Vous êtes sur la page 1sur 10

Dadasmo

Na Arte e na Literatura

Dadasmo
O Dadasmo foi um movimento originado em 1915, em plena 1 Guerra Mundial, em Zurique (cidade que conservou-se neutra com relao guerra). O movimento, que negava todas as tradies sociais e artsticas, tinha como base um anarquismo niilista* e o slogan de Bakunin: "a destruio tambm criao".

Significado
Embora a palavra dada em francs signifique cavalo de madeira, sua utilizao marca a falta de sentido que pode ter a linguagem (como na fala de um beb). Para reforar esta idia foi estabelecido o mito de que quando um estilete de abrir correspondncias caiu sobre um dicionrio francs-alemo apontou a palavra dada, e ela foi escolhida pelo grupo como apropriada para suas criaes anti-estticas e atividades de protesto, que foram pensadas como uma reao aos valores pequeno-burgueses e ao desespero perante a Primeira Guerra Mundial.

Principais Caractersticas
Objetos comuns do cotidiano so apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artstico; Irreverncia artstica; Combate s formas de arte institucionalizadas; Crtica ao capitalismo e ao consumismo; nfase no absurdo e nos temas e contedos sem lgica; Uso de vrios formatos de expresso (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, msicas, jornais, etc) na composio das obras de artes plsticas; Forte carter pessimista e irnico, principalmente com relao aos acontecimentos polticos do mundo.

Objetivo
O Dadasmo procurava chocar um pblico mais ligado a valores tradicionais e libertar a imaginao via destruio das noes artsticas convencionais. Acredita-se, ainda, que seu pessimismo venha de uma reao de desiluso causada pela Primeira Guerra Mundial.

Tristan Tzara
Um dos principais autores e tambm fundador do Dadasmo Tristan Tzara, o qual ensina o seguinte a respeito do movimento:
Para fazer um poema dadasta
Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que voc deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com ateno algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedao um aps o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas so tiradas do saco. O poema se parecer com voc. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do pblico.

Este o L.H.O.O.Q. que, em frnces quando lido, assemelha-se com Elle a chaud au cul que, traduzido fica: Ela tem fogo no cu, refere-se Mona Lisa, obra de Leonardo da Vinci. Trata-se de um retrato da Mona Lisa ao qual Marcel Duchamp acrescentou bigode e cavanhaque.

A Fonte, considerada uma das

obras mais representativas do dadasmo na Frana, criada em 1917, do artista Marcel Duchamp.

Dadasmo no Brasil
No Brasil o Dadasmo tem referncia atravs do escritor Mrio de Andrade em seu livro Paulicia desvairada, no qual h um poema chamado Ode ao burgus. J no prefcio do livro, o autor recomenda que s deveriam ler o referido poema os leitores que soubessem urrar. Veja um trecho do poema:
Ode ao burgus
Eu insulto o burgus! O burgus-nquel, o burgus-burgus! A digesto bem feita de So Paulo! O homem-curva! o homem-ndegas! O homem que sendo francs, brasileiro, italiano, sempre um cauteloso pouco-a-pouco! (...)

Mrio de Andrade

Declnio
O Dadasmo, como movimento artstico, declinou nos anos vinte, e alguns de seus participantes tornaram-se proeminentes em outros movimentos da arte moderna, especialmente o surrealismo. Durante a dcada de 50 houve um ressurgimento do interesse pelo Dadasmo em Nova York, onde compositores, escritores, e artistas produziram muitos trabalhos com caractersticas dadastas.

Vous aimerez peut-être aussi