Vous êtes sur la page 1sur 20

Heterossexualidade, Homossexualidade, Masculino e Feminino.

GNERO: PAPEL E IDENTIDADE


O masculino e o feminino so papis de gnero.
Os papis masculino e feminino configurariam

tipificaes do que seria pertinente ao homem e a mulher num dado contexto. No existe um contedo universal para os papis de gnero, pois estes so construes histricas, sociais e culturais.

GNERO: PAPEL E IDENTIDADE


Segundo a Psicologia Social de Bandura (1971) meninos

e meninas inclinam-se mais a imitarem os seus iguais do que os do outro sexo, baseando-se tanto na observao direta, como na interpretao do que percebem como masculino e feminino. Segundo Freud, a masculinidade e a feminilidade vo sendo construdas nas relaes familiares, sociais, culturais e afetivas.

GNERO: PAPEL E IDENTIDADE


Complexo de dipo
Identificao Logos

GNERO: PAPEL E IDENTIDADE


Porque homossexuais, homens e mulheres, manifestam o desejo de se normalizar, por que reivindicam o direito ao casamento, adoo e procriao?
Por que esse desejo de famlia, inclusive considerando que a homossexualidade sempre foi repelida da instituio do casamento e da filiao?

GNERO: PAPEL E IDENTIDADE


Atualmente, no mais a contestao dos modelos de

famlia, pelos homossexuais, que incomoda os conservadores, mas a vontade de a eles se submeter. Integrados, os homossexuais se tornariam mais perigosos uma vez que seriam menos visveis. Tudo se passa como se fosse preciso impedir-lhes o idntico ou a diferena abolida.

GNERO: PAPEL E IDENTIDADE


A partir de 1965-70 os gays e lsbicas quiseram se

tornar pais e para tanto inventaram uma cultura da famlia que no passa da perturbao do modelo que haviam contestado e que j se encontrava em mutao. A famlia homoafetiva surge com um grande desejo de normalidade e igualdade, o que fere a ordem simblica.

GNERO: PAPEL E IDENTIDADE


A sociedade e as instituies que a representam ainda

tem dificuldade de imaginar a famlia, o casamento, a paternidade e a maternidade sem a unio de duas pessoas de sexos diferentes.
Cmara analisa o Projeto de Lei 7018/2010, que probe a adoo de crianas e adolescentes por casais homossexuais. A proposta, do deputado Zequinha Marinho (PSC-PA), altera o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA Lei 8.069/90).

GNERO: PAPEL E IDENTIDADE


Atualmente, para o caso de adoo conjunta (feita por

casais), o estatuto exige que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham unio estvel, comprovando a estabilidade da famlia. O texto proposto pelo autor acrescenta a esses requisitos a vedao explcita a adoo por casais homossexuais. Na opinio de Marinho, a adoo por casais homossexuais expe a criana a srios constrangimentos. O filho ter grandes dificuldades em explicar aos seus amigos e colegas de escola por que tem dois pais ou duas mes, exemplifica. O parlamentar sustenta ainda que a instituio familiar constituda obrigatoriamente a partir da unio de um homem e uma mulher.

GNERO: PAPEL E IDENTIDADE


Perseguidos a sculos, tratados como invertidos, prias,

sodomitas, pederastas, pervertidos e masturbadores , os homossexuais sempre tiveram a possibilidade de fundar uma famlia. Mas o direito, a lei, a aceitao pelas quais eles lutam e a normalizao de sua condio.

GNERO: PAPEL E IDENTIDADE


Freud e sua psicanlise foram pioneiros e propulsores

da mudana no que se refere a viso da homossexualidade: Freud no colocava a homossexualidade entre as taras ou anomalias, mas via a homossexualidade como uma possibilidade diante da bissexualidade constitucional. Bissexualidade Constitucional.

GNERO: PAPEL E IDENTIDADE


Freud no classificava a homossexualidade na categoria

das prticas sexuais perversas. Freud (1935) escreve: a homossexualidade no uma vantagem, mas nada existe nela de que se deva ter vergonha, no vcio, nem aviltamento, tambm no doena. uma variao da funo da funo sexual provocada por uma irrupo do desenvolvimento sexual.

GNERO: PAPEL E IDENTIDADE


A posio da IPA sobre a homossexualidade e os

psicanalistas homossexuais. Anna Freud Kleine Lacan: manifestao de um desejo perverso.

GNERO: PAPEL E IDENTIDADE


Foi preciso esperar ate 1970 com os trabalhos de

Foucault e Boswell, para que a homossexualidade passa-se a ser vista no como doena, mais como prtica sexual totalmente a parte e marcada pela diversidade. A partir da fala-se no mais em homossexualidade, e sim em homossexualidades para se destacar a diversidade.

GNERO: PAPEL E IDENTIDADE


Somente

em 1974 a Associao Americana de Psiquiatria retira a homossexualidade do rol das desordens mentais e das perverses no DSM. S em 1995 o Conselho Federal de Psicologia publica uma resoluo na qual confirma que a homossexualidade no doena, portanto, no demanda tratamento e no pode ser curada.

GNERO: PAPEL E IDENTIDADE


Os homossexuais querem provar que so bons pais e

que seus filhos se desenvolvem to bem quanto os filhos dos heterossexuais. A famlia heterossexual vista como perfeita, geradora de filhos saudveis e absolutamente normais. Nos Estados Unidos os procedimentos para avaliar e conceder o direito a adoo a pais e mes homossexuais as instituies responsveis buscam testar as aptides psicolgicas destas pessoas e as garantias de que seus filhos sero heterossexuais e no tero doenas psquicas.

GNERO: PAPEL E IDENTIDADE


Os filhos de casais homossexuais correm o risco mais

que outras crianas de sofrerem de distrbios psicticos ou qualquer doena mental, ou mesmo de serem homossexuais? Porque? preciso admitir que os filhos dos homossexuais tanto ou mais que os filhos dos outros tem dificuldades a enfrentar ao longo da vida.

GNERO: PAPEL E IDENTIDADE


preciso admitir tambm que os pais homossexuais

so diferentes dos outros. Nossa sociedade deve aceitar os homossexuais e as famlias homoafetivas tais como elas so. Estas famlias devem ter todos os seus direitos civis garantidos.

GNERO: PAPEL E IDENTIDADE


No obrigando os homossexuais a serem normais

que eles conseguiro provar que so bons pais. Tentando convencer aqueles que o cercam de que seus filhos nunca se tornaro homossexuais ou adoecero psiquicamente, os homossexuais, se arriscam a lhes dar, de si prprios, uma imagem desastrosa. Os homossexuais buscam se adaptar aos modelos idealizados de famlia.

GNERO: PAPEL E IDENTIDADE


Os homossexuais no precisam nem devem negar

suas experincias, prefervel que cada um seja pai com sua historia, com seu inconsciente. A famlia do futuro deve ser mais uma vez reinventada.

Vous aimerez peut-être aussi