Vous êtes sur la page 1sur 138

LICITAO

Prof. MILER

LEI N 8.666/93

LEI N 8.666/93
A Constituio estabeleceu a exigncia de licitao para as contrataes de obras, servios, compras e alienaes da Administrao direta e indireta.

Fundamento Constitucional
Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte:

Fundamento Constitucional
XXI - ressalvados os casos especificados na legislao, as obras, servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes, com clusulas que estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitir as exigncias de qualificao tcnica e econmica indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes.

LEI N 8.666/93
Compete Unio legislar sobre as normas gerais aplicadas licitao. A Lei n 8.666/93 institui as referidas normas gerais.

LEI N 8.666/93
Art. 22. Compete privativamente Unio legislar sobre: XXVII - normas gerais de licitao e contratao, em todas as modalidades, para as administraes pblicas diretas, autrquicas e fundacionais da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas pblicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, 1, III.

LEI N 8.666/93
LEI N 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, institui normas para licitaes e contratos da Administrao Pblica e d outras providncias.

LEI N 8.666/93
ORIGEM DA PALAVRA: O vocbulo "licitao" provm do latim licitationem, derivado de licitatio ou licitationis, cujo significado venda por lances, arrematao. O Direito Administrativo brasileiro, entretanto, atribui-lhe sentido diverso, principalmente a partir da reforma administrativa (Decreto-lei n. 200/67), quando licitao passou a representar o procedimento administrativo prvio necessrio para viabilizar os contratos da Administrao.

LEI N 8.666/93
LEGISLAO DE REGNCIA

O estatuto das licitaes a Lei n. 8.666/93, modificada pela Lei n. 8.883/94 e pela MP n. 1.531/96 (e reedies). A Lei n. 8.987/95, regulamentando o art. 175 da Constituio, estabelece o regime jurdico das concesses e permisses de servios pblicos, sem embargo da aplicao subsidiria, no que couber, das disposies da Lei n. 8.666/93.

LEI N 8.666/93
CONCEITO: o procedimento administrativo, EXIGIDO POR LEI, para que o Poder Pblico possa comprar, vender ou locar bens ou, ainda, realizar obras e adquirir servios, segundo condies previamente estipuladas, visando selecionar a melhor proposta, ou o melhor candidato, conciliando os recursos oramentrios existentes promoo do interesse pblico. um procedimento administrativo Formal.

LEI N 8.666/93

FINALIDADES: garantir a observncia do princpio da isonomia todos podero participar da licitao; selecionar a proposta mais vantajosa para a administrao; mostrar a eficincia e a moralidade nos negcios administrativos; a promoo do desenvolvimento nacional.

LEI N 8.666/93
O artigo 3 da Lei n 8.666/93 menciona os princpios da licitao: PRINCPIOS A SEREM OBSERVADOS NA LICITAO: Legalidade: agir em conformidade com a Lei; impe o administrador s prescries legais que regem o procedimento em todos os seus atos e fases; Impessoalidade: resguardar o interesse pblico, evitar favoritismos e privilgios; todos os licitantes devem ser tratados igualmente, em termos de direitos e obrigaes.

LEI N 8.666/93
Moralidade - probidade: pautar-se por uma conduta honesta, evitando conluios, acordos escusos, etc. Nem tudo que legal moral ! Publicidade: os atos devem ser amplamente divulgados, para garantir, inclusive, a transparncia da atuao administrativa. Os atos licitatrios sero pblicos desde que resguardados o sigilo das propostas; Art. 3, 3 A licitao no ser sigilosa, sendo pblicos e acessveis ao pblico os atos de seu procedimento, salvo quanto ao contedo das propostas, at a respectiva abertura.

LEI N 8.666/93
MODALIDADE 45 DIAS 30 DIAS 15 DIAS 5DIAS TEIS CONCURSO X

CONCORRENCIA

Empreitada DEMAIS Integral TIPO MT TP TIPO MT OU TP DEMAIS

TOMADA DE PREO

LEILO CONVITE

X X

LEI N 8.666/93
Vinculao ao Instrumento Convocatrio: adstritos ao permitido no instrumento convocatrio da licitao, no podendo mudar as regras depois de iniciado o procedimento;

LEI N 8.666/93
Julgamento objetivo: a deciso a ser tomada pela Administrao DEVER BASEAR-SE em critrios concretos, claros e definidos no instrumento convocatrio;
Competitividade: no podem haver regras que impeam o acesso ao certame, de interessados; Adjudicao compulsria: Se a administrao for executar o objeto, obrigatoriamente ter que ser com o vencedor; Ampla defesa e contraditrio.

LEI N 8.666/93
ATENO:

Os princpios enunciados so de OBSERVNCIA OBRIGATRIA no procedimento licitatrio. Se um dos princpios for afrontado, o procedimento licitatrio ser NULO.

LEI N 8.666/93
A licitao visa a TRIPLO objetivo art. 3:
Art. 3o A licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia, a seleo da proposta mais vantajosa para a administrao e a promoo do desenvolvimento nacional, e ser processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhes so correlatos.

(Redao dada pela Lei n 12.349, de 2010)

LEI N 8.666/93

OBJETO DA LICITAO: ressalvados os casos especificados na legislao art. 2: as obras, servios, (publicidade) compras, alienaes, locaes, concesses, e permisses. sero contratados mediante processo de licitao pblica, a qual somente permitir as exigncias de qualificao tcnica e econmica indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes.

LEI N 8.666/93

MODALIDADE DA EXECUO DOS SERVIOS

LEI N 8.666/93
Execuo Direta -

a que feita pelos rgos e entidades da Administrao, pelos prprios meios;

LEI N 8.666/93
Execuo Indireta -

a que o rgo ou entidade contrata com terceiros, sob qualquer das seguintes modalidades:

a) empreitada por preo global quando se contrata a execuo da obra ou do servio por preo certo e total; b) empreitada por preo unitrio - quando se contrata a execuo da obra ou do servio por preo certo de unidades determinadas;

LEI N 8.666/93
c) tarefa - quando se ajusta mo-de-obra para pequenos trabalhos por preo certo, com ou sem fornecimento de materiais; d) empreitada integral quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, servios e instalaes necessrias, sob inteira responsabilidade da contratada at a sua entrega ao contratante em condies de entrada em operao;

LEI N 8.666/93

REQUISITOS PARA LICITAO


Existncia de projeto bsico; Existncia de oramento detalhado; Existncia de Recursos Oramentrios; Previso no Plano Plurianual.

