Vous êtes sur la page 1sur 31

Teoria Literria (Rmulo Aranthes)

Noes de Arte
I- Arte: Forma de expresso. Criao humana com valores estticos (beleza, equilbrio, harmonia) que sintetizam as suas emoes, sua histria, seus sentimentos e a sua cultura. II- Forma de Percepo: - Visual - Auditivo - Mista ( udio - visual) III- Finalidade: Meio de vida, expressar o que pensa, estimular e distrair a si e aos outros, explorar novas formas de olhar e interpretar o mundo.

Noes de Linguagem
- Linguagem Verbal: Utiliza a palavra (o verbo) como veculo de comunicao, seja ele falada ou escrita. - Linguagem No-Verbal: No utiliza a palavra (o verbo) como meio de comunicao, faz uso de smbolos, figuras... - Linguagem Denotativa: Utiliza as palavras no seu sentido real, sentido de dicionrio, de modo objetivo, de forma exata e precisa. - Linguagem Conotativa: Utiliza a palavra com novos sentidos, diferente do seu sentido real, de dicionrio.

Literatura
Arte

de escrever. Arte de compor trabalhos artsticos em prosa ou verso = Poema . A Literatura como toda arte, uma transfigurao do real, a realidade recriada atravs do esprito do artista e retransmitida atravs da lngua. Arte de Mmese , ou seja , recriao verbal da realidade.

CARACTERSTICAS DO TEXTO LITERRIO :

FICCIONALIDADE

Verossimilhana

INVEROSSIMILHANA

Trata-se da relao ou ligao que existe entre textos de autores diferentes.

Intertextualidade

Intertextualidade

Tipos de Intertextualidade
Citao / Parfrase / Pardia

Citao :BANDEIRA eu no quero ver voc cuspindo dio eu no quero ver voc fumando pio pra sarar a dor eu no quero ver voc chorar veneno no quero beber o teu caf pequeno eu no quero isso seja l o que isso for eu no quero aquele eu no quero aquilo peixe na boca do crocodilo brao da Vnus de Milo acenando ciao no quero medir a altura do tombo nem passar agosto esperando setembro se bem me lembro o melhor futuro este hoje escuro o maior desejo da boca o beijo eu no quero ter o Tejo me escorrendo das mos quero a Guanabara quero o rio Nilo quero tudo ter estrela flor estilo tua lngua em meu mamilo gua e sal nada tenho vez em quando tudo tudo quero mais ou menos quanto vida vida noves fora zero quero viver quero ouvir quero ver (se assim quero sim acho que vim pra te ver)

Poema de sete faces

Parfrase

Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. As casas espiam os homens que correm atrs de mulheres. A tarde talvez fosse azul, no houvesse tantos desejos. O bonde passa cheio de pernas: pernas brancas pretas amarelas. Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu corao. Porm meus olhos no perguntam nada.

O homem atrs do bigode srio, simples e forte. Quase no conversa. Tem poucos, raros amigos o homem atrs dos culos e do -bigode, Meu Deus, por que me abandonaste se sabias que eu no era Deus se sabias que eu era fraco. Mundo mundo vasto mundo, se eu me chamasse Raimundo seria uma rima, no seria uma soluo. Mundo mundo vasto mundo, mais vasto meu corao. Eu no devia te dizer mas essa lua mas esse conhaque botam a gente comovido como o diabo. ( Carlos Drummond de Andrade )

Pardia
MEUS OITO ANOS Oh! que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infncia querida Que os anos no trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais! [...] ( Casimiro de Abreu )

MEUS OITO ANOS Oh que saudades que eu tenho Da aurora de minha vida Das horas De minha infncia Que os anos no trazem mais Naquele quintal de terra! Da rua de Santo Antnio Debaixo da bananeira Sem nenhum laranjais [...] ( Oswald de Andrade)

