Vous êtes sur la page 1sur 41

A Importancia da Cultura

Prof. Paulo Goulart Junior UEMS/UNIDERP


1

Introduo

A cultura a criao coletiva de idias, simbolos e valores pelos quais uma sociedade define para si mesma o bom e o mau, o belo e o feio, o justo e o injusto, o verdadeiro e o falso, o puro e o impuro, o possvel e o impossvel, o inevitvel e o casual, o sagrado e o profano, o espao e o tempo.
2

CULTURA/RACIONLISMO

OS ANIMAIS SO SERES NATURAIS.


OS HUMANO SO SERES CULTURAIS. Sec. XIX. A ideia central era a de que os seres humanos alcanaram a maioridade racional
3

DISCORDNCIA

No final do sec. XIX e inicio do sec. XX temos a discordancia de dois ilustres pensadores, ao racinalismo:
MARX ( 1818 1881 ) FREUD ( Sec. XX )
4

MARX

Marx descobriu que temos a iluso de estarmos pensando e agindo com nossa prpria cabea e por nossa prpria vontade, racional e livremente, de acordo com o nosso entendimento e nossa liberdade, porque desconhecemos um poder invisvel que nos fora a pensar como pensamos e agir como agimos.
A esse poder que social ele deu o nome de IDEOLOGIA.
5

FREUD

Mostrou que os seres humanos tm a iluso de que tudo quanto pensam,fazem, sentem e desejam, tudo quanto dizem ou calam estaria sob o controle de nossa conscincia porque desconhecemos a existncia de uma fora invisvel, de um poder que psquico e social que atua sobre nossa conscincia sem que ela o saiba.
A esse poder que domina e controla invisvel e profundamente nossa vida consciente, ele deu o nome de INCONSCIENTE.

Questionamentos

O que e o que pode a razo?

O que e o que pode a conscincia reflexiva ou o sujeito do conhecimento, sobre o que so e o que podem as aparncias e as iluses?
7

Questionamentos ticos

O genero humano realmente livre ou inteiramente condicionado pela sua situao psquica e histrica?

Se for inteiramente condicionado, ento a histria e a cultura so causualidades necessrias como a natureza?
Como os seres humanos conquistam a liberdade em meio a todos os condicionamentos psquicos, histricos, econmicos, culturais em que vive? 8

ERRO/VERDADE

Indagao dos Gregos: Como o erro possvel?


Os Modernos Questionaram: Como a verdade possvel? Os Gregos- verdade era aletheia, para os modernos, veritas.

Erro/Verdade Gregos/Modernos

Neste caso temos a seguinte discusso; Para os

modernos trata-se de compreender e explicar como os relatos mentais (nossas idias) correspondem ao que se passa verdadeiramente na realidade.
Apesar disso os modernos retomaram o modo de trabalhar proposto por Scrates,Plato, e Aristteles, ou seja: comear pelo exame das opinies

contrrias e ilusrias para ultrapass-las em 10 direo verdade.

BACON e DESCARTES

Esses dois pensadores modernos, examinaram exaustivamente as causas e as formas do erro, inaugurando um estilo filosfico que permanecer na filosofia, ou seja, a anlise dos preconceitos e do senso comum.

11

CRTICA DOS DOLOS BACON


Bacon elaborou uma teoria conhecida como a crtica dos dolos ( a palavra dolo vem do Grego eidolon e significa imagem). De acordo com Bacon, existem quatro tipos de dolos ou imagens que formam opinies cristalizadas e preconceitos, que impedem o conhecimento da verdade.

12

DOLOS DA CAVERNA Bacon


As

opinies que se formam em ns por erros e defeitos de nossos orgos dos sentidos. So os mais fceis de corrigir por nosso intelecto.

13

DOLOS DO TEATRO Bacon

So as opinies formadas em ns em decorrncia dos poderes das autoridades que nos impem seus pontos de vista e os transformam em decretos e leis inquestionveis. Estes s podem ser refeitos se houver uma mudana social e poltica.

14

DOLOS DO FRUM Bacon


So

as opinies que se formam em ns como conseqncia da linguagem e de nossas relaes com os outros. So difceis de vencer, mas o intelecto tem poder sobre eles.

