Vous êtes sur la page 1sur 30

O PROBLEMA ECONMICO

Disciplina : Economia e Negcios (1) Economia Brasileira Contempornea Recursos Limitados x Necessidades Ilimitadas Fatores de Produo- As Questes Centrais

Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos Fundamentos de Economia. So Paulo: Saraiva. SP. 2008

Professor Ms Regis Ximenes

CONCEITO DE ECONOMIA
Etimologicamente, a palavra economia vem do grego oikos (casa) e nomos (norma, lei). Seria a administrao da casa, que pode ser generalizada como administrao da coisa pblica. Economia pode ser definida como a cincia social que estuda como o indivduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produo de bens e servios, de modo a distribu-los entre as vrias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer s necessidades humanas. Assim, trata-se de uma cincia social, j que objetiva atender s necessidades humanas. Contudo, depende de restries fsicas, provocadas pela escassez de recursos produtivos ou fatores de produo (mo de obra, capital, terra, matrias primas)

Pode-se dizer que o objeto de estudo da cincia econmica a questo da escassez, ou seja, como economizar recursos.
A escassez surge em virtude das necessidades humanas ilimitadas e da restrio fsica de recursos. Afinal, o crescimento populacional renova as necessidades bsicas; o contnuo desejo de elevao do padro de vida (que poderamos classificar como uma necessidade social de melhoria de status) e a evoluo tecnolgica fazem com que surjam novas necessidades. Nenhum pas, mesmo os pases ricos, so auto-suficientes, em termos de disponibilidade de recursos produtivos, para satisfazer a todas as necessidades da populao.

Se no houvesse a escassez de recursos, ou seja, se todos os bens fossem abundantes (bens livres), no haveria necessidade de estudarmos questes como inflao, crescimento econmico, dficit no balano de pagamentos, desemprego, concentrao de renda etc. Esses problemas provavelmente no existiriam (e obviamente nem a necessidade de se estudar Economia).

A Questo da Escassez e os Problemas Econmicos Fundamentais


Todas as sociedades, qualquer que seja seu tipo de organizao econmica ou regime poltico, so obrigadas a fazer opes, escolhas entre alternativas, uma vez que os recursos no so abundantes. Elas so obrigadas a fazer escolhas sobre O Que e Quanto, Como e Para Quem produzir. O que e quanto produzir: a sociedade deve decidir se produz mais bens de consumo ou bens de capital, ou, como num exemplo clssico; quer produzir mais canhes ou mais manteiga? Em que quantidade? Os recursos devem ser dirigidos para a produo de mais bens de consumo, ou bens de capital?

Como produzir: trata-se de uma questo de eficincia produtiva: sero utilizados mtodos de produo capital intensivos? Ou mo-de-obra intensivos? Ou terra intensivos? Isso depende da disponibilidade de recursos de cada pas.

Para quem produzir: A sociedade deve decidir quais os setores que sero beneficiados na distribuio do produto: trabalhadores, capitalistas ou proprietrios da terra? Agricultura ou indstria? Mercado interno ou mercado externo? Regio Sul ou Norte? Ou seja, trata-se de decidir como ser distribuda a renda pela atividade econmica.

Necessidades Humanas ilimitadas x Recursos produtivos escassos

-o que e quanto produzir escassez escolha


-como produzir -para quem produzir

Diferentemente da microeconomia que trabalha com mercados isolados, a macroeconomia estuda todos os mercados em conjunto.
Assim, para que as anlises macroeconmicas pudessem avanar, foi necessrio o desenvolvimento da chamada Contabilidade Nacional, ou seja, de um instrumental que permite mensurar a totalidade das atividades econmicas.Esse instrumento recebeu o nome de Contabilidade Nacional.

A partir do desenvolvimento desta tcnica de mensurao, baseada no princpio das partidas dobradas, houve grande avano da teoria econmica, uma vez que tornaram possveis os testes empricos e uma anlise quantitativa mais consubstanciada.

