Vous êtes sur la page 1sur 30

LGICA DE PROGRAMAO

CEPEP Diogo de Souza Castro diogosouza.com.br

COMEANDO...

O QUE LGICA?
Cincia

que estuda as leis do raciocnio. do pensamento.

Correo/validao

Encadeamento/orde

m de idias.
Arte

de bem pensar.

O ATO DE PROGRAMAR
Programar no um ato mecnico, consegue-se atravs do estudo e principalmente do treino!!!! O Conhecimento da linguagem necessrio, mas no de todo suficiente. Programao o simples ato de escrever idias de outrem: ter essas idias, ser criativo e engenhoso!

SEQUNCIA LGICA
"Sequncia Lgica so passos executados at atingir um objetivo ou soluo de um problema

Chupar uma bala: Pegar a bala Retirar o papel Chupar a bala Jogar o papel no lixo

INSTRUES

Instrues so um conjunto de regras ou normas definidas para a realizao ou emprego de algo. Em informtica, o que indica a um computador uma ao elementar a executar.

LINGUAGENS DE PROGRAMAO

LINGUAGENS DE PROGRAMAO

ALGORITMO
Algoritmo um conjunto finito de regras, bem definidas, para a soluo de um problema em um tempo finito e com um nmero finito de passos.

CARACTERSTICAS DO ALGORITMO

Finitude: um algoritmo tem de terminar ao fim de um nmero finito de passos. Definitude: cada passo do algoritmo tem de ser definido com preciso. Entrada: um algoritmo pode ter zero ou mais entradas. Sadas: um algoritmo tem uma ou mais sadas. Eficcia: todas as operaes feitas por um algoritmo tm de ser bsicas.

ALGORITMOS

Regras:

Variveis sos os nicos objetos manipulados pelos algoritmos Os algoritmos s podem memorizar valores em variveis

PSEUDOCDIGO
Os algoritmos so descritos em uma linguagem chamada pseudocdigo, que uma aluso posterior implementao em uma linguagem de programao Assim os algoritmos so independentes das linguagens de programao. Ao contrrio de uma linguagem de programao no existe um formalismo rgido de como deve ser escrito o algoritmo.

REGRAS PARA SE CRIAR O ALGORITMO:


Usar somente um verbo por frase Imaginar que voc est desenvolvendo um algoritmo para pessoas que no trabalham com informtica Usar frases curtas e simples Ser objetivo Procurar usar palavras que no tenham sentido dbio

MONTAGEM DO ALGORITMO

ENTRADA: So os dados de entrada do algoritmo PROCESSAMENTO: So os procedimentos utilizados para chegar ao resultado final SADA: So os dados j processados

TESTE DE MESA
Aps

desenvolver um algoritmo ele dever sempre ser testado. Este teste chamado de TESTE DE MESA, que significa, seguir as instrues do algoritmo de maneira precisa para verificar se o procedimento utilizado est correto ou no.
Utilize a tabela abaixo:
P1 P2 Mdia

REPRESENTAO DE UM ALGORITMO:
Algoritmo <nome_do_algoritmo> <declarao_de_variveis> <subalgoritmos> Incio <corpo_do_algoritmo> Fim.

PSEUDOCDIGO:

Algoritmo Mdia VAR N1, N2, Mdia : real Incio Leia N1, N2 Mdia <- (N1+N2)/2 Se (Mdia >= 7) Escreva Aprovado Seno Escreva Reprovado Fim.

ESTRUTURAS BSICAS:

Tipos de Dados Constantes

Variveis

TIPOS DE DADOS:

Inteiros: So caracterizados por dados numricos positivos ou negativos. Excluindo-se destes qualquer nmero fracionrio. Como exemplo deste tipo de dado, tem-se os valores: 35, 0, -56, 1024 entre outros.

TIPOS DE DADOS:

Reais: So os dados numricos positivos e negativos e nmeros fracionrios. Como exemplo deste tipo de dado, tem-se os valores: 35, 0, -56, 1.2, -45.987 entre outros.

TIPOS DE DADOS:

Caracteres: So as seqncias contendo letras, nmeros e smbolos especiais. Uma seqncia de caracteres deve ser indicada entre aspas (). Este tipo de dado tambm conhecido como alfanumrico, string, literal ou cadeia. Como exemplo deste tipo de dado, tem-se os valores: Programao, Rua Alfa, 52 Apto 1, Fone 574-9988, 04387-030, , 7 entre outros.

TIPOS DE DADOS:

Lgicos:

So os dados com valor verdadeiro e falso, sendo que este tipo de dado poder representar apenas um dos dois valores. Ele chamado por alguns de tipo booleano, devido contribuio do filsofo e matemtico ingls George Boole na rea da lgica matemtica.

CONSTANTES:

Tm-se como definio de constante tudo aquilo que fixo ou estvel. Existiro vrios momentos em que este conceito dever estar em uso, quando desenvolvermos programas.
EX: CONST pi = 3.14159

VARIVEIS:

Todas as variveis utilizadas em algoritmos devem ser definidas antes de serem utilizadas. Isto se faz necessrio para permitir que o compilador reserve um espao na memria para as mesmas. Ex:
VAR nome: caracter[30] idade: inteiro salrio: real tem_filhos: lgico

EXPRESSES E OPERADORES:

Operadores Aritmticos:

Hierarquia das Operaes Aritmticas: 1 ( ) Parnteses 2 Exponenciao 3 Multiplicao, diviso (o que aparecer primeiro) 4 + ou (o que aparecer primeiro)

EXEMPLOS:
P = 2.5+10 = 10+10 = 20

A = 2.9 + 10 =

18 + 10

= 28

X = 4.5+2+7-7 = 20+2-0

= 22

Y = 18-(-2)+9+1+8(-2) = 18+2+9+1-16

= 30-16

= 14

EXPRESSES E OPERADORES:

Operadores Operacionais:

EXPRESSES E OPERADORES:
Operadores Lgicos: E-AND, OU-OR, NO-NOT

EXERCCIOS
o

Escreva um algoritmo que leia do usurio um valor A e armazene numa varivel A e um valor B e armazene numa varivel B. Depois exiba para o usurio os valores que ele forneceu. Escreva um algoritmo para ler um valor (do teclado) e escrever (na tela) o seu antecessor e sucessor. Faa um algoritmo que leia trs notas de um aluno, calcule e escreva a mdia final deste aluno. Considerar que a mdia ponderada e que o peso das notas 2, 3 e 5. Frmula para o clculo da mdia final :

EXERCCIOS

Ler um valor e escrever a mensagem MAIOR QUE 10! se o valor lido for maior que 10, caso contrrio escrever NO MAIOR QUE 10! As mas custam R$ 1,30 cada se forem compradas menos de uma dzia, e R$ 1,00 se forem compradas pelo menos 12. Escreva um programa que leia o nmero de mas compradas, calcule e escreva o custo total da compra.

Vous aimerez peut-être aussi