15

DOLOS DA TRIBO Bacon

So as opinies que se formam em ns em decorrncia de nossa natureza humana; esses dolos so prprios da espcie humana e s podem ser vencidos se houver uma reforma da prpria natureza humana.

16

DESCARTES

Descartes elaborou um mtodo de anlise conhecido como Dvida Metdica.


Descartes localizava a origem do erro em duas atitudes que chamou de atitudes infantis.

17

A PREVENO Descartes

A preveno, que a facilidade com que nosso esprito se deixa levar pelas opinies e idias alheias, sem se preocupar em verificar se so ou no verdadeiras.
So as opinies que se cristalizam em ns sob a forma de preconceitos ( colocados em ns por pais, professores, livros, autoridades) e que escravizam nosso pensamento, impedindo-nos de pensar e investigar.
18

A PRECIPITAO Descartes
A precipitao, que a facilidade e a velocidade com que nossa vontade nos faz emitir juzos sobre as coisas antes de verificarmos se nossas idias so ou no verdadeiras. So opinies que emitimos em consegncia de nossa vontade ser mais forte e poderosa do que nosso intelecto. Originam-se no conhecimento sensvel, na imaginao, na linguagem e na memria.

19

BACON/DESCARTES

Como Bacon, Descartes tambm est convencido de que possvel vencer esses efeitos, graas a uma reforma do entendimento e das cincias.
Observe que Descartes no pensa na necessidade de mudanas sociais e polticas.
20

LOCKE

o iniciador da teoria do conhecimento propriamente dita porque se prope a analisar cada uma das formas de conhecimento que possuimos, a origem de nossas idias e nossos discursos, a finalidade das teorias e as capacidades do sujeito cognoscente relacionadas com objetos que ele pode conhecer.
21

LOCKE

Locke seguiu a trilha aberta por Aristteles, o mesmo distingue graus de conhecimento, comeando pelas sensaes at chegar ao pensamento.
Assim como Aristteles diferia de Plato Locke difere de Descartes.
22

Elementos da Aprendizagem

A conscincia- Capacidade humana para conhecer, para saber que conhece e para saber o que sabe que conhece. A conscincia um conhecimento (das coisas de si) e um conhecimento desse conhecimento (reflexo).

23

Elementos da Aprendizagem

A percepo A sensao : O conhecimento sensvel tambm chamado de conhecimento Emprico ou experincia sensvel.
A sensao o que nos d as qualidades exteriores e interiores, isto , as qualidades dos objetos e os efeitos internos dessas qualidades sobre ns. Na sensao vemos, tocamos, sentimos, ouvimos: cores, odores, sabores, texturas, sentimos o quente e frio, o doce o amargo etc
24

Elementos da Aprendizagem

Duas grandes concepes sobre a sensao e percepo, esto na tradio filosfica: A empirista e a intelectualista.
Empiristas: A sensao e a percepo dependem das coisas exteriores, so causadas por estmulos externos que agem sobre nossos sentidos (SN).
25

Elementos da Aprendizagem

Intelectualistas A sensao e a percepo dependem do sujeito do conhecimento e a coisa exterior apenas a ocasio para que tenhamos a sensao ou a percepo. Nesse caso, o sujeito ativo e a coisa externa passiva. Sentir e perceber dependem da capacidade do sujeito para decompor um objeto (Sensao), recompor no todo, dando organizao e interpretao (Percepo).
26

Elementos da Aprendizagem

Percepo e teoria do conhecimento:


EMPIRISTA- a percepo a nica fonte de conhecimento, estando na origem das idias abstratas formuladas pelo pensamento. Hume, por exemplo afirma que todo o conhecimento percepo e que existem dois tipos de percepo: As impresses (sensaes, emoes e paixes) e as Idias (imagens das impresses).
27

Elementos da Aprendizagem

TEORIA FENOMENOLGICA- A percepo considerada originria e parte principal do conhecimento humano, mas com uma estrutura diferente da do pensamento abstrato que opera com idias, exemplo: a percepo sempre se realiza por perfis ou perspectivas, isto , nunca podemos perceber de uma s vez um objeto, pois somente percebemos algumas de suas faces de cada vez, no pensamento, nosso intelecto compreende uma idia de uma s vez e por inteiro.
28

Elementos da Aprendizagem

RACIONALISTAS INTELECTUALISTA A percepo considerada no muito confivel para o conhecimento porque depende das condies particulares de quem percebe e est propensa a iluses, pois freqentemente a imagem percebida no corresponde realidade do objeto. Vemos o sol menor que a terra, etc
29

A MEMRIA LEMBRANA

A memria uma evocao do passado. a capacidade humana para reter e guardar o tempo que se foi, salvando-o da perda total. A lembrana conserva aquilo que se foi e no retornar jamais.