Obras: a) b) c)

d)

o descumprimento dos requisitos acima pode acarretar a NULIDADE dos atos (licitao e contrato) e a responsabilidade dos envolvidos; gera IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.

LEI N 8.666/93

REQUISITOS PARA LICITAO

Compras: a) Caracterizao do objeto (no pode haver a indicao da marca); b) Existncia de recursos oramentrios; c) Condies de armazenamento compatveis com a aquisio. o descumprimento dos requisitos acima acarreta a NULIDADE dos atos (licitao e contrato) e a responsabilidade administrativa e penal de quem lhes deu causa.

LEI N 8.666/93

LICITANTE: quem se habilitou e participa do procedimento licitatrio, atendendo ao ato da convocao. NO PODEM SER LICITANTES art. 9: O autor do projeto, bsico ou executivo; A empresa responsvel pelo projeto bsico ou executivo; Servidor, dirigente de rgo ou entidade contratante ou responsvel pela licitao; Os membros da Comisso de Licitao.

LEI N 8.666/93

OBRIGATORIEDADE DE LICITAR: A licitao uma EXIGNCIA CONSTITUCIONAL para toda a Administrao Pbica Direta e Indireta.

Subordinam-se ao regime desta lei, alm dos rgos da administrao direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundaes pblicas, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios.

LEI N 8.666/93

COMISSO DE LICITAO: PERMANENTE ou ESPECIAL, criada pela Administrao com a funo de receber, examinar e julgar todos os documentos e procedimentos relativos s licitaes e ao cadastramento de licitantes.

COMPOSIO: 3 SERVIDORES, SENDO 2 EFETIVOS.

LEI N 8.666/93

ADJUDICAO COMPULSRIA:

deve ser entendido no sentido de que, se a Administrao levar o procedimento a seu termo, a adjudicao somente pode ser feita ao vencedor; no h, portanto, um direito subjetivo adjudicao quando a Administrao opta pela revogao do procedimento, porque a revogao motivada pode ocorrer em qualquer fase da licitao, desde que haja finalidade pblica.

LEI N 8.666/93

DISPENSA DE LICITAO:

Temos situaes em que o legislador trouxe a possibilidade de dispensa, que pode ser de duas espcie:
Dispensada (proibido licitar);

Dispensvel (facultado a licitao).

LEI N 8.666/93

existem casos de dispensa de licitao previstas na legislao (Lei 8666/93), e que escapam da discricionariedade da Administrao. (LICITAO DISPENSADA) art. 17:

LEI N 8.666/93
I - quando imveis, depender de autorizao legislativa para rgos da Administrao direta e entidades autrquicas e fundacionais e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, depender de avaliao prvia e de licitao na modalidade de concorrncia, DISPENSADA esta nos seguintes casos: a) dao em pagamento; b) doao, permitida exclusivamente para outro rgo ou entidade da Administrao Pblica; c) permuta, por outro imvel;

LEI N 8.666/93
II - quando mveis, depender de avaliao prvia e de licitao, DISPENSADA esta nos seguintes casos: a) doao, permitida exclusivamente para fins e uso de interesse social, aps avaliao de sua oportunidade e convenincia scio-econmica, relativamente escolha de outra forma de alienao; b) permuta, permitida exclusivamente entre rgos ou entidades da Administrao Pblica; c) venda de aes, que podero ser negociadas em bolsa, observada a legislao especfica;

LEI N 8.666/93
d) venda de ttulos, na forma da legislao pertinente; e) venda de bens produzidos ou comercializados por rgos ou entidades da Administrao Pblica, em virtude de suas finalidades; f) venda de materiais e equipamentos para outros rgos ou entidades da Administrao Pblica, sem utilizao previsvel por quem deles dispe. A DISPENSA DEVER SEMPRE SER MOTIVADA (PRINCPIO DA MOTIVAO).

LEI N 8.666/93

ocorre dispensvel nos casos de situaes excepcionais, pois a demora seria incompatvel com a urgncia na celebrao do contrato, contrariando o interesse pblico. Pode tambm ocorrer por desinteresse dos particulares no objeto do contrato. os casos de Dispensa de Licitao so TAXATIVOS (no podem ser alterados). O art. 24 da Lei n. 8.666/94 contemplativo das hipteses de dispensa de licitao, que podem ser divididas em quatro grupos, a saber: a) pequeno valor da contratao; b) situaes excepcionais ou particulares; c) particularidades da pessoa contratada; d) peculiaridades do objeto que se busca obter.

LEI N 8.666/93
CASOS DE DISPENSVEL (ART. 24) DE LICITAO: a dispensa da licitao fica na competncia discricionria da Administrao (LICITAO DISPENSVEL): I - para obras e servios de engenharia de valor at 10 % (dez por cento) do limite previsto na modalidade cartaconvite (R$ 150.000,00),ou seja, at R$ 15.000,00; II - para outros servios e compras de valor at 10 % (dez por cento) do limite previsto na modalidade carta-convite (R$ 80.000,00), ou seja, at R$ 8.000,00;

Pargrafo nico. Os percentuais referidos nos incisos I e II do caput deste artigo sero 20% (vinte por cento) para compras, obras e servios contratados por consrcios pblicos, sociedade de economia mista, empresa pblica e por autarquia ou fundao qualificadas, na forma da lei, como Agncias Executivas. (Redao dada pela Lei n 11.107, de 2005)

LEI N 8.666/93

CASOS DE DISPENSA DE LICITAO:

III nos casos de guerra ou grave perturbao da ordem; IV nos casos de emergncia ou de calamidade pblica, quando caracterizada urgncia de atendimento de situao que possa ocasionar prejuzo ou comprometer a segurana de pessoas, obras, servios, pblicos ou particulares, e somente para os bens necessrios ao atendimento da situao emergencial ou calamitosa;

LEI N 8.666/93
Vquando no existirem interessados licitao anterior e esta, justificadamente, no puder ser repetida sem prejuzo para a Administrao, mantidas, neste caso, todas as condies preestabelecidas. A isto denomina-se LICITAO DESERTA;
VI quando a Unio tiver que intervir no domnio econmico para regular preos ou normalizar o abastecimento;

LEI N 8.666/93
a diferena entre licitao deserta e fracassada, sendo que na primeira ningum responde ao ato convocatrio da Administrao e na segunda os interessados, por seu turno, atendem ao chamado, mas so refutados pela Administrao, seja por no preencherem condies de habilitao, ou devido desclassificao de suas propostas.

LEI N 8.666/93
VII quando as propostas apresentarem preos manifestamente superiores ou incompatveis aos praticados no mercado nacional;
VIII para a aquisio ou restaurao de obras de arte e objetos histricos, de autenticidade certificada, desde que compatveis ou inerentes s finalidades do rgo ou entidade.

LEI N 8.666/93

INEXIGIBILIDADE DE LICITAO art.25:

existe a impossibilidade jurdica de competio entre os contratantes; geralmente ocorre pela notria especializao de renomado profissional ou pela singularidade do objeto, tornando o certame invivel. O procedimento licitatrio ser impossvel de ser deflagrado.

LEI N 8.666/93

CASOS DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAO I - para aquisio de materiais, equipamentos; ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo; II - para a contratao de servios tcnicos de natureza singular, com profissionais ou empresas de notria especializao, vedada a inexigibilidade para servios de publicidade e divulgao; Art. 13. Para os fins desta Lei, consideram-se servios tcnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a: I - estudos tcnicos, planejamentos e projetos bsicos ou executivos; II - pareceres, percias e avaliaes em geral; III - assessorias ou consultorias tcnicas e auditorias financeiras ou tributrias; IV - fiscalizao, superviso ou gerenciamento de obras ou servios; V - patrocnio ou defesa de causas judiciais ou administrativas; VI - treinamento e aperfeioamento de pessoal; VII - restaurao de obras de arte e bens de valor histrico.

LEI N 8.666/93

CASOS DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAO

III para contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. A INEXEGIBILIDADE DEVER SEMPRE SER MOTIVADA (PRINCPIO DA MOTIVAO). os casos de INEXIGIBILIDADE de Licitao NO SO TAXATIVOS (podem ser alterados ou surgirem outros casos).

LEI N 8.666/93
SANES PENAIS: O crime praticado no que diz respeito s Licitaes denominado Ao Penal Pblica Incondicionada, e cabe ao Ministrio Pblico promov-la, sendo que permitida, tambm, a qualquer pessoa provocar a iniciativa do MP. a pena aplicada ser DETENO e MULTA, em quantia fixada entre 2% a 5% do valor do contrato. As penas so cumulativas.

LEI N 8.666/93

No caso da comprovao de superfaturamento, devido dispensa ou inexigibilidade de licitao, RESPONDEM SOLIDARIAMENTE pelo dano causado Fazenda Pblica o fornecedor ou o prestador de servios e o agente pblico responsvel, sem prejuzo de outras sanes legais cabveis

LEI N 8.666/93
FASES DA LICITAO Fase Interna: inicia-se na repartio interessada, com a abertura do processo em que a autoridade determina sua realizao. definido o objeto e indicado os recursos hbeis para a despesa.

Fase Externa: desenvolve-se atravs de: audincia pblica; edital ou carta-convite; recebimento da documentao e propostas; habilitao; julgamento das propostas; homologao e adjudicao.

LEI N 8.666/93

PROCEDIMENTO DA LICITAO O procedimento ser iniciado com a abertura de processo administrativo, devidamente autuado, protocolado e numerado, contendo a autorizao respectiva, a indicao sucinta de seu objeto e do recurso prprio para a despesa, e ao qual sero juntados oportunamente:

LEI N 8.666/93
Art. 51. A habilitao preliminar, a inscrio em registro cadastral, a sua alterao ou cancelamento, e as propostas sero processadas e julgadas por comisso permanente ou especial de, no mnimo, 3 (trs) membros, sendo pelo menos 2 (dois) deles servidores qualificados pertencentes aos quadros permanentes dos rgos da Administrao responsveis pela licitao. 1o No caso de convite, a Comisso de licitao, excepcionalmente, nas pequenas unidades administrativas e em face da exigidade de pessoal disponvel, poder ser substituda por servidor formalmente designado pela autoridade competente.

LEI N 8.666/93
3o Os membros das Comisses de licitao respondero solidariamente por todos os atos praticados pela Comisso, salvo se posio individual divergente estiver devidamente fundamentada e registrada em ata lavrada na reunio em que tiver sido tomada a deciso.

4o A investidura dos membros das Comisses permanentes no exceder a 1 (um) ano, vedada a reconduo da totalidade de seus membros para a mesma comisso no perodo subseqente.
5o No caso de concurso, o julgamento ser feito por uma comisso especial integrada por pessoas de reputao ilibada e reconhecido conhecimento da matria em exame, servidores pblicos ou no.

LEI N 8.666/93
Fases do procedimento: Edital; Habilitao; Julgamento Classificao das Propostas; Homologao. Adjudicao.

LEI N 8.666/93
Edital: o instrumento pelo qual a Administrao leva ao conhecimento do pblico a abertura da concorrncia, tomada de preos, concurso ou leilo, divulgando as regras a serem aplicadas em determinado procedimento de licitao; a lei interna da Licitao. No utilizado na modalidade carta-convite o que se publica no o edital e seus anexos, mas to somente o seu resumo, chamado de aviso.

