Vous êtes sur la page 1sur 32

A importncia da comunicao no Relacionamento interpessoal

O que significa comunicar?

Comunicar

comunicar, trocar ideias, sentimentos e experincias com outras pessoas que conhecem o significado daquilo que se diz e do que se faz, ou seja: A comunicao faz-se em diversas situaes e to importante para o desenvolvimento individual ou social, como o ar que respiramos; Atravs de um sistema de sinais exprimimos o que queremos s outras pessoas e estabelecemos um sistema de relaes; Cada um de ns comunica atravs de um sistema de smbolos: sinais verbais ou no verbais, e assim exprimimos o que queremos s pessoas; Atravs da comunicao assimilamos a cultura os valores, as regras, o saber, o modo de vida,... da sociedade onde vivemos. As pessoas com quem convivemos, desde que nascemos comunicam-nos os princpios pelos quais se deve reger e orientar o nosso comportamento e assim aprendemos a comunicar;

Maio, 2011

Carlos Colao

Qual_IS II

Comunicar
A importncia da comunicao no Relacionamento interpessoal

Comunicar essencial para o ser humano porque se trata de um processo que faz do homem aquilo que ele e permite que se estabelea a relao interpessoal. Atravs de um sistema de sinais, exprimimos o que queremos s outras pessoas e estabelecemos um sistema de relaes; Todos os comportamentos vividos e assumidos so adquiridos e comunicados de modo a que cada indivduo os adopte e os torne seus. O modo de vestir, os cuidados pessoais, o que se faz e como se faz, o resultado de um processo de comunicao, atravs do qual comunicamos com os outros; Seja qual for o modo como nos dirigimos ao outro, veiculamos sempre, atravs do que dizemos e do modo como dizemos, uma mensagem.

Maio, 2011

Carlos Colao

Qual_IS II

Comunicar A importncia da comunicao no Relacionamento interpessoal


Julius Fast (1970) a nossa comunicao pode ser silenciosa e de tal modo automtica que podemos no estar conscientes de que estamos a comunicar;
Quando circulamos pela rua reagimos a uma srie de sinais que nos pretendem transmitir uma srie de mensagens, desde os sinais de trnsito at publicidade exposta. Verificamos, pois, que a comunicao um fenmeno que est constantemente presente em toda a parte.

Maio, 2011

Carlos Colao

Qual_IS II

FORMAS DE COMUNICAO LINGUAGEM VERBAL/NO VERBAL

Comunicar

A comunicao no seu sentido lato e pragmtico, ocorre sempre a dois nveis: VERBAL = traduz-se em tudo aquilo que transmitimos oralmente ou por escrito; ( livros, cartazes, rdio, televiso, cartas etc...) NO VERBAL = traduz-se nas expresses faciais, postura, gestos, mmica, movimento do corpo, inflexo da voz, ritmo, silncios, etc. Tendo em conta estes dois nveis facilmente se depreende que:

impossvel no comunicar
Assim, os comportamentos de algum perante outra pessoa,, a todos os nveis, (gestos, ritmo das palavras, olhar, silncios, etc.), vo integrar a mensagem verbal que o receptor recebe, influenciando o que ele interpreta.

Maio, 2011

Carlos Colao

Qual_IS II

Comunicar
PROCESSO DE COMUNICAO
A comunicao pressupe dois ou mais participantes. Para que haja comunicao so necessrios os seguintes elementos: Emissor = aquele que emite ou transmite a mensagem. ( quem diz?); Receptor = aquele a quem dirigida a mensagem. ( a quem ?); Mensagem = o contedo da comunicao constituda por um conjunto de sinais com significado ( cdigo) que traduz uma ideia, sentimentos ou experincia; ( o qu?); Canal = o suporte que serve de veculo a uma mensagem; o canal vulgarmente utilizado na comunicao face a face o ar, mas existem outros, como o telefone, a rdio, a televiso, o livro, a carta... ( por que meio ? ); Informao de retorno ( feedback) = a resposta do receptor mensagem enviada pelo emissor; Contexto = o conjunto de variveis que rodeiam e influenciam a situao de comunicao; Cdigo = conjunto de elementos com significado, aceites pelo emissor e receptor; Codificao = a capacidade de construir mensagens segundo um cdigo compreendido pelo emissor e receptor; A descodificao = a capacidade de interpretar uma mensagem; Maio, 2011 Carlos Colao Qual_IS II