30

MEMRIA OS GREGOS

Os Gregos antigos consideravam a memria uma identidade sobrenatural ou divina: era a Deusa Mnemosyne, me das musas, que protegem as Artes e a Histria. A Deusa Memria dava aos poetas e advinhos o poder de voltar ao passado e de lembr-lo para a coletividade. Conferia imortalidade aos mortais (registro nas obras de arte e livros).
31

A IMAGINAO
Que falta de imaginao Por favor use a sua imaginao Ela tem muita imaginao Observe que nas frases acima, elas podem ser positivas e negativas. A imaginao se apresenta como capacidade para elaborar mentalmente alguma coisa possvel, algo que no existiu, mas poderia ter existido, ou que no existe, mas poder vir a existir.

32

AS MODALIDADES DE IMAGINAO

Imaginao Reprodutora- a imaginao que toma suas imagens da percepo e da memria.


Imaginao Evocadora- Presentifica o ausente por meio de imagens com forte tonalidade afetiva.
33

AS MODALIDADES DE IMAGINAO
Imaginao Irrealizadora- Aquela que torna ausente o presente e nos coloca vivendo numa outra realidade que s nossa, como no sonho, no devaneio, no brinquedo. Tem tonalidade mgica.
Imaginao Fabuladora- de carter social ou coletivo, que cria mitos e as lendas pelos quais uma sociedade, um grupo social ou uma comunidade imaginam sua prpria origem e a origem de todas as coisas.
34

AS MODALIDADES DE IMAGINAO
Imaginao Criadora- A que inventa ou cria o novo nas artes, nas cincias, nas tcnicas e na Filosofia. A combinao de elementos afetivos, intelectuais e culturais que preparam as condies para que algo novo seja criado e que s existia, primeiro, como imagem prospectiva ou como possibilidade aberta. A imaginao criadora pede auxlio percepo, memria, s idias existentes, imaginao reprodutora e evocadora para cumprir-se como criao ou inveno.
35

LINGUAGEM
A linguagem um sistema de signos ou sinais usados para indicar coisas, para a comunicao entre pessoas e para a expresso de idias, valores e sentimentos.

36

A Importncia da Linguagem

Para Hjelmslev, a linguagem: O recurso

ltimo e indispensvel do homem, seu refgio nas horas solitrias em que o esprito luta contra a existncia, e quando o conflito se resolve no monlogo do poeta e na meditao do pensador.

37

O PENSAMENTO

Os Gregos: O pensamento o passeio da alma.


O ato de refletir, meditar ou pensar, ou o processo mental que se concentra em idias. Fantasia, sonho, devaneio, lembrana, recordao, cuidado, preocupao, expectativa. Conjunto das idias ou doutrina de um pensador, de uma sociedade, de um grupo, de uma coletividade. 38

A INTELIGNCIA

Para a Psicologia A inteligncia definida por sua funo, considerando-a uma atividade de adaptao ao ambiente, atravs do estabelecimento de relaes entre meios e fins para a soluo de um problema ou de uma dificuldade.

39

INTELIGNCIA e LINGUAGEM

O exerccio da inteligncia como pensamento inseparvel da linguagem, pois a linguagem o que nos permite estabelecer relaes, conceblas e compreend-las.

40

INTELIGNCIA e PENSAMENTO

A inteligncia colhe, recolhe e rene os dados oferecidos pela percepo, pela imaginao, pela memria e pela linguagem, formando redes de significaes com as quais organizamos e ordenamos nosso mundo e nossa vida, recebendo e doando sentido a eles.

41

Vous aimerez peut-être aussi