Vous êtes sur la page 1sur 26

Estresse dos Profissionais da Sade

Cristiane Werner Alasmar Psicloga Gesto de Sade do Colaborador

ESTRESSE
O estresse pode ser positivo em sua fase inicial, pois produz adrenalina, dando nimo, vigor e energia, fazendo assim a pessoa produzir mais e ser mais criativa. Entretanto algumas reaes fsicas e emocionais podem surgir diante de uma necessidade maior de adaptao a uma nova situao ou condio. Porm, com o passar do tempo, no havendo adaptao e as reaes permanecendo o estresse se caracteriza como agente prejudicial, podendo interferir na produtividade e nas relaes interpessoais, acarretando sintomas fsicos e mentais. O estresse cumulativo. Nenhuma situao isolada o transformar num indivduo estressado e nenhum contratempo passageiro pode causar dano real, mas fique de alerta.

Sinais de Alerta
Apatia
Esquecimento

Sintomas
Insnia
Cefalia

O que fazer ?
Mudar alguns hbitos como:
Alimentao: Repor as energias com alimentos saudveis como frutas e verduras, evitando acar, gordura, cafena, sal e excessos. Relaxamento: Em forma de exerccios de respirao, yoga, massagem como shiatsu e reflexologia e boas horas de sono Exerccio Fsico: praticar esportes individuais como: caminhada e corrida ou jogos em grupo: futebol, voley e outros. Estabilidade Emocional: manter atitude positiva, procurando ver o lado bom da vida, exercitar a pacincia e controlar os impulsos. Qualidade de Vida: procurar o equilbrio na vida: pessoal, profissional, afetiva, espiritual e social. Procurar algum hobby como: tocar instrumento, fazer teatro, leitura, dana, atividades artesanais, trabalho voluntrio, entre outros. Procurar ajuda profissional: mdico, psiclogo, nutricionista, educador fsico e outros.

Baixa autoestima Tenso

Dores musculares

Dor de estmago / gastrite

Irritabilidade

Presso alta

Dificuldade de concentrao Sensao de monotonia

Problemas de pele ou cabelo Bruxismo (apertar ou ranger os dentes principalmente enquanto dorme) Aumento colesterol Falta de libido

Insatisfao Tontura

Um

profissional de sade uma pessoa que sofreu profundas modificaes como resultado de treinamento especializado, do conhecimento e da experincia; so pessoas diariamente expostas dor, doena e morte, para quem essas experincias no so mais conceitos abstratos, mas sim, realidades comuns. De muitas maneiras, como estar sentado na poltrona da primeira fila no teatro da vida, uma oportunidade inigualvel para adquirir um profundo conhecimento e maior compreenso da natureza humana.
REMEN (1993, p.180)

Sndrome Burnout
Decreto n3048/99 Regulamentao da Previdncia Social Anexo II Agentes Patognicos causadores de Doenas Profissionais, conforme previsto no Art.20 da Lei n8.213/91 , Transtornos Mentais e do Comportamento relacionado com o trabalho (Grupo V da CID-10), no inciso XII : Sensao de Estar Acabado ("Sndrome de Burn-Out", "Sndrome do Esgotamento Profissional") (Z73.0).

Burnout
O trabalhador perde o sentido da sua relao com o trabalho e faz com que as coisas j no tenham mais importncia, qualquer esforo lhe parece ser intil. Trata-se de um conceito multidimensional que envolve trs componentes, que podem aparecer associados, mas que so independentes: A exausto emocional caracteriza-se por uma falta ou a carncia de energia acompanhada de um sentimento de esgotamento emocional. A manifestao pode ser fsica, psquica ou uma combinao entre os dois. Os trabalhadores percebem que j no possuem condies de despender mais energia para o atendimento de seu cliente ou demais pessoas, como j houve em situaes passadas. Tratar os clientes, colegas e a organizao como objeto, "coisificando" a relao, uma das dimenses da despersonalizao. Ocorre um endurecimento afetivo ou a insensibilidade emocional, por parte do trabalhador, prevalecendo o cinismo e a dissimulao afetiva. Nessa dimenso, so manifestaes comuns, a ansiedade, o aumento da irritabilidade, a perda de motivao, a reduo de metas de trabalho e comprometimento com os resultados, alm da reduo do idealismo, alienao e a conduta voltada para si. A falta de envolvimento pessoal no trabalho uma dimenso na qual existe um sentimento de inadequao pessoal e profissional. H uma tendncia de o trabalhador se auto-avaliar de forma negativa, com uma evoluo negativa que acaba afetando a habilidade para a realizao do trabalho e o atendimento, o contato com as pessoas usurias do trabalho, bem como com a organizao.

Sndrome Burnout

QUEM? Profissionais mais atingidos so os que trabalham diretamente com pessoas. Personalidades neurticas. Pessoas excessivamente crticas, muito exigentes consigo mesmas e com os outros e que tm maior dificuldade para lidar com situaes difceis. Idealismo elevado, excesso de dedicao, alta motivao, perfeccionismo, rigidez.

