Vous êtes sur la page 1sur 33

OPERAES UNITRIAS I

Balano Material
Balano material em processos que no envolvem e que envolvem reaes qumica. Dicas e sugestes para balano material. Estado estacionrio

Prof. Cssio Lus Fernandes de Oliveira

INTRODUO
Balano de massa e energia identificam os fluxos de material e energia envolvidas no processo de produo.
AUXILIAM NA IDENTIFICAO DOS PRINCIPAIS LOCAIS DE GERAO DE RESDUOS E DESPERDCIO, Onde PODE-SE PROPOR FORMAS DE MINIMIZ-LOS

PERMITE DETERMINAR A EFICINCIA E A PRODUTIVIDADE DE UM PROCESSO

INTRODUO
O BALANO DE MASSA E DE ENERGIA OBEDECEM O PRINCPIO DA CONSERVAO:

NADA SE PERDE, NADA SE CRIA, TUDO SE TRANSFORMA

Se no h acmulo (armazenamento) de energia ou de massa, o que entra em um processo deve sair.

Em qualquer unidade de produo, o balano de massa e energia pode ser representado por:
Total de produtos
Total de resduos

Matrias primas

OPERAO UNITRIA PROCESSO OU EMPRESA Materiais armazenados

Total de energia nos produtos Total de energia nos resduos

Energia

Energia armazenada

Total de energia perdida para vizinhana

Balano material em processos que no envolvem reaes qumicas


Alguns processos qumicos no envolvem reaes qumicas, mas somente clculos de material que entra, que sai e que se acumula.

Em outros processos h reaes qumicas e o balano de material deve levar em conta estas reaes e portanto necessrio o seu conhecimento prvio. Exemplos de processos que no envolvem reaes qumicas: a) Secagem b) Misturas c) Destilao d) Moagem, etc

Balano material em processos que no envolvem reaes qumicas


Exemplo de um processo de secagem e o balano material:
1) Deseja-se secar um slido com 25% de umidade em peso, em secador contnuo. O produto deve sair com 8% de umidade final. A carga inicial de 850 kg/hora. Questes: a) Qual a quantidade de produto deve sair em kg/hora do secador. b) Qual a quantidade de gua (kg) a ser retirada (removida) por hora?
Ar quente
Material a secar com 25% de umidade Material seco com 8% de umidade

Resolvendo
O slido completamente seco possui 75% da massa do produto na entrada do secador
Para que o slido na sada tenha 8% de umidade, ele tem que ter a massa seca (637,5 kg) mais uma quantidade de gua que ter certa massa (mcom 8%) tal que, 92% dela de slido seco:
DEVE SAIR DO SECADOR POR HORA

A quantidade de gua a ser removida por hora :

Balano material em processos que no envolvem reaes qumicas


Exemplo de um processo de mistura de leos: 2) Um processo industrial de produo de leos lubrificantes recebe de um depsito, um certo tipo de leo grau A.P.I. 30 razo de 300 kg/min. De um segundo depsito, outro tipo de leo de grau A.P.I. 10 razo de 150 kg/min. Os dois leos, ao se misturarem em um homogeneizador provoca a formao de gomas na base de 8% em peso dos componentes. Aps a homogeneizao, a mistura de leos centrifugada para separao da goma e do leo. a) Fazer um esquema (diagrama de bloco para o processo) b) Estabelecer um balano material de produo por hora para este processo qumico.

Resoluo
a) Diagrama de blocos (esquema)

leo com API 30

leo com API 10

Misturador

Centrfuga

Goma

leo homogeneizado

Resoluo
Como o balano deve ser feito por hora, a massa que cada um dos leos entra no homogeneizador ser:

Na homogeneizao teremos ento, por hora, a mistura de:

Mas dessa massa, 8% de gomas, ou seja: E de leo ser:

Balano material em processos que no envolvem reaes qumicas


Exemplo de um processo de destilao: 3) Em um processo industrial, deseja-se proceder destilao para separar mistura de acetona e gua. A mistura a destilar alimentada na coluna retificadora com concentrao de 15 mol% de acetona (F). Deseja-se obter um produto destilado (D) com concentrao de 98 mol% em acetona e um resduo (W) com a concentrao mxima de 3 mol% em acetona. A coluna retificadora alimentada razo de 1250 kmol/hora. a) Fazer um fluxograma deste processo b) Calcular o balano material da produo (inclusive o resduo)

Antes de fazer o exerccio, faa os clculos que quantos kmol tem de acetona e de gua na alimentao (F), por hora e qual a massa de gua e acetona na alimentao em kg

