Vous êtes sur la page 1sur 31

Economia Brasileira

Aula 8 Reforma, Endividamento Externo e o Milagre Econmico (1964-1973)


HERMANN, Jennifer, in GIAMBIAGI, F.; VILLELA, A.; CASTRO, L. B. de; HERMANN, J. (Org.). Economia Brasileira Contempornea (1945-2004). Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

UNIP

Prof. Fauzi Timaco Jorge

1/31

No fotografia; pintura! Pintor iraniano. Trata-se, realmente, de excelente pintura realista, que as guerras e censuras no nos deixam ver. O pintor iraniano Iman Maleki, gnio do realismo, ganhou o prmio WilliamBouguereau e o "Chairman's Choise" no II Concurso Internacional de Art Renewal Center. Muitos o consideram o melhor pintor de arte realista do mundo. Seusdesenhos competem com as cmeras digitais de 10 megapixels", afirmam os especialistas!

Economia Brasileira

O perodo 1964-73 abrigou trs mandatos de presidentes militares: do marechal Humberto Castello Branco (1964-66), do general Arthur da Costa e Silva (1967-69) e general Emlio Garrastazu Mdici (196973). A homogeneidade poltica do perodo foi sustentada por um regime de exceo, institudo no pas pelo golpe militar que deps o ento presidente Joo Goulart em 31 de maro de 1964. Castello Branco assumiu o governo em 15 de abril do mesmo ano, com um mandato que se extinguiria em 20 de janeiro de 1967. Em julho de 1964, a Emenda Constitucional no. 9 prorrogou o mandato de Castello Branco at 15 de maro de 1967. Nessa data, assumiu o governo o general Costa e Silva, cujo mandato foi interrompido em agosto de 1969, por problemas de sade. Assumiu, ento, o general Mdici, que se manteve no cargo at 15 de maro de 1974, quando foi substitudo por outro militar, o general Ernesto Geisel.

UNIP

Prof. Fauzi Timaco Jorge

3/31

Economia Brasileira

O modelo de poltica econmica traado no governo Castello Branco fora formulado pelo ministro do Planejamento, Roberto de O. Campos, e ministro da Fazenda, Octvio G. de Bulhes, ambos economistas de perfil ortodoxo. Os dois foram empossados em abril de 1964 e permaneceram nos cargos at o final da gesto de Castello Branco. No que tange ao desempenho da economia, os anos 1964-73 abrigam duas fases distintas. A primeira, de 1964 a 1967, caracterizou-se como uma fase de ajuste conjuntural e estrutural da economia, visando ao enfrentamento do processo inflacionrio, do desequilbrio externo e do quadro de estagnao econmica do incio do perodo. Um plano de estabilizao de preos de inspirao ortodoxa o Plano de Ao Econmica do Governo (Paeg) e de importantes reformas estruturais do sistema financeiro, da estrutura tributria e do mercado de trabalho - constituram o pano de fundo da ao econmica do governo militar que se instalava no Brasil.
UNIP
Prof. Fauzi Timaco Jorge 4/31

Economia Brasileira

O Paeg (1964-66): Diagnstico e Estratgia de Estabilizao


Ao longo de 1963 e at o incio de 1964, a economia brasileira operou em verdadeiro estado de estagflao estagnao da atividade econmica, acompanhada de aumento da inflao. Aps um crescimento real mdio de 8,8% ao ano no perodo 1957-62, o PIB brasileiro cresceu apenas 0,6% em 1963, enquanto a inflao (medida pelo IGP) elevou-se da mdia de 32,5% ao ano naqueles anos para 79,9% em 1963. Esse era o cenrio a ser enfrentado pela poltica econmica no incio do governo Castello Branco. As metas do Paeg para a inflao indicavam uma estratgia assumidamente gradualista. O Plano no se props a eliminar o processo inflacionrio em curto espao de tempo, mas apenas a atenu-lo ao longo de trs anos, admitindo ainda uma inflao de dois dgitos (10%) no terceiro ano. A opo pelo gradualismo foi justificada no Plano com base no argumento de que havia a) a necessidade de uma inflao corretiva e b) de evitar-se uma grave crise de estabilizao.
UNIP
Prof. Fauzi Timaco Jorge 5/31

