Vous êtes sur la page 1sur 45

FATENE

Faculdade de Tecnologia do Nordeste

Redes de Computadores Aulas 1 e 2

Prof Raniella Dyulle raniella@hotmail.com

Comunicao
Formas de Comunicao
Sinais de fumaa, pombos-correio. 1838 - Telgrafo (Morse): incio da comunicao atravs de sinais eltricos. 1876 - Graham Bell: primeira transmisso de udio (voz) via sinais eltricos. Telefone, rdio, televiso e Internet.

Rede de computadores

Evoluo dos Sistemas de Computao

Evoluo dos Sistemas de Computao Dcada de 1950: processamento em lote (batch)- operadas por pessoas especializadas, no havia interao homem-mquina;

Sistema em lote traz os cartes para o 1401 l os cartes para a fita coloca a fita no 7094 que executa o processamento coloca a fita no 1401 que imprime a sada

Evoluo dos Sistemas de Computao

Dcada de 1960: terminais interativos vrios usurios usando um nico processador central sistemas de tempo compartilhado (time-sharing); Dcada de 1970: distribuio do poder computacional microcomputadores interconectados.
Rede de computadores 4

COMUNICAO

COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES

Rede de computadores

Telecomunicaes

Comunicaes por meios eletrnicos, normalmente em grandes distncias. Transmite informaes por meio de uma interface entre emissor e receptor. Podem transmitir: voz, dados, imagens e informaes.

Rede de computadores

Telecomunicaes
Aplicaes
Finanas (caixa eletrnico, transferncia eletrnica de fundos, etc.). Vendas e Mkt (telemarketing, processamento online de pedido). Trabalho de comunicaes e de conhecimento (groupware, correio eletrnico, video conferncias).

objetivo
Reduzir tempo e custo

Facilitar compras para clientes.

Reduzir custo de trasnferncia do conhecimento e de informaes.

Rede de computadores

Evoluo

Rede de computadores

Aparelhos Internet interessantes

Porta retratos IP

O menor servidor Web do mundo

Rede de computadores

Evoluo

SISTEMA DE COMUNICAO

Rede de computadores

10

Redes de Computadores
Redes de Computadores: conjunto de mdulos processadores capazes de trocar informaes e compartilhar recursos, interligados por um sistema de comunicao. Sistema de Comunicao: formado por um arranjo topolgico que une os mdulos processadores atravs de enlaces fsicos (meios de transmisso) e de um conjunto de regras que organizam a comunicao (protocolos).

Vantagens
Compartilhamento de recursos:
Reduo de custo hardware

Compartilhamento de aplicativos:
Reduo de custo software

Compartilhamento de recursos de informao:


Armazenamento em nico local

Conectando pessoas:
Trabalho em conjunto independente de local e horrio
Rede de computadores 12

Tipos de Redes de Computadores


Rede Local (LAN Local Area Network) rea geogrfica restrita Cabos ou sinais de rdio ou infravermelhos Rede Metropolitana (MAN Metropolitan Area Network) Linhas de maior velocidade ou fibra tica Rede de Longa Distncia (Wide Local Area Network) Meios de transmisso de longa distncia

Rede de computadores

13

Parmetros de comparao
Usados na escolha do tipo de rede a ser empregada de acordo com o conjunto de aplicaes que se deseja utilizar:

Custo: depende do desempenho desejado


Estaes de trabalho Interfaces com o meio de comunicao Meio de comunicao
Rede de computadores 14

Parmetros de comparao
Retardo de transferncia
Retardo de acesso Retardo de transmisso
Gerao da Mensagem Direito de Transmisso Incio da transmisso Chegada no destino

Retardos de acesso Retardos de transmisso


Rede de computadores

Retardo de transferncia

15

Parmetros de comparao
Desempenho: capacidade efetiva de transmisso da rede.
Escolha adequada de meio de transmisso, conexo, protocolo.

Confiabilidade:
Tempo mdio entre falhas: medido em horas Degradao amena: continuar operando na presena de falhas. Tempo de reconfigurao aps falha: caminhos redundantes. Tempo mdio de reparo: mecanismos de autoteste e diagnstico, manuteno eficiente.

Rede de computadores

16

Parmetros de comparao
Modularidade: grau de alterao de desempenho e funcionalidade que um sistema pode ter sem mudar o projeto original.
Simplicidade: modificar funes lgicas e hardware. Facilidade para crescimento: configuraes de baixo custo. Utilizao em larga escala: facilidade no projeto e de manuteno do sistema como um todo.

