Vous êtes sur la page 1sur 35

REPARO TECIDUAL

RODRIGO CSAR BERBEL

REPARAO
Regenerao:
reposio de um grupo de clulas destrudas pelo mesmo tipo

Substituio:
tecido original susbtitudo por tecido fibroso (fibroplasia, cicatrizao)

Ambos requerem crescimento celular, diferenciao e interao entre clula e matriz.

REGENERAO TECIDUAL
Controlada por fatores bioqumicos liberada em resposta a leso celular, necrose ou trauma mecnico Como exerce seu controle?
Induz clulas em repouso a entrar em seu ciclo celular; Equilibra fatores estimulatrios ou inibitrios Encurta o ciclo celular Diminui a perda celular

CARACTERSTICAS DA PROLIFERAO CELULAR


Clulas Lbeis (renovam-se sempre):
o Que se encontram em constante diviso o Epitlio: pele, cavidade oral, trato GI, hematopoiese

Clulas estveis (quiescentes):


o Comumente em G0 e baixo nvel de replicao o Proliferao rpida o Fgado, rim, pncreas, endotlio, fibroblastos

CARACTERSTICAS DA PROLIFERAO CELULAR


Clulas Permanentes (no se dividem):
o Permanentemente removidas do ciclo celular o Leso irreversvel induz uma cicatriz o Clulas nervosas, msculo cardaco e esqueltico

CICLO CELULAR

SINALIZAO INTERCELULAR
Autcrina: clulas tem receptores para seus prprios fatores secretados Parcrina: clulas respondem a secreo de clulas vizinhas

Endcrina: clulas respondem a fatores (hormnios) produzidos por clulas distantes.

SINALIZAO INTERCELULAR

FASES DA CICATRIZAO
Fase Inflamatria ou Exsudativa:
Sua durao de aproximadamente 48 a 72 horas. Caracteriza-se pelo aparecimento dos sinais prodrmicos da inflamao: dor, calor, rubor e edema. Mediadores qumicos provocam vasodilatao, aumentam a permeabilidade dos vasos e favorecem a quimiotaxia dos leuccitos - neutrfilos combatem os agentes invasores e macrfagos realizam a fagocitose.

FASES DA CICATRIZAO
Fase Proliferativa(3 a 14 dias):
Reepitelizao: em feridas incisas esta fase ocorre entre 24 a 48 horas aps leso inicial. Nas primeiras 24 horas, clulas basais presentes nas bordas da ferida, proliferam-se e se alongam, e comeam a migrar para o outro lado da superfcie da ferida at que ocorra a inibio por contato.

Migrao de fibroblastos: os fibrosblastos sugem na ferida no terceiro dia e atingem o pico em 7 dias. Clulas circunvizinhas indiferenciadas podem se transformar em fibroblastos por ativao de mediadores.

FASES DA CICATRIZAO/FASE PROLIFERATIVA


Formao de tecido de granulao: aproximadamente 4 dias aps o inicio da leso, a ferida invadida por tecido de granulao, constitudo de fibroblastos, clulas inflamatrias, capilares neoformados envoltos em colgeno, fibronectina e cido hialurnico. Angiognese: o processo de angiognese torna-se ativo a partir do segundo dia . Os nveis elevados de cido ltico, o pH cido e a diminuio da tenso de O2, no ambiente da ferida, so fatores que influem na angiognese.

FASES DA CICATRIZAO/FASE PROLIFERATIVA


Sntese protica: cerca de 5 dias depois da leso, predominam a sntese e deposio de protena. A sntese de colgeno afetada por caractersticas do paciente e da ferida.

Contrao da ferida: inicia-se 4 a 5 dias aps a leso e continua por cerca de 2 semanas ou mais nas feridas crnicas. A taxa de contrao depende do local da ferida e forma. A contrao caracterizada pela predominncia de miofibroblastos na periferia da ferida.

FASES DA CICATRIZAO/FASE DE REMODELAGEM


Fase de remodelagem (7 dias a 1 ano):
a remodelagem da cicatriz comea a predominar a partir de 21 dias aps a leso. Ocorre equilbrio entre taxa de sntese e degradao de colgeno. Este processo controlado por mediadores presentes na leso.

A remodelagem essencial para a formao de uma cicatriz resistente

CICATRIZAO
Fenmeno complexo, porem ordenado, envolvendo diversos processos:
o o o o o Induo do processo inflamatrio agudo pela leso inicia Proliferao de clulas Formao do tecido conjuntivo/Sntese de protenas da MEC Contrao da ferida Remodelao

FASES SEQENCIAIS DA CICATRIZAO

REPARO POR TECIDO CONJUNTIVO


Dependendo da destruio tecidual, o reparo pode no ser efetuado exclusivamente atravs de clulas parenquimatosas, por conseguinte, ocorre tentativas de reparo tecidual atravs da substituio das clulas parenquimatosas lesadas por tecido conjuntivo.