Definio de Produto A economia estuda a alocao de recursos escassos para fins ilimitados, ou seja, como obter o mximo de satisfao para os indivduos a partir de um estoque dado de recursos. Para satisfazer a suas necessidades, o homem envolve-se em um ato de produo. Produo a atividade social que visa adaptar a natureza para a criao de bens e servios que permitam a satisfao das necessidades humanas. No ato de produo, existe a combinao de uma srie de elementos chamados de fatores de produo, que so os recursos utilizados na produo de bens e servios. Normalmente, costuma-se separar os recursos em trs grandes reas: Terra, Capital e Trabalho.

PRODUO
a atividade social que visa adaptar a natureza para a criao de bens e servios que permitam a satisfao das necessidades humanas.

Os fatores de Produo

So os recursos utilizados na produo de bens e servios

O PRODUTO a soma daquilo que foi produzido em pas durante determinado perodo de tempo

O Crescimento Econmico definido como o aumento do produto em um determinado perodo de tempo, ou seja, a elevao na produo de bens e servios que satisfaam s necessidades humanas

PRODUTO REAL E PRODUTO NOMINAL Produto medido em termos monetrios, pois a forma que possumos para reduzir os diversos bens e servios da economia a um denominador comum e com isso podermos agreg-los. O problema que a moeda est sujeita a perda de valor ao longo do tempo, isto , na presena de processos inflacionrios, o poder de compra da moeda se corri devido elevao do nvel geral de preos. Assim, de um ano para o outro, o produto pode variar em termos monetrios sem que em termos de quantidade fsica tenha ocorrido qualquer mudana, ou seja, como Y= Pi x Qi ( onde Pi o preo e Qi a quantidade das n mercadorias da economia), o valor de Y pode mudar tanto por mudanas em Pi como em Qi, ou em ambos.

O que interessa em termos de crescimento o comportamento de Q; assim, devemos diferenciar entre Produto Real (aquele medido a preos constantes) e Produto Nominal (aquele medido a preos correntes).

Como o que se se observa o produto nominal, para retirar os efeitos da inflao sobre a medida do produto utilizamos os chamados ndices de preos para fazer o deflacionamento.
Estes ndices correspondem a mdia ponderada das mudanas de preos dos diversos produtos. O principal ndice o deflator implcito do produto (DI), que corresponde razo entre a soma de todos os preos no instante atual multiplicados pela quantidades no instante atual e a soma de todos os preos no instante anterior multiplicado pelas quantidades do instante atual.

A partir do produto real, pode-se observar mais de perto a evoluo (crescimento) as economia de um pas, comparando-se o produto de um ano em relao a outro. Quando dizemos que o Brasil cresceu 4 %, estamos afirmando que a produo do ano atual (PIP) 4% maior que o ano anterior em termos reais, isto , descontada a elevao dos preos dos bens produzidos.

O Grfico nos mostra a taxa de investimento (preos constantes de 2000) anual at 1990 e trimestral desde 1991, bem como a mdia verificada entre o primeiro trimestre de 1991 e o segundo de 2004, 19,1%. A srie formao bruta de capital fixo como proporo do PIB a preos constantes de 2000 tem o seu menor patamar histrico, verificado no segundo trimestre de 2003, 16,4%, sendo que a partir de ento apresenta comportamento crescente. Contudo, no segundo trimestre de 2004, a taxa de investimento a preos constantes, 17,3%, continua cerca de 2% abaixo da mdia verificada do primeiro trimestre de 1991 ao segundo semestre de 2004.

A esse respeito, em trabalhos anteriores, foi mostrado que mantida a mdia do crescimento da produtividade total dos fatores, do trabalho e a taxa mdia de investimento observada de 1994 a 2001, respectivamente de 1,2%, 2,0% e 19,9%, o crescimento do produto esperado no Brasil seria de 2,8%, atingindo o mximo 3,5% quando se considera o crescimento potencial (esse ltimo s se sustenta no curto prazo). Ressaltamos que a anlise anterior s considera parmetros mdios, ou seja, choques em outros fatores podem elevar o crescimento sustentado brasileiro. Como exemplo, um choque positivo na produtividade do capital de 2% por 5 anos, elevaria o crescimento sustentado esperado para 3,1% (e o potencial para 4%), sendo que, nos cinco anos de transio, haveria um ganho extra da ordem de 2% no crescimento esperado .

