Vous êtes sur la page 1sur 29

Empreendedorismo

SEBRAE-CE

Muito do progresso americano tem sido o produto do indivduo que teve uma idia, perseguiu-a, moldou-a, persistiu contra todas as probabilidades, e em seguida, produziu, vendeu e lucrou com isso. Hubert Humphrey, 1966

Por que as pessoas querem ter uma empresa?


Ser independente; Dar ordens, em vez de receb-las; Ganhar mais dinheiro; Dedicar mais tempo a famlia e a si mesmo; Provar para si e para os outros que consegue abrir e tocar um negcio; Fazer seus prprios horrios.

Como os pequenos empreendedores aprendem administrar seus negcios?


Solucionando problemas; Fazendo sob presso; Trocas com o ambiente; Aproveitando oportunidades; Copiando outros empreendedores; Pelos prprios erros; Atravs do feedback dos clientes.

E isso da certo?
A cada 10 empresas que abrem hoje: Depois de um ano entre 6 e 7 empresas ainda esto vivas; Depois de dois anos entre 4 e 6 empresas ainda respiram; Depois de trs anos 3 empresas ainda tem histria para contar.

Por que as empresas fracassam?


Falta de experincia empresarial; Falta de competncia gerencial; Desconhecimento do mercado; Desconhecimento do produto ou servio; Falta de qualidade.

Perfil do Empreendedor
Identificar e aproveitar oportunidades; Ter iniciativa; Assumir compromisso; Atuar sempre com qualidade; Correr riscos viveis; Estabelecer metas objetivas;

Perfil do Empreendedor
Buscar informaes e atualiz-las; Planejar de forma sistemtica; Saber organizar; Ter liderana; Ter confiana e independncia; Ter persistncia.

Atitudes do Empreendedor

Estabelece Metas

Busca oportunidades e tem iniciativa

Exige qualidade e eficincia

Persistncia

Corre riscos calculados

Busca informao

Tem iniciativa e autoconfiana

Mentiras sobre o Empreendedorismo

Mentiras sobre o empreendedorismo


1: Empreendedores nascem feitos.
Realidade: Embora empreendedores nasam com uma certa inteligncia, vontade de criar e energia, sua formao depende da acumulao de habilidades relevantes, experincia, contatos.

2: Qualquer um pode comear um negcio.


Realidade: Pode. Sobreviver e florescer que so elas. Empreendedores que entendem a diferena entre uma idia e uma oportunidade e pensam grande tm mais chances de ser bem-sucedidos.

Mentiras sobre o empreendedorismo


3: Dinheiro o fator mais importante para montar uma empresa.
Realidade: Se as outras peas e o talento esto no lugar, o dinheiro vir. Dinheiro como o pincel e a tinta para um pintor - materiais que, nas mos certas, produzem maravilhas.

4: Empreendedores no tm completamente independentes.

chefe

so

Realidade: Todo mundo chefe do empreendedor: seus scios, investidores, clientes, fornecedores, empregados, famlia, comunidade. Mas os empreendedores podem escolher as exigncias que vo atender, e quando.

Mentiras sobre o empreendedorismo


5: Empreendedores devem ser jovens e cheios de energia.
Realidade: Essas qualidades podem ajudar, mas idade no barreira. O que crtico possuir o conhecimento relevante, experincia e contatos que facilitam reconhecer e agarrar uma oportunidade.

6: Empreendedores trabalham mais do que executivos de grandes companhias.


Realidade: Alguns trabalham mais, outros no.

Mentiras sobre o empreendedorismo


7: Empreendedores so lobos solitrios.
Realidade: Os empreendedores mais bem-sucedidos so lderes que constroem grandes equipes e timos relacionamentos com pares, diretores, investidores, clientes, fornecedores e outros.

8: Empreendedores so jogadores.
Realidade: Empreendedores bem-sucedidos calculam muito bem os riscos. Eles tentam influenciar o jogo de probabilidades, freqentemente atraindo outros para dividir os riscos com eles.

Mentiras sobre o empreendedorismo


9: Empreendedores querem o show todo s para eles.
Realidade: Privilegiar o prprio ego coloca um teto nas possibilidades de crescimento. Os melhores empreendedores geralmente sabem construir um time, uma organizao, uma companhia.

10: Empreendedores sofrem um estresse tremendo.


Realidade: Sem dvida, mas no h evidncias de que o empreendedor sofra mais estresse do que outros profissionais com muita responsabilidade. A maioria dos empreendedores, ao contrrio, acha seu trabalho muito satisfatrio.

Plano de Negcios

O que um plano de negcios?


Trata-se de um estudo contendo de forma completa e estruturada informaes que permitiro o empreendedor avaliar a viabilidade de um negcio.

Objetivos do Plano de Negcios


Orientar o empreendedor nas decises estratgicas do negcio; Avaliar a viabilidade da implantao da empresa; Ser uma ferramenta retrospectiva que serve de base para avaliao permanente do desempenho do negcio.

A quem interessa o Plano de Negcio?


Ao prprio empreendedor; Aos scios potenciais;

Aos parceiros potenciais;


Aos agentes de financiamento; Aos assessores do empreendedor; Aos componentes da equipe inicial da empresa.

O que deve ser colocado em um plano de negcios?


Plano organizacional Plano de marketing

Plano de vendas
Plano de desenvolvimento Plano financeiro Referncias

Antes eu tinha um sonho, agora eu tenho uma meta

Diego Rafael Fonseca Carneiro


Economista
SEBRAE Regional Norte
Fone: (88) 3611-8300 E-mail: dr.carn@hotmail.com

Vous aimerez peut-être aussi