Vous êtes sur la page 1sur 27

A Teoria Crtica

Maria Clotilde Sampaio

Um debate emergiu nos anos 80 contrapondo novas verses das teorias realista e liberal das Relaes Internacionais. O chamado debate neoxneo, ocupou o centro das atenes dos estudiosos da rea durante, pelo menos duas dcadas. Apesar de essas duas correntes continuarem a dominar a produo intelectual da academia at hoje, perspectivas alternativas comearam a surgir, tambm dos anos 80, desafiando a viso convencional das relaes internacionais. A teoria crtica uma das mais importantes, seno a mais importante, contribuio alternativa surgida desde ento, apresentando uma crtica contudentes concepo realista das RI como poltica de poder e questionando a pretenso cientfica das teorias internacionais, em particular seu compromisso com o positivismo.

A teoria crtica ampliou o leque de temas que deveriam ser prioritrios em nossas pesquisas, indo alm das esferas tradicionais da segurana e da poltica externa e incluindo questes como o problema da mudana nas RI; os temas da hegemonia, da emancipao e da desigualdade; a centralidade do Estado como ator; o meio ambiente; as questes culturais; a integrao das estruturas econmicas na reflexo da poltica mundial; a ausncia de uma dimenso tica na reflexo da rea; o conceito de sociedade civil global, entre outras.

O crescimento da influncia da teoria crtica reflete a insatisfao dos estudiosos com as teorias dominantes diante de suas evidentes limitaes na compreenso e anlise das mudanas em curso na poltica mundial. Com o acirramento da GF durante os anos 80, cresceram as demandas por uma perspectiva alternativa que considerasse em suas anlises os desafios que a ameaa nuclear, a pobreza, o terrorismo, a devastao do meio ambiente etc. colocavam, de maneira dramtica, para a humanidade como um todo. A teoria crtica nasce no contexto de turbulncia caracterstico de um perodo de transio para uma ordem mundial cada vez mais globalizada.

Os tericos incluem novas interpretaes da obra de Marx, a teoria social da Escola de Frankfurt, bem como a teoria da hegemonia do intelectual marxista italiano Gramsci. A teoria crtica traz o marxismo para as RI. Diferente das teorias da dependncia e do sistema mundo, o marxismo da Teoria Crtica procura resgatar os elementos da obra de Marx que permitem uma viso no determinista e no economicista da realidade social. Esses autores estavam particularmente interessados nos escritos filosficos e polticos de Marx nos quais esto presentes anlises complexas de processos histricos, como as revolues sociais na Frana e na Alemanha entre 1948-49, onde encontramos um lugar privilegiado para a ao poltica dos sujeitos envolvidos, para suas idias e ideologias, bem como sua organizao e estratgias.

Os tericos crticos rejeitam as leituras ortodoxas do marxismo, que tendem a transform-lo em uma frmula cientfica aplicvel a qualquer tempo e lugar, para propor um marxismo mais prximo do prprio Marx, que reconhecia que toda teoria relativa a seu tempo histrico. Ou seja, era preciso recusar as verses deterministas do marxismo que viam a histria como governada pela lgica inexorvel da luta de classes, definida, por sua vez, pelas relaes sociais de produo.

No incio do sc XX, vrios acontecimentos mostraram como o marxismo ortodoxo era insuficiente para explicar e compreender a nova realidade em curso: A Primeira Guerra; A crise de 1929. A Teoria Crtica procura incoorporar anlise marxista conceitos que ajudem a explicar o papel dos fatores como o nacionalismo e o autoritarismo nos conflitos entre os Estados, e para tanto, recorre aos escritos de Marx que abordam temas como a ideologia e a alienao. medida que encaramos aquilo que produzido socialmente como algo natural, passamos a excluir uma gama enorme de possibilidades de transformao das situaes de dominao, explorao e opresso do horizonte da poltica.

Dois pontos se tornaram fundamentais para a reformulao do Marxismo: - O reconhecimento dos limites da razo (o que podemos saber) diante da complexidade das relaes sociais e, portanto, a necessidade de fazer uma crtica s limitaes da teoria da sociedade. - A importncia dos processos de aprendizado e produo do conhecimento para a anlise dos conflitos e contradies da sociedade. A teoria sempre relativa s condies histricas em que formulada e, portanto, no pode ser erigida como verdade cientfica que transcende seu contexto espao-temporal

Com base nessas premissas, os tericos crticos procedem a uma crtica do prprio marxismo cientfico como uma teoria tradicional (Horkheimer), ou seja, uma teoria que busca explicar a realidade como ela , tomando-a como dada.

