Vous êtes sur la page 1sur 27

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAU-UESPI FACULDADE DE ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM-FACOE CURSO: ODONTOLOGIA DISCIPLINA: ESCULTURA DENTAL PROFESSORA: RAQUEL LIMA

TERCEIRO MOLAR
Andressa Leite Francisco Wanderly Jos Ribeiro Lucas Brito Natlia Cipriano Wenderson Amaral
PARNABA 2009

TERCEIRO MOLAR

GENERALIDADES:
So os ltimos dentes a desenvolverem-se. Desenvolvem-se no final da adolescncia ou por volta dos 20 anos,mas pode se estender at os 30. Muitas vezes, os dentes do siso ficam presos ou encaixados no osso maxilar ou simplesmente no saem.

TERCEIRO MOLAR SUPERIOR

GENERALIDADES: Localiza-se aps o segundo molar superior; Ocluso com os 2/3 distais do terceiro molar inferior; Apresenta a maior variabilidade. Possui contorno pentagonal delimitada pelos lados vestibular, lingual, mesial, distal e vestbulo-distal.

CRONOLOGIA

Incio da calicificao Amelognese completa Erupo completa Rizognese completa

7 a 9 anos 12 a 16 anos 17 a 21 anos 18 a 25 anos

DIMENSES
COROA:

Menor que o 2 molar superior; Face oclusal - varivel, podendo ser igual a do 2 molar superior, possui crista oblqua e sulcos secundrios frequentes.

Tetracuspidada (forma + comum), tricuspidada, em forma de compresso, em forma com reduo do nmero de cspides ou, em aumento do nmero de cspides.

Face vestibular retangular, verticalizada; Dimetro mesiodistal. vestiulolingual maior que o

Face lingual tubrculo de Carabelli raro; Faces proximais quase paralelas;

DIMENSES

RAIZ: Nmero 3 em geral fusionada; Disposio 2 vestibulares e 1 lingual; Fusionamento e ramificaes muito frequentes.

TERCEIRO MOLAR INFERIOR

GENERALIDADES: Estabelece ocluso com o tero distal do 2 molar superior e com o 3 molar superior; Mais propenso a reteno intra ssea; Apresenta morfologia muito varivel;

CRONOLOGIA

Incio da calcificaoAmelognese completaErupoRizognese completa

8 a 10 anos 12 a 16 anos 16 a 21 anos 18 a 25 anos

DIMENSES

COROA: Menor que o 2 molar inferior, porm maior que o 3 molar superior; Varivel; Face oclusal- Igual ao 1 molar inferior ou 2 molar inferior, 2 ou 3 cspides vestibulares, sulcos secundrios frequentes, crista oblqua ausente;

Face vestibular- inclinada para lingual, pode ter o tubrculo de Zuckerckandl; Faces proximais- quase paralelas;

DIMENSES

RAIZ: Nmero: duas em geral fusionadas; Disposio: uma mesial e outra distal; Fusionamento e ramificaes: frequentes

Classe I -vertical

Classe II -Horizontal

Classe III -msioangular

Classe IV- distoangular

Classe V- invertido

Classe VI- vestibuloangular

Classe VII- linguoangular

Classe VIII- exepcionais

TERCEIROS MOLARES

Nem todas as pessoas apresentam os terceiros molares e quando apresentam, geralmente encontram-se fora de posio. Em alguns casos eles nem chegam a nascer, ficando assim inclusos ou semi inclusos e podem ficar impactados, nos dentes vizinhos. Difcil higienizao, facilmente acometido por cries e problemas gengivais, devido a facilidade de reter os alimentos, podendo comprometer tambm, os dentes vizinhos.

Pode provocar pericoronarite; Gera dores fortes; Nos casos dos dentes inclusos, semi inclusos ou impactados, eles devem ser removidos. Obs: chamamos de dente incluso ou impactado, quando alguma coisa, como um cisto, osso muito compacto, dentes vizinhos ou principalmente falta de espao, impediram o nascimento normal desses dentes.

Devido aos problemas causados por eles o mais indicado a preveno!!! Os dentes inclusos so classificados de acordo com a sua situao: Fisiolgica: quando o dente encontra-se incluso, porm dentro de sua poca normal de irrompimento. Patolgica: quando um dente encontra-se incluso aps passados 12 meses de sua poca normal de irrompimento.

Cisto dentgero

Generalidades: Apresentam uma grande variedade de situaes e condies, o que dificulta o estabelecimento de uma tcnica padro para remoo. Porm os princpios em que se baseiam as intervenes so idnticas em todos os casos: Inciso da mucosa e osteotomia.

Fatores que orientam a interveno: Posio da coroa. Desenvolvimento e posio da raiz. Natureza e quantidade de tecido sseo que rodeia o dente. Relao entre o 3 molar inferior incluso e o 2 molar irrompido.

Princpios bsicos das cirurgias de dentes inclusos: Menor traumatismo possvel. Trabalhar pela via de menor resistncia. Controle das foras empregadas.

Indicaes:
Falta de espao. M posio do incluso. Pericoronarites recorrentes. Reabsores ou cries. Indicaes protticas ou ortodnticas. Pocessos patolgicos. Sintomas de etiologia indeterminadas ( dor na atm).

Contra-indicaes: M condio geral do paciente. Iatrogenias. Possibilidade de tratamento conservador. Pacientes idosos. Extraes precoces. Processos infecciosos agudos

Fatores que complicam a tcnica operatria:


Curvatura anormal das razes. Hipercementose. Proximidade com o canal mandibular. Grande densidade ssea. Espao folicular coberto de osso. Dentes inclusos com reabsores em idosos, o que leva a uma anquilose. Msculo orbicular pequeno. Incapacidade de abrir a boca. Lngua grande incontrolvel.

A orientaes ps operatrias, visam prevenir e reduzir os problemas, que possam ocorrer, durante a fase de recuperao tecidual, da regio que foi operada. Problemas esses como: hemorragias, edemas, manchas roxas.

Vous aimerez peut-être aussi