Vous êtes sur la page 1sur 44

NBR ISO 14001:2004

Contedo

Parte I Terminologia Ambiental Parte II Princpios de Gesto Ambiental e sua aplicao Norma NBR ISO 14001: 2004

Parte I Terminologia Ambiental

Para efeitos da norma ISO 14001, aplicam-se os seguintes termos e definies:

Meio ambiente Circunvizinhana em que organizao opera inclundo ar, gua, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres vivos e suas inter-relaes. Aspecto Ambiental Elemento das atividades, produtos ou servios de uma organizao que pode interagir com o meio ambiente. Impacto ambiental Qualquer alterao do meio ambiente, adversa ou benfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades, produtos ou servios.

Sistema de Gesto A parte do sistema global que inclui estrutura, atividades de planejamento, responsabilidades, prticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar critcamente e manter a poltica ambiental.

Melhoria Contnua Processo de aprimoramento do sistema de gesto ambiental, visando atingir melhorias no desempenho ambiental global de acordo com a poltica ambiental da organizao.

Objetivo Ambiental propsito ambiental global, decorrente da poltica ambiental que uma organizao se prope a atingir, sendo quantificado sempre que exeqvel.

Poltica Ambiental Declarao da organizao, expondo suas intenes e princpios em relao ao seu desempenho ambiental global, que prov uma estrutura para ao e definio de seus objetivos e metas ambientais. Meta Ambiental Requisito de desempenho detalhado, quantificado sempre que exeqvel, aplicvel a organizao ou partes dela, resultante dos objetivos e metas ambientais e que necessita ser estabelecido e atendido para que tais objetivos sejam atendidos. Preveno da Poluio Uso de processos, prticas, materiais ou produtos que evitem reduzam ou controlem a poluio, os quais podem incluir reciclagem, tratamento, mudanas no processo, mecanismos de controle, uso eficiente de recursos e substituio de materiais.

Auditoria Ambiental Processo sistemtico e documentado de verificao, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidncias que determinam se o sistema de gesto ambiental de uma organizao est em conformidade com os critrios de auditoria do sistema de gesto ambiental estabelecido pela organizao e para comunicar os resultados deste processo para a administrao.

Parte II Princpios de Gesto Ambiental e sua aplicao

Princpio 1 Comprometimento e poltica


recomendado que uma organizao defina sua poltica ambiental e assegure o comprometimento com o SGA.

4.1. Requisitos Gerais

A organizao deve estabelecer e manter um sistema de gesto ambiental, cujos requisitos esto descritos nesta seo.

A organizao deve documentar o escopo de seu Sistema de Gesto Ambiental

4.2 Poltica Ambiental

A alta administrao deve definir a poltica ambiental da organizao e assegurar que ela a) seja apropriada natureza, escala e impactos ambientais de suas atividades, produtos e servios; b) inclua o comprometimento com a melhoria contnua e com a preveno de poluio; c) inclua o comprometimento com o atendimento legislao e normas ambientais aplicveis e demais requisitos subscritos pela organizao; d) fornea a estrutura para o estabelecimento e reviso dos objetivos e metas ambientais; e) seja documentada, implementada, mantida e comunicada a todos os empregados; f) esteja disponvel para o pblico.

Princpio 2 Planejamento
recomendado que uma organizao formule um plano para cumprir sua poltica ambiental.

4.3.1 Aspectos Ambientais


A organizao deve estabelecer e manter procedimento(s) para identificar os aspectos ambientais de suas atividades, produtos ou servios que possam por ela ser controlados e sobre os quais presume-se que ela tenha influncia, a fim de determinar aqueles que tenham ou possam ter impacto significativo sobre o meio ambiente. A organizao deve assegurar que os aspectos relacionados a estes impactos significativos sejam considerados na definio de seus objetivos ambientais.

A organizao deve manter essas informaes atualizadas.

4.3.2 Requisitos Legais e Outros Requisitos

A organizao deve estabelecer e manter procedimento para identificar e ter acesso a legislao e outros requisitos por ela subscritos, aplicveis aos aspectos ambientais de suas atividades, produtos ou servios.

4.3.3 Objetivos e Metas

A organizao deve estabelecer e manter objetivos e metas ambientais documentadas, em cada nvel e funo pertinentes da organizao. Ao estabelecer e revisar seus objetivos, a organizao deve considerar os requisitos legais e outros requisitos, seus aspectos ambientais significativos, suas opes tecnolgicas, seus requisitos financeiros, operacionais e comerciais, bem como a viso das partes interessadas. Os objetivos e metas devem ser compatveis com a poltica ambiental, incluindo o comprometimento com a preveno de poluio.

4.3.4 Programa(s) de Gesto Ambiental

A organizao deve estabelecer e manter programa(s) para atingir seus objetivos e metas, devendo incluir: a) a atribuio de responsabilidade em cada funo e nvel pertinente da organizao, visando atingir os objetivos e metas; b) os meios e o prazo dentro do qual eles devem ser atingidos.