Sou Foda ( Bonde do Forr ) Sou foda! na cama te esculacho, na sala ou no quarto No beco ou no carro, eu sou sinistro! Melhor que seu marido, esculacho seu amigo Na cama eu sou um perigo, avassalador! Olhar interessante, esculacho seu amante e at o seu ficante Mas no se esquea que eu sou vagabundo Depois que a putaria comeou a rolar no mundo Pra te enlouquecer, pra te enlouquecer Todas todas que provaram no conseguem me esquecer Pra te enlouquecer, pra te

Todas todas que provaram no conseguem me esquecer o pente, o pente, o pente, o pente o pente, o pente, o pente, o pente bonde do forr dando sequncia no pente Traio traio, romance romance Amor amor e um lance um lance Traio traio, romance romance Amor amor e um lance um lance.

Resposta do Pente (Forr Dos Plays) Traio traio, romance romance Amor amor e com voc foi s um lance Traio traio, romance romance Amor amor e com voc foi s um lance Coitado, se acha muito macho Sou eu que te esculacho Te fao de capacho Se acha o bicho Nem era tudo aquilo que contava pros amigos Eu sempre te defino, Desanimador, prepotente e arrogante No serve pra amante talvez nem pra ficante

E no se esquea que no final de tudo Quem vive de putaria, Leva a fama de chifrudo Antes de eu me esquecer S para voc saber, Todos, todos que provaram Foi melhor do que voc Antes de eu me esquecer S para voc saber, Todos, todos que provaram Foi melhor do que voc o pente, o pente, o pente, o pente, o pente, o pente Defendendo a mulherada e dando sequncia no pente.

Plurissignificao

Subjetividade

Conotao

TEXTO NO LITERRIO X TEXTO LITERRIO


Funo : Informar. Natureza : Real. Linguagem : Denotativa. Exemplo :Texto Jornalstico No ltimo dia 05 de agosto, o Jornal Folha de S. Paulo publicou uma matria que est provocando indignao e manifestaes de repdio por parte das principais instituies que defendem os direitos da criana e do adolescente no pas. O texto, de ttulo Vida em looping, foi elaborado pela jornalista Eliane Trindade e trata do caso da jovem de 15 anos que teve todos os seus direitos violados no ano de 2007, quando foi privada de liberdade ilegalmente em uma cela de delegacia com 26 homens por mais de 20 dias. O caso acorreu no municpio de Abaetetuba (PA), em 2007 e teve repercusses nacional e internacional Depois do acontecimento se tornar conhecido pela sociedade, a adolescente passou a ser ameaada de morte por autoridade no Estado do Par. Por esse motivo, ela comeou a fazer parte do Programa de Proteo Criana e ao Adolescente Ameaados de Morte (PPCAAM). Na matria da Folha de S. Paulo, a jornalista cita dados que facilitam a identificao da jovem e oferece pistas de sua localizao. O que pode oportunizar o encontro da adolescente por aqueles que a ameaam de morte. Funes: Informar,Ensinar, Divertir , Criticar e Refletir. Natureza : Ficcional. Linguagem : Conotativa. Exemplo :Cano Amiga Eu preparo uma cano em que minha me se reconhea, todas as mes se reconheam, e que fale como dois olhos. Caminho por uma rua que passa em muitos pases. Se no me vem, eu vejo e sado velhos amigos.

Eu distribuo um segredo como quem ama ou sorri. No jeito mais natural dois carinhos se procuram.
Minha vida, nossas vidas formam um s diamante. Aprendi novas palavras e tornei outras mais belas. Eu preparo uma cano que faa acordar os homens e adormecer as crianas.

Nmero de divrcios dispara um ano depois de lei que facilitou separaes


Lei entrou em vigor em 2010 e facilitou a vida dos casais. No Distrito Federal, nmero de divrcios aumentou 24% em um ano. A lei do divrcio, que entrou em vigor h um ano, facilitou a vida dos casais que no querem mais viver juntos e o nmero de separaes disparou. No Brasil, segundo o IBGE, so quase 140 mil divrcio todo ano.