Economia Brasileira

Quadro 3.1 Metas Monetrias e Fiscais do Paeg Taxas Nominais de Variao Indicador Metas 1964 Receita da Unio * Despesa da Unio * Dficit da Unio M1 e crdito privado Inflao 15% -27% -62% 70% 70% 1965 58% 42% 3% 30% 25% 15% 10% 1966

Fonte: Elaborao prpria do autor, com base em dados de Simonsen (1970), pgs. 28-34. * Variaes da receita e despesa do governo em 1964 medidas em relao ao oramento preexistente para o mesmo ano e, em 1965, em relao ao reprogramado para 1964.

UNIP

Prof. Fauzi Timaco Jorge

6/31

Economia Brasileira

A inflao corretiva

A acelerao da inflao , em geral, acompanhada de um processo de desajuste de preos relativos, sendo particularmente penalizados aqueles preos fixados em contratos de longo prazo (um ano ou mais), como salrios, aluguis, tarifas pblicas e, em regimes de cmbio administrado, como o que vigia no Brasil poca, tambm a taxa de cmbio. Esse desajuste , em si, uma fonte realimentadora da inflao, porque gera um conflito distributivo causador de contnuas demandas por correes de preos defasados.
Prof. Fauzi Timaco Jorge 7/31

UNIP

Economia Brasileira

A crise de estabiliza o

O argumento era de que a magnitude dos cortes fiscais e monetrios necessrios para reduzir rapidamente a inflao, a partir do nvel elevado em que se encontrava no incio de 1964 (144% anualizada), provocaria uma grave recesso da atividade econmica, o que no era politicamente recomendvel quela altura. Os militares assumiram o poder em 1964 com um discurso que atribua ao governo militar a misso de salvar o pas do caos econmico e poltico em que se encontrava.
Prof. Fauzi Timaco Jorge 8/31

UNIP

Economia Brasileira

As reformas estruturais do perodo de 1964-67

Uma importante mudana foi introduzida no mercado de trabalho em 1964, mantendo-se em vigor ainda na dcada de 2000. Trata-se da criao do Fundo de Garantia por Tempo de Servio FGTS, que substituiu o regime de estabilidade de emprego, ento vigente, entendido como um entrave institucional ao aumento do emprego e, por conseguinte, ao crescimento econmico.

UNIP

Prof. Fauzi Timaco Jorge

9/31

Economia Brasileira

As reformas estruturais do perodo de 1964-67


(continuao)

A Reforma Tributria Os objetivos explcitos da reforma tributria eram o aumento da arrecadao do governo (via aumento da carga tributria da economia) e a racionalizao do sistema tributrio. Nesse sentido, pretendia-se reduzir os custos operacionais da arrecadao eliminando impostos de pouca relevncia financeira, e definir uma estrutura tributria capaz de incentivar o crescimento econmico. Para tanto, as principais medidas implementadas foram:

UNIP

Prof. Fauzi Timaco Jorge

10/31

Instituio da Instituio da arrecadao de arrecadao de impostos por impostos por meio da rede meio da rede bancria bancria Substituio do Substituio do imposto estadual imposto estadual sobre vendas, sobre vendas, incidente sobre o incidente sobre o faturamento das faturamento das empresas, pelo ICM empresas, pelo ICM (Imposto sobre (Imposto sobre Circulao de Circulao de Mercadorias), Mercadorias), incidente apenas sobre incidente apenas sobre o valor adicionado a o valor adicionado a cada etapa de cada etapa de comercializao do comercializao do produto produto

Extino dos Extino dos impostos do impostos do selo selo (federal), (federal), sobre sobre profisses e profisses e diverses diverses pblicas pblicas Criao Criao (municipais)do (municipais)do ISS (Imposto ISS (Imposto sobre sobre Servios), a Servios), a ser ser arrecadado arrecadado pelos pelos municpios municpios

Criao do Fundo de Brasileira Economia Criao do Fundo de Participao dos Participao dos Estados e Municpios Estados e Municpios (FPEM), por meio do (FPEM), por meio do qual parte dos impostos qual parte dos impostos arrecadados no nvel arrecadados no nvel federal (no qual se federal (no qual se concentrou a concentrou a arrecadao) era arrecadao) era repassada s demais repassada s demais esferas de governo. esferas de governo. Ampliao da base de Ampliao da base de incidncia do imposto incidncia do imposto sobre a renda de sobre a renda de pessoas fsicas pessoas fsicas

