Vous êtes sur la page 1sur 25

QUMICA

LIGAES QUMICAS

Ligao Qumica
 Poucos elementos existem na natureza como tomos isolados, livres. A maioria dos tomos dos elementos, reagem entre si ou com outros tomos. A maioria encontra uma configurao estvel, formando ligaes qumicas (foras que unem os tomos).  A maneira pela qual os tomos formam as ligaes qumicas est relacionada com suas configuraes eletrnicas.

A (g)  B(g) p AB(g)  energia

Decrscimo de energia do sistema: Liberao de energia

A exceo so:
 Os gases nobres apresentam estruturas eletrnicas consistindo subnveis energticos inteiramente preenchidos. Uma camada de valncia especialmente estvel (ns2np6) com oito eltrons (com exceo do He, porm o seu subnvel mais energtico est inteiramente preenchido).  GN: possuem E.I. elevada, pois possuem Zef elevada, tornando muito difcil a remoo do eltron (necessitando de uma grande quantidade de energia).

Regra do Octeto
 Possibilita explicar a maioria das ligaes qumicas entre os elementos, em que a tendncia estabilizao eletrnica formando a configurao estvel (ns2np6); Fazer previses sobre ligao e estequiometria em muitos compostos.  Excees: elementos de transio, pois estes usam orbitais e eltrons do subnvel d na camada (n-1) para formar a ligao qumica. Ampla aplicao aos elementos representativos.

Regra do Octeto = os tomos tendem a ganhar, perder ou compartilhar eltrons, de tal forma que tenham 8 eltrons na camada de valncia. C gostaria de ganhar 4 eltrons N gostaria de ganhar 3 eltrons O gostaria de ganhar 2 eltrons

LIGAES QUMICAS
TEORIA DO OCTETO

CLASSIFICAO DAS LIGAES


INICA COVALENTE METLICA

LIGAO INICA
 Ocorre quando um ou mais eltrons so transferidos de um tomo para outro.  As foras eletrostticas atraem os ons de cargas opostas. (Lei de Coulomb - foras eletrostticas).
METAL e AMETAL

Formao de ons:

METAL e HIDROGNIO

A formao de ons para ser energeticamente favorvel, necessrio que a E.I. do tomo doador de eltron seja baixa e que o tomo receptor de eltron tenha A.E. elevada. M(g) X(g) + eM(g) + X(g) M+(g) + X-(g) M+(g) + eX-(g) M = metal (q EI) X= ametal (o AE)

M+(g) + X-(g) [M+X-](g) Par Inico

As Estruturas de Lewis
 1916- qumico norte-americano G. N. Lewis desenvolveu um mtodo de colocar os eltrons em tomos, ons e molculas. Estrutura de Lewis dos tomos e Compostos Inicos  Os smbolos dos elementos rodeados por pontos (ou x) representam os eltrons de valncia

1 Hy

2
y

13
y yB y y

14
y

15
yy y

16
yy y

17
yy

18 He:
yy

Liy

Bey
y

Cy
y y

Ny
y

Oy
yy

:Fy
yy yy

:Ne :
yy yy

Nay

Mgy

Aly

y Si y y

yy yPy y

yy ySy yy

:Cl y
yy

:Ar :
yy

Ligao Inica e Energia


Ciclo de Born-Haber Na(s) + Cl2(g) p NaCl(s) (Hf = - 411 KJ/mol

A) Na(s) p Na(g) B) Cl2(g) p Cl(g) C) Na(g) p Na+(g) + eD) Cl(g) + e- p Cl-(g) E) Na+(g) + Cl-(g) p NaCl(s)

(H = + 108 KJ/mol (H = + 121 KJ/mol (H = + 495 KJ/mol (H = - 348 KJ/mol (H = - 787 KJ/mol

Variao de energia (KJ/mol) na formao do NaCl


Na+(g) + e- + Cl-(g)

+ 496

- 348 Na+(g) + Cl-(g)

Na(g) + Cl(g) Na(g) + 1/2Cl2(g) Na(s) + 1/2Cl2(g)


+ 121 + 108

- 450 - 302

Na+Cl-(g) - 410 - 787

NaCl(s)
10

Cloreto de sdio

Propriedades dos compostos inicos:


 So slidos nas condies ambiente  Apresentam altos pontos de fuso e ebulio  So condutores de eletricidade quando no estado liquido (fundidos) ou quando dissolvidos em gua.  A maioria dos compostos so solveis em gua.