PROCESSO DE COMUNICAO

Comunicar

O acto de comunicar pode-se resumir ao seguinte esquema:

Emissor Fonte codificao Canal Mensagem

Receptor Descodificao Recepo

O Processo de comunicao: por aco de factores anteriormente referidos, a comunicao nem sempre se realiza de maneira mais eficaz. O processo de comunicao no linear; nem sempre percebemos exactamente a informao que o outro nos transmitiu. O processo de comunicao decorre do seguinte modo: Parece que... A B Diz algo ------------------------------------------- Ouve isso Ouve a resposta -------------------------------- Responde a isso

Maio, 2011

Carlos Colao

Qual_IS II

Comunicar
INFORMAO DE RETORNO - FEEDBACK

A informao de retorno a informao que o receptor envia ao emissor, e que permite que este perceba se a mensagem est ou no a ser bem recebida. Existem diversas formas de utilizarmos o feedback: 1 Informao recorrente sistemtica: utilizada sobretudo em mensagens importantes, de reduzida dimenso e deve ser recebida na totalidade e sem qualquer tipo de erro. o caso da telefonista que, depois de receber o pedido do cliente, repete o nmero de telefone que lhe foi solicitado. 2 Perguntas feitas pelo emissor e respostas do receptor: Trata-se da confirmao pelo emissor se, na verdade, o receptor assimilou o contedo da informao transmitida. Assim, no final de uma informao pelo atendedor, este far uma pergunta ao cliente, para verificar se este ltimo compreendeu a referida informao.
Maio, 2011 Carlos Colao Qual_IS II

Comunicar
INFORMAO DE RETORNO - FEEDBACK

3 Perguntas do receptor ao emissor: Nesta forma de feedback o receptor questiona o emissor, durante ou no final da Exposio, para obter esclarecimentos ou confirmao do contedo exposto anteriormente. 4 Sinais no verbais: A recepo de sinais no verbais poder indicar que a mensagem no est a se compreendida na sua totalidade, havendo assim necessidades de a reformular.

Maio, 2011

Carlos Colao

Qual_IS II

Comunicar
DIFICULDADES DA COMUNICAO

Diversos factores influenciam os processos de dilogo, dificultando ou facilitando uma compreenso congruente da informao que transmitida. Quadros de referncia e atitudes: as ideias, opinies, padres sociais, valores, preconceitos, esteretipos, motivaes, guiam a nossa maneira de nos comportarmos face aos outros. Relao entre emissor e receptor: o tipo de relao que existe entre o receptor e o emissor, como por exemplo o papal social que estes desempenham no momento da conversa (superior, subordinado, etc...), impe regras estipuladas pela cultura sociedade em que esto inseridos. O momento da relao: o tempo disponvel, o espao, o rudo, tm o seu papel na comunicao.

Maio, 2011

Carlos Colao

Qual_IS II

DIFICULDADES DA COMUNICAO

Comunicar

4- O objectivo da comunicao: o efeito pretendido, a eficcia imediata ou mediata, a transmisso de ordens, informaes, sentimentos, influenciam a maneira de comunicar. 5 O cdigo: a compreenso clara de mensagem depende da lngua e do comportamento gestual utilizados. Se usarmos uma linguagem tcnica, temos que averiguar se o nosso interlocutor a conhece. 6 O canal: o meio usado (voz, escrita, etc...) tm efeitos e, consequentemente, formas diferentes de eficcia.