UNIP

Criao de uma srie de Criao de uma srie de mecanismos de iseno e incentivos mecanismos de iseno e incentivos a atividades consideradas a atividades consideradas prioritrias pelo governo poca prioritrias pelo governo poca basicamente, aplicaes basicamente, aplicaes financeiras, para estimular a financeiras, para estimular a poupana, e investimentos (em poupana, e investimentos (em Prof. Fauzi Timaco Jorge regies e setores capital fixo) em regies e setores capital fixo) em

11/31

A Reforma Financeira

Economia Brasileira

At meados da dcada de 1960, o sistema financeiro brasileiro (SFB) constitua-se, basicamente, de quatro tipos de instituies: bancos comerciais privados e financeiras, que atuavam na proviso de capital de giro para as empresas; caixas econmicas federais e estaduais, atuando no crdito imobilirio e bancos pblicos (Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico BNDE), nicos que atuavam na intermediao a prazos mais longos. Instituies no-bancrias, embora existissem, tinham papel secundrio no mercado financeiro do Brasil pr-1964. As reformas de 1964-67 tiveram por objetivo explcito complementar o SFB, constituindo um segmento privado de longo prazo no Brasil.

UNIP

Prof. Fauzi Timaco Jorge

12/31

Quadro 3.2 O SFB aps as Reformas de 1964-1967


Tipo de Instituio Conselho Monetrio Nacional (CMN) Banco Central do Brasil (Bacen) Banco do Brasil (BB) rea de Atuao

Economia Brasileira

Criado em 1964, em substituio Superintendncia da Moeda e do Crdito (Sumoc), com funo normativa e reguladora do sistema financeiro. Criado em 1964, como executor das polticas monetria e financeira do governo. Banco comercial e agente financeiro do governo, especialmente em linhas de crdito de mdio e longo prazos, para exportaes e agricultura. Criado em 1952 para atuar no financiamento seletivo de longo prazo para a indstria e infraestrutura. Atuao semelhante do BNDE, mas em mbito regional/estadual. Crdito de curto e mdio prazos (capital de giro) Regulamentados em 1966, para atuarem no segmento de crdito de longo prazo e no mercado primrio de aes (operaes de subscrio)

Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico (BNDE) Bancos de Desenvolvimento (BD) regionais e estaduais Bancos Comerciais Bancos de Investimento

Sociedades de Crdito, Financiamento Instituies no-bancrias, conhecidas como Financeiras, voltadas ao e Investimento financiamento direto ao consumidor (curto e mdio prazos) Sistema Financeiro da Habitao (SFH) Criado em 1964, tendo o Banco Nacional da Habitao (BNH) como instituio central e composto ainda pela Caixa Econmica Federal (CEF), caixas econmicas estaduais, sociedades de crdito imobilirio e associaes de poupana e emprstimo (APE). Mercados primrio e secundrio de aes
Prof. Fauzi Timaco Jorge 13/31

Corretoras e Distribuidoras de Valores

UNIP

Economia Brasileira

A opo pelo gradualismo no combate inflao exigia a criao de mecanismos de proteo do retorno real dos ativos, bem como de incentivo demanda, durante o perodo de transio para a baixa inflao.

Para os ttulos pblicos foi criada, em julho de 1964, a ORTN (Obrigaes Reajustveis do Tesouro Nacional), que instituiu a correo monetria da dvida pblica, com base na inflao ocorrida ao longo de cada perodo de pagamento de juros.

Para os ativos privados de renda fixa (ttulos e emprstimos), a Lei do Mercado de Capitais (1965) e Resolues posteriores do Bacen autorizaram a emisso de diversos tipos de instrumentos financeiros com correo monetria.