LEI N 8.666/93

Qualquer cidado parte legtima para impugnar edital de licitao por irregularidade na aplicao desta lei, devendo protocolar o pedido at 5 (cinco) dias teis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitao, devendo a Administrao julgar e responder impugnao em at 3 (trs) dias teis. (art. 41,1). Licitante tem 2 dias teis.

LEI N 8.666/93

Habilitao: Art. 27. Para a habilitao nas licitaes exigir-se dos interessados, exclusivamente, documentao relativa a: I - habilitao jurdica; II - qualificao tcnica; III - qualificao econmico-financeira; IV - regularidade fiscal. V cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7o da Constituio Federal. (Includo pela Lei n 9.854, de 1999)

LEI N 8.666/93
Habilitao: a fase do procedimento em que a Administrao verifica a aptido do candidato para futura contratao. Na cartaconvite, leilo e concurso, NO EXISTE A HABILITAO. nesta fase so eliminados os proponentes que no atenderem aos termos e condies do edital. Os habilitados so confirmados e os demais so alijados. Contra o ato de habilitao cabe recurso hierrquico (paralisa o processo);

LEI N 8.666/93
iniciada a aptido, onde so examinados os documentos; Ateno: O licitante inabilitado no poder participar dos atos subseqentes; Ultrapassada a fase de habilitao dos concorrentes e abertas as propostas, no cabe desclassific-los por motivo relacionado com a habilitao, salvo em razo de fatos supervenientes ou s conhecidos aps o julgamento Art. 43,5;

LEI N 8.666/93

art. 43,6. Aps a fase de habilitao, NO CABE DESISTNCIA DE PROPOSTA, salvo motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Comisso.

LEI N 8.666/93

Art. 33. participao de empresas em consrcio: I - comprovao do compromisso pblico ou particular de constituio de consrcio; II - indicao da empresa responsvel pelo consrcio; III - apresentao dos documentos exigidos; IV - impedimento de participao de empresa consorciada, na mesma licitao, atravs de mais de um consrcio ou isoladamente; V - responsabilidade solidria dos integrantes pelos atos praticados em consrcio, tanto na fase de licitao quanto na de execuo do contrato.

LEI N 8.666/93

Julgamento: em local e dia designados, so abertos os envelopes dos proponentes habilitados, ou seja, o envelope com as propostas. No julgamento das propostas, a comisso levar em considerao OS CRITRIOS OBJETIVOS definidos no edital ou convite, os quais no devem contrariar as normas e princpios estabelecidos pela lei.

LEI N 8.666/93

Desclassificao de Propostas: as que no atendam s exigncias do ato convocatrio da licitao e as com valor global superior ao limite estabelecido ou com preos manifestamente inexeqveis. Art. 44,3

LEI N 8.666/93

Licitao Fracassada inabilitados ou

TODOS os licitantes

TODAS as propostas desclassificadas.

LEI N 8.666/93

Tipos

Art. 45. O julgamento das propostas ser objetivo, devendo a Comisso de licitao ou o responsvel pelo convite realiz-lo em conformidade com os tipos de licitao, os critrios previamente estabelecidos no ato convocatrio e de acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferio pelos licitantes e pelos rgos de controle.

LEI N 8.666/93

Tipos
1o Para os efeitos deste artigo, constituem tipos de licitao, exceto na modalidade concurso: I - a de menor preo - quando o critrio de seleo da proposta mais vantajosa para a Administrao determinar que ser vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificaes do edital ou convite e ofertar o menor preo; II - a de melhor tcnica; III - a de tcnica e preo. IV - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienao de bens ou concesso de direito real de uso.

LEI N 8.666/93

Tipos
4o Para contratao de bens e servios de informtica, a administrao observar o disposto no art. 3o da Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991, levando em conta os fatores especificados em seu pargrafo 2o e adotando obrigatoriamente o tipo de licitao "tcnica e preo", permitido o emprego de outro tipo de licitao nos casos indicados em decreto do Poder Executivo.

LEI N 8.666/93

5o vedada a utilizao de outros tipos de licitao no previstos neste artigo.

Art. 46. Os tipos de licitao "melhor tcnica" ou "tcnica e preo" sero utilizados exclusivamente para servios de natureza predominantemente intelectual.

LEI N 8.666/93

CRITRIOS DE DESEMPATE

Art. 3 2o Em igualdade de condies, como critrio de desempate, ser assegurada preferncia, sucessivamente, aos bens e servios: I - produzidos no Pas; II - produzidos ou prestados por empresas brasileiras; e III - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no Pas. (Redao dada pela Lei n 12.349, de 2010)

LEI N 8.666/93

Homologao: o ato de controle da autoridade competente sobre o processo de licitao, ou seja, eqivale aprovao do procedimento.

LEI N 8.666/93

Adjudicao: significa que a Administrao confere ao licitante a qualidade de vencedor do certame e o de titular da preferncia para celebrao do futuro contrato. Da Adjudicao surtem os seguintes efeitos: direito de contratar; impedimento do licitante em contratar com terceiros; liberao dos demais proponentes; direito dos demais proponentes retirada dos documentos apresentados; vinculao do adjudicatrio aos encargos, termos e condies fixados no edital.

LEI N 8.666/93

Art. 41. A Administrao no pode descumprir as normas e condies do edital, ao qual se acha estritamente vinculada. 1o Qualquer cidado parte legtima para impugnar edital de licitao por irregularidade na aplicao desta Lei, devendo protocolar o pedido at 5 (cinco) dias teis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitao, devendo a Administrao julgar e responder impugnao em at 3 (trs) dias teis, sem prejuzo da faculdade prevista no 1o do art. 113.

art. 113, 1o Qualquer licitante, contratado ou pessoa fsica ou jurdica poder representar ao Tribunal de Contas ou aos rgos integrantes do sistema de controle interno contra irregularidades na aplicao desta Lei, para os fins do disposto neste artigo.