Rede de computadores

17

Parmetros de comparao
Compatibilidade: capacidade do sistema em se ligar a dispositivos de vrios fabricantes (hardware e software). Sensibilidade tecnolgica: rede ser capaz de suportar todas as aplicaes para a qual foi projetada e as futuras.

Rede de computadores

18

Topologias de Redes
Ligao Ponto a Ponto:
Presena de apenas dois pontos de comunicao no enlace, um em cada extremidade.

Ligao Multiponto:
Trs ou mais dispositivos de comunicao no mesmo enlace.

Topologia em barra
Com esta topologia, cada n ligado ao prximo em um nico cabo. Usado nas primeiras geraes de redes Ethernet, atualmente est em desuso. Em caso de falha em um n, os demais ficam desconectados.

Arranjo topolgico
Configurao multiponto. Cada n pode conter todas as informaes que so transmitidas. Falhas no causa parada total: interfaces passivas. Confiabilidade: estratgia de controle. Desempenho: meio de transmisso, numero de ns conectados, controle de acesso...

Rede de computadores

21

Topologia em Anel
Computadores so conectados em um anel. a topologia das redes Token Ring, popularizadas pela IBM nos anos 80. Hoje, esse modelo mais utilizado em sistemas de automao industrial.
Menor custo; Menos confivel.

Topologia em Estrela

As conexes partem de um ponto central (concentrador), normalmente um hub ou switch. o modelo mais utilizado atualmente.

Arranjo topolgico
Podem atuar: Difuso (broadcasting) n central distribui; ou com um n se comunicando com outro de cada vez (controle do n central). No tem roteamento. Problemas Confiabilidade: problema; acrscimo de redundncia caro. Modularidade:limite de expanso depende do n central. Desempenho:capacidade de processamento do n central.

Rede de computadores

24

Arranjo topolgico
No interliga as estaes diretamente repetidores. Transmitem e recebem dados em qualquer direo. Mensagem entra no n e circula at que o n destino ou origem retirem-na. Cada n deve ser capaz de remover mensagens e encaminh-las frente.

Rede de computadores

25

Arranjo topolgico
Problema: a quebra em um enlace entre os repetidores vai parar toda a rede. Falha no repetidor ativo parada total da rede.

Modularidade: elevada. Confiabilidade: baixa. Desempenho: depende do mecanismo de transmisso.

Rede de computadores

26

Outras Topologias
Totalmente ligada - Com esta topologia, numa rede com N estaes seriam necessrias N(N-1)/2 ligaes ponto a ponto. Maior custo. Mais confivel. Parcialmente ligada - Nem todas as ligaes entre pares esto presentes, mas caminhos alternativos existem e podem ser usados em caso de falha ou congestionamento.
Rede de computadores 27

Tipos de Topologias
Topologia Lgica:
aquela observada sob o ponto de vista das interfaces das estaes com a rede.

Topologia Fsica:
Diz respeito ao layout fsico utilizado na instalao.

Ex.: Internamente um hub funciona como uma barra


(topologia lgica) porm do ponto de vista de layout ele configura uma topologia em estrela (topologia fsica).

Transmisso da Informao
Comunicao o ato de transmitir informaes. Ao transmitir informaes esperamos preservar seu significado, recuperar seu entendimento para permitir sua manipulao. Um processo de comunicao admite a existncia de um cdigo ou linguagem (como a verbal, utilizada pelos homens) capaz de representar informaes atravs de smbolos compreensveis para as partes envolvidas.

Transmisso da Informao
A transmisso da informao de um ponto a outro envolve os seguintes passos: A gerao da idia na origem; A descrio dessa idia por um conjunto de smbolos; A codificao desses smbolos para transmisso em um meio fsico disponvel; A transmisso dos smbolos codificados; A decodificao e reproduo dos smbolos transmitidos no receptor; A recriao da idia transmitida (com possvel degradao de qualidade);

Transmisso da Informao
Informaes vs Sinais - Informaes esto, em geral, associadas s idias criadas, manipuladas e processadas pelos agentes.
Sinais so ondas que se propagam atravs de algum meio fsico ( Ex.: Ar, fios, fibra tica) e correspondem a materializao das informaes.

Transmisso da Informao
Tipos de Sinais
Analgico: usado para trfego de voz.
Onda senoidal contnua com uma determinada faixa de freqncia.

Digital: representa codificados em dois distintos 0 ou 1.

dados estados

Discreto aumento de energia.


Rede de computadores 32

Transmisso da Informao
Bit (binary digit): a unidade bsica de informao em computadores digitais e pode univocamente ser mapeado na amplitude de um sinal digital de dois nveis. Ex.:(-5v, +5v).