UNIP

Prof. Fauzi Timaco Jorge

14/31

Economia Brasileira

A opo pelo gradualismo no combate inflao exigia a criao de mecanismos de proteo do retorno real dos ativos, bem como de incentivo demanda, durante o perodo de transio para a baixa inflao.
(continuao)

No tocante aos ativos de renda varivel (aes), foram concedidas redues ou isenes de imposto de renda para as empresas emissoras de aes e para os poupadores

Para os bancos pblicos foram ainda criados novos mecanismos de captao de longo prazo, a partir de fundos especiais, formados por recursos das prprias autoridades monetrias ou por poupana compulsria.

UNIP

Prof. Fauzi Timaco Jorge

15/31

Outro aspecto importante das reformas de 1964-66 foi a ampliao do grau de abertura da economia ao capital externo, de risco (investimentos diretos) e, principalmente, de emprstimos. Os principais expedientes criados para atrair esses recursos foram os seguintes:
Regulamentao de alguns tpicos da Lei no. 4.131 (de 1962), de forma a permitir a captao direta de recursos externos por empresas privadas nacionais. Resoluo 63, do Bacen, que regulamentou a captao de emprstimos externos pelos bancos nacionais para repasse s empresas domsticas.

Economia Brasileira

Mudana na legislao sobre investimentos estrangeiros no pas, de modo a facilitar as remessas de lucros ao exterior o objetivo era tornar o mercado brasileiro mais competitivo na captao de investimentos diretos.
Prof. Fauzi Timaco Jorge 16/31

UNIP

Economia Brasileira

Tabela 3.1 Indicadores Fiscais no Brasil 1963-1973 Perodo Consumo 1963 1964-67 1968-73
1 2

(mdias por perodo - % do PIB) Despesa Primria Governo Federal 1 FBCF 3,6 4,3 4,3 Total 12,0 12,1 13,4 7,4 7,8 7,7 1,7 1,8 2,6 21,1 21,7 23,7 Estados Municpios Total

Carga Tributria2

Saldo Primrio

8,4 7,9 9,1

16,1 19,4 25,1

-5,0 -2,3 1,4

Fonte: IBGE, Estatsticas do Sculo XX. Via Web site:www.ibge.gov.br. Acessado em 20/02/2004 Consumo do governo federal inclui subsdios e transferncias ao setor privado Refere-se a Unio, Estados e Municpios

UNIP

Prof. Fauzi Timaco Jorge

17/31

Economia Brasileira

Tabela 3.2 Economia Brasileira: Sntese de Indicadores Macroeconmicos 1964-1973 (mdias anuais por perodo) Indicador Crescimento do PIB (% a.a.) Inflao (IGP dez-dez, % a.a.) FBCF (%PIB a preos correntes) Taxa crescimento exportaes bens (US$ correntes, % a.a.) Taxa crescimento importaes bens (US$ correntes, % a.a.) Balana comercial (US$ milhes) Saldo em conta corrente (US$ milhes) Dvida externa lquida/Exportao de bens
Fonte: Elaborao prpria do autor, com base em dados do Apndice Estatstico ao final do livro.

1964-67 4,2 45,5 15,5 4,1 2,7 412 15 2,0

1968-73 11,1 19,1 19,5 24,6 27,5 0 -1.198 1,8

UNIP

Prof. Fauzi Timaco Jorge

18/31

Economia Brasileira

A economia brasileira no perodo 196467

As presses inflacionrias de demanda e de custos, diagnosticadas no Paeg, foram efetivamente combatidas com polticas monetria, fiscal e salarial restritivas. Contudo, o sucesso do Plano foi parcialmente comprometido pelos aumentos atribudos a outros custos bsicos impostos, tarifas pblicas, cmbio e juros (este ltimo, devido ao aperto monetrio) e pela criao da correo monetria para ativos e contratos em geral.

UNIP

Prof. Fauzi Timaco Jorge

19/31

Economia Brasileira

O perodo de 1968-73 Recuperao e Milagre

Em 1968, a economia brasileira inaugurou uma fase de crescimento vigoroso, que se estendeu at 1973. Nesse perodo, o PIB cresceu a uma taxa mdia da ordem de 11% ao ano, liderado pelo setor de bens de consumo durvel e, em menor escala, pelo de bens de capital. A taxa de investimento, que ficou estagnada, em torno de 15% do PIB no perodo de 1964-67, subiu para 19% em 1968 e encerrou o perodo do milagre em pouco mais de 20%. O crescimento do perodo de 1968-73 retomou e complementou o processo de difuso da produo e consumo de bens durveis, iniciado com o Plano de Metas.

