Vous êtes sur la page 1sur 25

REPBLICA DE MOAMBIQUE

Educao Inclusiva
construindo um ensino de qualidade para todos

Maputo, Dezembro de 2009

Educao Inclusiva: O que Educao Inclusiva? Caractersticas de Escolas Inclusivas, Efectivas ou de Qualidade; Indicadores de Gesto de Escolas Inclusivas; Perfil dos Professores das Escolas Inclusivas; Barreiras Promoo da Educao Inclusiva; Necessidades Educativas Especiais (NEEs): O que so Necessidades Educativas Especiais? Tipo de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais; Causas das Necessidades Educativas Especiais; Factores e Modalidades de Incluso Escolar; Estratgias de Gesto de Turmas com Alunos com NEEs; Concluso.

Sumrio

Educao Inclusiva

O que Educao Inclusiva?

A Educao Inclusiva um processo de desenvolvimento da escola regular, no seu todo, virado para o acolhimento educacional de todas as crianas, jovens e adultos, respeitando as suas diversidades fsico-mental, cultural, social, lingustica, racial, religiosa e outras particularidades.

A Educao Inclusiva busca maximizar todos os recursos existentes localmente (humanos, financeiros, materiais, estratgias, metodologias, tcnicas, interaces e outros) para que se melhore a qualidade de aprendizagem de cada e de todas as crianas, jovens e adultos com necessidades educativas especiais.

Na Educao Inclusiva o processo de aprendizagem do aluno questionado permanentemente, do seguinte modo: Porqu aprende? Como aprende? Quando aprende? Onde aprende? De quem aprende? Com quem aprende? O que fazer para aprender?

Caractersticas de Escolas Inclusivas, Efectivas ou de Qualidade?

Tornam as escolas regulares efectivas para satisfazerem as aprendizagens de todos alunos; Aplicam uma pedagogia inclusiva em que o ensino esteja centrado no aluno; Maximizam os modelos educacionais das escolas regulares e especiais atravs da cooperao entre ambas na formao de professores; na flexibilizao dos currcula; na aplicao de estratgias e mtodos de ensino apropriados; na produo de materiais de ensino; e Adoptam sistemas participativos de organizao e gesto escolar em parceria com as famlias e as comunidades.

Desenvolve-se a confiana entre o pessoal docente como sendo capaz de dar respostas s necessidades individuais de cada aluno; H preocupao em se organizarem medidas capazes de apoiar o desenvolvimento da comunidade escolar como um todo; e So adoptados procedimentos sistemticos de orientao e avaliao permanente do progresso educativo.

Perfil de Professores das Escolas Inclusivas


So profissionais e autnomos, com as seguintes caractersticas: Em relao a si mesmos: No tm dvidas sobre seus objectivos de ensino; So conhecedores dos contedos e das estratgias para a sua consecuo; Fazem uso do material de ensino existente com profissionalismo, de modo a dedicarem mais tempo s prticas que enriquecem e clarificam os contedos; Tm em conta, tanto objectivos de nvel cognitivo elevado, como de baixo nvel cognitivo;

So ponderados e reflexivos a respeito da sua prtica; Interligam o que ensinam com outras reas disciplinares; Aceitam a responsabilidade dos resultados dos alunos; Do nfase importncia do significado; Tm expectativas elevadas; Criam uma atmosfera positiva de ensinoaprendizagem; Organizam os recursos de modo a facilitar a aprendizagem; e Orientam os seus progressos e proporcionam um feedback regular.

Em relao aos seus alunos: Esto convictos e esperam que todos os alunos atinjam, pelo menos, os objectivos mnimos de aprendizagem; Conhecem bem os alunos, adaptam o ensino s suas necessidades e antecipam os pontos fracos dos conhecimentos que detm; Ensinam aos alunos estratgias metacognitivas e do-lhes oportunidades de as interiorizarem; Orientam a compreenso dos alunos proporcionando-lhes feedback regular e adequado;

Asseguram-se de que os alunos progridem; Proporcionam aos alunos grande variedade de experincias de aprendizagem; Do aos seus alunos possibilidades de escolha; Reconhecem os esforos dos alunos e os resultados que conseguem alcanar; Incentivam os alunos a trabalharem cooperativamente; e Comunicam aos alunos o que se espera deles e porqu.