Maio, 2011

Carlos Colao

Qual_IS II

Comunicar
Barreiras Comunicao
Todos ns, j por vrias vezes, fomos confrontados com mal entendidos tendo dado significados diferentes daqueles que nos pretendiam transmitir. Ouvimos o que o outro no disse ou ento, o outro percebe aquilo que no dissemos. Podemos identificar as seguintes barreiras comunicao: 1 A complexidade da mensagem: Uma das caractersticas do receptor ter uma capacidade limitada para compreender e reter a informao. Donde resulta que quanto maior for a complexidade da mensagem maior a probabilidade de que a mensagem: Perca parte da informao Seja distorcida Sejam acrescentadas outras informaes
Maio, 2011 Carlos Colao Qual_IS II

Comunicar

Barreiras Comunicao

2 O canal: O canal utilizado pode igualmente constituir uma barreira comunicao. A reteno da informao varia consoante os rgos dos sentidos que a recebem. Assim: Retemos cerca de: 20% do que ouvimos 30% do que vemos 50% do que vemos e ouvimos em simultneo 70 % do que vemos, ouvimos e discutimos 3- Quadro de referncias: Cada um de ns possui um quadro de referncias prprio, isto , uma experincia acumulada ao longo do tempo, a qual diferente de todas as outras pessoas. 4 Papeis desempenhados: O facto de sabermos que determinada pessoa, que deseja comunicar connosco, tem um elevado estatuto social, poder constituir uma barreira na comunicao. Da mesma forma, estar a desempenhar o papel de aluno, professor, tm influncia na maneira de estar e nos comportamentos de cada um.
Maio, 2011 Carlos Colao Qual_IS II

Barreiras Comunicao

Comunicar

5 Rudo: O rudo tambm uma barreira comunicao, visto que dificulta a transmisso e a recepo da informao. 6 - O cdigo: Para que a comunicao seja eficaz, necessrio que o cdigo utilizado pelo emissor seja descodificado pelo receptor. A no compreenso do cdigo impede a comunicao eficaz. 7 Contexto: O desconhecimento do contexto pode constituir tambm uma barreira comunicao. Com efeito, todos ns j nos confrontmos com situaes de comunicao em grupo em que, por desconhecimento do contexto, nos difcil ou mesmo impossvel, descodificar a mensagem. 8 - Estado de sade / fadiga: Quando estamos doentes ou muito cansados, a capacidade de ateno ou de concentrao que damos comunicao diminui, limitando desta forma a comunicao.

Maio, 2011

Carlos Colao

Qual_IS II

Barreiras Comunicao

Comunicar

9 - Desmotivao: Significa que de certo modo damos mais ateno aquilo que nos interessa, que nos desperta a curiosidade, ou nos d prazer, ou seja, damos mais ateno aquilo que nos motiva, da que a Desmotivao funcione tambm como uma barreira comunicao. 10 Personalidade: Se tememos algum, porque a nossa experincia anterior se apresentou prejudicial e negativa, evitamos enfrent-la ou tendemos a interpretar qualquer mensagem ou pedido de comunicao sua, como perigosa para ns. Quando determinada situao nos afectou de forma negativa, tendemos, por uma questo de integridade psicolgica, a evitar falar do assunto.

Maio, 2011

Carlos Colao

Qual_IS II

Comunicar

MODELOS DE COMUNICAO

MODELO COMUNICATIVO Para que seja possvel avaliar a qualidade da resposta teremos que conhecer o contexto em que se verifica o estmulo e as pessoas que respondem de forma instantnea e mecnica. E (estmulo) R (resposta). MODELO DA TEORIA DA INFORMAO Este modelo permite estudar aspectos relacionados com a perturbao da transmisso da mensagem. Sendo que o sinal enviado pode no corresponder ao sinal que recebido, necessrio que o destinatrio compreenda o sinal. Assim, a comunicao vista como um processo de transmisso de mensagens de um posto de origem a outro ponto de destino, atravs de um determinado canal: Origem Transmissor Canal Receptor Fonte de rudo Destinatrio

Maio, 2011

Carlos Colao

Qual_IS II

Comunicar

MODELOS DE COMUNICAO

MODELO DE LASSWELL Este modelo pe em evidncia 4 questes relativas ao acto de comunicar. Quem? (emissor) Diz o qu? (contedo) Atravs de que canal? (transmisso) Com que efeito? Assenta numa perspectiva mais psicolgica e baseia-se na ideia de que as pessoas apresentam diferenas ao nvel do saber, da experincia, da credibilidade das fontes e que interpretam de forma diferente a mesma mensagem.

