Vous êtes sur la page 1sur 22

Clique para editar o estilo do subttulo mestre

ASSEMBLA GE
4/17/12

Projeto Minhas Pequenas memrias

Assemblage deriva do francs assembler reunir, juntar, acumular. O primeiro a utilizar esse termo para designar uma obra foiJean Dubuffet, autor da obra abaixo, Jardin de Bibi Trompette, 1955:

Clique para editar o estilo do subttulo mestre

4/17/12

Apesar de parecer umcollageo autor afirmava que essa obra era um assemblage. Um detalhe de nominao, assim como as obras abaixo, que parecem assemblages mas so chamadas de ready-made, portanto no faz muita diferena como elas so nominadas.
Clique para editar o estilo do subttulo mestre

4/17/12

Objet Indestructible, Manray. E a cadeira com a roda de bicicleta, de Marcel Duchamp. Porm existem certas obras que parecem estar no limbo, e so difceis de serem designadas, nesse caso acho que so chamadas de objetos, de arte, claro.

Clique para editar o estilo do subttulo mestre

Intuio de

Accumulation 4/17/12

Voltando ao assemblage, a caixa sem dvida ocupa um lugar de honra nesse tipo de arte. Mas no s E muito menos copiar os trabalho e mestre das jogar meia dzia de objetos dentrodo voil temos caixinhas de assemblage,Joseph Cornell. um assemblage!

Joseph Cornell, 4/17/12 untitled

At uma gaveta desarrumada tem mais contedo artstico do que os assemblages pardias de Cornell. Esses eu chamaria de artesanato, e no necessrio empinar o nariz para dizer isso. Alguns trabalhos chegam a ser realmente dramticos, como esse trabalho criptozoolgico deAlex CF.

Paho Mann 4/17/12

O processo no meramente esttico, tambm conceitual e at pode ser engajado e polmico. Como algumas obras deEd Kienholz

Back Seat Nos anos sessenta a obra acima foi banida Dodge 38, 1964 por representar um casal copulando no banco

Soldier X, 1990

traseiro de um carro. Conforme a esposa do falecido autor, a obra deveria ser apresentada num lugar escuro com a luz interna e externa acesa, o rdio ligado, e tambm deveria ter alguma vegetao impedindo a visualizao completa da cena. Mas a a obra no deveria ser considerada como uma instalao invs de um assemblage? Pelo visto no existe uma regra. Sendo tridimensional , original e com 4/17/12

Kris Kuksi

Cris Conte 4/17/12

(se o volume de produo valesse um prmio Mars Tokyo ganharia o primeiro lugar, ele explora tambm a fotografia)

Mars Tokyo

Lisa

4/17/12

James

o brasileiroFarnese de Andrade Outros trabalham os assemblages de uma forma mais 4/17/12 comercial, alegrica e ilustrativa, mas nem por isso o

Bennet Robots

Stephane Halleux

4/17/12

a ilustradora Polly Becker

Jessica

4/17/12

O termo assemblage incorporado s artes em 1953, cunhado pelo pintor e gravador francs Jean Dubuffet (19011985) para fazer referncia a trabalhos que, segundo ele, "vo alm dascolagens". O princpio que orienta a feitura de assemblages a "esttica da acumulao": todo e qualquer tipo de material pode ser incorporado obra de arte. Ao abrigar no espao do quadro elementos retirados da realidade Na obra de Dubuffet, a nfase recai sobre a matria, de - pedaos de jornal, papis desde asTexturologias,produzidas em fins da todo tipo, tecidos, madeiras, dcada de1950, que objetos etc. -, a colagem liberta se caracterizam, como o ttulo indica, pelas texturas o artista de certas limitaes da experimentadas com cores e 4/17/12 materiais diversos. Na seqncia, o artista caminha na

4/17/12

4/17/12

4/17/12

Exposio Pequenos Oratrios de Coisas Desteis De Miska Thom

4/17/12

4/17/12

4/17/12

4/17/12

4/17/12

Agora que voc j sabe o que uma assemblage, vamos montar uma?

-mas no se esquea que alm da forma preciso ter um conceito.

Ento vamos agora pensar em um conceito e em uma ideia para que nossa obra venha causar discusses?
4/17/12

Vous aimerez peut-être aussi