Vous êtes sur la page 1sur 12

Universidade Federal do Piau UFPI Campus Senador Helvdio Nunes de Barros CSHNB Disciplina: Interface Humano-Computador Professor: Dennis

is Svio

Engenharia Cognitiva

Equipe: Danila Feitosa F Pmela Carvalho

Introduo
A engenharia cognitiva foi concebida por Donald Norman em 1986; Visava entender as questes envolvidas no design de sistemas computacionais; Mostrar como fazer melhores escolhas de design; Mostrar quais os tradeoffs quando uma melhoria em um aspecto leva a uma piora em outro.

Objetivos
Entender os princpios fundamentais da ao e desempenho humano que so relevantes para o desenvolvimento de princpios do design. Elaborar sistemas que sejam agradveis de usar , que engajem os usurios at de forma prazerosa.

Engenharia Cognitiva
Considera dois lados na interface: O prprio sistema; O lado do usurio;

A pessoa interpreta a realidade que conhece e transfere o conhecimento para o sistema informatizado.
4

Engenharia Cognitiva
A principal questo a discrepncia entre as variveis psicolgicas e os controles e variveis fsicos. Mundo psicolgico

Mundo fsico

Engenharia Cognitiva
Exemplo
Controle da temperatura e fluxo de gua na torneira.

Engenharia Cognitiva

Problemas de mapeamento (a): qual o controle de gua quente e qual o de gua fria?
Dificuldade de controle (b): Para aumentar a temperatura da gua mantendo o fluxo constante, necessrio manipular simultaneamente as duas torneiras. Dificuldade de avaliao (c): quando h dois bicos de torneira, as vezes se torna difcil avaliar se o resultado desejado foi alcanado.
7

Teoria da Ao
Golfo de execuo: se refere dificuldade de atuar sobre o ambiente e ao grau de sucesso com que o artefato apoia essas aes; Golfo de avaliao: se refere dificuldade de avaliar o estado do ambiente e ao grau de sucesso com que o artefato apoia a deteco e interpretao desse estado.
8

Teoria da Ao
Norman e Draper (1986) propuseram uma teoria da ao para entender como as pessoas fazem as coisas, distinguindo entre diferentes estgios de atividades. Na teoria da ao so diferenciados sete estgios de atividade do usurio.

Estgio de atividade do usurio na travessia dos golfos de execuo e de avaliao

10

Modelos considerados pela engenharia cognitiva

Modelo de design: modelo conceitual do sistema tal como concebido pelo designer; Imagem do sistema: corresponde ao sistema executvel; Modelo do usurio: modelo conceitual construdo pelo usurio durante sua interao com o sistema;

11

Referncias
FUNDAMENTOS TEORICOS. Disponvel em: <www-di.inf.pucrio.br/~clarisse/docs/inf2706/Aula03-inf2706.pdf>. Acesso em: 26 mar 2012. PARADIGMAS DA COMUNICAO HUMANO-COMPUTADOR E O DESIGN DE INTERFACES. Disponvel em:<http://www.slideshare.net/fabianodamiati/ihc-aula72353712>. Acesso em: 25 mar 2012. IHM INTERFACE HOMEM-MQUINA. Disponvel em: <http://www.slideshare.net/silviadotta/aula5-ihm>. Acesso em: 25 mar 2012 MATERIAL COMPLEMENTAR DE INF 1403 2009.1 ENGENHARIA COGNITIVA. Disponvel em: <www.inf.pucrio.br/~inf1403/docs/EngCognitiva.pdf>. Acesso em: 29 mar 2012

12

Vous aimerez peut-être aussi