LEI N 8.666/93
Art. 41. 2o Decair do direito de impugnar os termos do edital de licitao perante a administrao o licitante que no o fizer at o segundo dia til que anteceder a abertura dos envelopes de habilitao em concorrncia, a abertura dos envelopes com as propostas em convite, tomada de preos ou concurso, ou a realizao de leilo, as falhas ou irregularidades que viciariam esse edital, hiptese em que tal comunicao no ter efeito de recurso. 3o A impugnao feita tempestivamente pelo licitante no o impedir de participar do processo licitatrio at o trnsito em julgado da deciso a ela pertinente. 4o A inabilitao do licitante importa precluso do seu direito de participar das fases subseqentes.

LEI N 8.666/93

MODALIDADES DE LICITAO art. 22:

1. 2. 3. 4. 5. 6.

CONCORRNCIA TOMADA DE PREOS CONVITE CONCURSO LEILO. PREGO. Lei n 10.520, de 2002

LEI N 8.666/93

VALORES E MODALIDADE: Art. 23 I - para obras e servios de engenharia: a) convite - at R$ 150.000,00 (cento e cinqenta mil reais); b) tomada de preos - at R$ 1.500.000,00 (um milho e quinhentos mil reais); c) concorrncia: acima de R$ 1.500.000,00 (um milho e quinhentos mil reais); II - para compras e servios no referidos no inciso anterior: a) convite - at R$ 80.000,00 (oitenta mil reais); b) tomada de preos at R$ 650.000,00 (seiscentos e cinqenta mil reais); c) concorrncia acima de R$ 650.000,00 (seiscentos e cinqenta mil reais).

8o No caso de consrcios pblicos, aplicar-se- o dobro dos valores mencionados no caput deste artigo quando formado por at 3 (trs) entes da Federao, e o triplo, quando formado por maior nmero. (Includo pela Lei n 11.107, de 2005)

LEI N 8.666/93
1. CONCORRNCIA: Modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos exigidos no edital para execuo de seu objeto. exigida concorrncia : modalidade adequada para contrataes de grande valor. 1. Para obras e servios de engenharia acima de R$ 1.500.000,00;

LEI N 8.666/93
1. CONCORRNCIA: Modalidade de licitao Para compras e servios acima de R$ 650.000,00. Qualquer que seja o valor do seu objeto, na compra ou alienao de bens imveis, nas concesses de direito real de uso e nas licitaes internacionais. Publicidade ampla: prazo de 30 dias corridos, no mnimo, antes da data de encerramento da entrega dos envelopes;

LEI N 8.666/93
2. TOMADA DE PREOS: Modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas condies exigidas para o cadastramento at o 3 dia anterior data do recebimento das propostas. Exigida Tomada de Preos: modalidade adequada para contrataes de vulto mdio.

LEI N 8.666/93
1. Para obras e servios de engenharia at R$ 1.500.000,00; Para compras e servios at R$ 650.000,00. Pode-se adotar Tomada de Preos nas Licitaes internacionais, se a Administrao possuir cadastro internacional. Publicidade ampla: prazo de 30 dias corridos, no mnimo, antes da data de encerramento da entrega dos envelopes;

LEI N 8.666/93
. 3. CARTA - CONVITE:
a modalidade de licitao entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em nmero mnimo de trs pela unidade administrativa, a qual afixar, em local apropriado, cpia do instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedncia de at 24 horas da apresentao das propostas

LEI N 8.666/93
exigida Carta - Convite: 1. Para obras e servios de engenharia at R$ 150.000,00. 2. Para compras e servios at R$ 80.000,00. nos casos em que couber carta-convite, a Administrao poder utilizar a Tomada de Preos e, em qualquer caso, a Concorrncia. Publicidade: feita diretamente aos convidados; a publicidade ampla facultativa. Prazo de 5 dias teis, no mnimo, antes da data de encerramento da entrega dos envelopes;

LEI N 8.666/93

4. CONCURSO: a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, MEDIANTE a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores.

Publicidade ampla: Prazo de 45 dias corridos, no mnimo, entre a publicao do Edital e antes da data de encerramento da entrega dos envelopes;

LEI N 8.666/93

5. LEILO: a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis para a Administrao ou de produtos legalmente apreendidos. O leilo tambm pode ser utilizado para a alienao de bens imveis, cuja aquisio haja derivado de procedimentos judiciais ou de dao em pagamento. considerado vencedor do leilo aquele que oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliao.

LEI N 8.666/93
5. LEILO: permite a participao interessado;

de

qualquer

no h exigncia de habilitao;
Publicidade ampla: Prazo de 15 dias corridos antes da data da realizao do leilo.

LEI N 8.666/93

Lei 10520 - 6. PREGO: a modalidade de


licitao para a aquisio de bens e servios comuns, qualquer que seja o valor estimado da contratao, em que a disputa pelo fornecimento feita por meio de propostas e lances em sesso pblica.

Obrigatrio para Unio, opcional para os Estados, DF e municpios.

Prego Eletrnico e Presencial;


Pregoeiro e Equipe de Apoio

LEI N 8.666/93

RECURSOS ADMINISTRATIVOS Utiliza-se o vocbulo recurso com significado lato sensu, abarcando qualquer tipo de reclamao administrativa. Cinco so as formas de inconformismo contra os atos da licitao previstas na Lei n. 8.666/93, a saber: a) impugnao ao instrumento convocatrio por qualquer cidado (art. 41, 1); b) impugnao ao instrumento convocatrio por licitante (art. 41, 2); c) recurso hierrquico (art. 109, inc. I); d) representao (art. 109, inc. II), e e) pedido de reconsiderao (art. 109, inc. III).

LEI N 8.666/93
ANULAO E REVOGAO: A autoridade competente para a aprovao do procedimento somente poder REVOGAR a licitao por RAZES DE INTERESSE PBLICO decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta; A autoridade competente somente poder ANULLA por ILEGALIDADE, de ofcio ou por provocao de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado.

