil Negcios Jurdicos

DEFEITOS DOS ATOS JURDICOS Simulao: A simulao no ser um defeito do ato jurdico se no houver prejuzo a algum ou violao da lei.

Outro fato curioso que a simulao escapou do prazo decadencial de quatro anos, como no poderia deixar de ser.
Contra os demais vcios de consentimento o prazo decadencial de 04 (quatro) anos. A simulao comporta, ainda, a seguinte classificao: a) absoluta: quando a declarao enganosa de vontade exprime um negcio jurdico bilateral ou unilateral, no havendo inteno real de celebrar negcio algum b) relativa: quando resulta de desacordo entre a vontade interna e a declarada, quando a pessoa, atravs de um negcio aparentemente verdadeiro pretende realizar outro. Vide artigo 168

Direito Civil Negcios Jurdicos

DEFEITOS DOS ATOS JURDICOS Fraude contra credores: Pratica fraude contra credores o devedor insolvente, ou na iminncia de o ser, que desfalca seu patrimnio, onerando ou alienando bens, subtraindo-os garantia comum dos credores com o fim de salv-los de uma provvel execuo por dvidas (CC., arts. 158 a 165).

Se a alienao for gratuita, presume-se a fraude.


Se onerosa, s haver fraude no caso de anterior insolvncia notria, ou se havia motivo para ser conhecida do outro contratante.
Ex. quando h protestos contra o devedor, anteriores ao negcio que se reputa fraudulento. E certas circunstncias podem indicar que o outro contratante no ignorava a insolvncia do devedor como, por exemplo, o parentesco prximo, a amizade ntima, o preo vil, a venda ou doao do nico bem do devedor (CC., art. 159).

So requisitos para a fraude contra credores: (CC., art. 160)

! a existncia de crdito anterior ao ato que se diz fraudulento; ! que do ato tenha resultado prejuzo; ! que tenha inteno de fraudar; se bem que alguns autores entendem dispensvel a inteno de fraudar ou prejudicar, bastando o conhecimento de que se diminui a garantia dos credores (Animus Damni) ! prova da insolvncia;

Direito Civil Negcios Jurdicos

DEFEITOS DOS ATOS JURDICOS Fraude contra credores: OBS.: O sistema prev dois tipo de fraudes:
fraude contra credores: arts. 158 e ss. do CC, como instituto do direito civil, que torna os atos anulveis atravs de ao pauliana ou revocatria; e fraude de execuo ou fraude execuo: (art. 593 do CPC), como instituto de direito processual.

Ocorrer fraude de execuo, entre outras hipteses, quando ao tempo da alienao ou onerao j corria contra o devedor demanda capaz de reduzi-lo a insolvncia. Tais bens ainda que em poder de terceiros podem ser alcanados pelos atos de apreenso judicial sem a necessidade da propositura de ao pauliana ou revocatria. A AO PAULIANA, uma ao pessoal que concede ao interessado a faculdade de pleitear a anulao da alienao fraudulenta. Os requisitos necessrios para a propositura de uma Ao Pauliana so o: consilium fraudis e o eventus damni,

Direito Civil Negcios Jurdicos

INVALIDADE DOS ATOS JURDICOS Nulidade: A nulidade a sano que a lei impe para a desobedincia daquilo que ela prescreve. Pressupe um vcio que pode se dar em desobedincia a normas de ordem pblica ou em decorrncia de vcios morais ou sociais. Com a declarao da nulidade absoluta (CC. art. 166) o ato no produz qualquer efeito pois essa declarao tem efeitos ex tunc (teoria clssica).
Art. 166. nulo o negcio jurdico quando: I - celebrado por pessoa absolutamente incapaz; II - for ilcito, impossvel ou indeterminvel o seu objeto; III - o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilcito; IV - no revestir a forma prescrita em lei; V - for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade; VI - tiver por objetivo fraudar lei imperativa; VII - a lei taxativamente o declarar nulo, ou proibir-lhe a prtica, sem cominar sano.

Direito Civil Negcios Jurdicos

INVALIDADE DOS ATOS JURDICOS Nulidade Quando h nulidade relativa (CC. art. 171), com sua declarao, os efeitos dessa deciso operam-se ex nunc (teoria clssica).

Art. 171. Alm dos casos expressamente declarados na lei, anulvel o negcio jurdico: I - por incapacidade relativa do agente; II - por vcio resultante de erro, dolo, coao, estado de perigo, leso ou fraude contra credores.

