Vous êtes sur la page 1sur 189

CIAW

AQUI SE FORMAM, SE ESPECIALIZAM E SE APERFEIOAM PROFISSIONAIS DO MAR

U.E.6.0 Direito Processual Militar


6.1 - A LEI PROCESSUAL PENAL: CONCEITO, FINALIDADE E APLICAO. CONCEITO. O direito processual penal militar cujas regras essencialmente esto contidas no Cdigo de Processo Penal Militar, em vigor por fora do Decreto-Lei n 1.002, de 21 de outubro de 1969, pode ser definido como: O ramo do Direito Pblico interno, que contm as regras de procedimentos a serem postas em prtica pelas autoridades policiais militares e judicirias (Justia Militar), para apurao dos crimes militares, julgamento de seus autores e aplicao das penas cabveis aos infratores.

Direito processual penal militar


FINALIDADE: Sua finalidade , assim, a aplicao do direito

penal militar objetivo (CPM), com a apurao do delito e a atuao do direito estatal de punir em relao ao infrator.
APLICAO:
Assim como ocorre com o CPM, o Direito Processual Penal

Militar tem um carter permanente, pois se aplica em tempo de paz e em tempo de guerra conforme dispe o artigo 4, do CPPM. Este artigo trata da aplicao da Lei Processual Penal Militar no espao, alcanando, inclusive, o territrio estrangeiro e o lugar de extraterritorialidade brasileira, ainda como norma, dada a ndole e a especializao do Direito Judicirio Militar. Misso no Haiti aplica-se o CPPM aos militares da MB? Sim, art. 4, I, c do CPPM.

6.2- A POLCIA JUDICIRIA MILITAR: FINALIDADE E COMPETNCIA.


Ocorrido um fato definido pelo CPM como crime, antes de se iniciar

o processo judicial para julgamento do infrator, o CPPM estabelece a fase de apurao sumria do fato, a que se denomina: inqurito policial militar (IPM).
Esta fase se caracteriza como instruo provisria, para que, a partir

dos elementos apurados (prova do fato e indcios de autoria), possa ser proposta a ao penal, iniciando-se o processo judicial. Assim, a finalidade da polcia judiciria militar : investigar as infraes penais militares e apurar a respectiva autoria

dos fatos definidos como crime pelo CPM, a fim de fornecer elementos auxiliando os rgos do Ministrio Pblico Militar e da Justia Militar da Unio, para propositura da ao penal militar e punio dos infratores, inclusive cumprindo as requisies e
determinaes judiciais e dos membros do Ministrio Pblico, conforme o disposto no artigo 8 do CPPM. A polcia judiciria militar da Unio exercida pelas autoridades especificadas no artigo 7 do CPPM. Exemplos: Comandantes de fora, unidades (organizaes militares) e navios. Competncia da polcia judiciria militar:estabelecida no artigo 8 do CPPM.

6.3-ORGANIZAO JUDICIRIA MILITAR.


A Lei n 8.457, de 04 de setembro de 1992, organiza a

Justia Militar da Unio e regula o funcionamento de seus servios auxiliares. A justia militar brasileira esta integrada ao Poder Judicirio nacional e sua fonte a prpria Constituio Federal (artigos 122 a 124).
So rgos do Poder Judicirio brasileiro aqueles previstos no

art. 92 da Carta Magna de 1988: I - O Supremo Tribunal Federal (STF); II - O Superior Tribunal de Justia; III - Os Tribunais Regionais Federais e Juzes Federais; IV - Os Tribunais e Juzes do Trabalho; V - Os Tribunais e Juzes Eleitorais; VI - Os Tribunais e Juzes Militares; VII - Os Tribunais e Juzes dos Estados e do Distrito Federal

De acordo com o artigo 1 da Lei n 8.457/92, so rgos da Justia Militar da Unio:

I- o Superior Tribunal Militar (STM);

II- a Auditria de Correio;


III- os Conselhos de Justia;

IV- os Juizes - Auditores e os Juzes Auditores

Substitutos.

I - Superior Tribunal Militar:


O Superior Tribunal Militar e, por extenso, a Justia Militar Brasileira, foi criado quando da vinda da Famlia Real Portuguesa ao Brasil, em 1 de abril de 1808, por Alvar com fora de lei, assinado pelo Prncipe-Regente D. Joo VI e com a denominao de Conselho Supremo Militar e de Justia. , portanto, o mais antigo Tribunal Superior do Pas; existindo h mais de 200 anos. Alm de ser a 2 instncia da Justia Militar da Unio, o Superior Tribunal Militar tem competncia originria para processar e julgar os Oficiais Generais, e Decretar a perda do posto e da patente dos Oficiais que forem julgados indignos ou incompatveis para com o oficialato.