DEPRESSO ECONMICA
Uma depresso econmica caracterizada por um estado agravado de recesso, ou seja, um longo perodo de desemprego em massa, falncia de empresas, baixos nveis de produo e investimentos etc., sempre acarretando em conseqncias negativas para a economia mundial. Segundo especialistas, as maiores depresses econmicas da histria foram as de 1815, 1873 e 1929. Entre elas, uma das mais graves foi a de 1929, superada somente pela crise financeira mundial de 2008. Em relao ao crash de 29, a teoria mais aceita, diz que o motivo para a crise foi o planejamento mau feito da poltica monetria dos Estados Unidos. Esse apenas um dos motivos para as depresses econmicas. Esses longos perodos de crise podem ser causados por diversos fatores, principalmente na esfera macroeconmica.

Para exemplificar as diferenas entre uma recesso e uma depresso econmica, podemos citar uma velha piada dos economistas: Uma recesso quando o seu vizinho perde o emprego, uma depresso quando voc perde o seu tambm. De fato, recesso um declnio do Produto Interno Bruto (PIB), por dois ou mais trimestre consecutivo, j a depresso est relacionada com outros aspectos mais amplos, como nveis de emprego, produo industrial, rendimento real, etc.
Ao longo da histria do capitalismo, podemos perceber momentos bons e de crise, ou seja, ciclos econmicos. Aps o sistema capitalista ter se firmado esses ciclos passaram a ser algo constante. De certa forma, depresso econmica uma falha do sistema capitalista e de sua terica mo invisvel. Inclusive, foi nos perodos aps grandes depresses que surgiram outras teorias econmicas um pouco diferentes da teoria de Adam Smith, como o keynesianismo e o neoliberalismo.

ADAM SMITH 1723-1790


Foi considerado o formulador da teoria econmica, nasceu em 1723 na Esccia. Nos anos de 1751 a 1764 ensinou filosofia na Universidade de Glasgow onde publicou seu primeiro livro, a teoria dos Sentimentos Morais. Contudo, foi com outra obra que ele conquistou grande fama: Uma Pesquisa Sobre a Natureza e as Causas das Riquezas das Naes, lanado em 1776.

Ele tornou o assunto compreensvel e sistmico e seu livro A Riqueza das Naes pode ser considerado como a origem do estudo da Economia.
Ele enfatizou que uma diviso apropriada da mo de obra pela sociedade, com cada pessoa se especializando naquilo que sabe fazer melhor, seria a melhor maneira de aumentar a produtividade e a riqueza de uma nao.

Alm disso, Smith criticou as excessivas intervenes e restries do governo sobre a economia, demonstrando que economias planejadas na verdade atrapalham o crescimento. A idia central de Smith em A Riqueza das Naes de que o mercado, aparentemente catico,,na verdade, organizado e produz as espcies e quantidades de bens que so mais desejados pela populao. A premissa bsica de Smith; o governo no precisa interferir na economia. Um mercado livre pode produzir bens na quantidade e no preo que a sociedade espera. Isto acontece porque a sociedade, na busca por lucro, ir responder s exigncias do mercado. Adam Smith tambm criticou seriamente as conspiraes comerciais e cartis que ocorrem quando um grupo de empresrios,produtores de um mesmo bem de consumo, estabelece um determinado preo. Seus argumentos influenciaram a economia mundial durante o sculo XIX, e continua influenciando at os dias de hoje.

Adam Smith foi o fundador do estudo sistmico e organizado da Economia e um dos principais pensadores na histria humana
Procurou responder as seguintes questes: A concorrncia deve ser regulamentada ou entregue a si mesma ? A exportao de ouro devia ser proibida, ou deveria permitir-se que o tesouro entrasse ou sasse do reino, segundo as correntes de comrcio o ditassem? O produtor agrcola deveria ser tributado por constituir a fonte original de toda a riqueza, ou deveriam os impostos recair sobre a prspera classe mercantil?