Direito Civil Negcios Jurdicos

INVALIDADE DOS ATOS JURDICOS Anulabilidade


Art. 172. O negcio anulvel pode ser confirmado pelas partes, salvo direito de terceiro. Art. 175. A confirmao expressa, ou a execuo voluntria de negcio anulvel, nos termos dos arts. 172 a 174, importa a extino de todas as aes, ou excees, de que contra ele dispusesse o devedor. Art. 176. Quando a anulabilidade do ato resultar da falta de autorizao de terceiro, ser validado se este a der posteriormente. Art. 177. A anulabilidade no tem efeito antes de julgada por sentena, nem se pronuncia de ofcio; s os interessados a podem alegar, e aproveita exclusivamente aos que a alegarem, salvo o caso de solidariedade ou indivisibilidade. Art. 178. de quatro anos o prazo de decadncia para pleitear-se a anulao do negcio jurdico, contado: I - no caso de coao, do dia em que ela cessar; II - no de erro, dolo, fraude contra credores, estado de perigo ou leso, do dia em que se realizou o negcio jurdico; III - no de atos de incapazes, do dia em que cessar a incapacidade. Art. 179. Quando a lei dispuser que determinado ato anulvel, sem estabelecer prazo para pleitear-se a anulao, ser este de dois anos, a contar da data da concluso do ato.

Direito Civil Negcios Jurdicos

INVALIDADE DOS ATOS JURDICOS Anulabilidade


Art. 180. O menor, entre dezesseis e dezoito anos, no pode, para eximir-se de uma obrigao, invocar a sua idade se dolosamente a ocultou quando inquirido pela outra parte, ou se, no ato de obrigar-se, declarou-se maior. Art. 181. Ningum pode reclamar o que, por uma obrigao anulada, pagou a um incapaz, se no provar que reverteu em proveito dele a importncia paga. Art. 182. Anulado o negcio jurdico, restituir-se-o as partes ao estado em que antes dele se achavam, e, no sendo possvel restitu-las, sero indenizadas com o equivalente. Art. 183. A invalidade do instrumento no induz a do negcio jurdico sempre que este puder provarse por outro meio. Art. 184. Respeitada a inteno das partes, a invalidade parcial de um negcio jurdico no o prejudicar na parte vlida, se esta for separvel; a invalidade da obrigao principal implica a das obrigaes acessrias, mas a destas no induz a da obrigao principal.

Direito Civil Negcios Jurdicos

ATO ILCITO - RESPONSABILIDADE CIVIL

Mas se houver morte, ento dars vida por vida. Olho por olho, dente por dente, mo por mo, p por p. Queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe (xodo, cap. XXI, versculos 23 a 25).
Com base nesses preceitos bblicos, a Lei de Talio, autorizada pela legislao antiga grega e romana, impunha a quem causava dano a outrem, pena igual ao dano que ocasionava. Entretanto, com a Lex Aquilia, do sculo III a.C., a retribuio do mal pelo mal foi substituda por pena pecuniria. E foi justamente a Lex Aquilia, que deu origem teoria subjetiva ou de responsabilidade subjetiva, adotada pelo Cdigo Civil brasileiro. (Autor: Sebastio Renato Furtado, fonte disponvel http://www.uj.com.br/publicacoes/doutrinas/?action=doutrina&iddoutrina=1580 em

Direito Civil Negcios Jurdicos

ATO ILCITO - RESPONSABILIDADE CIVIL I - Conceito Ato ilcito o praticado em desacordo com a norma jurdica, causando danos a terceiros e criando o dever de repar-los.

II - Teorias sobre Responsabilidade


A) Objetiva - deve-se provar: 1. Conduta positiva (ao) ou negativa (omisso). 2. Dano patrimonial (dano emergente o que efetivamente perdeu ou lucro cessante aquilo que deixou de ganhar) e/ou moral. 3. Nexo Causal (ou relao de causalidade) entre a conduta e o dano. B) Subjetiva prova-se 1. Conduta 2. Dano 3. Nexo Casual 4. Elemento Subjetivo ou Culpa em sentido amplo - Dolo ao voluntria) ou Culpa (imprudncia, negligncia ou impercia)

Direito Civil Negcios Jurdicos

ATO ILCITO - RESPONSABILIDADE CIVIL III - Teoria adotada pelo Cdigo Civil Regra Subjetiva art. 186 C.C: aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito (vejam as excees em que h responsabilidade objetiva). Culpa contratual resulta da violao de um dever inerente a um contrato (ex.: o inquilino que no paga o aluguel).

