Vous êtes sur la page 1sur 35

Perturbaes do Espectro do AUTISMO

PEA: Distrbios severos do neuro-desenvolvimento que se manifestam atravs de dificuldades muito especficas da comunicao e da interaco associadas a dificuldades em utilizar a imaginao, em aceitar alteraes de rotinas e exibio de comportamentos estereotipados e restritos.

Implicam um dfice na flexibilidade de pensamento e uma especificidade no modo de aprender que comprometem, em particular, o contacto e a comunicao do indivduo com o meio.

Espectro do Autismo

Condio clnica de alteraes cognitivas, lingusticas e neurocomportamentais, pretendendo caracterizar o facto de que, mais do que um conjunto fixo de caractersticas, esta parece manifestar-se atravs de vrias combinaes possveis de sintomas num contnuo de gravidade de maior ou menor intensidade.

Bibliografia
Dgidc (2008). Unidades de ensino estruturado para alunos com perturbaes do espectro do autismo. Lisboa: Dgidc. Santos, I. e Sousa, P. (2005). Como intervir na perturbao autista. Disponvel em www.psicologia.com.pt/artigos/ver_artigo.php? codigo=A0262&area=d2&subarea= MEC (2008). Transtornos graves del desarrollo http://w3.cnice.mec.es/recursos2/atencion_diversida d/01_02_05.htm

Sinais Precoces
At aos 18 meses: Sinais preocupantes mas no especficos Alteraes alimentares (suco, recusa do seio; anorexia, vmitos; Alterao do sono; Choro persistente ou ausncia de choro; Apatia;

Ausncia de comportamento de apego: contacto visual, desejo de ser pegado ao colo, no responde com sorriso; No manifestam medo dos estranhos; Vocalizaes pobres ou inexistentes; Respostas inconsistentes aos sons; Movimentos estereotipados; Perturbaes do tnus (rgidos ou muito moles).

Sinais de alarme aos 18 meses


Isolamento Ausncia de jogos de imitao Ausncia de jogos de faz-de-conta Ausncia de ateno partilhada Ausncia de usar o dedo para apontar no sentido de mostrar alguma coisa Ausncia de usar o dedo para apontar no sentido de pedir alguma coisa

As PEA englobam:

Perturbao autstica (autismo de Kanner, autismo infantil ou autismo clssico); Perturbao de Asperger (Sndrome de Asperger); Perturbao desintegrativa da segunda infncia; Perturbao global do desenvolvimento sem outra especificao (autismo atpico); Sndrome de Rett.

Perturbao de Asperger (Sndrome de Asperger)


Transtorno neurobiolgico moderado que envolve desvios a nvel de: Habilidades sociais; Utilizao da linguagem como comunicao; Comportamentos repetitivos ou perseverantes; Interesses limitados.

Perturbao desintegrativa da segunda infncia


Desintegrao nos primeiros 5 anos de vida:

Perda de linguagem; Perda da necessidade de contacto social; Empobrecimento do contacto visual; Perda de comunicao no verbal.

Perturbao global do desenvolvimento sem outra especificao (autismo atpico)

O diagnstico implica o aparecimento de menos itens e menor intensidade. Ser uma variao do autismo.

A DSM-IV no a inclui na classificao

Sndrome de Rett

Desenvolvimento normal; Aparecimento posterior de: Desacelerao do crescimento craniano; Perda de aptides manuais, marcha e movimentos do tronco; Perda do envolvimento social; Incapacidade grave no desenvolvimento da linguagem.

Etiologia

Psicogenticas factores afectivos e familiares Cognitivas Biolgicas origem biolgica de base

Etiologia multifactorial: Factores hereditrios com uma contribuio gentica complexa e multidimensional; Interaco entre o potencial gentico e o ambiente biolgico (pr e peri- natal); Ligao a algumas doenas genticas.

DSM-IV-TR

Critrios de diagnstico para a Perturbao Autstica A. A presena de um total de seis (ou mais) itens de 1), 2) e 3), com pelo menos 2 de 1), 1 de 2) e 1 de 3). 1) Dfice qualitativo na interaco social (manifestando pelo menos 2) Dfice no uso de mltiplos comportamentos no verbais (contacto do olhar, expresso facial, postura corporal e gestos reguladores da interaco social);

DSM-IV-TR Critrios de diagnstico para a Perturbao Autstica

Incapacidade para desenvolver relaes com os companheiros adequadas ao nvel de desenvolvimento;

Falta de procura espontnea de partilha de interesses, divertimentos ou actividades com outras pessoas (por exemplo no mostrar, trazer ou indicar objectos de interesse);

Falta de reciprocidade social ou emocional.

2) Dfice qualitativo na comunicao (manifestando pelo menos 1)

Atraso ou ausncia no desenvolvimento da linguagem falada (no acompanhada de tentativas para compensar atravs de modos alternativos de comunicao tais como gestos ou mmica);
Acentuada incapacidade na competncia para iniciar ou manter uma conversao com os outros nos indivduos com um discursos adequado;

2) Dfice qualitativo na comunicao (manifestando pelo menos 1)

Uso estereotipado ou repetitivo da linguagem ou linguagem idiossincrtica; Falta de jogo simblico variado e espontneo ou de jogo social imitativo

3) Padres repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses, actividades (manifestando pelo menos 1)


Preocupao absorvente por um ou mais padres de interesse estereotipados ou restritos no normais quer na intensidade quer no seu objectivo.

