Vous êtes sur la page 1sur 26

A Psicologia da Aprendizagem:

Do Condutismo Psicologia Cognitiva Francine Ferreira Vaz Julho/2002

Histria

Incio: Grcia Antiga, sculo IV a.C. Escola de Filosofia criada por Plato para difundir as idias de Scrates. Mito da Caverna o mundo uma sombra projetada na parede da realidade pelas idias puras e inatas da alma. Pensamento racionalista e idealista Decartes, Leibniz e Kant Movimento Cognitivo Fodor e Chomsky

Histria

Aristteles Pai do associacionismo tbula rasa onde so impressas sensaes.

as

Filosofia: Hobbes, Locke e Hume Psicologia: estruturalismo e condutismo


Sculo XX condutismo (behaviorismo) seguido da psicologia cognitiva apoiada no processamento de informao.

Modelo Kuhniano

Kuhn desacredita na experimentao como causa fundamental do processo cientfico. Segundo ele, no a fora dos dados que faz com que um paradigma seja substitudo por outro, mas fatores externos, sejam eles geracionais ou de demandas sociais. A situao atual da psicologia no parece acomodar-se a essa descrio.

O Modelo de Lakatos

Todo programa de pesquisa possui duas partes: o ncleo firme (idias centrais) e um cinturo de idias protetoras. Esse ncleo pode ser modificado tanto por critrios cientficos internos como por razes externas ou arbitrrias. Considera que uma teoria no pode ser falseada por dados empricos, seno pela apario de uma teoria melhor.

O Modelo de Lakatos

Uma teoria melhor que a outra quando: Prediz fatos que a anterior no predizia; Explica tudo o que a teoria anterior explicava; Consegue confirmar empiricamente ao menos uma parte do seu excesso de contedo. Tal modelo consistente com o carter cumulativo do progresso do conhecimento cientfico, j que prev uma continuidade entre as teorias sucessivas.

Condutismo
os conceitos verdadeiramente interessantes que h neste mundo tm o desagradvel

costume de fugir das nossas mais dedicadas


tentativas de concretiz-los, de faz-los dizer algo definido e fazer que se atenham a isso. (Flavell)

Condutismo

Watson Manifesto Behaviorista 1913 Psicologia antimentalista que tem como objetivo uma conduta observvel controlada pelo meio ambiente. Condicionamento (Pavlov) como paradigma experimental do condutismo. Dividiu-se em:

Extremo (radical): nega a existncia da conscincia; Metodolgico: a conscincia no pode ser estudada por mtodos objetivos.

Era das teorias (neobehaviorismo)

Guthrie, Tolman, Hull, Skinner teoria unitria positivismo lgico. poca mais produtiva, comeo do fim. Diviso em escolas e faces irreconciliveis.

Ncleo Central
Teoria E-R Condutas
Elementos unidos mediante regras sintticas
Aprendizagem Realidade externa Reducionismo antimentalista Equipotencialidade de estmulos Ambientalismo externo

Anomalias devido falta de organizao

Sujeito passivo

Problemas de contedo

Ncleo Central

Associacionismo: a origem do conhecimento so as sensaes. Toda idia formada por informaes provenientes dos sentidos; Empirismo de Hume: princpios da semelhana, continuidade espacial e temporal e casualidade; Princpio da correspondncia: a mente, se existir, necessariamente uma cpia da realidade, um reflexo dela, e no o contrrio; Anticonstrutivismo;

Ncleo Central

Teoria E-R: toda conduta redutvel a uma srie de associaes entre elementos simples, estmulos e respostas; Ambientalismo: a aprendizagem iniciada e controlada pelo ambiente; Passividade do organismo; Equipotencialidade: as leis de aprendizagem so igualmente aplicveis a todos os ambientes, espcies e indivduos ( todos aprendem por associao).

A crise do Condutismo

Devido a incapacidade para resolver as mltiplas anomalias empricas produzidas nos seus experimentos, o condutismo comeou a perder foras. Garca e Koelling: ratos mostraram uma preferncia seletiva por certas associaes em detrimento de outras. Desestruturao do princpio de equivalncia de estmulos e comprovao da aprendizagem seletiva.