Culpa extracontratual ou aquiliana resulta da violao de um dever fundado em princpios gerais do direito, como o respeito s pessoas e aos bens alheios; deriva de infrao ao dever de conduta (dever legal) imposto pela lei (ex.: motorista em excesso de velocidade provoca atropelamento).

Direito Civil Negcios Jurdicos

ATO ILCITO - RESPONSABILIDADE CIVIL IV - Obrigao de Indenizar art. 927 CC: aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. V - Responsabilidade por Atos de Terceiros art. 932 CC pais, tutores, empregador, donos de hotis. VI - Excluso da Ilicitude art. 188 CC legtima defesa, exerccio regular de um direito, estado de necessidade, remoo de perigo iminente, ausncia de nexo de causalidade, culpa exclusiva da vtima, caso fortuito ou fora maior. .

Direito Civil Negcios Jurdicos

ATO ILCITO - RESPONSABILIDADE CIVIL VII - Efeitos civis da deciso proferida no Juzo Criminal A responsabilidade civil independente da criminal, no se podendo, entretanto, questionar mais sobre a existncia do fato ou sobre quem seja o seu autor quando essas questes j se acharem decididas no juzo criminal (art. 935 CC).

Assim, havendo responsabilidade criminal, poder haver repercusso na esfera civil.


sentena condenatria vincula condena no cvel sentena absolutria (negatria do fato e/ou autoria) vincula absolve no cvel sentena absolutria (falta de provas) no vincula o juiz cvel pode condenar ou absolver. VIII - Transmissibilidade do dever de indenizar - vindo a falecer o responsvel pela indenizao e como seus bens passam a seus herdeiros, estes, dentro das foras da herana, devero reparar o dano ao ofendido (art. 943 CC).

Direito Civil Negcios Jurdicos

ATO ILCITO - RESPONSABILIDADE CIVIL IX Danos causados por animais indenizao 936 do CC X Danos causados por prdios em runas indenizao art. 937 CC XI Danos por coisas lanadas das casas indenizao art. 938 XII Responsabilidade por cobrana de dvida no vencida ou j paga indenizao art. 940 CC XIII Regras sobre clculo de Indenizao arts. 944/954 CC

XIV Responsabilidade Civil e Direito do Trabalho indenizao tambm dos danos morais, quando disser respeito de relaes de trabalho artigo 114, inciso VI da C.F.

Direito Civil Negcios Jurdicos

PRESCRIO A prescrio tem influncia tanto na aquisio como na extino de direitos. Prescrio como um meio de defesa, ou de exceo, tem como base o decurso do tempo interferindo nas relaes jurdicas, fazendo desaparecer o direito de algum - e de pleitear o reconhecimento de um direito subjetivo violado (CC. art. 189) - e que, assim, extingue a ao atribuda a esse direito. Mas para extinguir essa ao deve ser argida pelo interessado (CPC. Art. 219, 5) por isso, acima de tudo considera-se um meio de defesa.

Direito Civil Negcios Jurdicos

PRESCRIO
Prescrio Ordinria ou Comum Art. 205

"a prescrio ocorre em dez anos, quando a lei no lhe haja fixado prazo menor".
Tal prescrio denominada ordinria ou comum, sendo seu prazo decenal comum s aes reais ou pessoais pois ambas so patrimoniais.

Mas h casos de prescrio especial para os casos em que a norma jurdica estipula prazos mais exguos (CC., art. 206, 1 ao 5), mas a prescrio pode ser alegada a qualquer tempo ou grau de jurisdio (CC., art. 193), permanecendo de forma idntica a que era antes.

Direito Civil Negcios Jurdicos

PRESCRIO
Casos imprescritveis Todas as aes prescrevem, essa a regra, todavia, dentre elas, o direito assume algumas excees, determinando que no prescrevem as aes que versarem sobre: a) direitos da personalidade; b) reconhecimento de filiao, penso alimentcia, e condio conjugal; c) bens pblicos; d) pretenso de o condmino dividir a coisa comum: CC. art. 1320, 1297, 1327; e) ao para anular inscrio de nome empresarial feita em violao de lei ou contrato: CC. art. 1167;

f) exceo de nulidade no caso do CC. art. 1860, pargrafo nico. .

