Vous êtes sur la page 1sur 18

Curso de Administrao

Trabalho de Geopoltica 11 de Setembro


PARTICIPANTES: ELEM MARQUES FBIO JACKSON LOPES ROSELY GORETTI ALEIXO WESLEY HUBNER DA CRUZ

BELO HORIZONTE MG 2012

Na manh do dia 11 de setembro de 2001, 19 terroristas da Al-Qaeda coordenaram uma serie de ataques no territrio norteamericano.
Os terroristas sequestraram 04 avies comerciais de passageiros.

Dois avies colidiram intencionalmente contra o edificio World Trade Center na cidade de Nova York, aps duas horas os prdios desmoronaram. O terceiro avio caiu no Pentagono. O quarto avio caiu em um campo proximo de Shanksville, na Pensilvnia. No houve sobreviventes em nenhum dos voos.

Formado principalmente por muulmanos e rabes, a organizao Al Qaeda (a base, em rabe) foi criada nos anos 80 para defender o territrio do Afeganisto contra a ocupao das tropas russas que instauraram o regime socialista no pas. Os Estados Unidos, que lideravam o bloco capitalista, forneciam ajuda financeira organizao para expulsar as tropas. Sob a liderana de Bin Laden, a Al Qaeda passou a recrutar guerrilheiros muulmanos para dar continuidade luta armada.

Al-Qaeda
Lder da Al-Qaeda

Osama Bin Laden

O rompimento com os Estados Unidos aconteceu depois da invaso norte-americana Arbia Saudita, durante a guerra contra o Iraque, nos anos 90. Bin Laden foi expulso da Arbia Saudita pelo governo e passou a investir em ataques organizados contra os Estados Unidos. Em 1998, a organizao assumiu a autoria da exploso de duas embaixadas americanas na frica oriental (224 mortos) e, em 2001, foi responsvel pelo ataque areo que derrubou as torres gmeas do World Trade Center, em Nova York, e parte do Pentgono, nas proximidades de Washington.

Em todo o mundo os desdobramentos foram sentidos com intesidades distintas, sendo que no oriente medio as repercusses foram mais profundas devido ao interesse geopolitico dos EUA nesta regio.
O presidente George W. Bush conduziu uma extremamente agressiva, declarando guerra ao terror. politica

O presidente levou a cabo duas grandes intervenes militares: A invaso ao Afeganisto em 2001 e a invaso ao Iraque em 2003.

pblico e notrio que os setores mais agressivos do imperialismo j almejavam h tempos ocupar pases estratgicos, preocupados com a grave crise energtica e motivados pelo aumento do poder geopoltico dos EUA no planeta. Inclusive desde o governo Bush-pai j existia a ideia de uma invaso ao Iraque conforme documento de Orientao da Poltica de Defesa (DPG), de 1992, Os atentados serviram somente de pretexto para reedit-las, em setembro de 2002, na fascista Estratgia de Segurana Nacional (NSS). Os motivos para essa ao belicista e expansionista no tinham nada a ver com Osama bin Laden, mas sim com as ambies do poderoso complexo industrialmilitar que domina os EUA.

Apos os atentados, os EUA responderam aos ataques declarando a guerra ao terror, o Afeganisto foi invadido para a derrubada do Taliban, que abrigou os terroristas da Al-Qaeda. Foi aprovada no congresso americano uma lei de nome USA Patriot Act que consiste em invaso de lares, espionagem de cidados, interrogaes e torturas de possveis suspeitos de espionagem ou terrorismo, sem direito a defesa ou julgamento. As liberdades civis com esse ato so removidas do cidado.

A priso e Guantanamo em Cuba, foi utilizada para aprisionar terroristas e eles no tinham direito a defesa. George W. Bush intitulou como o O eixo do mal o bloco formado por Iraque, Ir e Coreia do Norte, todos antigos desafetos dos EUA.

Houve uma grande repulsa contra o islamismo, o que gerou desdobramentos negativos entre pases arabes islamicos.

No dia 07 de outubro de 2001, tropas norte-americanas, apoiadas pela Aliana do Norte, revoltosos afegos que apoiaram os EUA contra os terroristas da Al Qaeda e os Taliban, invadiram este pas, aliadas tambm a foras internacionais do Reino Unido, do Canad e da Austrlia. A investida contra o governo foi vitoriosa, pois conseguiu expulsar o Taliban do poder.

A Invaso do Iraque em 2003 iniciou-se a 20 de Maro atravs de uma aliana entre os Estados Unidos da Amrica, Reino Unido e muitas outras naes (unidade conhecida como a Coalizo) iniciada, a partir do Kuwait a ofensiva terrestre. Bagd caiu a 9 de Abril e a 1 de Maio declarou o presidente norte-americano George W. As foras da Coligao capturaram Saddam Hussein a 14 de Dezembro de 2004, dando incio ao processo de transio de poderes populao iraquiana.

Este atentado causou srios prejuzos financeiros a nvel nacional e mundial e principalmente, a perda de um grande nmero de vidas humanas, aproximadamente 6000 mortos. A perda de postos de trabalho, as dificuldades enfrentadas pelos sobreviventes como, falta de salrios, o medo, a ansiedade, as doenas respiratrias, as sequelas fsicas e psicologias, mudaram a rotina dos cidados americanos e com certeza refletiu no restante do mundo, uma vez que o atentando ns fazem pensar se tudo isso tivesse sido conosco. Fatos como estes geram uma comoo mundial.

fato que j existiam antes do atentado a economia mundial vivia uma crise caracterizada pela queda do crescimento na maior parte dos pases industrializados. Os setores mais atingidos foram os de seguros, aviao e turismo. O impacto para as seguradoras foi relacionado a dificuldade de honrar as cobertura dos danos nos contratos j existentes, principalmente pela queda das aes e o grande aumento de novos contratos visto que se tornou impossvel mensurar possveis ataques terroristas. No setor de aviao a queda abrupta da procura do servio e aumento dos prmios das aplices levaram algumas companhias falncia, aumento dos custos dos aeroportos com segurana. J o turismo sofre com a desistncia de muitos turistas afetando no s o EUA, mas bem como toda a Europa, criou-se um pnico mundial com relao as viagens areas.

Refletir obre o terrorismo e sua necessidade de afirmao politica, at que ponto estamos seguros, repensar se manobras politicas do governo realmente visam o bem estar e a segurana de todos, rever as questes scias mundiais como por exemplo a fome, a mortalidade infantil, as doenas e as condies miserveis de alguns pases. Rever a questo da hegemonia americana correto um pas ter uma economia com reflexo global. Todos estes questionamentos foram aflorados aps o atentado.

O mundo ficou mais voltado para segurana em detrimento da liberdade individual e coletiva, politicas de migrao e imigrao ficaram mais rigorosas. O mundo ficou mais instvel e vulneral, principalmente pela crise americana devido aos gastos militares com a suposta Guerra ao Terror, vrios conflitos surgiram na Lbia, na Sria e no Egito. Problemas de desemprego, recesso e sentimento de vulnerabilidade, a mudana de um pas que era smbolo de liberdade, hoje se tornou um smbolo de liberdade vigiada, mesmo aps a morte de Osama Bin Laden.

GALERIA DE IMAGENS

Vous aimerez peut-être aussi