Nas teorias das RI, o realismo tido como uma teoria tradicional porque busca compreender a realidade como realmente , evitando a contaminao de crenas e valores em anlises, levando a erros desastrosos como havia ocorrido com os liberais utpicos. O problema com as teorias tradicionais o conservadorismo, pois, ao considerar o objeto de estudo dado, assumem que imutvel. Elas buscam encontrar padres e regularidades na ocorrencia de certos eventos (como a guerra) de modo a poder fazer generalizaes e formular teses que sobre os mecanismos que governam o funcionamento das sociedades.

J a teoria crtica procura identificar as possibilidades de mudana na realidade observada, analisando tenses e contradies que questionem o equilbrio de uma certa ordem social.

Robert Cox e a crtica s teorias dominantes nas RI


Toda teoria para algo e para algum toda teoria interessada em um estado de coisas, seja ele poltico, econmico ou social. Toda teoria relativa seu tempo e lugar, portanto, no deve ser transformada em um modelo absoluto. Diferencia as teorias que se pretendem neutas e universais daquelas que reconhecem seu carter parcial e normativo.

As Teorias de soluo de problemas: nunca consideram a possibilidade de transformao de uma ordem como alternativa para corrigir desequilbrios estruturais (como a desigualdade, a ameaa constante de guerra, etc) e adotam uma metodologia cientfica que quer ser neutra e considera-se uma teoria aplicvel a qualquer contexto histrico. Watz afirma que a mudana muito rara nas RI.

As Teorias Crticas reconhecem seu carter relativo e historicamente situado. Reconhece a necessidade de refletir sobre a realidade em constante mudana e assume seu interesse em transformar tal realidade no sentido de superar as formas de dominao existentes.

A falta de interesse do realismo por processos de mudana reflete seu conservadorismo e sua preferncia por uma ordem mundial dominada por um pequeno nmero de Estados poderosos e exclue alternativas que visem transform-la.
Os realistas consideram 3 nveis de anlise: Natureza humana egoista; natureza dos Estados de maximizar poder para garantir sua segurana; natureza do SI como anrquica.

Ao tratar os trs nveis de anlise como determinados por dados da natureza, o realismo os torna imunes crtica e, efetivamente, imutveis.

A teoria crtica nega que a realidade social seja imutvel e afirma que os Estados e sistemas de Estados no so governados pela natureza, mas sim pelo resultado da ao humana e em constante mudana. Para Cox o realismo no pode ser considerado neutro, pois a separao rgida entre sujeito e objeto falsa.

importante frisar que Cox no descarta a relevncia das teorias de soluo de problemas. Elas contribuem de forma decisiva para explicar o funcionamento dos sistemas relativamente estveis, como no caso do sistema internacional no perodo da GF. Em perodos de maior instabilidade e turbulncia, contudo, essas teorias reafirmam a continuidade e a noo de que, ainda que haja mudanas marginais, elas no so importantes porque a histria tende a se repetir. Por isso o realismo continuou a dizer que pouco havia mudado com o fim da GF e que a nova balana de poder logo se formaria. Cox chama ateno para o absurdo dessa posio e props uma nova abordagem que desse conta do dinamismo e das mudanas na PI.

Cox introduz o conceito gramsciano de hegemonia. Ao contrrio do realismo, a hegemonia no deve ser entendida apenas como a supremacia dos Estados mais poderosos, mas tambm como uma relao na qual as potncias assumem um papel dirigente com base em uma combinao de recursos materiais, idiais e instituies que convenam os demais Estados das vantagens daquela ordem para o conjunto do sistema.

Outra problemtica do realismo, segundo Cox, diz respeito concepo unitria do Estado e sua igualdade funcional. Para que a lgica da anarquia corresponda descrio realista, preciso considerar os Estados como tendo objetivos semelhantes (a segurana) e uma mesma racionalidade que os impede a maximinizar seus retornos diante de seus competidores. Nas diferentes ordens mundiais dos ltimos dois sc., encontramos formas de Estados distintas que, quase certamente, correspondem a corportamente diferenciados no plano internacional.