Barreiras Promoo da Educao Inclusiva

As atitudes negativas da sociedade face s deficincias e s dificuldades escolares dos alunos; A invisibilidade nas comunidades devido superproteco e outros preconceitos familiares; A invisibilidade na escola em que as estratgias e o currculo esto centrados nos contedos ou no professor; O acesso fsico em que as construes escolares no prevem a acessibilidade, a segurana e o conforto das pessoas cegas, das que andam em cadeiras de rodas e outras; A discriminao por gnero, sendo as raparigas ou mulheres as principais vtimas;

O tamanho e o tipo das turmas, em que as numerosas e as mistas, dificultam uma ateno especial e a aplicao de estratgias apropriadas na aquisio da aprendizagem de cada aluno; O custo que se julga acarretar o ensino especializado; A pobreza extrema que afecta a maior parte das famlias das pessoas com necessidades educativas especiais; e A ausncia de polticas educacionais inclusivas, de prticas participativas de gesto escolar bem como a deficiente formao tcnico-profissional dos professores, directores de escolas e outros agentes educacionais.

Necessidades Educativas Especiais

O que so Necessidades Educativas Especiais?

As Necessidades Educativas Especiais referem-se a toda e qualquer ajuda pedaggica que crianas, jovens e adultos (excludos ou no do sistema de ensino regular) necessitam para aprender.

H uma necessidade educativa especial quando um problema (fsico, cultural, religioso, sensorial, intelectual, emocional, social, ambiental ou qualquer combinao destes factores) afecta a aprendizagem ao ponto de serem necessrios:

Acessos especiais ao currculo; ou Condies de aprendizagem especialmente adaptadas para que o aluno possa receber uma educao apropriada.

Tipos de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais


Superdotadas ou talentosas; Com atraso mental; Surdas ou hipoacsicas (com audio reduzida); Cegas ou amblopes (com viso reduzida; Com problemas motores; Com problemas de sade; Com problemas de linguagem e fala; Com perturbaes emocionais; Traumatizadas; Com dificuldades de aprendizagem; rfs; e Outras.

Causas das Necessidades Educativas Especiais


Violncia (guerras, acidentes, abuso sexual, maus tratos e outras situaes traumticas); Desastres naturais; Pobreza; Problemas de sade; Deficincias; Distrbios emocionais; Migraes/ nomadismo; Trabalho infantil; Privao scio-afectiva; Educao sexista, Diferenas de gnero, rcicas, religiosas, culturais e tnico-lingusticas; Luto ou separao dos progenitores; e Outras situaes de vulnerabilidade.

Factores e Modalidades de Incluso Escolar


Factores que determinam o tipo de orientao escolar: O tipo e o grau de necessidade especial do aluno; As caractersticas relacionadas com o meio escolar tais como as possibilidades, os recursos (humanos, materiais e financeiros), os servios e os meios de acesso; e As circunstncias familiares do aluno. Modalidades de incluso escolar: Em classes/turmas comuns de escolas regulares; Em classes/turmas especiais de escolas regulares; No domiclio; Na rua; e Em instituies hospitalares.

Estratgias de Gesto de Turmas com Alunos com Necessidades Educativas Especiais

Aplicao dum plano de aulas baseado em competncias; Caracterizao das particularidades psicopedaggicas dos alunos do Ensino Bsico com necessidades educativas especiais; Diagnstico das competncias curriculares dos alunos com necessidades educativas especiais; Identificao de temas e tpicos do currculo para leccionao;

Seleco dos materiais de ensino que podem ser aplicados na aula; Organizao eficaz dos alunos; Monitoria da aprendizagem de todos os alunos; Organizao do ambiente para a aprendizagem de todos os alunos; Gesto do tempo; e Metodologias de ensino activas e especficas de iniciao da leitura, da escrita e da matemtica, para alunos com necessidades educativas especiais e, particularemente, para os surdos, cegos e com deficincias mental e mltiplas.

Concluso

Seleco dos materiais de ensino que podem ser aplicados na aula;

Muito Obrigado

Vous aimerez peut-être aussi