REPARO POR TECIDO CONJUNTIVO/COMPONENTES


Formao de novos vasos(Angiognese)
Migrao e proliferao de fibroblastos Deposio de MEC

Remodelagem, que consiste na maturao e organizao do tecido fibroso

CICATRIZAO DE FERIDAS
Primeira inteno ou cicatrizao primria
Segunda inteno ou cicatrizao secundaria Terceira inteno ou Fechamento primrio retardado

( Orgill e Demling, 1988 )

PRIMEIRA INTENO OU CICATRIZAO PRIMRIA


Processo atravs do qual uma ferida limpa imediatamente reaproximada ou ferida superficial limpa imediatamente suturada.
Fatores que interferem na cicatrizao: quantidade de tecido necrtico, presena de espao morto, suturas muito apertadas, infeco, etc.

CICATRIZAO: PRIMEIRA INTENO


Inciso limpa. Linha de fechamento precisa de hemostasia. Desidratao na superfcie cria crosta. 24 h: neutrfilos, mitoses do epitlio basal

1 - 2 dias: clulas epiteliais basais crescem ao longo da derme. 3 dias: neutrfilos saem, macrfagos entram, tecido de granulao se forma.

CICATRIZAO: PRIMEIRA INTENO


5 dias: espao preenchido com tecido de granulao e por pontes de unio de fibrilas colgenas. Espessamento da epiderme permanece normal.

2 Semana: acmulo de colgeno, fibroblastos (edema inflamao reduzidos) Fim do 1 ms: tecido conjuntivo sem inflamao; epiderme intacta Fora de tenso aumenta de 70 - 80% em relao pele normal em 3 meses

CICATRIZAO: PRIMEIRA INTENO

CICATRIZAO: PRIMEIRA INTENO

SEGUNDA INTENO OU CICATRIZAO SECUNDARIA


Uma ferida aberta se fecha pela formao de tecido de granulao com conseqente reepitelizao e contrao da ferida.
feridas agudas que cicatrizam sem a aposio das bordas (bipsias cutneas, queimaduras profundas, feridas infectadas mantidas abertas). Neste caso o tempo para reepitelizao de pende de vrios fatores ( profundidade, localizao e forma).

SEGUNDA INTENO OU CICATRIZAO SECUNDARIA

SEGUNDA INTENO OU CICATRIZAO SECUNDARIA

TERCEIRA INTENO OU FECHAMENTO PRIMRIO RETARDADO


Processo pelo qual uma ferida temporariamente mantida aberta, sendo fechada mais tarde, usualmente 4 a 7 dias com aproximao ou sutura.

FERIDAS CRNICAS
Esta classificao bastante subjetiva: esto includas feridas traumticas e induzidas cirurgicamente, infectadas ou com comprometimento vascular.
Abrange lceras de pele, diabticas, venosas e arteriais, e as lceras de presso.

FERIDAS CRNICAS

FERIDAS CRNICAS

FATORES QUE INTERFEREM NA CICATRIZAO


Nutrientes: m-nutrio importante fator de interferncia na cicarizao, especialmente em idosos - Hipoproteinemia : retardo na cicatrizao, inibio da angiognese, da
proliferao e sntese de fibroblastos, interfere no acmulo e remodelagem do colgeno

Hipxia: encontrada em pacientes anmicos, em choque, com sepse, nefropatas e diabticos. Feridas infectadas, com hematoma e suturas sob tenso

FATORES QUE INTERFEREM NA CICATRIZAO


Diabetes: neuropatia sensorial, vasculopatias, baixa imunidade e distrbios metablicos - a ativao reduzida das clulas inflamatrias e a quimiotaxia reduzida,
resultam em menor eficincia na destruio das bactrias

Infeco: a contaminao da ferida por bactrias acarreta em infeco clnica e retardo na cicatrizao
Drogas e outros fatores:
- Corticosterides: inibem a migrao de macrfagos, a proliferao de fibroblastos e a sntese da matriz proteica. - Irradiao local: reduz populao de fibroblastos e reduz potencial proliferativo do endotlio.

QUELIDE
Espessamento localizado na pele, devido a um depsito excessivo de colgeno que se forma em cicatrizes da pele
Predisposio gentica: humanos negros

FIM

Vous aimerez peut-être aussi