Resoluo
a) fluxograma

Condensador Coluna de destilao

Alimentao (F)
15mol% de acetona

Destilado (D)
98mol% de acetona

Resduo (W)
3mol% de acetona

Resoluo
F = alimentao (alimentado), D = destilado e W = resduo kmol/h Pela conservao da matria, tudo que entra (F) deve sair como destilado (D) e resduo (W) Ento:

Se, xF, xD e xW so as fraes molares de acetona no alimentado, destilado e resduo, respectivamente, ento, a quantidade de matria de acetona que entra (alimentao), no destilado e no resduo ser, respectivamente: Pelo princpio da conservao: Ou seja:
Como, W=F-D, ento: Ento: Como F=1250kmol, xF=0,15, xD=0,98 e xW=0,03, ento

Balano material em processos que no envolvem reaes qumicas


Exemplo de aplicao de balano de massa em uma usina aucareira
Em uma aucareira, procede-se a moagem de cana BC-47. A referida cana apresenta, na safra, um teor mdio de 80,60% de caldo com Grau Brix 18. Na moagem, observa-se um rendimento de 97,5% em remoo de caldo. A usina tem capacidade de moagem de 25 toneladas por hora com 24 horas/dia de trabalho na safra.

a) Estabelecer o balano material de produo de acar por 24 horas (quantidade de acar, caldo, bagao e gua)
Obs: Cana com Grau Brix 18 no seu caldo significa caldo com 18% de acares

Resoluo
Moagem 24 h = Cana com 80,60% de caldo Como o rendimento da moagem 97,5% ento a quantidade de caldo obtida ser de: A quantidade de bagao seco ser de: A quantidade de caldo que fica no bagao ser:

A quantidade de bagao mido ser de:


Quantidade de acar produzido por dia: Quantidade de acar perdido no bagao por dia:

Balano material em processos que envolvem reaes qumicas


Vrios balanos materiais s podem ser solucionados quando se conhece as reaes qumicas que so envolvidas no processo.

Os clculos que envolvem o balano material que envolvem reaes qumicas esto baseados na estequiometria da(s) reao(es) e a unidade empregada mol, kmol, gramas, kg ou toneladas.

Balano material em processos que envolvem reaes qumicas


Exemplo: O gs metano entra em combusto facilmente em contato com o oxignio puro e nas condies ideais de acordo com a reao:

a) Proceder o balano de massa em kmol para se conhecer o teor de gs carbnico e gua partindo-se de 5 kmol de metano. b) Proceder o mesmo balano em kg. c) O exemplo acima usa oxignio puro, o que no muito usado na indstria qumica. O mais usado o ar atmosfrico cuja mistura em peso de 23% de oxignio, 75,5% de nitrognio, 1,2% de argnio e outros. Qual a quantidade de ar usada na combusto de 5 kmol de metano?

Balano material em processos que envolvem reaes qumicas


Exerccio: Estabelecer o balano material para a combusto de 650 kg de etanol (lcool etlico), considerando oxignio puro e ar atmosfrico. Calcular a relao terica ar/combustvel e a composio percentual da fumaa resultante da combusto com 30% de excesso de ar terico. Obs: A quantidade mnima de ar que fornece oxignio a uma reao
completa de combusto denominada de ar terico. Quando a quantidade de ar terico exata, o produto resultante da reao no contm oxignio; caso contrrio a combusto oxidante e h excesso de oxignio. Na prtica sempre usa-se um excesso de ar, assim uma combusto com excesso de 40% de ar significa que foram fornecidos 40% de ar alm do teoricamente necessrio

Resoluo
1. Passo: escrever a reao de combusto.

2. Passo: acertar a estequimetria:

3. Passo: as quantidades em mols de cada um dos componentes (reag. e prod.) equivale a quanto em unidade de massa (g ou kg)?
Para responder a essa pergunta recorremos massa molar (MM) de cada um deles a partir das massa atmicas do:

Carbono (C=12 kg/kmol)

Hidrognio (H=1 kg/kmol)

Oxignio (O=16 kg/kmol)

Resoluo
MM(CH3CH2OH)=
MM(O2)=

MM(CO2)= MM(H2O)=
Como na reao 1 kmol de etanol reage com 3 de oxignio e produz 2 de gs carbnico e 3 de gua teremos em massa as quantidades:

Resoluo
Se temos a combusto de 650 kg de etanol, ento teremos que montar as seguintes regras de trs:

3
650 kg x

2
y

3
z

Se quero saber quanto de oxignio (ar puro) deve ser fornecido:

1.356,52 kg de ar puro so usados para combusto de 650 kg de etanol

Resoluo
E quanto de ar atmosfrico?
sabido que na atmosfera temos: 78,1% de N2, 20,9% de O2, 0,9% de Ar e menos que 0,1% de CO2. Ou seja, praticamente temos somente N2 (79%) e O2(21%). Te tivermos 100 kg de ar, ento teremos 79 kg de N2 e 21 kg de O2, ou seja teremos: 2,79 kmol de N2 e 0,66 kmol de O2. Isso resulta em uma relao em massa de N2/O2 no ar seco de