PLENRIO DO STM PLENRIO DO STM

Composio do STM
Art. 3 da lei 8.457/92. O STM, tem sua composio definida no art. 3 da lei

de Organizao Judiciria Militar da Unio (LOJMU). Os 15 (quinze) Ministros participam de todos os julgamentos. OBS: O quorum para instalao da sesso, salvo se especial, de no mnimo 8 ( oito) Ministros, sendo que se faz necessria sempre a presena de quatro militares e dois civis.

Competncia do STM: art. 6 e incisos.

O STM funciona como rgo de 2 instncia apreciando os recursos interpostos contra decises dos Conselhos de Justia e de Juzes Auditores (art. 6, II, c), alm de sua competncia originria prevista no art. 6, in verbis: I - processar e julgar originariamente: a) os oficiais-generais das Foras Armadas, nos crimes definidos em lei. No importa que o oficial-general j se encontre na situao de inatividade, pois o militar conserva as responsabilidades e prerrogativas do posto ou graduao, para efeito da aplicao da lei penal militar, conforme o disposto no art. 13 do CPM. Verificar art. 3da Lei 6.880/80 (Estatuto dos Militares). OBS: se um oficial-general da reserva praticar um crime militar, ter direito a julgamento perante o STM.

Exemplo:

Um Contra-Almirante da reserva remunerada subtrai para si,

coisa alheia mvel, pertencente a um militar da ativa em lugar sob a administrao militar. Pergunta-se:
A) Ocorreu crime militar? B) Qual rgo da justia julgar o Almirante?

RESPOSTAS: A) Ocorre crime militar ( furto simples/art. 240) c/c art. 9, III, b, do CPM. O referido militar equiparado ao civil.

B) Aps ser caracterizado o crime militar o oficial-general (Almirante) ser julgado perante o STM, conforme dispe o art. 13 do CPM.

Observao:
Pelo disposto no art. 142, inciso VII, da CRFB/88 e

regulado nos artigos 112 a 114 do RISTM : o oficial das Foras Armadas, condenado pena privativa de liberdade, na justia comum ou militar a pena privativa de liberdade, superior a dois anos, por sentena transitada em julgado, dever ser julgado perante o STM, a fim de que este decida sobre a perda do posto e da patente. OBS: O STM julgar se o representado indigno ou incompatvel para o Oficialato.

Perda do posto e da patente.


Perdendo o posto e patente o oficial ser demitido ex officio

sem direito a qualquer remunerao ou indenizao e receber a certido de situao militar prevista na legislao que trata o servio militar.
Deixa de ser militar e oficial ( Art. 119 do Estatuto dos

Militares).
Art. 20 da Lei das Penses Militares (Lei n 3.765/60):

o oficial que perde posto e patente deixar aos seus herdeiros a penso militar correspondente .

O legado da penso aos herdeiros demonstra o carter

infamante que ser dispensado ao militar que ser considerado como se morto fosse: morte ficta.

EMENTA:STM
REPRESENTAO - INDIGNIDADE PARA O OFICIALATO. OFICIAL

MEDICO DA AERONAUTICA CONDENADO POR TRIBUNAL CIVIL A PENA PRIVATIVA DA LIBERDADE SUPERIOR A DOIS ANOS, PELA PRATICA DE ABORTO CONSENSUAL DE QUE RESULTOU A MORTE DA PACIENTE. IRRELEVANTE SE O DELITO FOI COMETIDO QUANDO O AGENTE AINDA SE ENCONTRAVA NA VIDA CIVIL, SOBRELEVANDO O FATO DE A CONDENAO TER SIDO POSTERIOR AO INGRESSO NA CARREIRA MILITAR. CIRCUNSTANCIAS DO DELITO E DA SUA NATUREZA, INCOMPATIVEIS COM A CONDIO DE OFICIAL DAS FORAS ARMADAS, QUE PRESSUPE CONDUTA ILIBADA TANTO NA VIDA PUBLICA QUANTO NA PARTICULAR. REPRESENTAO DEFERIDA, COM A DECLARAO DE INDIGNIDADE PARA O OFICIALATO. E CONSEQUENTE PERDA DE POSTO E PATENTE. DECISO MAJORITARIA. CAPITO, MEDICO, AERONAUTICA, CONDENADO, ABORTO, EPOCA, ESTUDANTE; ANTERIORIDADE, INGRESSO, CARREIRA, MILITAR. PROCURADORIA, PEDIDO, REPRESENTAO, INDIGNIDADE, OFICIALATO. DECISO, (STM), DECLARAO, INDIGNIDADE, MAIORIA, PERDA, POSTO MILITAR, PATENTE MILITAR.