LEI N 8.666/93

Art. 49. A autoridade competente para a aprovao do procedimento somente poder revogar a licitao por razes de interesse pblico decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anul-la por ilegalidade, de ofcio ou por provocao de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado. 1o A anulao do procedimento licitatrio por motivo de ilegalidade no gera obrigao de indenizar, ressalvado o disposto no pargrafo nico do art. 59 desta Lei.

Pargrafo nico. A nulidade no exonera a Administrao do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado at a data em que ela for declarada e por outros prejuzos regularmente comprovados, contanto que no lhe seja imputvel, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa.
2o A nulidade do procedimento licitatrio induz do contrato, ressalvado o disposto no pargrafo nico do art. 59 desta Lei. 3o No caso de desfazimento do processo licitatrio, fica assegurado o contraditrio e a ampla defesa.

LEI N 8.666/93

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

LEI N 8.666/93

Contrato: todo acordo de vontades, firmado livremente pelas partes, para criar obrigaes e direitos recprocos

LEI N 8.666/93
o ajuste que a Administrao, agindo nessa qualidade, firma com o particular ou outra entidade administrativa PARA A CONSECUO DE OBJETIVOS DE INTERESSE PBLICO, nas condies estabelecidas pela prpria Administrao.

CONCEITO DA LEI
Art. 2, lei 8666 Pargrafo nico. Para os fins desta Lei, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre rgos ou entidades da Administrao Pblica e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formao de vnculo e a estipulao de obrigaes recprocas, seja qual for a denominao utilizada.

LEI N 8.666/93
Os contratos administrativos podem ser classificados em:
CONTRATOS DE ATRIBUIO; CONTRATOS DE COLABORAO

LEI N 8.666/93
CONTRATOS DE ATRIBUIO: so aqueles em que a Administrao vai atender a um interesse particular, como, por exemplo, o uso do bem pblico. Esses contratos, no que tange aos direitos do particular, devem ser interpretados restritivamente.

LEI N 8.666/93
CONTRATOS DE COLABORAO:

so aqueles em que o particular obrigase a realizar uma obra ou prestar um servio para a administrao.

LEI N 8.666/93
INTERPRETAO DOS CONTRATOS As normas que regem os contratos administrativos so as de Direito Pblico, suplementadas pelos princpios da teoria geral dos contratos e do Direito Privado.
Nos contratos administrativos celebrados em prol da coletividade no se pode interpretar suas clusulas contra essa mesma coletividade.

LEI N 8.666/93
INTERPRETAO DOS CONTRATOS Existem princpios que no podem ser desconsiderados pelos intrpretes, tais como a vinculao da administrao ao interesse pblico, presuno de legitimidade das clusulas contratuais.

Qualquer clusula que contrarie o interesse pblico ou renuncie direitos da Administrao, deve ser interpretada como no escrita, salvo se autorizada por lei.

LEI N 8.666/93

CARACTERSTICAS OU PECULIARIDADES DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

LEI N 8.666/93
Consensual: acordo de vontades, e no um ato unilateral e impositivo da Administrao; Formal: expressado por escrito e com requisitos especiais; Oneroso: remunerado na forma convencionada; Comutativo: porque estabelece compensaes recprocas; Intuitu Personae: Deve ser executado pelo prprio contratado, vedadas, em princpio, a sua substituio por outrem ou a transferncia de ajuste. Natureza De Contrato de adeso.

LEI N 8.666/93

A Administrao Pblica pode celebrar contratos regidos pelo Direito Privado (locao, compra e venda) e pode tambm celebrar contratos regidos pelo Direito Administrativo.

LEI N 8.666/93

Entre os atos bilaterais praticados pela Administrao Pblica e regidos pelo Direito Administrativo, vamos distinguir de um lado, CONSRCIOS e CONVNIOS e, de outro lado, os CONTRATOS ADMINISTRATIVOS.

LEI N 8.666/93
CONVNIOS E CONSRCIOS: neles, no existe a contraposio de interesses que caracteriza os contratos. Nos convnios, vamos encontrar uma delegao de competncia, tendo em vista que so celebrados entre entidades de nveis diversos. J nos consrcios, no existe a delegao de competncia, mas to somente a unio de esforos de entidades que esto em um mesmo plano para soluo de um problema comum.

LEI N 8.666/93

Os Contratos Administrativos vo caracterizar-se pela presena da Administrao com as prerrogativas de Poder Pblico, visando a realizao de uma obra, de uma aquisio, ou prestao de servio pblico.

LEI N 8.666/93
A supremacia do Poder Pblico no Contrato Administrativo via caracterizar-se pela presena das chamadas clusulas exorbitantes, que so assim chamadas por que exorbitam do direito comum. No seriam admissveis no contrato de direito privado, sendo consideradas abusivas (pacta sunt servanda).

LEI N 8.666/93

As clusulas exorbitantes representam o reconhecimento da possibilidade da Administrao instabilizar a relao jurdica.

LEI N 8.666/93
No Direito Privado, o que foi pactuado no se pode modificar, a no ser advindo circunstncias especiais (rebus sic stantibus). J nos Contratos Administrativos, pode o Poder Pblico alterar aquilo que foi pactuado, de modo unilateral, podendo at determinar a extino do contrato antecipadamente por motivo de interesse pblico.

LEI N 8.666/93

Presena de clusulas exorbitantes ART. 58: 1. Alterao Unilateral por parte da Administrao; 2. Equilbrio Econmico e Financeiro; 3. Controle-Fiscalizao; 4. Imposio de Penalidades; 5. Impossibilidade do Particular Invocar a Exceo do Contrato no Cumprido; 6. Resciso Administrativa. 7. Exigncia de Garantia 8. Retomada do Objeto.

LEI N 8.666/93

a) b) c) d)

Resciso ART. 78-79: por motivo de interesse pblico; falta do contratado; judicial; de pleno direito.

LEI N 8.666/93

MODALIDADES DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

LEI N 8.666/93
1. CONTRATO DE OBRA PBLICA: Trata-se do ajuste levado a efeito pela Administrao Pblica com um particular, que tem por objeto A CONSTRUO, A REFORMA OU AMPLIAO DE CERTA OBRA PBLICA. Tais contratos s podem ser realizados com profissionais ou empresa de engenharia, registrados no CREA. NO CONFUNDIR CONTRATO DE OBRA PBLICA COM CONTRATO DE CONCESSO DE OBRA PLICA. NESTA O CONTRATADO RECEBE A CONCESSO PARA EXPLORAR A OBRA.