Para projetos relativos a novos empreendimentos e atividades, produtos ou servios, novos ou modificados, o(s) programa(s) deve(m) ser revisado(s), onde pertinente, para assegurar que a gesto ambiental se aplica a esses projetos.

Princpio 3 Implementao
Para uma efetiva implementao, recomendado que uma organizao desenvolva a capacitao e os mecanismos de apoio necessrios para atender sua poltica, seus objetivos e metas ambientais.

4.4.1 Estrutura e responsabilidade

As funes, responsabilidades e autoridades devem ser definidas, documentadas e comunicadas a fim de facilitar uma gesto ambiental eficaz.

A administrao deve fornecer recursos essenciais para a implementao e controle do sistema de gesto ambiental, abrangendo recursos humanos, qualificaes especficas, tecnologia e recursos financeiros.

A alta administrao da organizao deve nomear representante(s) especfico(s) que, independentemente de outras atribuies, deve(m) ter funes, responsabilidades e autoridades definidas para:
a) assegurar que os requisitos do sistema de gesto ambiental sejam estabelecidos, implementados e mantidos de acordo com esta Norma; b) relatar alta administrao o desempenho do sistema de gesto ambiental, para anlise crtica, como base para aprimoramento do sistema de gesto ambiental.

4.4.2 Treinamento, Conscientizao e Competncia

A organizao deve identificar as necessidades de treinamento. Ela deve determinar que todo o pessoal cujas tarefas possam criar um impacto significativo sobre o meio ambiente receba treinamento apropriado.

A organizao deve estabelecer e manter procedimentos que faam com que seus empregados ou membros, em cada nvel e funo pertinente, estejam conscientes:

a) da importncia da conformidade com a poltica ambiental, procedimentos e requisitos do sistema de gesto ambiental; b) dos impactos ambientais significativos, reais ou potenciais, de suas atividades e dos benefcios ao meio ambiente resultantes da melhoria do seu desempenho pessoal;
c) de suas funes e responsabilidades em atingir a conformidade com a poltica ambiental, procedimentos e requisitos do sistema de gesto ambiental, inclusive os requisitos de preparao e atendimento a emergncias;

das potenciais conseqncias da inobservncia de procedimentos operacionais especificados; o pessoal que executa tarefas que possam causar impactos ambientais significativos deve ser competente, com base em educao, treinamento e/ou experincia apropriados.

4.4.3 Comunicao

Com relao aos seus aspectos ambientais e sistema de gesto ambiental, a organizao deve estabelecer e manter procedimentos para
comunicao interna entre vrios nveis e funes da organizao; recebimento, documentao e resposta a comunicaes pertinentes das partes interessadas externas.

A organizao deve considerar os processos de comunicao externa sobre seus aspectos ambientais significativos e registrar sua deciso.

4.4.4 Documentao do Sistema de Gesto Ambiental

A organizao deve estabelecer e manter informaes, em papel ou um meio eletrnico, para descrever os principais elementos do sistema de gesto e a interao entre eles; fornecer orientao sobre a documentao relacionada.

4.4.5 Controle de Documentos

A organizao deve estabelecer e manter procedimentos para o controle de todos os documentos exigidos por esta Norma, para assegurar que a) possam ser localizados; b) sejam periodicamente analisados, revisados quando necessrios e aprovados, quanto sua adequao, por pessoal autorizado; c) as verses atualizadas dos documentos pertinentes estejam disponveis em todos os locais onde so executadas operaes essenciais ao efetivo funcionamento do sistema de gesto ambiental;

documentos obsoletos sejam prontamente removidos de todos os pontos de emisso e uso ou, de outra forma, garantidos contra o uso nointencional; quaisquer documentos obsoletos retidos por motivos legais e/ou para preservao de conhecimento sejam adequadamente identificados.

A documentao deve ser legvel, datada ( com datas de reviso ) e

facilmente identificvel, mantida de


forma organizada e retida por um perodo de tempo especificado. Devem

ser estabelecidos e mantidos


procedimentos e responsabilidades referentes criao e alterao dos

vrios tipos de documentos.

4.4.6 Controle Operacional

A organizao deve identificar aquelas operaes e atividades associadas aos aspectos ambientais significativos identificados de acordo com sua poltica, objetivos e metas. A organizao deve planejar tais atividades, inclusive manuteno, de forma a assegurar que sejam executadas sob condies especficas atravs :

a) do estabelecimento e manuteno de procedimentos documentados, para abranger situaes onde sua ausncia possa acarretar desvios em relao poltica ambiental e aos objetivos e metas; b) da estipulao procedimentos; de critrios operacionais nos

c) do estabelecimento e manuteno de procedimentos relativos aos aspectos ambientais significativos identificveis de bens e servios utilizados pela organizao e da comunicao dos procedimentos e requisitos pertinentes a serem atendidos por fornecedores e prestadores de servios.

