Vous êtes sur la page 1sur 23

Tudo no Egito feito para a eternidade. A arte totalmente feita para a eternidade.

e. O Egito tem sido considerado desde a mais remota antigidade o bero da civilizao. Enquanto a Europa era completamente brbara, os homens se matavam, passando do Paleoltico para o Bronze, o Egito j possua uma civilizao formada. Os mestres gregos estudaram no Egito. A arte e civilizao Egpcia duraram 40 sculos. Ela comeou mesmo como civilizao em 5.000 A.C. e chegou ainda como civilizao organizada egpcia at 30 A.C. Ela continuou depois, mas como civilizao forte somente at 30 A.C. O Egito uma espcie de osis no centro de uma regio desrtica. um vale estreito cheio de montanhas nos dois lados. Dos lados tem dois dos maiores desertos do mundo Saara e Nbia. A alma do Egito era o Nilo, rio deus, que tornava as terras frteis graas s inundaes peridicas. Nessas terras frteis eram cultivados os cereais, especialmente o trigo que fazia daquele pas no meio desrtico o celeiro da antigidade. A primeira civilizao egpcia no 5o. milnio, anterior s dinastias dos faras eram divididos em cls familiares. No possuam dinastias e nem faras. As dinastias vo surgir depois desses grandes cls. Era uma organizao social simples. Na arte egpcia sempre vai ser exaltado o sentimento de morte e eternidade. A arte egpcia toda dirigida para a religio, sendo uma arte simblica e convencional. A arte egpcia extremamente regular, simtrica, equilibrada e geomtrica.

Aps se formarem as dinastias, quando surgem os faras, os aspectos

sociais, econmicos, culturais e religiosos eram o seguinte: O comrcio, do qual viviam muito da venda do ouro, cereais, era exercido pelos faras e seus funcionrios. A indstria da poca como: manufatura de papiros, os moldes belssimos, as armas, as cermicas, os tecidos, as jias eram todas concentradas no domnio real ou dos templos. No podia existir nada fora do domnio do fara ou dos sacerdotes. A arte e a cincia eram muito avanadas para a poca. S os sacerdotes ou amigos dos sacerdotes que podiam exerc-las. Para controlar as guas do Nilo foram erguidas obras hidrulicas de represamento e irrigao. Durante a poca das inundaes, os trabalhadores interrompiam o trabalho agrcola quando grande parte da populao estava disponvel para as grandes construes. No era s trabalho do escravo, mas de todo o povo.

O Egito foi dividido em Alto e Baixo. Toda construo do Egito feita de pedra

proveniente das abundantes jazidas que existem no Egito. As Pirmides e as Mastabas so tmulos onde residem os mortos. Os Templos tambm so monumentos colossais. So todos monumentos faranicos e todos de pedra para durarem para a eternidade. Quem vivia nos templos eram os ricos Sacerdotes e Faras. E nas Pirmides, os mortos, mas sempre para os faras ou pessoas da famlia dele. Os mais pobres eram enterrados em uma vala comum. As habitaes da classe mdia eram na periferia, feitas de pedra e o telhado de palha. Depois vinham os trabalhadores do campo que tinham uma casa razovel, e os escravos que moravam em palhoas como se fossem animais. Existe um estilo egpcio to forte que durante milnios no vai mudar nada. Ficou 5.000 anos sem mudar nada na escultura, pintura, porque no havia permisso para tal. A arte egpcia estava to ligada ao pas que, assim que o Egito comea a acabar a sua arte acaba tambm. At 30 A.C. o Egito vale a pena enquanto arte e civilizao. A partir da comea a decadncia do estilo e arte Egpcia.

No estilo egpcio existiam leis muito rigorosas que no podiam nunca ser

mudadas. Os artistas tinham que aprender bem cedo o estilo. O artista tinha que aprender que sempre que fosse pintado o homem e a mulher, o homem tinha que ser mais alto que a mulher. Os homens tinham que ter a pele mais escura que a da mulher. O patro tinha que ser maior que a esposa, os filhos e os criados. Eles tinham paixo por pele clara. Elas tomavam banho de leite de cabra para ficarem bem brancas. Quanto mais branca, mais valiosa ela era. Toda pintura egpcia tem a lei da frontalidade, o que quer dizer que sempre a figura humana vai ser representada com o rosto de perfil, olho de frente, tronco de frente, os braos e ps de perfil para melhor representar as caractersticas da pessoa. a lei do ver melhor. As mos eles fazem sempre sobre o joelho, o que significava a fora que a pessoa tinha. No Egito existiam escolas de arte cuja funo era formar artistas. S que eles tinham que aprender tudo: anatomia, lidar com tintas, com cores, lei da frontalidade, at fazer hierglifos. Mas o artista no podia passar disso, no podia criar nada. As regras passavam de gerao a gerao sem nenhuma renovao. A arte egpcia ficou 3000 anos sem nenhuma alterao.