EMENTA:STM
Ementa (1997). CORREIO PARCIAL

ARQUIVAMENTO DE IPM. REPRESENTAO DO JUIZ-AUDITOR CORREGEDOR VISANDO O DESARQUIVAMENTO DO PROCEDIMENTO INVESTIGATORIO PARA BUSCAR-SE DEFINITIVO ESCLARECI MENTO DO EVENTO QUE RESULTOU EM MORTE DE CANDIDATO A ASPIRANTE A EN, E A INSTAURAO DE PROCEDIMENTO JUDICIAL CONTRA O OFICIAL ENTO DE SERVIO PELA PRATICA DE DELITO DE ABANDONO DE POSTO. INEXISTENCIA DE INDICIOS DE CRIME QUANTO A OCORRENCIA DO OBITO SENDO O IPM EXAUSTIVAMENTE ESCLARECEDOR NESTE ASPECTO. EVIDENCIA DE PRATICA DELITIVA, EM TESE, CONSTATADA NA FASE INVESTIGATORIA, CONCERNENTE A ABANDONO DE POSTO. DEFERIDA, EM PARTE, A CORREIO PARCIAL PARA, DESCONSTITUINDO O DES PACHO DE ARQUIVAMENTO, DETERMINAR A REMESSA DOS AUTOS AO PROCURADORGERAL DA JUSTIA MILITAR PARA FINS DE APRECIAO DA MATERIA REFERENTE AO ARTIGO 195 DO CPM (RESPONSA BILIDADE, MEDICO, CAPITO DE CORVETA).

Ementa
RECURSO CRIMINAL. COMPETENCIA. COMPETE A JUSTIA COMUM

E NO A MILITAR PROCESSAR E JULGAR O OFICIAL-MEDICO ACUSADO DE ESTELIONATO PRATICADO CONTRA SUA PACIENTE PARTICULAR E FORA DO AMBITO MILITAR. PROVIDO O RECURSO INOMINADO INTERPOSTO PELO MINISTERIO PUBLICO MILITAR PARA CASSAR A DECISO DE PRIMEIRA INSTANCIA QUE DELIBERARA PELA COMPETENCIA DA JUSTIA MILITAR, DETERMINANDO-SE A REMESSA DOS AUTOS A JUSTIA COMUM DO ESTADO DO PARANA. UNANIME. 1988.

II- AUDITORIA DE CORREIO.


No possui atividade judicante e a nomeao para

cargo de Juiz-Auditor Corregedor feita mediante escolha do Superior Tribunal Militar, em escrutnio secreto, dentre Juzes-Auditores situados no primeiro tero da classe. (art. 39 da lei 8.457/92).
A Auditoria de Correio possui

jurisdio em

todo o territrio nacional sendo rgo de


fiscalizao e orientao judicirio-administrativa.
Compe-se de Juiz-Auditor Corregedor, um Diretor

de Secretaria e auxiliares constantes de quadro previsto em lei.

III OS CONSELHOS DE JUSTIA.

Estes Conselhos so de duas espcies:

Conselho Especial de Justia e Conselho Permanente de Justia. Este assunto ser abordado em maior profundidade no item (6.4).

IV JUIZES AUDITORES E SUBSTITUTOS.


So civis, nomeados aps prestarem concurso de

provas e ttulos para ingresso na Justia Militar da Unio.


O nmero de processos na justia militar inferior ao da

Justia Federal, o que permite um estudo mais minucioso de cada processo, entretanto tal fato se justifica, pois caso contrrio significaria que as Foras Armadas estariam sendo atingidas em seus pilares fundamentais: hierarquia e

disciplina.
OBS:

junto a cada Auditoria judicante funciona uma Procuradoria da Justia Militar, com trs membros, sendo um Procurador e dois Promotores, alm da Defensoria Pblica da Unio, representada por dois Defensores.