A Crescente Riqueza das Naes

O mundo que Smith descreveu era muito diferente do nosso. Era um mundo de empresas muito pequenas. Entretanto, apesar de todas as diferenas em relao moderna sociedade econmica, a viso bsica que Smith forneceu de sua poca pode ainda elucidar as tarefas da cincia econmica em nosso prprio tempo.
Dois problemas principais ocuparam a ateno de Smith. O primeiro a teoria de Smith sobre a mais importante tendncia de uma sociedade de liberdade perfeita: sua tendncia ao crescimento. O crescimento econmico, ou seja, o constante aumento na produo de bens e servios de que uma sociedade desfruta. Que que impedia uma sociedade a aumentar suas riquezas? Basicamente, a tendncia de tal sociedade a encorajar um constante aumento na produtividade de seu trabalho, de modo que, com o tempo, o mesmo nmero de trabalhadores pudesse realizar uma produo cada vez maior.

E que est subentendido no aumento da produtividade? A resposta segundo Smith, era o ganho em capacidade de produo que se obteria mediante a realizao de uma diviso de trabalho cada vez mais apurada. Neste ponto, a famosa fbrica de alfinetes de Smith serve como exemplo:.....um homem extrai o fio metlico, outro o endireita, um terceiro o corta, um quarto........

Por liberdade perfeita, enfatizou Adam Smith que todos os agentes em tal sociedade tm liberdade para estabelecer ou no acordos econmicos, em ntido contraste com as obrigaes impostas a escravos e servos

O MODELO DE CRESCIMENTO DE ADAM SMITH

Isso comea a revelar as razes por que uma sociedade de livre iniciativa tende a crescer. O que impele tal sociedade para a diviso do trabalho? Smith nos mostra uma fora propulsora que colocar a sociedade numa trajetria ascendente de crescimento, ao lado de um mecanismo autocorretivo que a manter nessa trajetria.
Um dos pilares fundamentais da concepo de Smith da natureza humana era o que ele chamava de desejo de melhoria de vida, aquilo que foi descrito como motivo de lucro. Ele impele cada fabricante a expandir seu negcio a fim de aumentar os lucros. E como essa expanso do negcio resulta em maior diviso de trabalho? Consiste em equipar os trabalhadores, pois essa ao que aumenta a produtividade, que Smith chamou na produo de investimento de capital.

O mecanismo de mercado

Havia tambm a questo de como um sistema de mercado se mantinha coeso, de como ele fornecia uma soluo ordenada aos problemas de produo e distribuio. Para Smith, as pessoas so impulsionados pelo desejo de melhorar de vida e guiadas principalmente pelo interesse pessoal. Como pode surgir um arranjo socialmente vivel a partir desse conjunto de motivaes socialmente perigosas? A resposta apresenta-nos um mecanismo central de uma sociedade de mercado, o mecanismo da concorrncia. ( quanto maior a oferta menor ser a procura , os preos do produto em estudo estaro em declnio).
Atravs do que Smith chamou, numa famosa expresso, de mo invisvel, os motivos egostas dos homens so convertidos pelo mecanismo de mercado para produzirem o mais inesperado dos resultados: o bem estar social.

Formas de organizao econmica- Basicamente, podem ser identificadas duas formas de organizao econmica: a economia de mercado(economia capitalista), em que predomina a propriedade privada, e a economia centralizada(economia socialista), em que as propriedades so transferidas ao estado.
Economia de mercado-O mercado tem total condio de solucionar os problemas bsicos de uma economia: o que, como e para quem produzir, orientados por um mecanismo de livre formao dos preos. Uma economia baseada na concorrncia de mercado no necessita da interveno do Estado, e gerida eficazmente por uma mo invisvel que promove o equilbrio das foras de mercado.Ocorrendo retrao da demanda os preos diminuem.Ocorrendo escassez de oferta os preos ajustam-se a um patamar mais elevado, de forma a restabelecer o equilbrio do mercado.

Os preos e o Mercado- As relaes de troca entre os agentes econmicos desenvolvem-se mediante o mecanismo de formao de preos no mercado.Quando o preo fixado num intercmbio, h tambm a gerao de informao de valor que o vendedor ou o comprador estariam dispostos a negociar um bem.
Preo Oferta E

Quantidade

Desta forma Smith mostrou que o sistema de mercado um processo auto-regulador. Pois a conseqncia de um mercado competitivo que ele constitui seu prprio guardio. Se preos, lucros ou salrios se afastam dos nveis determinados pelo sistema de mercado, existem foras que os recolocam na linha.

FIM DESSE MDULO.

Vous aimerez peut-être aussi