4.4.7 Preparao e Atendimento a Emergncias

A organizao deve estabelecer e manter procedimentos para identificar o potencial e atender a acidentes e situaes de emergncia, bem como para prevenir e mitigar os impactos ambientais que possam estar associados a eles. A organizao deve analisar e revisar, onde necessrio, seus procedimentos de preparao e atendimento a emergncias, em particular aps ocorrncia de acidentes ou situaes de emergncia. A organizao deve tambm testar periodicamente tais procedimentos, onde exeqvel.

Princpio 4 Medio e Avaliao


recomendado que uma organizao faa a medio, monitore e avalie seu desempenho ambiental.

4.5 Verificao e Ao Corretiva

4.5.1 Monitoramento e Medio


A organizao deve estabelecer e manter procedimentos documentados para monitorar e medir, periodicamente, as caractersticas principais de suas operaes e atividades que possam ter um impacto significativo sobre o meio ambiente. Tais procedimentos devem incluir o registro de informaes para acompanhar o desempenho, controles operacionais pertinentes e a conformidade com os objetivos e metas ambientais da organizao.

Os equipamentos de monitoramento devem ser calibrados ,mantidos e os registros desse processo devem ficar retidos, segundo procedimentos definidos pela organizao.

A organizao deve estabelecer e manter procedimento documentado para avaliao peridica do atendimento legislao e regulamentos ambientais pertinentes.

4.5.2 No-conformidade e Aes Corretiva e Preventiva

A organizao deve estabelecer e manter procedimentos para definir responsabilidade e autoridade para tratar e investigar as no-conformidades, adotando medidas para mitigar quaisquer impactos e para iniciar e concluir aes corretivas e preventivas. Qualquer ao corretiva ou preventiva adotada para eliminar as causas das no-conformidades, reais ou potenciais, deve ser adequada magnitude dos problemas e proporcional ao impacto ambiental verificado.

A organizao deve implementar e registrar quaisquer mudanas nos procedimentos documentados, resultantes de aes corretivas e preventivas.

4.5.3 Registros

A organizao deve estabelecer e manter procedimentos para identificao, manuteno e descarte de registros ambientais. Estes registros devem incluir registros de treinamento e os resultados de auditorias e anlises crticas. Os registros ambientais devem ser legveis e identificveis, permitindo rastrear a atividade, produto ou servio envolvido. Os registros ambientais devem ser arquivados e mantidos de forma a permitir sua pronta recuperao, sendo protegidos contra avarias, deteriorao ou perda. O perodo de reteno deve ser estabelecido e registrado.

Os registros devem ser mantidos, conforme apropriado ao sistema e organizao, para demonstrar conformidade aos requisitos desta Norma.

4.5.4 Auditoria do Sistema de Gesto Ambiental

A organizao deve estabelecer e manter programa(s) e procedimentos para auditorias peridicas do sistema de gesto ambiental a serem realizados de forma a a) determinar se o sistema de gesto ambiental: 1) est em conformidade com as disposies planejadas para a gesto ambiental, inclusive os requisitos desta Norma; e 2) foi devidamente implementado e tem sido mantido; e b) fornecer administrao informaes sobre os resultados das auditorias.

O programa de auditoria da organizao, inclusive o cronograma, deve basear-se na importncia ambiental da atividade envolvida e nos resultados de auditorias anteriores. Para serem abrangentes, os procedimentos de auditorias devem considerar o escopo da auditoria, a freqncia e as metodologias, bem com as responsabilidades e requisitos relativos conduo de auditorias e apresentao dos resultados.

Princpio 5 Anlise Crtica e Melhoria


recomendado que uma organizao analise criticamente e aperfeioe constantemente seu sistema de gesto ambiental, com o objetivo de melhorar seu desempenho ambiental global.

4.6 Anlise Crtica pela Administrao

A alta administrao da organizao, em intervalos por ela predeterminados, deve analisar criticamente o sistema de gesto ambiental, para assegurar sua convenincia, adequao e eficcia contnuas. O processo de anlise crtica deve assegurar que as informaes necessrias sejam coletadas, de modo a permitir administrao proceder a esta avaliao. Essa anlise crtica deve ser documentada. A anlise crtica pela administrao deve abordar a eventual necessidade de alteraes na poltica, objetivos e outros elementos do sistema de gesto ambiental luz dos resultados de auditorias do sistema de gesto ambiental, da mudana das circunstncias e do comprometimento com a melhoria contnua .

Indicadores Ambientais
Consumo de Energia Eltrica. Consumo de gua. Gerao de resduos:

Retalhos de MDF; Serragem; Chapas; Papel e Papelo; PET e PVC; Borra de Cola.

Consumo de Energia Eltrica (KWh)


225000

221804
220000

215000

214689
210000

205000

202132
200000 2004 2005 2006 2007 2008

Resduos de Serragem (m)


800

775
750 700

650

600

550

500

475 425

450

400 2005

2006

2007

2008

2009

Resduos de MDF (m)


700

2008, 666
650

600

2007, 576
550

500

450

400

2006, 396
350 2005 2006 2007 2008 2009

Vous aimerez peut-être aussi