Segundo o artigo 2 da lei n 8.457/92 para efeito de administrao

da Justia Militar em tempo de paz, o territrio nacional dividese em doze Circunscries Judicirias Militares (CJM), suas Auditorias e a respectiva sede, abrangendo:

a) a 1 CJM - Estados do Rio de Janeiro e Esprito Santo (quatro Auditorias, com sede no Rio de Janeiro); b) a 2 CJM - Estado de So Paulo (duas auditorias, com sede em So Paulo); c) a 3 CJM - Estado do Rio Grande do Sul (trs Auditorias, com sede em Porto Alegre, Bag e Santa Maria); d) a 4 CJM - Estado de Minas Gerais (uma Auditoria, com sede em Juiz de Fora); e) a 5 CJM - Estados do Paran e Santa Catarina (uma Auditoria, com sede em Curitiba); f) a 6 CJM - Estados da Bahia e Sergipe (uma Auditoria, com sede em Salvador); g) a 7 CJM - Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraba e Alagoas (uma Auditoria, com sede em Recife); h) a 8 CJM - Estados do Par, Amap e Maranho (uma Auditoria, com sede em Belm); i) a 9 CJM - Estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso (uma Auditoria, com sede em Campo Grande); j) a 10 CJM - Estados do Cear e Piau (uma Auditoria, com sede em Fortaleza); l) a 11 CJM - Distrito Federal e Estado de Gois e Tocantins (uma Auditoria, com sede em Braslia); m) a 12 CJM - Estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondnia (uma Auditoria, com sede em Manaus).

6.4 CONSELHOS DE JUSTIA: COMPOSIO E COMPETNCIA.


Estes

Conselhos funcionam como rgos julgadores de primeira instncia da Justia Militar da Unio e so de duas espcies segundo o artigo 16, a, da Lei n 8.457/92: Conselho Especial de Justia (CEJ) e o Conselho Permanente de Justia (CPJ).
Os Conselhos Especial e Permanente funcionaro,

via de regra, na sede das Auditorias (art.17).


Os Conselhos de Justia (CJ) so formados, em

linhas gerais, por um Juiz-Auditor e quatro militares (juzes militares).

CONSELHOS DE JUSTIA
A escolha dos juzes militares para os Conselhos

de Justia ser por sorteio dentre os oficiais de carreira, da sede da Auditoria, observando-se as normas e procedimentos dispostos nos artigos 18 a 22 da lei n 8.457/92.
Pode parecer, em princpio, que funciona da mesma forma que o

Tribunal do Jri (TJ). No TJ os jurados decidem apenas se houve ou no delito, enquanto ao Juiz-Presidente (Juiz togado) cabe a aplicao da pena. Nos Conselhos de Justia, tanto o Juiz-Auditor, como os militares, apreciam as matrias relativas existncia ou no do delito, bem como pela aplicao da pena. O peso do voto de cada Juiz o mesmo, significando dizer que se o Juiz-Auditor e o Presidente, que o oficial mais antigo ou de mais alto posto, votarem pela absolvio, e os demais votarem pela condenao, o ru ser condenado, por maioria.

CONSELHOS DE JUSTIA
Os Conselhos de Justia podem ser classificados, de

acordo com a doutrina, como rgos colegiados plrimos ao argumento de que a participao dos militares importante pelos seus conhecimentos da vida militar, que auxiliam na soluo do processo. Os Conselhos atuam aps o recebimento da denncia, ou seja, com a instaurao do processo. Durante a fase inquisitorial, todas as questes so decididas pelo Juiz-Auditor monocraticamente. (Exemplo: art. 30, III); OBS: caso venha a ser formulado pedido na fase processual, caber apreciao pelo CJ. Para melhor esclarecimento vamos resumir o assunto no quadro abaixo:

Conselho Especial de

Justia

Conselho Permanente de Justia

CEJ
- Art. 16, a. -Juiz-Auditor e quatro militares, todos de posto mais elevado ou mais antigo que o acusado, desde que haja ao menos um OficialSuperior ou General.

CPJ
-Art. 16 b. -Juiz-Auditor e quatro militares, sendo um oficial superior e trs oficiais de posto at CapitoTenente ou Capito.

Composio

Competncia

- Art. 27, I, e Art. 28. - Art. 27, II, e Art. 28. - Processar e julgar oficiais, exceto - Processar e julgar praas e Oficiais-Generais. civis.

Durao

- Art. 23, 1. - Constituio para cada processo.

- Art. 24. - Constituio a cada trimestre.

CONSELHOS DE JUSTIA
O Conselho Especial de Justia acompanha toda a

instruo criminal at o julgamento (o que facilita no momento de decidir). Entretanto se um oficial do Conselho for transferido para outro Estado da Federao dever ser substitudo (art. 31 da lei 8.457/92). Da mesma forma, haver substituio quando o oficial passar para a reserva ou for reformado. O Conselho Permanente de Justia funciona a cada trs meses, coincidindo com o trimestre do ano civil, podendo o prazo de sua jurisdio ser prorrogado nos casos previstos em lei (art. 24, caput.).