2. CONTRATO DE SERVIO: Trata-se de acordo celebrado pela Administrao Pblica com certo particular. So servios de demolio, conserto, instalao, montagem, operao, conservao, reparao, manuteno, transporte, etc. No podemos confundir contrato de servio com contrato de concesso de servio. No Contrato de Servio a Administrao recebe o servio. J na Concesso, presta o servio ao Administrado por intermdio de outrem.

LEI N 8.666/93
CONCESSO DE SERVIOS PBLICOS: Ato constitutivo: Contrato Administrativo Extino: a) trmino do prazo (reverso) b) resciso por culpa do concessionrio (caducidade) c) resciso por interesse pblico (encampao) d) resciso por culpa do Poder Pblico.

LEI N 8.666/93
3. CONTRATO DE FORNECIMENTO: o acordo atravs do qual a Administrao Pblica adquire, por compra, coisas mveis de certo particular, com quem celebra o ajuste. Tais bens destinam-se realizao de obras e manuteno de servios pblicos. Ex. materiais de consumo, produtos industrializados, gneros alimentcios, etc.

LEI N 8.666/93
4. CONTRATO DE CONCESSO: Trata-se de ajuste, oneroso ou gratuito, efetivado sob condio pela Administrao Pblica, chamada CONCEDENTE, com certo particular, o CONCESSIONRIO, visando transferir o uso de determinado bem pblico. contrato precedido de autorizao legislativa.

LEI N 8.666/93
CONTRATO DE GESTO:

o ajuste celebrado pelo Poder Pblico com rgo ou entidade da Administrao Direta, Indireta e entidades privadas qualificadas como ORGANIZAO SOCIAL.

LEI N 8.666/93
FORMALIZAO DO CONTRATO ADMINISTRATIVO Art. 54. Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas clusulas e pelos preceitos de direito pblico, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princpios da teoria geral dos contratos e as disposies de direito privado.
Os contratos administrativos tm que ser precedidos por Licitao, salvo nos casos de INEXEGIBILIDADE e DISPENSA.

LEI N 8.666/93
Art. 55. Clusulas Obrigatrias:

as que definem o objeto; as que estabeleam o regime de execuo da obra; as que fixem o preo e as condies de pagamento; as que tragam os critrios de reajustamento e atualizao monetria; as que marquem prazos de incio, execuo, concluso e entrega do objeto do contrato; as que apontem as garantias, etc.

LEI N 8.666/93
Art. 60. Os contratos e seus aditamentos sero lavrados nas reparties interessadas, as quais mantero arquivo cronolgico dos seus autgrafos e registro sistemtico do seu extrato, salvo os relativos a direitos reais sobre imveis, que se formalizam por instrumento lavrado em cartrio de notas, de tudo juntando-se cpia no processo que lhe deu origem. Pargrafo nico. nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administrao, salvo o de pequenas compras de pronto pagamento, assim entendidas aquelas de valor no superior a 5% (cinco por cento) do limite estabelecido no art. 23, inciso II, alnea "a" desta Lei, feitas em regime de adiantamento. Art. 23 II - para compras e servios no referidos no inciso anterior:(Redao dada pela Lei n 9.648, de 1998) a) convite - at R$ 80.000,00 (oitenta mil reais);

LEI N 8.666/93
Art. 57. A durao dos contratos regidos por esta Lei ficar adstrita vigncia dos respectivos crditos oramentrios, exceto quanto aos relativos: I - aos projetos cujos produtos estejam contemplados nas metas estabelecidas no Plano Plurianual, os quais podero ser prorrogados se houver interesse da Administrao e desde que isso tenha sido previsto no ato convocatrio; II - prestao de servios a serem executados de forma contnua, que podero ter a sua durao prorrogada por iguais e sucessivos perodos com vistas obteno de preos e condies mais vantajosas para a administrao, limitada a sessenta meses; (Redao dada pela Lei n 9.648, de 1998) IV - ao aluguel de equipamentos e utilizao de programas de informtica, podendo a durao estender-se pelo prazo de at 48 (quarenta e oito) meses aps o incio da vigncia do contrato. V - s hipteses previstas nos incisos IX, XIX, XXVIII e XXXI do art. 24, cujos contratos podero ter vigncia por at 120 (cento e vinte) meses, caso haja interesse da administrao. (Includo pela Lei n 12.349, de 2010)

LEI N 8.666/93
Art. 62. O instrumento de contrato obrigatrio nos casos de concorrncia e de tomada de preos, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preos estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitao, e facultativo nos demais em que a Administrao puder substitu-lo por outros instrumentos hbeis, tais como: carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorizao de compra ou ordem de execuo de servio. 1o A minuta do futuro contrato integrar sempre o edital ou ato convocatrio da licitao.

LEI N 8.666/93
EXECUO DO CONTRATO o cumprimento de suas clusulas firmadas no momento de sua celebrao; cumpri-lo no seu objeto, nos seus prazos e nas suas condies.

LEI N 8.666/93
Execuo Pessoal ART. 66 todo contrato firmado intuitu personae, ou seja, s poder execut-lo aquele que foi o ganhador da licitao; nem sempre personalssimo, podendo exigir a participao de diferentes tcnicos e especialistas, sob sua inteira responsabilidade;

LEI N 8.666/93
Encargos da Execuo o contratado responsvel pelos encargos trabalhistas, previdencirios(solidria), fiscal e comerciais decorrentes da Execuo do contrato Art. 71; a inadimplncia do contratado, com referncia a esses encargos, no transfere a responsabilidade Administrao e nem onera o objeto do contrato;

LEI N 8.666/93
Acompanhamento da Execuo do Contrato Art. 67 direito e dever da Administrao e compreende a Fiscalizao, orientao, interdio, interveno e aplicao de penalidades contratuais.