Transmisso da Informao
Um conjunto de 4 bits denominado nibble. Um conjunto de 8 bits denominado byte. Um conjunto de 16 bits denominado word. Um conjunto de 32 bits denominado double word. Um conjunto de 64 bits denominado quad word Um conjunto de 1024 bits = 1 kilobit. Um conjunto de 1024 kilobits = 1 megabit. Um conjunto de 1024 megabits = 1 gigabit.

Transmisso da Informao
Modos de Operao: Simplex: transmisso s possvel em um sentido; Half-duplex: transmisso nos dois sentidos, porm um por vez. Full-duplex: transmisso nos dois sentidos simultaneamente.

ou

Transmisso da Informao
Tipos de Transmisso: Serial: o tipo de transmisso utilizada em redes de computadores. Neste tipo de transmisso os dados so transmitidos bit a bit. -Menos rpida, menor custo, utiliza apenas um canal de comunicao, maior limite de comprimento do cabo. Paralela: o tipo de transmisso mais comumente utilizada dentro de um computador, como por exemplo no barramento local que liga o processador ao chipset. Neste tipo de transmisso os bits so transmitidos em grupos, sendo um fio para cada bit. Ex.: Comunicao PC/impressora: transmisso paralela de 8 bits. - Mais rpida, maior custo, interferncia eletromagntica, Menor limite de comprimento do cabo.

Transmisso da Informao
Canal de Comunicao: - A transmisso de informao atravs de uma rede de comunicao realizada por um canal de comunicao. Dependendo do modo de transmisso utilizado, podemos distinguir dois grupos bsicos de canais de comunicao: os baseados em propagao guiada e os que se baseiam em propagao livre. Taxa de Transmisso: - A quantidade de bits transmitidos por unidade de tempo denominada velocidade de transmisso ou taxa de transmisso (expressa em bits/s).

Meios fsicos de transmisso


Projetos de Meios fsicos envolve:
Taxa de transmisso; Largura de banda; Facilidade de instalao; Imunidade a rudos; Confiabilidade; Custos de interface; Exigncias geogrficas; Conformidade com padres disponibilidades de componentes.
Rede de computadores

internacionais

e
38

Meios fsicos de transmisso


Par tranado
Fios de cobre torcidos em pares. Mais usado devido ao custo/benefcio. Linhas telefnicas. 10 vezes mais rpidos que os coaxiais. Comprimento e interferncia.

Rede de computadores

39

Categorias Par Tranado


* Tipos: -Par tranado blindado STP (Shielded Twisted Pairs)

-Par tranado sem blindagem UTP (Unshielded Twisted Pairs) - Os cabos UTP so classificados em: - Categoria 1: utilizados em telefonia; - Categoria 2: utilizados em sistemas com baixas taxas de transmisso; - Categoria 3: transmisso de at 16 MHz, taxas de 10 Mbps. - Categoria 4: transmisso de at 20 MHz, taxas de 16 Mbps. - Categoria 5: transmisso de at 100 MHz, taxas de 100 Mbps. - Categoria 6: transmisso de at 1000 MHz, taxas de 1000 Mbps.

Meios fsicos de transmisso


Cabos coaxiais - Constitudo de dois condutores de cobre concntricos, um circundado pelo outro.
Mesmo da TV a cabo. Distncia maior que o par tranado. Pode alcanar taxas altas de bits. Mais caro que o par tranado. No so flexveis, so mais caros, instalao mais difcil.

Rede de computadores

41

Meios fsicos de transmisso


Fibra ptica Meio feito de slica ou plstico que conduz pulsos de luz, sendo que cada um desses pulsos representa um bit.

Velocidade de transmisso de dados alta. Imunes a interferncia; Tm baixssima atenuao de sinal; Muito caros, equipamentos caros e mo de obra especializada. o meio mais utilizado para transmisso guiada de grande alcance;
Rede de computadores 42

Meios Fsicos de Transmisso


Redes sem Fios - Canais de Rdio Terrestres (Radiodifuso): - Os pacotes so transmitidos pelo ar em canais de freqncia de rdio ou infravermelho; - Prov facilidade de locomoo; - Ponto-a-ponto: infravermelho e rdio; - Ponto-multiponto: rdio;

Meios fsicos de transmisso

Wirelles: tecnologias de comunicao sem fio. Os pacotes so transmitidos pelo ar em canais de freqncia de rdio ou infravermelho;

Satlites Microondas Rdio Sistema de telefonia de celular e PCS.


Rede de computadores

44

Bibliografia Recomendada

SOARES, L. F G. Redes de computadores: das LANs, MANs e WANs s Redes ATM. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1995. http://www.babooforum.com.br/idealbb/view.asp?topicID=223648

Rede de computadores

45

Vous aimerez peut-être aussi