CONSELHOS DE JUSTIA
No incio do ms de maro, por exemplo,

sero sorteados trs Conselhos ( CPJ), relativos a cada Fora, a fim de funcionarem durante os meses de abril, maio e junho. OBS: a cada trimestre sorteado, sempre que possvel, um Conselho para a Marinha, para o Exrcito e outro para a Aeronutica, e todas as audincias referentes aos processos em que figurem como acusados, por exemplo, praas da Marinha, o CPJ para a Marinha ser convocado.

Caso para estudo.


1- Um Tenente e um Sargento, em co-autoria, praticam um delito de roubo simples que foi considerado crime militar (art. 242 do CPM). Qual Conselho (CEJ, CPJ ou os dois) ter Competncia para julgar os infratores?
R: Trata-se de continncia por cumulao subjetiva

(pluralidade de agentes e unidade de infrao), dever haver apenas um processo e o rgo competente ser o CEJ por fora do art. 23, 3 da lei 8.457/92: se a acusao abranger oficial e praa ou civil, respondero todos perante o mesmo conselho, ainda que excludo do processo o oficial.

Continuao caso concreto:


2- Caso o tenente venha a falecer no curso do processo o Sargento dever ser julgado pelo Conselho Permanente de Justia (CPJ)? R: Negativo, continuaria a ser julgado pelo CEJ em razo do princpio da perpetuatio jurisdictionis, consagrado no art. 23 3 bem como pelo artigo 104 do CPPM.

6.5-SINDICNCIA E INQURITO POLICIAL MILITAR.


6.5.1 SINDICNCIA:

REFERNCIA: DGPM-315, VOL. II modificao n 2 / 2007 NORMAS SOBRE JUSTIA E DISCIPLINA NA MB.

CONCEITO.

A Sindicncia um procedimento administrativo, destinado

apurao de fatos relevantes que devam ser melhor esclarecidos no mbito da Administrao Naval a fim de fornecer elementos de autoria e de materialidade, inclusive de contraveno disciplinar militar.

Dever ser instaurada pelo titular da OM em que ocorreu o fato a ser apurado ou por autoridade equivalente, ainda, nos casos de morte violenta de militar da ativa ocorrida em rea no sujeita jurisdio militar, objetivando verificar se o falecimento se deu em situao de servio ou em situao considerada como acidente em servio, para o fim de promoo post-mortem. Exemplos de acidentes c/ morte no caracterizando servio. ( aspirante/ oficial depois expediente )

sindicncia

Observaes:
A Sindicncia no admite, para a apurao dos fatos,

que sejam adotadas medidas que impliquem em: priso ou deteno de elementos envolvidos, exumao ou necropsia de cadver, qualquer ao de busca e apreenso em local no sujeito jurisdio militar da autoridade nomeante e, em nenhuma hiptese, no domiclio do sindicado, por este ser considerado asilo inviolvel nos termos do art. 5, XI, da Constituio Federal.
Se da Sindicncia resultarem indcios da ocorrncia de

ilcito penal, a autoridade nomeante determinar a instaurao do competente IPM.

Competncia da autoridade nomeante.


A instaurao de Sindicncia compete aos

titulares de OM, nestas normas denominadas autoridades nomeantes. Obedecidas s normas regulamentares de jurisdio, comando e hierarquia, essas atribuies podero ser delegadas a oficiais da ativa, para fins especificados e por tempo limitado. A Sindicncia iniciada mediante Portaria de Instaurao (modelos do Anexo B), por uma das formas mencionadas no art. 10 do CPPM, num prazo mximo de 48 horas, aps o conhecimento do fato a ser apurado.

Designao do encarregado.
A designao de encarregado da Sindicncia

ser feita na Portaria de Instaurao da autoridade nomeante e recair em militar mais antigo do que o sindicado. Havendo necessidade de substituio do encarregado, no curso das investigaes, esta ser feita por meio de nova portaria da autoridade nomeante.

Designao do escrivo.
A designao do escrivo, por meio de Portaria

(modelo do Anexo D), caber ao respectivo encarregado da Sindicncia, caso no tenha sido efetuada pela autoridade nomeante na Portaria de Instaurao
A funo ser exercida por um Oficial Subalterno,

quando houver Oficial como sindicado, ou por Suboficial ou Sargento nos demais casos (art. 11 do CPPM). Na falta destes, qualquer pessoa idnea poder desempenh-la, sendo denominada escrivo ad hoc (art. 245, 4 e 5 do CPPM).