UNIP

Prof. Fauzi Timaco Jorge

20/31

Taxa de crescimento da ordem de 11% ao ano por seis anos consecutivos j mereceriam a designao de milagre econmico. A faanha da economia brasileira nesse perodo foi ainda mais surpreendente porque tal ritmo de crescimento foi acompanhado de queda da inflao (embora moderada) e de sensvel melhora do BP, que registrou supervits crescentes ao longo do perodo. O termo milagre se justifica ainda mais nesse caso em razo de duas relaes macroeconmicas bastante conhecidas: (1) a relao direta entre crescimento ou inflao (ou inversa entre desemprego e inflao, no original), retratada na Curva de Phillips; e (2) a relao inversa entre crescimento econmico e saldo do BP, retratada em diversos modelos de macroeconomia aberta, que ressaltam o dilema da poltica econmica entre o equilbrio interno (rumo ao pleno emprego) e externo.
UNIP
Prof. Fauzi Timaco Jorge

Economia Brasileira

21/31

Economia Brasileira

A Curva de Phillips (CP), originalmente (1958), estabelece uma relao inversa entre a taxa de desemprego e a taxa de variao dos salrios nominais numa mesma economia. Lembrando que os salrios so um importante item dos custos de produo e que estes afetam, diretamente, o comportamento dos preos, economistas keynesianos criaram uma nova verso da CP (nos anos 60), que se popularizou como a CP, na qual a taxa de desemprego inversamente relacionada inflao: a reduo da taxa de desemprego provaria aumento da taxa de inflao. O trade off [uma situao em que h conflito de escolha] entre emprego e inflao explicado pela tendncia ao aumento dos custos (no s atravs dos salrios, mas tambm das matrias-primas), medida que a economia se aproxima do pleno emprego.

UNIP

Prof. Fauzi Timaco Jorge

22/31

Economia Brasileira

Inflao Esta Curva de Phillips

Emprego Desemprego

Deflao

Esta a generalizao do conceito econmico


23/31

UNIP

Prof. Fauzi Timaco Jorge

Economia Brasileira

Para compensar os possveis efeitos da expanso monetria sobre a inflao, foram institudos controles de preos, atravs de um rgo criado exclusivamente para este fim a Conep (Comisso Nacional de Estabilizao de Preos), mais tarde substituda pela CIP (Comisso Interministerial de Preos). A Conep passou a tabelar no apenas preos pblicos (tarifas, cmbio e juros do crdito pblico), mas tambm uma srie de preos privados basicamente insumos industriais. Os juros cobrados pelos bancos comerciais foram tambm tabelados pelo Bacen. Em meados de 1968 foi lanado o Plano Estratgico de Desenvolvimento (PED), cujas prioridades eram a) A estabilizao gradual dos preos, mas sem a fixao de metas explcitas de inflao; b) O fortalecimento da empresa privada, visando a retomada dos investimentos; c) A consolidao da infraestrutura, a cargo do governo; d) A ampliao do mercado interno, visando a sustentao da demanda de bens de consumo, especialmente dos durveis.

UNIP

Prof. Fauzi Timaco Jorge

24/31

econmica e a economia durante o milagre

Economia Brasileira

No particular aspecto relacionado ao trade off da Curva de Phillips, quatro fatores atuaram para conter a tendncia ao aumento da inflao: a) A capacidade ociosa da economia, herdada do perodo de fraco crescimento (1962-67); b) O controle direto do governo sobre os preos industriais e juros; c) a poltica salarial em vigor que, em geral, resultou em queda dos salrios reais, e d) a poltica agrcola implementada, que contribuiu para expandir a produo e evitar presses inflacionrias no setor, atravs de financiamentos pblicos subsidiados e de isenes fiscais para a compra de fertilizantes e tratores.

