Vous êtes sur la page 1sur 21

Os sete saberes necessrios Educao do Futuro.

Edgar Morin

Edgar Morin
Edgar Morin, pseudnimo de Edgar Nahoum (Paris, 8 julho de 1921), um antroplogo, socilogo e filsofo. Pesquisador emrito do CNRS(Centre National de la Recherche Scientifique). Formado em Direito, Histria e Geografia, realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia. Autor de mais de trinta livros, entre eles: O mtodo (6 volumes), Introduo ao pensamento complexo, Cincia com conscincia e Os sete saberes necessrios para a educao do futuro. Durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL , participou da Resistncia Francesa. considerado um dos principais pensadores contemporneos e um dos principais tericos da complexidade.

Os sete saberes necessrios Educao do Futuro


Este livro surgiu de um pedido da Unesco Morin em 1999 aps a criao do relatrio de Jaques Delors. O pedido da Unesco foi que Morin sistematizasse um conjunto de reflexes que servissem de ponto de partida para se repensar a educao do prximo milnio. Morin procura aprofundar a viso transdisciplinar da educao, atravs de um texto que nos proporciona profunda reflexo, e que sabiamente foi intitulado os Sete Saberes Necessrios a Educao do Futuro. Os saberes segundo Morin so so caminhos para aqueles buscam e visualizam uma educao melhorar para o futuro de crianas e adolescentes; As cegueiras do conhecimento: erro e a iluso; Os princpios do conhecimento pertinente; ensinar a condio humana; ensinar a identidade terrena; enfrentar as incertezas; ensinar a compreenso; e a tica do gnero humano.

Edgar Morin mostra sua viso integradora da totalidade, pensou os saberes na perspectiva da complexidade contempornea, explorando ngulos ignorados, ou no aproveitados pela pedagogia e se apoiando na ideia de uma identidade onde o destino de cada pessoa coloca-se e decide-se em escala mundial, cabendo educao a misso nada fcil de buscar e fortalecer uma solidariedade terrena, renovadora capaz de dar novo alento luta por um desenvolvimento humano sustentvel e racional

I - AS CEGUEIRAS DO CONHECIMENTO O ERRO E A ILUSO Neste captulo Morin trata de como a educao deve passar conhecimento em beneficio de crianas e adolescentes usando muito mais o conhecimento humano e seus dispositivos. Segundo Morin iluso em fazer conhecer o que conhecer sem do risco do erro. Sendo assim o conhecimento do conhecimento deve aparecer como necessidade primeira, que serviria de preparao para enfrentar os riscos permanentes de erro e de iluso, que no cessam de parasitar a mente humana.

De acordo com Morin o conhecimento no pode ser considerado uma ferramenta "ready made", que pode ser utilizada sem que sua natureza seja examinada Morin afirma que necessrio introduzir e desenvolver na educao estudo das caractersticas cerebrais, mentais, culturais dos conhecimentos humanos, de seus processos e modalidades, das disposies tanto psquicas quanto culturais que o conduzem ao erro ou iluso

De acordo com Edgar Morin o papel da educao potencializar os humanos para buscarem o conhecimento em qualquer lugar sem medo do erro pois o conhecimento no reflete o tempo todo o mundo. Morin afirma que a educao deve mostrar que no h conhecimento que no esteja, em algum grau, ameaado pelo erro e pela iluso. O conhecimento no um espelho das coisas ou do mundo externo. Todas as percepes so, ao mesmo tempo, tradues e reconstrues cerebrais com base em estmulos ou sinais captados pelos sentidos. Resultam, da, os inmeros erros de percepo que nos vm de nosso sentido mais confivel, a viso.

O CALCANHAR DE AQUILES DO CONHECIMENTO

Os erros mentais
Segundo Morin os erros mentais ocorrem devido aos mecanismos da fantasia e do imaginrio no ser humano, degradao das memrias e ao potencial de mentira para si prprio (egocentrismo, necessidade de autojustificativa, tendncia de projetar nos outros as causas dos seus males);

Os erros intelectuais
De acordo com Morin os erros intelectuais acontecem, devido a uma natural resistncia a ouvir e aceitar argumentos contrrios s nossas opinies e crenas.