Atribuio do sigilo.
A

sindicncia tem carter sigiloso, sendo classificada, no mnimo, no grau de sigilo CONFIDENCIAL, caso envolva Oficial como sindicado.

A autoridade nomeante atribuir o grau de sigilo

dos Autos na Portaria de Instaurao, podendo, caso julgue necessrio, alter-lo, observando para tal as normas para salvaguarda de assuntos sigilosos.

ATRIBUIES DO ENCARREGADO
Ao iniciar a Sindicncia o encarregado dever

cumprir, no que couber, o procedimento preconizado no art. 13 do CPPM. Todas as solicitaes externas determinadas pelo encarregado sero feitas por meio de ofcio, por ele assinado. O encarregado determinar ao escrivo as providncias a serem tomadas, por meio de Despacho (modelo do Anexo I), em continuao a documentos, ou no verso destes.

Reunio e ordem das peas.


Todas as peas da Sindicncia sero por

ordem cronolgica reunidas, formando os autos. Todas as folhas juntadas aos autos devero ser rubricadas e numeradas pelo escrivo. A numerao sempre lanada no ngulo superior direito do anverso da folha, a partir da folha 1 (autuao).

SINDICNCIA
DEFENSOR.

Os depoentes podero depor acompanhados por seus advogados, mediante a apresentao da carteira de habilitao da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sendo vedado a estes qualquer tipo de interferncia, ingerncia ou comunicao durante todo o ato. ORDEM DA OITIVA O encarregado dever, preferencialmente, ouvir o(s) ofendido (s), em seguida, o(s) sindicado(s), e, por ltimo, a(s) testemunha(s).

Oitiva.
As oitivas das testemunhas e do sindicado, exceto em caso de urgncia inadivel, que constar da respectiva assentada, devem ser realizadas durante o perodo que medeie entre as sete e dezoito horas, de acordo com o art. 19 do CPPM. A testemunha no dever ser, normalmente, inquirida por mais de quatro horas consecutivas, sendo-lhe facultada um descanso de 30 minutos, sempre que tiver que prestar declaraes alm daquele termo, de acordo com o art. 19, 2 do CPPM.
prudente que a inquirio do sindicado seja acompanhada por

duas testemunhas, nomeadas pelo encarregado, as quais assinaro o Termo de Inquirio. Se, durante o curso das investigaes, o encarregado verificar a existncia de indcios contra qualquer testemunha ou ofendido, que levem ao enquadramento de algum destes como sindicado, dever notific-los e inquiri-los nesta condio.

Nas Sindicncias que envolvam extravio de publicaes controladas da MB, o encarregado dever conduzir os depoimentos objetivando, precipuamente, contribuir para a definio do comprometimento do contedo das publicaes, tomando como parmetro o estabelecido no item 3.3 do Manual para a Segurana do Material Controlado (EMA 413) e consignando no relatrio uma exposio do que ficou constatado e a concluso que chegou.

Confisso.
A confisso disciplinar o reconhecimento formal do

cometimento de transgresso funcional pelo militar confitente.


Caso o sindicado confesse a culpa, a confisso dever

ser firmada de acordo com os art. 307 a 310 do CPPM.


A confisso no supre a necessidade da realizao

do exame de corpo de delito nas infraes que deixem vestgios, nem importa na dispensa de outras diligncias, as quais sirvam para elucidar o fato.

Corpo de delito
Corpo de delito o conjunto de vestgios

materiais deixados pela infrao penal, a materialidade do crime, aquilo que se v, apalpa, sente, em suma, pode ser examinado atravs dos sentidos. H infraes que deixam tais vestgios materiais, como os crimes de homicdio, leses corporais, falsificao, estupro, furto, etc.

SINDICNCIA
ACAREAO Sempre que houver divergncia em declaraes sobre fatos

ou circunstncias relevantes entre sindicados, testemunhas, sindicados e testemunhas, e o ofendido ou entre ofendidos, ser cabvel a acareao, de acordo com o art. 365 do CPPM, sendo lavrado o Termo de Acareao (modelo do Anexo Q). FOTOGRAFIAS Devero ser anexadas aos autos fotografias do objeto, ou local do acidente, ou outras, para melhor orientao da Sindicncia. PROCEDIMENTO DOS EXAMES PERICIAIS Os exames periciais devero ser procedidos de acordo com o preconizado nos arts. 314 a 346 do CPPM, sendo sempre realizados por dois peritos.