O artista tinha que saber mitologia e ser annimo. Ningum podia saber quem

tinha feito o trabalho pois o artista no podia assinar. Um texto escrito por um artista, em hierglifos, sobre uma pedra, foi descoberto mais tarde, sobre o que achava dele prprio como artista do novo imprio:
Conheo o segredos das palavras divinas, conheo a conduta das festas. Sei

toda a magia que pratiquei sem que nada me escapasse. Nada do que se refere esse assunto de magia me oculto. Sou chefe de todos os segredos dos rituais cabalsticos. Vejo Ra em suas manifestaes. Sou um artista excelente em minha arte. Um homem acima do comum por meus conhecimentos. Conheo a pose da mulher, a postura de quem lana o arpo, o olhar de algum seu auxiliar, conheo a flor, conheo o amor, sou um artista!

Ele se valorizava. uma demonstrao que o pintor estava insatisfeito.

Conhecia tudo, mas era um mero artista ignorado. Era uma demonstrao de revolta.

Existiam muitos ofcios no Egito: escultores que faziam esculturas em pedra e madeira; joalheiros que faziam jias fantsticas, sem exagero, braceletes, anis e miniaturas de jias vistas s com lupa. Eles tinham uma espcie de feira, onde seria o Cairo hoje, onde colocavam os produtos sobre as mesinhas, prateleiras para vender ou trocar por comida, bebida, etc. Desde o comeo da pr-dinastia a arte egpcia era completamente ligada morte. Para o egpcio a morte no um acontecimento triste, meramente uma transio para uma outra dimenso. Eles acreditavam profundamente na imortalidade da alma. Acreditavam na vida eterna. Eles acreditavam que a alma continuava a viver, s que com as mesmas necessidades terrenas. O corpo do morto no podia ser tocado, surgindo com isso a mumificao. Nas primeiras dinastias, eles sabiam que a pessoa que morria s ficaria contente se tivesse tudo o que tinha em vida e que gostasse junto com ele. Ex: Um fara que ia ser enterrado e que gostasse de bailarinas, estas iriam ser enterradas vivas junto com ele. Elas iam com vontade pois significava uma honra. Jias, comidas, etc. tambm era colocado junto ao morto. por isso que existia muita riqueza nos tmulos. Com o passar do tempo, nas outras dinastias no era levado ningum mais vivo para ser enterrado. Nos primeiros 2 milnios iam todos juntos. O fara era mumificado e em seguida colocado na pirmide junto com as pessoas que gostava, vivas, para depois fechar a pirmide.

Depois da mumificao no podiam mais tocar no morto pois a

sua alma poderia ficar perambulando por milhares de sculos. Dentro da pirmide o morto iria ascender para se encontrar com deus. Na mumificao era cortada a cabea, os membros ( braos, pernas) deixando s o tronco. Eles limpam tudo o que tem dentro do tronco e enchem de bucha, de trapo, algodo. Da eles costuram tudo novamente. Colocam uma soluo de cidos e sais aromticos deixando o corpo banhado nisso por (+/-) 6 meses a 1 ano. S depois que tiram o corpo dessa soluo e no se sabe como secavam esse corpo. Depois eles montam tudo novamente e estar pronto para ser enterrado nas pirmides. Na realidade ningum nunca mais conseguiu fazer mumificao. Obs: No Vaticano tem uma mmia egpcia que est parte desenrolada podendo ver at a carne e um pouco do cabelo.