Fatores Emocionais do Profissional da Enfermagem


HOSPITAL As exigncias psicolgicas que so feitas, paciente e familiar, vo alm do simples cuidado fsico, das tomadas de presso e temperatura e das aplicaes teraputicas O hospital um espao mtico que deve conter e administrar os problemas emocionais provocados pelo doente e sua doena e toda a rede de relaes sociais que eles se vinculam.

Gesto Sade do Colaborador

Misso
Cuidar bem tambm de quem cuida.

Empregador Segurana do Trabalho

Conflito

Medicina do Trabalho

Confronto

Empregado

SESMT

Riscos fsicos Riscos qumicos Riscos biolgicos

Indicadores de sade

Riscos ergonmicos

P P R A

Medidas de proteo coletivas e individuais. Subsdios.

P C M S O

Exames mdicos Preveno de doenas Promoo de sade

Riscos de acidentes

Programas Qualidade de Vida

AM B I E N T E LAB O RAL
Paulo R. Leal

Cuidar bem tambm de quem cuida

Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional

RH

Medicina do Trabalho

R E C O N H E C E R

Segurana do Trabalho

I N F O R M A R

Qualidade de Vida

C A P A C I T A R

C
Psicologia do Trabalho

C I H

Programa de Preveno de Riscos Ambientais

Psicologia Ocupacional

Consta na base de dados do INSS


09/04/2010

134 colaboradores

Transtorno mental 30% (41)

Transtorno Osteoarticular 29% (39)

45% benefcios ativos.

88% auxlio-doena comum.


7 auxlio-doena acidentrio 4 por transtorno mental

Psicologia no trabalho

Atividades em curso: Orientao e aconselhamento individual Triagem para tratamento psiquitrico e/ou Psicolgico Orientao e acompanhamento ao Programa de Preveno e Tratamento do Tabagismo Orientao ao dependente qumico Atendimento clnico Orientao e acompanhamento aos afastados do trabalho Acompanhamento e orientao no retorno ao trabalho Grupos com equipes multidisciplinares

Psicologia no Trabalho

Como o colaborador chega? Iniciativa prpria; Encaminhado pelo mdico do trabalho; Encaminhado por mdico de fora; A pedido da chefia; Por indicao de um colega.

Psicologia no Trabalho

MOTIVOS: Depresso; Dependncia Qumica; Ansiedade / Pnico / Fobia Social; Estresse / Transtorno de Adaptao / TEPT / Luto; Relacionamento com colegas, chefia, famlia; Transtornos Alimentares anorexia, bulimia, obesidade; Transtorno Bipolar fase depressiva/ euforia; Fsicos (tireide, hormonais, diabetes, lupus, presso alta).

Aes Qualidade de Vida

Ginstica Laboral atinge mais de 1500 colaboradores. Treinamento de caminhada e corrida treinos duas vezes na semana e subsdio para a inscrio em corridas urbanas. Teatro, Banda e Coral conduzidos por profissionais contratados apresentando-se em eventos festivos ao longo do ano. Programa de Preveno e Tratamento do tabagismo fornecimento de medicamento gratuitamente. Programa de integrao do portador de deficincia fisioterapia para cadeirantes, passeio cultural. Atendimento Nutricional Nutricionista uma vez por semana para atender os casos encaminhados pelos mdicos do trabalho

Procurando o bem para os nossos semelhantes encontramos o nosso.


Plato

Aes pontuais de Qualidade de Vida


Promoes de poca produtos disposio do colaborador por preos menores debitado parceladamente em folha. Workshop de artesanato orientao e materiais fornecidos gratuitamente.

ENCONTRO COM PROFISSIONAIS (multidisciplinar)

Objetivos: Cuidar da sade mental dos colaboradores Preveno do esgotamento emocional Identificao precoce de transtornos e encaminhamento Troca de experincias entre profissionais de sade
A experincia de cada um compartilhada com os demais, serve como referncia para quem ouve e cada um se aprimora com a vivncia dos outros.

Demanda voluntria expectativas apresentadas pelo grupo e consensadas. Como lidar com a dor e sofrimento ? Qual o limite do envolvimento?

Primeiro grupo UTI peditrica e Pediatria

Perfil do grupo 75 pessoas


60% enfermagem 10% mdicos Demais profissionais Fisioterapeutas, Fonoaudilogos, Copeiras, Nutricionistas, Auxiliares de higiene, Auxiliares administrativos, Voluntrias, Concierge.

Formados oito grupos Reunies mensais 1 hora de durao Temas previamente escolhidos pelo grupo.
Prximos grupos: incio previsto at julho Equipe de cuidados paliativos Equipe Hospitalidade

OBRIGADA!!!

cristiane.alasmar@hsl.org.br

Vous aimerez peut-être aussi