SINDICNCIA
PERITOS Os peritos sero nomeados, preferencialmente,

dentre os oficiais da ativa, lotados na rea e que possuam formao tcnica compatvel com os exames que iro proceder ( habilitao tcnica), atendidas as especialidades, de acordo com os arts. 48, 49 e 318 do CPPM, por portaria do encarregado (modelo do Anexo R). Como peritos, podero ser designados militares pertencentes s outras Foras Armadas, conforme entendimentos prvios entre os respectivos Comandos. Na designao dos peritos devero ser considerados os casos de suspeio e impedimento previstos nos arts. 52 e 53 do CPPM se verificveis.

BUSCAS DOMICILIARES.
No

cabe a busca domiciliar na Sindicncia, haja vista a residncia do militar no ser lugar sujeito Administrao Naval. E PNR ( prprio nacional residencial) em vila militar pode realizar busca? Negativo, pois a residncia do militar considerada asilo inviolvel do individuo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador ( art. 5 inciso XI da CRFB/88).

Princpio da Inviolabilidade de Domiclio


Conforme previsto no inciso XI, a casa asilo

inviolvel do indivduo, ningum nela poder penetrar sem o consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial, das 06 s 18 horas. Exemplo: militar morador de PNR (Prprio Nacional Residencial) tem o seu domiclio inviolvel dentro de rea sob a administrao militar. Caso haja a necessidade de realizar algum servio em seu domiclio, dever ser autorizado pelo militar morador.

PRAZOS PARA CONCLUSO E PRORROGAO.

O prazo para realizao da Sindicncia ser: 40 (quarenta dias), podendo ser prorrogado pela Autoridade Nomeante por mais 20 (vinte dias).

Relatrio.
Terminada a Sindicncia, o encarregado emitir um Relatrio

(modelo do Anexo AB) constitudo de duas partes: A primeira conter uma minuciosa exposio dos atos realizados, e A segunda, a concluso a que se chegou se houve ou no contraveno disciplinar, ou se h indcios de ilcito penal, sendo que nesse caso dever ser proposta a abertura do respectivo IPM.
Durante a Sindicncia, ao ser verificada a existncia de ato

definido como ilcito penal, o encarregado emitir um relatrio parcial e remeter os autos autoridade nomeante, que determinar a instaurao do competente Inqurito Policial Militar.
Os autos da Sindicncia sero remetidos autoridade nomeante

por meio de ofcio de remessa (modelo do Anexo AE).

R E L A T R I O: ANEXO AB
Verificando-se

cuidadosamente os presentes autos de Sindicncia, constatei que: .... (apreciao dos depoimentos e laudos, indicando as folhas onde esto lavrados, um histrico do fato e como foi apurado o ocorrido), conclui-se que a ocorrncia (constitui ou no ilcito penal ou contraveno disciplinar), estando os sindicados ............ (posto ou graduao, quadro ou especialidade, NIP e nome) enquadrados no art. .......... do ........ (CP, CPM, RDM e outros) (concluso a que chegou o Encarregado). Sejam estes autos conclusos ao .............. (autoridade nomeante), a quem cabe decidir e exarar a Soluo. (Local e Data por extenso) (Assinatura do Encarregado) (Nome) (Patente)

Soluo.
A autoridade nomeante examinar as concluses

expostas no Relatrio, pelo encarregado, e decidir, por meio de Soluo (modelos do Anexo AC).

A Soluo ser exarada pela autoridade nomeante

em at dez dias aps a concluso do procedimento.


Quando

ficar constatado que o fato, conforme apurado, no caracteriza contraveno disciplinar nem crime, a autoridade nomeante determinar o arquivamento dos autos. No caso de contraveno disciplinar determinar o julgamento do militar na forma prevista do RDM.

S O L U O: ANEXO AC
(Arquivamento)

Verificando-se da Sindicncia a que mandei proceder (ou mandado proceder pelo(a) .....(autoridade que determinou a abertura da Sindicncia), de acordo com a alnea........ do art. 10 do CPPM, que o fato, como apurado, no constitui nem crime nem contraveno disciplinar, determino o arquivamento dos presentes autos de Sindicncia . (Local e data por extenso) (assinatura da autoridade nomeante) (Nome) (Posto)

REMESSA DA SINDICNCIA E ARQUIVAMENTO DOS AUTOS.