Determinao da Frmula de um Composto Inico

Alguns ctions
Grupo 1 H+ Li+ Na+ K+ Grupo 2 Mg2+ Ca2+ Sr2+ Ba2+ Grupo 13 Al3+

LIGAO COVALENTE
Ocorre quando dois tomos tm as mesmas tendncias de ganhar e perder eltrons. Logo a transferncia total de um eltron no acontece.  As ligaes resultam do compartilhamento de pares eletrnicos entre dois tomos. Ocorrem entre elementos que apresentam baixos raios atmicos, altas energias de ionizao e afinidade eletrnica.  A estabilidade da ligao covalente pode ser atribuda a atrao do par de eltrons compartilhado pelos dois ncleos. Porm h, ao mesmo tempo uma repulso entre os dois ncleos e as nuvens de eltrons dos tomos ligados.

Foras de atrao e repulso da molcula de H2


Foras de atrao Foras de repulso

A predominncia de foras atrativas favorece o compartilhamento de eltrons. Distncia de ligao ou comprimento de ligao a distncia onde as foras atrativas e repulsivas se igualam. H2 Distncia Internuclear = 0,074 nm

As Estruturas de Lewis e a Ligao Covalente


A ligao covalente pode ser representada por meio de estruturas de Lewis O par de eltrons compartilhados representado por um par de pontos entre os dois smbolos.

Repulso Energia Potencial (kJ/mol)

Atrao

- 458 0,074

Distncia onde a energia potencial igual a -458 kJ/mol (distncia de ligao ou comprimento de ligao)

Distncia intermolecular (nm)

Energia necessria para romper um mol da ligao H-H (entre os tomos de 16 hidrognio), ou seja, a energia de dissociao da ligao de H2.

LIGAO COVALENTE: formao de pares eletrnicos Ocorre entre: AMETAL e AMETAL AMETAL e HIDROGNIO

Propriedades dos compostos moleculares


So slidos, lquidos ou gasosos nas condies ambiente  Forte atrao interatmica. Ex: diamante (elevada dureza)  No garante forte atrao entre molculas (geralmente fraca) Ex: Metano (condensao a -161 oC) Apresentam baixos PF e PE (comparados aos inicos)  So maus condutores de eletricidade, alguns podem conduzir quando em meio aquoso (ionizao).  A maioria dos compostos so solveis em solventes orgnicos.

LIGAO COVALENTE COORDENADA (DATIVA)

POLARIDADE DAS LIGAES


a) Ligaes Polares: entre tomos diferentes.

b) Ligao Apolar: entre tomos iguais.

LIGAES METLICAS
MAR DE ELTRONS


So slidos, lquidos ou gasosos nas condies ambiente. Formada entre tomos de elementos metlicos. Nuvem metlicos. ou mar de eltrons ao redor dos tomos. tomos. Bons condutores eltrnicos, brilhantes, pontos de fuso eltrnicos, brilhantes, bastante elevados. elevados. Na, Fe, Al, Au, Co

POLARIDADE DAS MOLCULAS


a) Molculas Polares Diatmicas: formada por tomos diferentes.Ex: HCl, HF etc. Molculas que sobram eltrons no tomo central.

b) Molculas Apolares: Diatmicas: formada por tomos iguais. Ex: O2, N2 etc. Substncias simples: O3, P4, S8 etc. Molculas que no sobram eltrons no tomo central.

- gua uma molcula polar, pois o oxignio mais eletronegativo do que o hidrognio, e, ento, os eltrons so atrados para prximo do oxignio.

LIGAES INTERMOLECULARES Interao dipolo-dipolo: ocorre com molculas polares.

Pontes de Hidrognio:Hidrognio ligado a F, O, N.

Ligao de Van der Waals: ocorre com molculas apolares

Vous aimerez peut-être aussi