Os erros da razo
Segundo Morin a racionalidade a melhor proteo contra o erro e a iluso pois atravs da racionalidade construtiva elabora teorias coerentes verificando o carter lgico, a compatibilidade entre as idias, a concordncia entre suas asseres e os dados empricos ao qual se aplica e atravs da racionalidade crtica blinda-se sobre os erros e iluses das crenas, doutrinas e teorias. O grande problema segundo Morin quando a racionalidade se perverte transformando-se em racionalizao que um sistema fechado da razo, ou seja, constitui um sistema lgico perfeito, fundamentado na deduo ou na induo, mas fundamenta-se em bases mutiladas ou falsas e nega-se contestao de argumentos e verificao emprica.

As cegueiras paradigmticas
Paradigmas so ideias inconscientes, inscritas culturalmente em ns, que determinam como entendemos e aplicamos os conceitos. Entretanto, os paradigmas que controlam a cincia podem desenvolver iluses, e nenhuma teoria cientfica est imune para sempre contra o erro. Alm disso, o conhecimento cientfico no pode tratar sozinho dos problemas Segundo Morin um paradigma pode ao mesmo tempo elucidar e cegar, revelar e ocultar.

O Imprinting e a Normalizao
O imprinting como denominar a marca, experincia primaria do animal recm nascido, esta mesma denominao tambm usada para definir a marca que os humanos carregam ate o final de seus dias nos relata Edgar Morin (p. 27). "Imprinting" o termo proposto por Konrad Lorenz para dar conta da marca indelvel imposta pelas primeiras experincias do animal recm nascido. O 'imprinting" cultural marca os humanos desde o nascimento, primeiro com o elo da cultura familiar; depois da cultura da escola, prosseguindo pela universidade e na vida profissional.

A normalizao - forma de estandartizao das conscincias - um processo social (conformismo) que elimina o poder da pessoa humana de contestar o "imprinting.

A NOOLOGIA: POSSESSO
Morin utiliza-se de Marx para nos alertar que muitas vezes os pensamentos so to fortes que parecem ser independentes, parecem ser outro ser dotado de corpo e que entra e contato conosco e com ele mesmo, que na verdade so coisas que acreditamos ideias que podem nos fazer agir de formas diferentes em determinadas situaes (p. 28). O autor cita Marx, ao dizer "os produtos do crebro humano tm o aspecto de seres independentes, dotados de corpos particulares em comunicao com os humanos e entre si". Edgar Morin est se referindo s crenas e idias - muitas vezes retificadas, corporificadas, a ponto de afirmar que "as crenas e idias no so somente produtos da mente, mas tambm seres mentais que tm vida e poder; e assim, podem possuir-nos". O homem, na viso do autor, prisioneiro, por vezes, de suas crenas e idias, nos dias de hoje, assim como o foi, anteriormente, prisioneiro dos mitos e supersties.

O INESPERADO
De acordo com Morin, mesmo tendo convico no que acreditamos devemos estar atentos e preparados para o inesperado, ele sempre ira surgir e teremos que rever nossas idias. O inesperado, no dizer de Morin, "surpreendenos"; ns nos acostumamos de maneira segura com nossas teorias, crenas e idias, sem deixar lugar para o acolher o "novo". Entretanto, o 'novo" brota sem parar

Segundo Morin atravs das interrogaes que a educao deve incentivar a busca e a energia, para que quem procura o conhecimento nunca se canse, mas o material que deve gerar esta energia e a prpria interrogao. preciso destacar, em qualquer educao, as grandes interrogaes sobre nossas possibilidades de conhecer. Pr em prtica as interrogaes constitui o oxignio de qualquer proposta de conhecimento. E o conhecimento permanece como uma aventura para a qual a educao deve fornecer o apoio indispensvel.

A INCERTEZA DO CONHECIMENTO

II - OS PRINCPIOS DO CONHECIMENTO PERTINENTE


Neste captulo Morin discorre sobre as questes do contexto, o global, o multidimensional, o complexo, mostrando que o conhecimento dividido em disciplinas muitas vezes impede a visualizao da totalidade. Para o autor importante que se consiga estabelecer as relaes entre as partes e o todo em um mundo complexo.

DA PERTINNCIA NO CONHECIMENTO
Segundo Morin a pertinncia do mundo enquanto mundo uma necessidade, ao mesmo tempo, intelectual e vital, ou seja, o problema universal de todo cidado do novo milnio: como ter acesso s informaes e organiz-las? Como perceber e conceber o Contexto, o Global o Multidimensional, o Complexo? Morin afirma que para articular e organizar os conhecimentos e, assim, reconhecer e conhecer os problemas do mundo, necessria a reforma do pensamento. Entretanto, essa reforma no programtica, mais sim, paradigmtica - questo fundamental da educao, j que se refere nossa aptido para organizar o conhecimento.