Adeso aparentemente inflexvel a rotinas ou rituais especficos no funcionais.

3) Padres repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses, actividades (manifestando pelo menos 1)

Preocupao persistente com partes de objectos.

Maneirismos motores estereotipados e repetitivos (sacudir ou rodar a mo ou dedos ou movimentos complexos de todo o corpo);

B - Atraso ou funcionamento anormal em pelo menos uma das seguintes reas, com inicio antes dos trs anos de idade:

1) interaco social, 2) linguagem usada na comunicao social,

3) jogo simblico ou imaginativo.

A pessoa com PEA apresente um modo muito especfico de pensamento e de funcionamento caracterizado por dificuldades em: compreender e responder de forma adequada s diferentes situaes do meio ambiente; seleccionar e processar informao pertinente; responder a estmulos sensoriais (hipo ou hipersensibilidade).

Principais problemas: Comunicao

50% revelam atraso do desenvolvimento da fala; Linguagem superficial; Discurso formal e pomposo; Alteraes e caractersticas vocais peculiares; Alteraes na compreenso e interpretaes literais;

Transtorno qualitativo das relaes sociais a vrios nveis:


Isolamento completo Vnculo com um adulto Relaes induzidas, externas e unilaterais com pares Motivao definida para se relacionar com pares.

Alterao do comportamento social

a) dificuldade de interaco com os pares; b) falta de vontade de interagir com pares; c) deficiente percepo dos sinais sociais; d) comportamento social e emocional inadequado; e) desconhecimento dos cdigos de conduta.

Alteraes da comunicao no verbal e comportamento social:

A) Utilizao limitada de gestos; B) Linguagem corporal desajeitada;

C) Expresses faciais pouco variadas;


D) Olhar fixo e ao lado.

Transtorno qualitativo das capacidades de referncia conjunta a diferentes nveis:


Ausncia completa de aces conjuntas, desinteresse pelas aces ou gestos de outros. Realizao de aces conjuntas simples com pessoas especficas; Aces conjuntas en situaes interactivas muito dirigidas; Capacidades de aco conjunta relativamente estveis.

Transtornos qualitativos das funes comunicativas a diferentes nveis:


Ausncia de comunicao; Actividades de "pedir", mediante "condutas de uso instrumental de pessoas; Utilizao de signos para pedir: palavras, smbolos, gestos; Utilizao de condutas comunicativas, mas pouco recprocas e pouco empticas.

Transtornos qualitativos das linguagem expressiva a diferentes nveis:

Ausncia total da linguagem expressiva; Linguagem predominantemente ecollica ou composta por palavras soltas; Capacidade para produzir oraes que implicam algum grau de conhecimento implcito de regras lingusticas; Linguagem discursiva. possvel a conversao, mas tende a ser lacnica.

Transtornos qualitativos das linguagem receptiva a diferentes nveis:

Ignora por completo a linguagem, no responde a ordens, chamadas ou indicaes.


Compreende ordens simples.

Compreenso de enunciados. A compreenso pode ser literal e muito pouco flexvel.

Cognio

Discrepncia entre os resultados QI Verbal/QI de Realizao; Excelente memria a longo prazo (memria visual); Pouca flexibilidade no pensamento, ideias fixas, no adaptao a mudanas ou imprevistos; Dificuldade em transferir e generalizar; Na leitura, ortografia e numeracia podem aparecer extremos; Jogos imaginativos mas solitrios.

Interesses e rotinas
Gosto pela ordem, coleces e regras sequncias e simetrias. Interesse pela acumulao de objectos.

de

Excluso de outras actividades; Adeso repetitiva; Predominncia da memorizao em detrimento do significado; Comportamentos parecem ser impostos a si prprio ou ao outro.

Motricidade

Descoordenao motora Problemas no equilbrio Problemas na destreza manual Falta de firmeza nas articulaes, imaturidade na manipulao Alteraes motoras podem surgir tiques, movimentos involuntrios, posturas invulgares

Interveno: aspectos determinantes

Os ambientes organizados aumentam as possibilidades de aprendizagem, diminuem o isolamento e as estereotipias; Estruturar e fomentar interaces, de forma a que se sejam recprocas e sociais em vez de solitrias; Orientar famlia na sua relao com a criana; Estabelecimento de uma relao estvel criana/professor;

Procedimentos de ensino deve cumprir certas condies e reunir uma srie de caractersticas:

Contexto de aprendizagem estruturado Anlise de tarefas Funcionalidade Tcnicas de reforo positivo Tcnicas de controle de estmulos Apoio visual Ensinar a habilidade, a sua utilizao, uso adequado, funcional, espontneo e generalizado.

As intervenes devem:
Definir de forma precisa os pr requisitos evolutivos e funcionais das condutas a desenvolver; Implicar a famlia e a comunidade; Ser intensivas e precoces.

Parceria pais/professores

Definir princpios de colaborao; Ter em conta o papel da famlia; Considerar os pais como parceiros; Saber ouvir e compreender cada famlia; Estabelecer projectos educativos individuais com os pais; Implementar e avaliar os projectos com a colaborao dos pais.

Vous aimerez peut-être aussi