Maio, 2011

Carlos Colao

Qual_IS II

Comunicar ESTRATGIAS NA COMUNICAO INTERPESSOAL

As atitudes mais adequadas para facilitar a comunicao interpessoal so: o saber dialogar o saber escutar o saber perguntar o saber falar
Maio, 2011 Carlos Colao Qual_IS II

Comunicar
ESTRATGIAS NA COMUNICAO INTERPESSOAL

O saber perguntar Facilita a relao interpessoal, desde que essas perguntas sejam delicadas, oportunas e discretas, respeitando o outro, assim, elas devem ser: Perguntas abertas = liberdade de expresso, quer no contedo quer na forma; Perguntas positivas = as pessoas sabem o que lhes d gosto; Perguntas sugestivas = permitem estimular o desenvolvimento de capacidades no outro;
Maio, 2011 Carlos Colao Qual_IS II

Comunicar
ESTRATGIAS NA COMUNICAO INTERPESSOAL

O saber Falar Envolve: Utilizao de palavras simples (clareza); Seleccionar o essencial a transmitir; Dizer muito em poucas palavras; Mostrar bom humor; Complementar a palavra com um ritmo de fala moderado, tom de voz baixo e gestos expressivos.

Maio, 2011

Carlos Colao

Qual_IS II

ATITUDES COMUNICACIONAIS Atitudes positivas/negativas

Comunicar

Atitude comunicacional = Conjunto de palavras ou actos que revelam, de forma explicita ou implcita, uma intencionalidade em relao ao interlocutor. Categorias comunicacionais: Atitude de avaliao = consiste em emitir um juzo de valor acerca do comportamento, manifestado pelo nosso interlocutor (fez bem...); Atitude de orientao = caracteriza-se por dar instrues ao outro acerca da forma como queremos que ele se comporte (no seu lugar, eu faria...), pretende controlar o comportamento futuro do interlocutor;

Maio, 2011

Carlos Colao

Qual_IS II

Comunicar
ATITUDES COMUNICACIONAIS Atitudes positivas/negativas

Atitude de apoio = uma resposta simptica, visando criar um clima de relacionamento afectivamente concordante entre emissor e receptor (Deixa, l tem calma...) esta atitude pode manifestar-se negativa na comunicao se, se verificar a no existncia duma inteno clara e inequvoca de prestar ajuda; Atitude de interpretao = consiste na explicitao das razes que julgamos subjacentes ao comportamento do interlocutor (Deve julgar-se a nica pessoa competente...) Trata-se de um julgamento subjectivo sobre o contedo da comunicao expressa pelo nosso interlocutor, distinguindo-se da avaliao por no se centrar no que o outro diz ou faz mas interpretar o que o levou a dizer ou a fazer tal coisa;

Maio, 2011

Carlos Colao

Qual_IS II

Comunicar
ATITUDES COMUNICACIONAIS Atitudes positivas/negativas

Atitude de explorao = um pedido de informao sobre o que foi expresso pelo interlocutor (O que dizer com...), revela uma necessidade de receber uma informao, mostrando interesse e desejo de compreender, contribui para a clarificao da comunicao;

Atitude de compreenso = consiste em reformular claramente as palavras e actos do interlocutor com o fim de confirmar ou estruturar o que ele pensou ou sentiu, assegura o retorno da comunicao atravs da reformulao de uma pergunta. Centra-se no interlocutor, procurando compreende-lo profundamente. Deve-se, contudo, evitar a expresso dos nossos prprios sentimento sob a forma de apoio, avaliao ou interpretao;
Maio, 2011 Carlos Colao Qual_IS II

Comunicar
O GRUPO E A SUA DINMICA DEFINIO DE GRUPO

um conjunto limitado de indivduos, interdependentes, interagindo e cooperando com diferentes papis, para atingir um objectivo comum. Grupos formais criados por inteno liberada, para a execuo de tarefas especificas; Grupos informais criados pela necessidade de interaco entre as pessoas, pela semelhana de interesses ou por outros factores fortuitos;

