Vous êtes sur la page 1sur 11

Natureza e Produo de Efeitos Biolgicos

(http://portaldaradiologia.com/?page_id=538 )

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FACULDADE DE ODONTOLOGIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DISCIPLINA: RADIOLOGIA I DISCIPLINA: RADIOLOGIA ODONTOLOGICA I ACADEMICAS: BRUNA CAMARGO, ACADMICAS:BRUNA CAMARGO GABRIELA MORAES, GABRIELA MORAES STFANI VARGAS, STFANI VARGAS VANESSA ALMEIDA, VICTORIA SOUZA. VANESSA ALMEIDA VICTORIA SOUZA

Introduo
Em 1895, Wilhelm Conrad Rengen descobre os raios X; Jan-Emil H. Grubb, em 1896, fabricante de tubos a vcuo apresenta dermatite localizada na mo, relacionada aos raios X.

(http://www.tdtonline.org/viewtopic.php?f=2&t=284 )

Natureza e produo dos efeitos biolgicos


Aps a descoberta dos Raios X, intensificaram-se o emprego das radiaes em diagnsticos de doenas, nas industrias, e nas pesquisas cientificas, gerando o seguinte dilema os riscos equivalem aos benefcios?

No devemos temer as radiaes e sim control-las.

Significa emisso de energia , luminosa, calorfica, etc.

Radiaes ionizantes
So radiaes que atravessam uma substancia e removem os eltrons das camadas orbitais do tomo que constitui as molculas. Elas se dividem em:
1) Corpusculares: partculas alfa, beta, prtons, nutrons e partculas sub - atmicas, dotadas de carga e massa. 2) Eletromagnticas: radiao gama e os raios x, apenas dotadas de carga.
(http://www.japaoemfoco.com/saiba-quais-sao-os-efeitos-de-radiacao-nuclearpara-a-saude/ )

Efeitos biolgicos
Para que fragmentos moleculares, clulas e suas organelas, tecidos rgos e organismos sofram uma radio leso necessrio que o sistema biolgico entre em contato com as radiaes. Sendo assim temos:
Efeito direto: rompe estruturas cromossmicas, rompe estruturas importantes. Ex: DNA Efeito indireto: rompe a molcula da gua, formando os chamados, radicais livres.
(http://biomedicaltopics.net/radiacoes-parte-2-efeitos-biologicos-da-radiacao/ )

Efeitos somticos: so condicionados pelos seguintes fatores:

1) Dose: a quantidade total de radiao emitida ou recebida por um organismo, quanto maior a dose mais evidentes sero os efeitos;

2) Ritmo de aplicao: 600R letal para corpo de 1 s vez.

3) Tamanho da rea irradiada: quanto maior mais rpidos os efeitos;

4) Tipo de radiao: a radiao (alfa) 10 X mais ionizantes que os raios X. 5) Tipos de clulas e tecido irradiado: feito de acordo com a classificao de Ellinger.

6) Idade: jovens so mais sensveis.

(http://biomedicaltopics.net/radiacoes-parte-2-efeitos-biologicosda-radiacao/ )

(http://saude.culturamix.com/medicina/efeitos-dovazamento-de-radiacao-na-saude-da-pessoa )

Radiossensibilidade celular
Em 1906, Bergoni e Tribondeau: a radiossensibilidade celular diretamente proporcional a atividade mittica e inversamente proporcional ao grau de diferenciao.

Quanto mais diviso celular, mais sensvel.


A radiossensibilidade pode ser modificada por: a) metabolismo celular: quanto maior o metabolismo, maior a radiossensibilidade celular;

b) vascularizao: quanto mais vascularizado, maior vol. de O2, mais radicas livres e mais sensvel;
c) vizinhana: tecidos irradiados podem liberar clulas necrosadas (txicas), na corrente sangunea, agindo a distncia.

Classificao de Ellinger segundo a radiossensibilidade celular em ordem decrescente: 1) Tec. Hematopoitico e Clulas Reprodutoras. 2) Osso jovem, tecido glandular e epitlio do tubo digestivo. 3) Pele e msculo 4) Tecido nervoso e osso adulto

()

()

Vous aimerez peut-être aussi