Ou se j, se h consumo de 1.356,52 kg de O2 , ento a quantidade de N2 seria :


A quantidade de ar seria ento:

Balano material em processos que envolvem reaes qumicas


Estabelecer o balano material para a combusto exibida no exerccio anterior mas com excesso de 30% em ar. Inclusive a composio da fumaa e apresentar um resumo do balano de massa

Resoluo
Usando os dados e resultados obtidos no item anterior. temos que calcular o balano com excesso de 30% Qual seria a quantidade de ar a ser fornecida? Se para combusto completa dos 650 kg de etanol necessrio 6.459,75 kg de ar, com 30% a mais a massa de ar seria:

A relao terica ar/combustvel seria ento:

Resoluo
E a composio da fumaa (CO2, H2O, N2 e O2)?

a) Gs carbnico:

3
650 kg mO2

2
mCO2

3
mH2O

b) gua: 650 kg mO2 mCO2 mH2O

Resoluo
E a composio da fumaa (CO2, H2O, N2 e O2)?

c) Oxignio em excesso: Na combusto entra 30% a mais de ar que aquele necessrio (se no tivesse excesso no haveria oxignio na fumaa). A massa de ar excessiva ser:
Mas que contm apenas 21% de oxignio, ento a massa de oxignio na fumaa ser: d) nitrognio: O nitrognio no reage, ento o que entra sai. Como a massa total de ar (contando o excesso) de 8.397,68 kg e nesse ar tem 79% de nitrognio, na fumaa sai ento:

Resoluo
E a composio percentual da fumaa?
Componente da fumaa CO2 H2O O2 (excesso) N2 Composio em percentagem, % 13,74 8,43 4,50 73,33

Massa, kg
1.243,49 763,04 406,97 6.634,17

TOTAL

9.047,66

100

Resoluo
Resumo do balano de massa
Componente Massa de entrada, kg Massa de sada, kg

Etanol
CO2

650
0

0
1.243,5

H2O
O2 N2 TOTAL

0
1.763,5 6.634,2 9.047,7

763,0
407,0 6.634,2 9.047,7

Balano material
DICAS PARA BALANO MATERIAL

Em um Balano Material, no se deve confundir massa com volume, pois as massas especficas dos produtos so diferentes. Um balano material dever ser realizado sempre em quantidade de matria (mol, kmol) ou em massa, pois a massa ou qdade de matria de um certo produto que entra em um sistema, mesmo que transformada em outros produtos, sempre ser a mesma que est saindo deste sistema, enquanto os volumes sofrem variao conforme a densidade de cada produto

Sugestes para um balano de massa e energtico


Como regra geral, antes de iniciar clculos que evolvam balanos mssicos e/ou balanos energticos, deve-se:
a) transformar todas as vazes volumtricas em vazes mssicas, pois o balano deve ser realizado sempre em massa, uma vez que a vazo em massa no varia com a temperatura. b) faa um esquema simplificado do processo em que sero realizados os balanos; c) identifique com smbolos, as vazes e as composies de todas as correntes envolvidas nos processos em que esto sendo realizados os balanos; d) anote, no esquema simplificado de processo, todos os dados de processo disponveis como vazes, composies, temperaturas, presses, etc; e) verificar que composies so conhecidas ou podem ser calculadas; f) verificar quais vazes mssicas so conhecidas ou podem ser calculadas; g) selecionar a base de clculo conveniente a ser adotada para o incio da resoluo do problema.

Estado Estacionrio
Uma operao unitria considerada em ESTADO ESTACIONRIO com respeito a uma varivel operacional (massa, volume, temperatura, etc.) quando esta varivel no se altera com o tempo.
O volume ou a massa que entra no tambor a mesma que sai
A massa ou o volume dentro do tambor no muda com o tempo (estado estacionrio)

Questes
Considerando os conceitos de balano de massa, julgue como falsa ou verdadeira as assertivas a seguir: I. Um sistema em estado estacionrio aquele em que as quantidades e as condies operacionais no variam com o tempo. II. Um balano total de massa analisa um s componente ou espcie qumica. O balano pode indistintamente ser formulado em massa ou moles.

III. Um balano de massa sempre satisfaz a lei universal de conservao da massa.


IV. Para sistemas sem reao qumica e estado no estacionrio, o balano de massa adota a seguinte forma escrita: acmulo de massa no sistema = massa que entra ao sistema + massa que sai do sistema.

FIM

Vous aimerez peut-être aussi