Direito Civil Negcios Jurdicos

PRESCRIO No corre a prescrio: CC. art. 197 a 199 a) entre os cnjuges, na constncia da sociedade conjugal; b) entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar; c) entre tutelados ou curatelados e seus tutores ou curadores, durante a tutela ou curatela. d) contra os incapazes de que trata o art. 3o;

e) contra os ausentes do Pas em servio pblico da Unio, dos Estados ou dos Municpios;
f) contra os que se acharem servindo nas Foras Armadas, em tempo de guerra; g) pendendo condio suspensiva; h) no estando vencido o prazo; i) pendendo ao de evico.

Direito Civil Negcios Jurdicos

PRESCRIO Interrupo da Prescrio: CC. art. 202 /203 / 204 a) por despacho do juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citao, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual;

b) por protesto, nas condies do inciso antecedente;


c) por protesto cambial; d) pela apresentao do ttulo de crdito em juzo de inventrio ou em concurso de credores; e) por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; f) por qualquer ato inequvoco, ainda que extrajudicial, que importe reconhecimento do direito pelo devedor. .

Direito Civil Negcios Jurdicos

DECADNCIA Decadncia (caducidade, prazo extintivo), tem semelhana com a prescrio, mas com ela no se confunde. Representa tambm a interferncia do tempo nas relaes jurdicas, s que se dirige no aos direitos subjetivos mas aos direitos potestativos, o que nos permite dizer que trata-se na verdade da extino de um direito pelo seu no exerccio, no prazo assinalado por lei ou conveno. O que se extingue o prprio direito e no apenas a ao que o protege. Na decadncia no h prazos gerais, s especiais, porque expressamente fixados. . .

Direito Civil Negcios Jurdicos

DECADNCIA O novo cdigo civil cita expressamente a decadncia, coisa que no fazia, entre os artigos 207 a 211. Por isso, afirma-se que o novo cdigo solucionou a diferenciao entre os casos em que se apresenta a prescrio e os casos em que se apresenta a decadncia. a) em 3 dias: inexistindo prazo estipulado, o direito de preempo (preferncia), se no exercido aps a notificao - coisas mveis (CC. art. 516); b) em 30 dias: para haver o abatimento do preo de coisa mvel recebida com vcio redibitrio ou rescindir o contrato e reaver o preo mais perdas e danos (CC. art. 445); c) em 60 dias: inexistindo prazo estipulado, o direito de preempo (preferncia) se no exercido aps notificao - coisas imveis (CC. art. 516); d) em 90 dias:

! o direito do credor prejudicado mover ao de anulao de atos relativos incorporao, fuso ou ciso, contados da publicao dos mesmos (CC. art. 1122);
! para o consumidor obter o abatimento do preo do bem imvel recebido com vcio (CDC art. 26);

Direito Civil Negcios Jurdicos

DECADNCIA e) em 120 dias: ! o direito de ingressar com mandado de segurana; ! para obter o transportadorpara obter indenizao por informao inexata ou falsa descrio da carga (CC. art. 745);

f) em 180 dias: ! ao para pleitear anulao do negcio concludo pelo representante em conflito de interesses com o representado (CC. art. 119, nico); ! para obter redibio ou abatimento do preo de coisa mvel cujo vcio for constatado mais tarde (CC. art. 445, 1); ! para o condmino, a quem no se deu conhecimento da venda, o direito de reaver para si a coisa (CC. art. 504); ! exercer o direito de preferncia a que alude o art. 513, nico; ! para o dono da obra obter a responsabilidade do empreiteiro a partir do aparecimento do defeito (CC. art. 618, nico); ! anular o casamento do menor no caso do art. 1555 e 1, de incapaz (CC. art. 1560, I), de menor de 16 anos no caso do art. 1560, 1 e o casamento celebrado atravs de mandatrio no caso do art. 1560, 2; e ainda ;

Direito Civil Negcios Jurdicos

DECADNCIA

g) em 1 ano: nos casos do CC. art. 445, 501 e 559; h) em um ano e dia: CC. art. 1302; i) em 2 anos: CC. arts. 179, 495, 513, 1078, 4 e 1560, II; j) em 3 anos: CC. arts. 26, 45, nico, 48, nico, 505, 1560, III; k) em 4 anos: CC. art. 178, I, II, III, arts. 1560, IV, 1815 e 1909; l) em 5 anos: CC. art. 1859

Vous aimerez peut-être aussi