Segundo Morin devemos enfrentar o desafio de no nos tornarmos evidentes para no deixarmos tornar invisveis: o contexto: o conhecimento das informaes ou dados isolados insuficiente; preciso situar as informaes e dados em seu contexto para que adquiram sentido; o global (relao todo/partes); mais que o contexto, o conjunto das diversas partes ligadas a ele de modo inter-retroativo ou organizacional; assim, uma sociedade mais que um contexto: o todo organizador de que fazemos parte; o multidimensional: sociedades ou seres humanos so unidades complexas, multidimensionais; assim, o ser humano , ao mesmo tempo, biolgico, psquico, afetivo, social, racional; a sociedade comporta dimenses histrica, econmica, sociolgica, religiosas; o conhecimento pertinente deve reconhecer esse carter multidimensional e nesse inserir todos os dados a ele pertinentes. O complexo: h complexidade quando elementos diferentes so inseparveis constitutivos do todo( como o econmico, o poltico, o sociolgico, o psicolgico, o afetivo o mitolgico) e h um tecido interdependente, interativo e inter-retroativo entre o objeto de conhecimento e seu contexto, partes e todo, todo e partes, partes em si; assim, complexidade a unio entre unidade e multiplicidade

A INTELIGNCIA GERAL
Segundo Morin devemos devemos buscar suprir nossa inteligncia com diversas questes e quanto mais gerais mais poderosa ela ficar, maior fica a faculdade facilitando a soluo de problemas especiais. Para isso a educao deve favorecer a aptido natural da mente em formular os problemas essenciais e, de forma correlata, estimular o uso total da inteligncia geral. Este uso total pede o livre exerccio da curiosidade, a faculdade mais expandida e a mais viva durante a infncia e a adolescncia, que com frequncia a instruo extingue e que, ao contrrio, se trata de estimular, caso esteja adormecida, despertar. A educao do futuro, em sua misso de promover a inteligncia geral dos indivduos, deve ao mesmo tempo utilizar os conhecimentos existentes, superar as antinomias(contradies) decorrentes do progresso nos conhecimentos especializados e identificar a falsa racionalidade.

OS PROBLEMAS ESSENCIAS
De acordo com Morin a Disjuno e especializao fechada - hiperespecializao impede tanto a percepo do global (que ela fragmenta em parcelas) quanto do essencial (que ela dissolve). Reduo e disjuno - o princpio da reduo (limitar o conhecimento do todo ao conhecimento de suas partes) leva naturalmente a restringir o complexo ao simples. Aplica s complexidades vivas e humanas a lgica mecnica e determinista da mquina artificial. Como nossa educao sempre nos ensinou a separar, compartimentar, isolar, e no unir os conhecimentos, o conjunto deles constitui um quebra-cabeas ininteligvel. A inteligncia compartimentada, parcelada, mecanicista, reducionista, enfim disjuntiva rompe o complexo do mundo em fragmentos disjuntos, fraciona os problemas, separa o que est unido, torna unidimensional o multidimensional. A inteligncia compartimentada, parcelada, mecanicista, reducionista, enfim - disjuntiva - rompe o complexo do mundo em fragmentos disjuntos, fraciona os problemas, separa o que est unido, torna unidimensional o multidimensional.

A FALSA RACIONALIDADE
Segundo Morin hoje utiliza-se muito a racionalizao abstrata, a todo momento, nos pensamentos tecnocrticos que so incapazes de entender o vivo e o humano aos quais se aplica, que pensa ser o nico racional. De acordo com Morin estamos nos tornando subordinados s IA s (inteligncias artificiais). Da, o paradoxo: o sculo XX produziu avanos gigantescos em todas as reas do conhecimento cientfico, assim como no campo da tcnica. Ao mesmo tempo, produziu nova cegueira para os problemas globais, fundamentais e complexos, gerando inmeros erros e iluses tais como o parcelamento e a compartimentao dos saberes. Diante te tudo isso, Morin afirma que precisaramos conjugar o conhecimento das partes com o conhecimento da totalidade.

Vous aimerez peut-être aussi