Neo-associacionismo cognitivo

Na realidade, do condutismo ao neoassociacionismo no h mudana de paradigma ou ncleo central. O que ocorre uma liberao do ncleo conceitual, eliminando algumas proibies, como a rejeio a processos cognitivos e um aprofundamento dos preceitos associacionistas. O conhecimento do animal a respeito de um fato se resumi a fora da associao que existe entre eles, a complexidade reside no ambiente, no no animal.

Correntes atuais

O condutismo radical de Skinner; Condutista que se aproximam dos preceitos cognitivos, mostrando que seus pressupostos no so to incompatveis como se imagina.

Psicologia Cognitiva

11 de setembro de 1956 Segundo Simpsio de Teoria da Informao MIT G. A. Miller O mgico nmero sete mais ou menos dois. Alguns limites de nossa capacidade para processar informao Hoje parece-me claro que a revoluo cognitiva configura uma resposta s demandas tecnolgicas da Revoluo Ps Industrial (Bruner)

Psicologia Cognitiva

Influncias de autores como Vygotsky e Piaget so questionveis, j que eles tm uma maneira diferente de encarar a psicologia cognitiva. Apesar do rtulo da revoluo cognitiva, h uma insistncia crescente no carter continuista do processamento de informao em relao ao condutismo.

Ncleo Central

O conceito de Psicologia Cognitiva mais abrangente que o de Processamento de informao. o mais geral e comum que podemos dizer da Psicologia Cognitiva que remete a explicaes da conduta, a entidades mentais, a estados, a processos e disposies de natureza mental, para as quais reclama um nvel de discurso prprio (Rivire)

Ncleo Central

Segundo Lanchman, Lanchman e Butterfield, o processamento de Informao considera que umas poucas operaes simblicas relativamente bsicas, tais como codificar, comparar, localizar, armazenar, etc., podem em ltima anlise, dar conta da inteligncia humana e da capacidade para criar conhecimentos, inovaes e talvez expectativas com respeito ao futuro.

Ncleo Central

Teste de Turing analogia entre a mente humana e o funcionamento do computador Verso forte: equivalncia funcional entre ambos os sistemas (IA e cincia cognitiva). Verso fraca: aceita parte do vocabulrio e dos conceitos da informtica, sem chegar a afirmar a equivalncia (ambgua e de difcil anlise).

Ncleo Central
Teoria da memria REPRESENTAES Decomposio Recursiva Regras sintticas Correspondncia Sujeito com processo ativo de informao Organizao? Aquisio de significados? Eqipotencialidade Interaes de variveis do sujeito e da tarefa Processos cognitivos casuais

Ncleo Central

Composio recursiva:qualquer processamento pode ser compreendido reduzindo-o s unidades mnimas que o compe. Essas unidades se unem formando um programa; As computaes so seriais, independentes e aditivas; Leis exclusivamente sintticas; Irrelevncia da cultura e da afetividade e dos fatores fitognicos e ontognicos; Idia construtivista: determina a maneira como a informao ser processada.

Teoria da mente

Searle estabelece quatro aspectos que qualquer explicao satisfatria da mente deveria levar em conta:

Existncia e funcionamento da conscincia; Intencionalidade dos estados mentais; Subjetividade dos estados mentais; Existncia de uma motivao mental.

Teoria da mente

Na Teoria da Informao:

A ausncia do estudo da conscincia compensado pelo estudo de alguns problema relacionados ela, como o da ateno seletiva. A intencionalidade explicada como seqncias meiosfins e estabelecimento de metas e objetivos. No pode assumir a subjetividade, j que por ser sinttico no prev a existncia dos estados mentais. Dificilmente explicaria a origem das estruturas de conhecimento que determinam a conduta dos sujeitos.

Teoria da Aprendizagem

Incapacidade de elaborar uma teoria de aprendizagem, devido a sua natureza estritamente sinttica, o que no permite a explicao da origem dos significados, a falta de coerncia ou organizao interna do sistema, que se limita a refletir a estrutura dos estmulos segundo o princpio da correspondncia, e o associacionismo computacional.

Mecanismo x Organicismo
Mecanismo Associacionismo Epistemologia Enfoque Sujeito Origem da mudana Natureza da mudana Aprendizagem Realismo / Empirismo Elementarismo Reprodutivista Esttico Externa Quantitativa Associao Organicismo Estruturalismo Construtivismo Racionalismo Holismo Produtivo Dinmico Interna Qualitativa Reestruturao

Vous aimerez peut-être aussi