Vous êtes sur la page 1sur 17

Memrias

Para que serve as memrias


Qual a importncia das memrias Quais os tipos de memrias

Para que serve as memrias


As memrias, so fundamentais para o

funcionamento dos computadores, pois tem papel muito importante para o funcionamento do micro, por exemplo a Memria RAM responsvel no carregamento do SO, programas, e etc. Ou o HD, responsvel por armazenar pastas ou arquivos do sistema.

Qual a importncia das Memrias


As memrias so to importantes no micro,

que por exemplo um computador sem memria RAM no ter como recarregar o SO, ou seja o PC ser impedido de ligar. Um computador sem HD pode comprometer o desempenho do micro.

Quais os tipos de Memria


Memria RAM
Memria ROM

Memria Cache
Memria Auxiliar

Memria RAM
Do Ingls (Rondon Access Memory)

Memria de Acesso Aleatrio. a principal memria do computador , e responsvel por armazenar temporariamente os dados que foram processados pelo processador. Sendo assim uma pea muito importante no micro , pois ela que carrega todos os dados em utilizao pelo usurio, seja o SO, Programas, Jogos e os mais diversos.

Memria ROM
Do Ingls (Read-Only Memory)- Memria

Somente de Leitura. um tipo de Memria que permite apenas leitura, ou seja suas informaes so gravadas apenas uma vez, e depois no pode ser apagada ou alterada apenas lida. Um CD- ROM contendo um programa , s pode ser executado e no excludo. Existem trs tipos de Memria ROM: a PROM,EPROM, e EEPROM.

Distribuies da Memria ROM

PROM
Do Ingls (Progammable Read Only

Memory)- gravado por um dispositivo, mas seus dados no podem ser apagados ou modificados aps a gravao: Exemplo: CD-ROM,DVD-ROM.

EPROM
Do Ingls (Ereseable Progammable Read

Only Memory) Inovadora, permite a regravao de dados e alterao por meio de raios ultra violetas. Porem o processo de reescrita dos dados, requer uma voltagem cada vez maior, e com isso o numero de reprogramaes acaba sendo limitado.

EEPROM
Do Ingls (Eletrically Ereseable

Progammable Read Only Memory)Eletricamente Apagavel. a mais recente tecnologia, permite que os dados sejam apagados e gravados com o uso de eletricidade.

As memrias caches, surgiram quando j as memrias no eram capazes de acompanhar a velocidade do processador . Ou seja sua finalidade auxiliar o processador , efetuando

Memria Cache

buscas dentro das memrias

RAM carregando parte dos processos, a fim de diminuir o trabalho do processador. Ou seja seu papel fundamental no micro. A trs tipos de Memria Cache a, L1,L2,L 3.

Memrias Auxiliares
A memria Auxiliar, o componente do

(computador) responsvel por armazenar dados permanentes. As memrias auxiliares no so volteis ou seja no precisam de energia eltrica para manter os dados guardados. Exemplos: HDS,Disquetes,CDs,DVDs,entre outros.

Disco Rgido
Do Ingls (Hard Disk) Disco Rgido. O HD ou Disco Rgido a principal memria auxiliar do computador , e indispensvel para seu bom funcionamento. O HD foi criado na dcada de 50 pela IBM , para substituir os antigos disquetes , que eram muitos limitados em questo ao armazenamento. O HD funciona graas a dois pequenos motores que funcionam graas a energia eltrica, ele possui discos de ferro coberto com uma fina camada de magnetismo que onde as informaes ficam armazenadas, quanto mais fina for a camada maior a quantidade de armazenamento.

A leitura do dados feita por uma cabea de leitura de agulha que interpreta as molculas espcie de magnetismo por meio de plos. Os HDs, possuem 3 interfaces , IDE,SCSI,SATA .

CD
Do Ingls (Compact Disk ) Disco Compacto. um

dos mais populares meios de armazenamento de dados digitais, principalmente de musicas. Sua capacidade de armazenamento, de 700 MB em memria e em tempo 89 minutos na verso CD-R. A trs tipos CD,CD-RW,CD-R.

Blu-Ray
a mis nova tecnologia criada pela Sony para substituir o CD, e o DVD, comparado aos outros tem maior capacidade de armazenamento muito

superior chegando aos incrveis 50 GB. Seu segredo esta no lazer que faz a leitura do disco. No caso dos antigos CDs, os Lazer tinha o alcance ,de 850 nanmetros , j o Blu-Ray o cumprimento de 405 nanmetros. Sua tecnologia voltada mais questo dos Games (PS3) e filmes.

Memria Flash
As Memrias flash, so uma memria de acesso rpido, e permanente ao contrario da memria principal .

Sua Tecnologia voltada a produo de pendrives, cartes de memria , cmeras digitais, celulares e dispositivos de reproduo de musicas.

Vous aimerez peut-être aussi