No Literrio X Literrio
Trocando em Midos (Chico Buarque) Eu vou lhe deixar a medida do Bonfim No me valeu Mas fico com o disco do Pixinguinha, sim! O resto seu Trocando em midos, pode guardar As sobras de tudo que chamam lar As sombras de tudo que fomos ns As marcas de amor nos nossos lenis As nossas melhores lembranas Aquela esperana de tudo se ajeitar Pode esquecer Aquela aliana, voc pode empenhar Ou derreter Mas devo dizer que no vou lhe dar O enorme prazer de me ver chorar Nem vou lhe cobrar pelo seu estrago Meu peito to dilacerado Alis Aceite uma ajuda do seu futuro amor Pro aluguel Devolva o Neruda que voc me tomou E nunca leu Eu bato o porto sem fazer alarde Eu levo a carteira de identidade Uma saideira, muita saudade E a leve impresso de que j vou tarde.

GNEROS LITERRIOS
Gnero

Literrio: Conjunto de caractersticas que permitem classificar uma obra literria em determinada categoria. Obs.: A literatura Ocidental deve aos gregos a concepo dos trs grandes gneros literrios: o pico, o lrico e o dramtico.

Gnero Lrico

Gnero Lrico: Caracteriza-se por apresentar como tema os sentimentos, as emoes, o mundo interior do poeta, apresentando forte carga de subjetividade.Suas composies so denominadas de lrica ou poesia lrica, e so, em geral, estruturadas em versos. Tipos de composies: Baladas, Canes, Elegia, Ode ou Hino, Sonetos,...

Texto lrico
Amor fogo que arde sem se ver, ferida que di e no se sente, um contentamento descontente, dor que desatina sem doer. um no querer mais que bem querer, um andar solitrio entre a gente, nunca contentar-se de contente, um cuidar que ganha em se perder. Tanto de meu estado me acho incerto, Que em vivo ardor tremendo estou de frio; Sem causa, juntamente choro e rio, O mundo todo abarco, e nada aperto. tudo quanto sinto um desconcerto: Da alma um fogo me sai, da vista um rio; Agora espero, agora desconfio; Agora desvario, agora acerto. Estando em terra, chego ao Cu voando; Num' hora acho mil anos, e de jeito Que em mil anos no posso achar um' hora. Se me pergunta algum porque assi ando, Respondo que no sei, porm suspeito Que s porque vos vi, minha Senhora.

querer estar preso por vontade, servir, a quem vence, o vencedor, ter com quem nos mata lealdade. Mas como causar pode seu favor Nos coraes humanos amizade, Se to contrrio a si o mesmo Amor?

Texto lrico- filosfico

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Muda-se o ser, muda-se a confiana; Todo o mundo composto de mudana, Tomando sempre novas qualidades. Continuamente vemos novidades, Diferentes em tudo da esperana; Do mal ficam as mgoas na lembrana, E do bem (se algum houve) as saudades. O tempo cobre o cho de verde manto, Que j coberto foi de neve fria, E enfim converte em choro o doce canto. E, afora este mudar-se cada dia, Outra mudana faz de mor espanto, Que no se muda j como soa.

Gnero pico

Gnero pico: Trata do mundo exterior e das relaes do homem com este mundo. Este gnero mais objetivo e h a predominncia de um narrador que conta um fato, num ambiente dotado de elementos como: tempo, espao, personagens e ao. O personagem, na sua totalidade um heri que exemplifica todo o herosmo e qualidades de um povo. Tipo de composio: Epopias.

Gnero Dramtico

Gnero Dramtico: Gnero em que os personagens falam diretamente, expondo seus dramas e conflitos. O texto dramtico feito para ser encenao teatral, ou seja, representado por atores, que encarnam os personagens. O gnero dramtico compreende as seguintes modalidades: Tragdia, Comdia, Tragicomdia e Farsa.

Gneros Modernos:
Gnero

Narrativo Narrao em prosa. Tipos : Conto , novela , romance , crnica e fbula. Satrico

Gnero

prelettera@yahoo.com.br Senha

: vestibulandos

Vous aimerez peut-être aussi