LEI N 8.666/93
Etapa Final da Execuo do Contrato consiste na entrega e recebimento do objeto do contrato. Pode ser provisrio ou definitivo

LEI N 8.666/93
Causas Justificadoras: So causas que permitem justificar o descumprimento do contrato por parte do contratado. A existncia dessas causas pode levar extino ou reviso das clusulas do contrato art. 78. 1. 2. 3. 4. 5. Teoria da Impreviso Fato do Prncipe Fato da Administrao Caso Fortuito Fora Maior

TEORIA DA IMPREVISO: Pressupe situaes imprevisveis que afetam substancialmente as obrigaes contratuais, tornando excessivamente oneroso o cumprimento do contrato. a aplicao da antiga clusula rebus sic stantibus. Os contratos so obrigatrios (pacta sunt servanda). No entanto, nos contratos de prestaes sucessivas est implcita a clusula rebus sic stantibus (a conveno no permanece em vigor se houver mudana da situao existente no momento da celebrao). A aplicao da TEORIA DA IMPREVISO permite o restabelecimento do equilbrio econmicofinanceiro do contrato administrativo.

LEI N 8.666/93

LEI N 8.666/93
FATO DO PRNCIPE: tambm denominada lea administrativa, a medida de ordem geral, praticada pela prpria Administrao Pblica, no relacionada diretamente com o contrato, MAS QUE NELE REPERCUTE, provocando desequilbrio econmicofinanceiro em detrimento do contratado. Ex.: Medida Governamental que dificulte a importao de matria-prima necessria execuo do contrato.

LEI N 8.666/93
FATO DA ADMINISTRAO: toda ao ou omisso do Poder Pblico que , incidindo direta e especificamente sobre o contrato, retarda ou impede a sua execuo. falta contratual cometida pela Administrao.

LEI N 8.666/93
CASO FORTUITO: o evento da natureza, inevitvel e imprevisvel, que impossibilita o cumprimento do contrato. Ex.: inundao

LEI N 8.666/93 FORA MAIOR: o acontecimento humano, imprevisvel e inevitvel, que impossibilita a execuo do contrato. Ex.: greve.

LEI N 8.666/93
Conseqncias da Inexecuo art. 7980: propicia sua resciso; acarreta para o inadimplente, conseqncia de Ordem Civil e Administrativa; acarreta a suspenso provisria e a declarao de inidoneidade para contratar com a Administrao.

LEI N 8.666/93
REVISO DO CONTRATO ADMINISTRATIVO Pode ocorrer por interesse da prpria Administrao ou pela supervenincia de fatos novos que tornem inexeqvel o ajuste inicial.

LEI N 8.666/93
Interesse da Administrao: quando o interesse pblico exige a alterao do projeto ou dos processos tcnicos de sua execuo, com aumento de encargos; Art. 65 1 O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condies contratuais, os acrscimos ou supresses que se fizerem nas obras, servios ou compras, at 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifcio ou de equipamento, at o limite de 50% (cinqenta por cento) para os seus acrscimos.

LEI N 8.666/93
RESCISO DO CONTRATO ADMINISTRATIVO o trmino do contrato durante a execuo por inadimplncia de uma das partes, pela supervenincia de eventos que impeam ou tornem inconvenientes o prosseguimento do ajuste.

LEI N 8.666/93
A esse respeito distinguem-se as hipteses de RESCISO art. 79:

a) b) c)

ADMINISTRATIVA; JUDICIAL; DE PLENO DIREITO

LEI N 8.666/93
PLENO DIREITO: no depende de manifestao das partes, pois decorre de um fato extintivo j previsto, que leva resciso do contrato de pleno direito. Ex.: a falncia.

LEI N 8.666/93
JUDICIAL: determinada pelo Poder Judicirio, sendo facultativa para a Administrao - esta, se quiser, pode pleitear judicialmente a resciso. O contratado somente poder pleitear a resciso, JUDICIALMENTE.

ADMINISTRATIVA: Por motivo de interesse pblico Por falta do contratado. a) por motivo de interesse pblico: A Administrao, zelando pelo interesse pblico, considera inconveniente a sua manuteno. Obs: o particular far jus a mais ampla indenizao, no caso de resciso por motivo de interesse pblico. b) por falta do contratado: Nesse caso, no est a Administrao obrigada a entrar na justia e, ento por seus prprios meios, declara a resciso, observando o DEVIDO PROCESSO LEGAL, ou seja, que se assegure o direito de defesa ao contratado.

LEI N 8.666/93

LEI N 8.666/93

Exigncia de Garantia: Aps ter vencido a Licitao, feita uma exigncia ao contratado, a qual pode ser: Cauo em dinheiro, Ttulos da Dvida Pblica, Fiana Bancria, seguro-garantia. Esta garantia ser devolvida aps a execuo do contrato. Caso o contratado tenha dado causa a resciso contratual, a Administrao poder reter a garantia a ttulo de ressarcimento.

LEI N 8.666/93
Art. 56. A critrio da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatrio, poder ser exigida prestao de garantia nas contrataes de obras, servios e compras. 1o Caber ao contratado optar por uma das
seguintes modalidades de garantia: I - cauo em dinheiro ou ttulos da dvida pblica; II - seguro-garantia; III - fiana bancria.
no exceder a cinco por cento do valor do contrato; para obras, servios e fornecimentos de grande vulto o limite de garantia poder ser elevado para at dez por cento do valor do contrato.

LEI N 8.666/93
Art. 59. A declarao de nulidade do contrato administrativo opera retroativamente impedindo os efeitos jurdicos que ele, ordinariamente, deveria produzir, alm de desconstituir os j produzidos. Pargrafo nico. A nulidade no exonera a Administrao do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado at a data em que ela for declarada e por outros prejuzos regularmente comprovados, contanto que no lhe seja imputvel, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa. Autotutela (autocontrole).

LEI N 8.666/93

FIM

Vous aimerez peut-être aussi