Para Cox as unidades de anlise nas RI devem ser os Estados e as sociedades civis.

O esforo de Cox se concentra na tentativa de integrar os universos da poltica, da produo, das estruturas internacionais e dos conflitos de classe em um enfoque terico cuja qualidade principal a sua historicidade, ou seja, ser capaz de trabalhar com conceitos que levem em conta as foras que transformam os contornos da nova ordem mundial. Ele constata a diluio da fronteira entre os espao domstico e internacional.

A partir desse modelo de anlise, torna-se possvel estudar a Globalizao um tema que as teorias convencionais procuram evitar a partir da disciplina de RI. Cox nos mostra como uma teoria ligada ao movimento da histria pode se adequar para compreender as transf. profundas em curso na poltica mundial. Seu programa de pesquisa nos convida a investigar como idias, capacidades materiais e instituies cada vez mais ingnoram limites territoriais, redefinindo os espaos de articulao das foras sociais e dos Estados, bem, bem como caractersticas estruturais das ordens mundias.

A Escola de Frankfurt

Os membros da Escola de Frankfurt criticaram o marxismo por sua incapacidade de perceber que o desenvolvimento das foras de produo e o avano da tecnologia geraram formas mais sofisticadas de dominao e alienao, expressas no predomnio da tcnica e da razo instrumental sobre a razo crtica. Ao contrrio do que pensava Marx, a expanso do capitalismo em escala mundial (o que hoje chamamos de globalizao) no criou as condies para sua superao e para a construo do socialismo. Ao final do sc XX encontramos um quadro muito diferente das previses marxistas, no qual os conflitos entre Estados e intra-Estados superam os conflitos de classe, mantendo a humanidade dividida.

O capitalismo parece capaz de superar suas crises ampliando cada vez mais o escopo do mercado mundial, organizandose em empresas globais, regulando seus desequilbrios por meio de instituies internacionais. Vivendo em um perodo de transio e instabilidade no sculo XIX, Marx teria subestimado a impotncia das RI para a sobrevivncia do capitalismo e para o desenvolvimento da poltica mundial.

Trs objees devem ser levantadas contra o tratamento do Estado no neo-realismo: Ao considerar as funes do Estado como uniformes, o neo-realismo ignora as importantes variaes na forma e funo do Estado desde o sc XVI, ao mesmo tempo em que nega as transf. atuais e potenciais do Estado no contexto da globalizao. Se o comportamento dos Estados entendido como resposta s presses da estrutura anrquica, os atores internacionais assumem uma postura passiva e qualquer tentativa de mudana do carter conflituoso do sistema inviabilizada. De acordo com essa concepo, no se pode avaliar a ao do Estado normativamente, uma vez que o comportamente racional no guarda relao com a orientao poltica e ideolgica do ator.

Linklater nos chama a ateno para a derrota da ideal do Iluminismo conquistar a liberdade por meio da razo e do conhecimento. A primeira gerao da Escola de Frankfurt, em particular os pensadores como Adorno, Marcuse e Horkheimer, expressa bem o pessimismo diante da vitria da razo instrumental, colocada a servio de uma sociedade industrial que suprime a liberdade individual.

O que a teoria crtica quer colocar no centro dos debates a inevitvel dimenso tica das diferentes questes investigadas pelas RI, dimenso esta absolutamente ausente das anlises convencionais, que simplesmente aceitam as conseqncias negativas do sistema de Estados como um aspecto trgico de uma realidade que no podemos mudar.

Um passo importante para construir as novas bases para as relaes internacionais repensar o Estado soberano (mecanismo central na reproduo de estruturas de
dominao e excluso nas sociedades modernas),

revitalizando o significado moral de suas fronteiras, adimitindo sua responsabilidade em atos que tenham reflexos sobre o bem-estar de estrangeiros e introduzindo mecanismos democrticos e representao e deciso no plano internacional.

Ou seja, a ampliao ou universalizao da comunidade poltica mundial requer que imaginemos estruturas democrticas de poder regional e internacional, nas quais os Estados sejam apenas um ator relevante, mas no o nico. Para Linklater, a experincia da UE representa o ex. mais interessante e avanado, ainda que limitado, de uma potencial comunidade psvestfaliana que promoveria uma cidadania transnacional com mltiplas lealdades polticas e sem a necessidade de submisso a um poder soberano central.

Vous aimerez peut-être aussi