Maio, 2011

Carlos Colao

Qual_IS II

Comunicar
A IMPORTNCIA DA INTERACO DESENVOLVIMENTO PESSOAL SOCIAL NO

atravs da interaco social que vamos crescendo, desenvolvendo capacidades mentais e fsicas, aprendendo normas e regras em sociedade, desenvolvendo sistemas de motivao cada vez mais complexos, e, assim, nos projectamos no futuro; Assim, cada um de ns, raciocina e interpreta a realidade de modo diferentes, de acordo com o seu prprio desenvolvimento e a sua histria pessoal; Uma criana apresenta um determinado nvel de desenvolvimento intelectual que determina e condiciona o modo como se relaciona com as pessoas e as coisas; Uma das exigncias fundamentais para que as relaes interpessoais se tornem progressivamente mais ricas/ positivas a necessidade de compreenso de si prprio e dos outros.
Maio, 2011 Carlos Colao Qual_IS II

Comunicar
AUTO CONHECIMENTO
Auto Conhecimento o que ns pensamos acerca de ns mesmos uma consequncia do modo como os outros nos vem;

Para o conhecimento de si mesmo existem dois mtodos complementares: Auto anlise : um processo que consiste em observar-se e, por comparao com os outros, descobrir as prprias capacidades e limitaes. Um processo de auto conhecimento , portanto, comparar-se com os outros, embora haja perigo nas comparaes excessivas, sobretudo quando temos tendncia a comparar as nossas limitaes com os talentos dos outros, podendo conduzir a complexos de inferioridade. ex.: eu s queria ser como... gostava de ter o feitio da Isabel... Opinies alheias: Devemos Ter em conta as opinies alheias, mas no devemos julgar-nos apenas por aquilo que os outros pensam e dizem de ns. Aprendemos com os amigos simpticos mas tambm com os inimigos. Por vezes, podemos at aprender mais com os inimigos, porque eles so sinceros e tm a coragem de nos dizer na cara verdades que mais ningum nos diz e que ns prprios no admitimos.
Maio, 2011 Carlos Colao Qual_IS II

Comunicar
AUTO ESTIMA A auto estima o grau em que o sujeito gosta de ser como . A auto estima corresponde aos aspectos avaliativos e emocionais do indivduo; A auto estima, desde que seja equilibrada, no afasta as pessoas umas das outras. Pelo contrrio, quem gosta de si cultiva relaes humanas mais positivas, pois no vive dependente da aprovao dos outros nem receia as suas crticas. Quem gosta de si est mais disponvel para gostar dos outros. Auto aceitao: a possibilidade para assumir no s as capacidades que apreciamos, mas tambm as limitaes que preferamos no ter. Aceitar-se e respeitar-se um processo eficaz de cooperar consigo mesmo. dar a si prprio foras e gosto para ultrapassar dificuldades e desenvolver os talentos pessoais. Quem no coopera consigo no chega a lado nenhum. A auto aceitao tem efeitos positivos no desenvolvimento pessoal e nas relaes interpessoais. Quando uma pessoa se aceita como , tem mais tendncia a aceitar os outros como so e a viver em harmonia com eles.

Maio, 2011

Carlos Colao

Qual_IS II

Comunicar
AUTO ESTIMA O gosto de ser diferente: natural a tentao de invejar as aptides fsicas ou intelectuais dos outros. natural a tentao de invejar a energia, a beleza, as habilidades ou o estatuto social dos outros. Mas, porque a inveja s faz mal ao prprio invejoso, o importante dar ateno aos talentos pessoais e desenvolver o gosto pela diferena. E agir com originalidade, eis uma maneira de reafirmar a sua identidade e construir a auto -estima ( Estanqueiro , 1992). Um pensamento positivo que facilita a relao consigo prprio : Ter orgulho em si; Gosto de ser diferente Reconhecer-se como pessoa de valor. Valorizao dos prprios esforos: Temos de estimular os nossos esforos , pois eles dependem exclusivamente de ns. as nossas capacidades e indicam-nos o melhor caminho a percorrer; tentativas e erros tornam nos mais maduros, mais experientes e mais competentes. As pessoas no valorizam os seus esforos tm tendncia a insultar-se, sempre que as coisas no correm bem; a atitude mais sensata a daqueles que sabem dominar e enfrentar o fracasso. Estou frustrado por no Ter conseguido, mas orgulho-me de Ter feito tudo o que estava ao meu alcance. ( Estanqueiro, 1992).
Maio, 2011 Carlos Colao Qual_IS II