A mumificao era feita em toda casta do fara, at nos ajudantes dele. Os escravos e os trabalhadores no eram mumificados porque era necessrio um custo muito elevado para fazer tal prtica. Os egpcios levavam tudo aquilo que o morto gostava para o tmulo a fim de que a alma continuasse a gozar de tudo o que eles gostavam enquanto vivos. Era uma continuao da vida terrena. Eles tinham uma obsesso pela imortalidade da alma. O fara era convicto de que se a mulher dele fosse enterrada junto, no daria continuidade a sua dinastia. Elas tinham que continuar casando com o filho, ou o fara com a filha, ou outro parente. Eles no tinham a mesma concepo moral que ns temos. A parte poltica e econmica do fara era tambm muito importante para que a mulher do fara desse continuidade. Eles tambm esculpiam um outro corpo, feito em pedra, igual ao do fara, s que um pouco mais idealizado, bonito, mais jovem, na sua plenitude, que ficava ao lado da mmia. Se esta fosse violada o fara teria um outro corpo. Esta escultura sempre vai ter o rosto esculpido idealizado, mas com as caractersticas do fara. A mmia depois de pronta nunca mais poderia ser vista e nem tocada. Ela ento, seria colocada na pirmide e esta bem fechada. Se ela fosse profanada a alma iria ficar sofrendo pelo resto da eternidade. Para evitar que fossem tocadas, roubadas e profanadas que iriam ser colocadas em monumentos colossais que seriam as pirmides. O tmulo a pirmide, e a esttua do morto que era colocada ao lado da mmia chamada hoje em dia de o duplo.

Kefren

A etimologia da palavra pirmide: uma palavra de origem grega onde piro quer dizer fogo e amid quer dizer est no centro, isto , fogo est no centro. A pirmide um tipo de construo que proliferou no Egito muito mais do que se pensa, e em alguns lugares da terra tambm. Tem pirmide na China, na Amrica do Sul, Central, Peru, Mxico, etc. Em todo o mundo aparece pirmides feitas em pocas diferentes. Na terceira dinastia, no Egito, foi construda a primeira pirmide, que a primeira pirmide dos degraus. Foi construda em Sacara. Ela tem 121 metros de base e 60 metros de altura. Dois sculos depois foram construdas as famosas pirmides de Quops, Quefrm e Miquerinos, na plancie de Gis, no Egito (que hoje o Cairo). No h um consenso de como foram construdas as pirmides. A pirmide de Quops a maior das 3, tendo 146 metros de altura, a base do tamanho do Maracan. Na construo foram empregadas 2.600.000 blocos de granito e calcrio. Cada bloco pesa de 2 a 20 toneladas. Na regio no haviam pedras. Esses blocos eram trazidos de uma regio h 1000 km de distncia. Esse local onde existiam pedras se chamava Assu. Onde hoje tem a famosa represa de Assu. Gis, local onde foram construdas as pirmides, um altiplano rochoso (que no se mexe). Desde 3500 A.C. at hoje no houve nenhum terremoto, construo. Est tudo perfeito at hoje. Eles pensaram muito antes de construrem as pirmides.

Os historiadores acham que a forma mais certa daquelas

pedras chegarem seria atravs de barcos pelo Rio Nilo, onde cada barcaa levaria 2 pedras amarradas embaixo da gua para que ficassem mais leves. S que durante todos esses sculos nenhuma pedra foi encontrada no Rio Nilo. No existe nenhum elemento de ligao como o cimento ou argamassa para unir ou sustentar essas colunas de pedras nas pirmides. Os blocos eram sobrepostos somente atravs de clculos matemticos absolutamente precisos. Para esses blocos ficarem sobrepostos perfeitamente encaixados, eles tinham que ser polidos de uma forma manual. Hoje somente o raio lazer conseguiria deixar a superfcie to lisa.

Algumas pirmides eram fechadas no topo e outras abertas. Existem muitas

portas falsas e corredores falsos que no levam para nada, s para proteger o fara. H 6 anos atrs saiu na Geogrfica Universal, que os franceses fizeram um buraco prximo base, na lateral, e deixaram cair uma ferramenta, a qual flutuou. No tinha nenhuma gravidade. Aps muitas pesquisas descobriram que em Maio a cada dois anos naquele local no tem gravidade. Quando descobriram a pirmide de Quops j no tinha mais nada dentro, pois j tinha sido violada. Todas as 3 maiores pirmides e as outras 70 que tinham no Egito j tinham sido violadas e roubadas. Os historiadores acham que as pirmides foram construdas atravs de montes de terra ao lado da construo para apoiar as pedras para serem erguidas. At hoje as construes so um mistrio. As construes civis perto das pirmides, quase nada restou at hoje. Elas no eram to importantes quanto os templos. O que ficou de melhor est localizado perto das pirmides.

Vous aimerez peut-être aussi