UNIP

Prof. Fauzi Timaco Jorge

25/31

econmica e a economia durante o milagre


(continuao)

Economia Brasileira

Quanto ao dilema entre crescimento e equilbrio externo, a soluo do problema foi facilitada por uma combinao de condies favorveis: a) a disponibilidade de liquidez a juros baixos no mercado externo, aliada j mencionada boa vontade dos EUA para com o Brasil; b) a posio favorvel dos termos de troca, diante do aumento dos preos das commodities exportveis, e c) a expanso do comrcio mundial.
UNIP
Prof. Fauzi Timaco Jorge 26/31

Economia Brasileira

O ano de 1964 um marco na histria poltica e econmica brasileira, inaugurando um longo perodo de governos militares, que se estendeu at os primeiros meses de 1985. Este captulo examinou o desempenho da economia brasileira na primeira dcada do regime militar. Ao longo desse perodo, os objetivos da poltica econmica foram os mesmos: combate inflao, promoo do crescimento econmicos e melhora das contas externas, por meio do aumento das exportaes e da substituio deaimportaes. Embalada pelo PED, economia brasileira iniciou, em 1968, uma fase de crescimento vigoroso, que se estendeu e se acelerou at 1973. O milagre realizado nesse perodo foi a combinao desse crescimento com a reduo das taxas de inflao e com a total eliminao dos dficits do balano de pagamentos alis, convertidos em supervits.. Essa faanha foi tornada possvel por dois grupos de fatores: de um lado, atuaram algumas condies econmicas e polticas favorveis e, de outro, a habilidade do governo no aproveitamento das oportunidade que essa conjuntura oferecia.

Comentrios Finais: o Perodo de 1964-73 e a Herana para o Governo Geisel

UNIP

Prof. Fauzi Timaco Jorge

27/31

Economia Brasileira

Os dois fatores: condies econmicas e polticas favorveis e a habilidade no aproveitamento das oportunidades.
No primeiro grupo, deve-se mencionar: 1. a existncia de capacidade ociosa na economia, fruto da debilidade econmica da fase anterior; 2. o quadro de ampla liquidez no mercado internacional; 3. o regime autoritrio vigente, que facilitava a implementao das polticas do governo; 4. a simpatia americana pelo regime. No segundo grupo, via a) adoo do controle de preos (inclusive salrios); b) na poltica de juros tabelados (em nveis baixos); c) na poltica de crawling peg [ligao rastejante] para o cmbio (baseada em minidesvalorizaes cambiais, de acordo com a inflao), que evitou movimentos bruscos da taxa de cmbio real, estimulando as exportaes e, indiretamente, o nvel de atividade econmica e, d) na poltica deliberada de captao de recursos externos. Esses foram, em suma, os alicerces do milagre econmico brasileiro.
UNIP
Prof. Fauzi Timaco Jorge 28/31

A herana que o perodo de 1964-73 transmitiu ao Governo Geisel (1974-79) foi um misto de vantagens e problemas. As vantagens bvias foram a inflao muito mais baixa, na casa dos 15% em 1973, ante 80% em 1963, a reorganizao da estrutura fiscal e financeira e a recuperao do BP. Uma vantagem no muito evidente poca, mas que se tornou clara a partir de 1974, foi o prprio ritmo acelerado de crescimento do perodo do milagre, que, em certa medida, condicionou a ousada opo de poltica econmica do governo Geisel, guiada pelo objetivo de manuteno do crescimento, apesar das dificuldades externas do perodo. Os grandes problemas foram a correo monetria, com seus efeitos perversos sobre a dinmica dos preos, e o aumento da dependncia externa do pas, em dois setores: industrial (bens de capital, petrleo e seus derivados) e financeiro, este como reflexo da poltica de endividamento. Essas condies mostrariam seus desafios e riscos a partir do primeiro choque dos preos do petrleo em fins de 1973.
UNIP
Prof. Fauzi Timaco Jorge

Economia Brasileira

29/31

Economia Brasileira

Aula 9 Auge, Declnio do Modelo de Crescimento com Endividamento: o II PND e a Crise da Dvida Externa (1974-1984)
HERMANN, Jennifer, in GIAMBIAGI, F.; VILLELA, A.; CASTRO, L. B. de; HERMANN, J. (Org.). Economia Brasileira Contempornea (1945-2004). Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

UNIP

Prof. Fauzi Timaco Jorge

31/31

Vous aimerez peut-être aussi