Comunicar
PERCEPO SOCIAL No vemos as pessoas como elas so, vemo las pelo que ela significam para ns. Se considerarmos o modo como compreendemos o mundo em que vivemos e, particularmente, os aspectos que tm a ver connosco e com as nossas relaes com outras pessoas, podemos constatar que : organizamos o mundo de acordo com conceitos e categorias (por exemplo, dizemos que uma coisa fria ou quente, boa ou m, simples ou complexa); Cada um de ns desenvolve o seu prprio conjunto de conceitos que utiliza para interpretar o comportamento dos outros. A percepo social o meio pelo qual a pessoa forma impresses de uma outra, tentando compreende la. Existem 3 aspectos que devem ser considerados: O que percepciona = pessoa que est a observar; O que percepcionado = pessoa que est a ser observada; A situao = conjunto de foras socais e no sociais dentro das quais ocorre o acto da percepo social;
Maio, 2011 Carlos Colao Qual_IS II

Comunicar
ASSERTIVIDADE
A assertividade procura que cada pessoa se consciencialize de que tem o poder de construir o seu prprio espao de liberdade e de autonomia;

Ser assertivo implica:


afirmar-se sem complexos e de um modo construtivo; defender os seus direitos sem usurpar os dos outros; defender as suas ideias, os seus gostos, a sua verdade pessoal; gerir o ambiente circundante Ser assertivo: Manter com os outros relaes baseadas na confiana e no no domnio ou calculismo; No deixar que nos ponham os ps em cima; Estar vontade no face a face; Ser verdadeiro ser eu prprio, sem dissimular os sentimentos Procurar compromissos realista se, em caso de desacordo, negociar na base do interesse mtuo por em jogo na mesa negociar com base em objectivos precisos e claramente enunciados; gerir o ambiente circundante;
Maio, 2011 Carlos Colao Qual_IS II

Comunicar
Ser eu prprio em grupo: perceber e aceitar os direitos de cada um; exprimir os seus prprios gostos, sentimentos, opinies e reaces; reconhecer e aceitar os gostos, sentimentos, opinies e reaces dos outros; ser responsvel pelo seu prprio comportamento; exprimir as suas prprias fraquezas ou limites; exprimir as prprias preferncias em grupo; tomar decises interiores que podem ser vistas como actos ntimos de libertao. A assertividade til: Quando preciso dizer alguma coisa desagradvel a algum; Quando se tem que pedir algo fora do vulgar, havendo grandes probabilidades de receber uma resposta negativa; Quando preciso dizer no, correndo o risco de desagradar; Em face de crticas; Quando se tem queixas contra algum; Quando se tem de reagir a tentativas de manipulao; Perante pequenas humilhaes. A assertividade intil: Situaes de poder Situaes adversas
Maio, 2011

ASSERTIVIDADE

Carlos Colao

Qual_IS II

Comunicar

Lidar com os conflitos

So normais e at saudveis os conflitos de interesses. No podemos evitar todos os problemas na relao interpessoal. A questo est nas estratgias adoptadas para a resoluo desses conflitos: conforto agressivo ou o dilogo; Quando surgem os conflitos, a fuga no soluo, porque significa falta de respeito pelos prprios interesses e submisso aos outros; o confronto agressivo uma opo enganadora, na medida em que produz dio e ressentimento. O dilogo a nica estratgia criativa, capaz de gerar entendimento, confiana mtua e cooperao.

A falar que a gente se entende

Maio, 2011

Carlos Colao

Qual_IS II

Comunicar
Lidar com os conflitos

Clima psicolgico

Estratgias

Caractersticas

Fuga Clima competitivo ( Perder/Ganhar) Confronto Agressivo

Rejeio de si Falta de respeito pelos prprios interesses Submisso aos outros Exagero de si Falta de respeito pelos interesses alheios Domnios sobre os outros

Clima Resolutivo ( Ganhar/ Ganhar)

Dilogo

Afirmao de si Respeito pelos interesses prprios e alheios Abertura cooperao

Maio, 2011

Carlos Colao

Qual_IS II

Vous aimerez peut-être aussi