Concluda a Sindicncia e proferida a Soluo,

sero os autos arquivados na OM, por cinco anos e, aps esse prazo, remetido ao DPHDM para arquivo.
Quando a Sindicncia for instaurada para apurar

causa de falecimento de militar ou de servidor civil, cpias do Relatrio e da Soluo devero ser encaminhadas Diretoria do Pessoal Militar da Marinha ou Diretoria do Pessoal Civil da Marinha, conforme o caso, a fim de serem anexadas ao correspondente processo de penso militar.

Sindicncia.
Quando da Sindicncia for constatada a existncia

de indcios de ilcito penal, os autos da sindicncia sero utilizados para instruo do competente IPM, sendo anexados Portaria de Instaurao deste. A Soluo da Sindicncia ato privativo da autoridade que determinou a sua instaurao exofficio, no se atendo pessoa ocupante do cargo, mas sim autoridade que dele advm. Quando a instaurao decorrer de determinao de autoridade superior, caber a esta homologar a Soluo ou avoc-la, dando outra diferente (modelo do Anexo AD).

SINDICNCIA
Quando a Sindicncia for instaurada para apurar a

avaria, extravio ou danos a bens da Fazenda Nacional, bem como desvio de numerrio ou material cadastrado ou controlado, cpias do Relatrio e da Soluo devero ser encaminhados Diretoria de Contas da Marinha. Quando a Sindicncia for instaurada para apurar o extravio de publicaes controladas da MB, cpias do Relatrio e da Soluo devero ser encaminhadas autoridade responsvel pelo controle da respectiva publicao e ao EMA, via cadeia hierrquica, de acordo com o previsto nos itens 3.3.1 e 3.3.2 do Manual para a Segurana do Material Controlado (EMA 413).

SINDICNCIA
CONHECIMENTO DOS AUTOS PELO ADVOGADO O encarregado da Sindicncia, quando solicitado, poder

permitir ao Sindicado ou ao seu advogado, se houver, ou ao ofendido tomar conhecimento dos autos, podendo, inclusive, copiar e fazer apontamentos pessoais, sem retirar os autos da OM. Tal permisso no dever ser concedida quando ameaar a segurana da sociedade, do Estado ou de instalaes, acarretar divulgao de segredos militares ou prejudicar o andamento das investigaes.
CONHECIMENTO DOS AUTOS PELOS INTERESSADOS A autoridade nomeante poder permitir a entrega de cpias do

Relatrio e da Soluo aos que solicitarem, por requerimento, desde que o motivo alegado seja julgado pertinente e o assunto possa ser divulgado.

6.5.2 Inqurito Policial Militar.


REFERNCIA: DGPM-315, VOL. III. CONCEITO (Art.9 do CPPM). um procedimento administrativo que se destina

apurao sumria de fato que, nos termos legais, possam constituir crimes militares, delitos da competncia da Justia Militar, previstos no art. 9 do Cdigo Penal Militar (CPM), bem como as suas autorias. Transcreve-se, abaixo o art. 9 do CPM.

IPM

Art. 9 do CPM.

Art. 9 Consideram-se crimes militares, em tempo de paz: I- os crimes de que trata este Cdigo, quando definidos de modo diverso na lei penal comum, ou nela no previstos, qualquer que seja o agente, salvo disposio especial; II - os crimes previstos neste Cdigo, embora tambm o sejam com igual definio na lei penal comum, quando praticados: a) por militar em situao de atividade ou assemelhado, contra militar na mesma situao ou assemelhado; b) por militar em situao de atividade ou assemelhado, em lugar sujeito administrao militar, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil; c) por militar em servio, em comisso de natureza militar, ou em formatura, ainda que fora do lugar sujeito administrao militar, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil; d) por militar durante o perodo de manobras ou exerccio, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil; e) por militar em situao de atividade, ou assemelhado, contra o patrimnio sob a administrao militar, ou a ordem administrativa militar; f) por militar em situao de atividade ou assemelhado que, embora no estando em servio, use armamento de propriedade militar ou qualquer material blico, sob guarda, fiscalizao ou administrao militar, para a prtica de ato ilegal;

Art. 9 do CPM.
III -os crimes praticados por militar da reserva, ou reformado, ou por

civil, contra as instituies militares, considerando-se como tais no s os compreendidos no inciso I, como os do inciso II, nos seguintes casos:

a) contra o patrimnio sob a administrao militar, ou contra a ordem administrativa militar; b) em lugar sujeito administrao militar contra militar em situao de atividade ou assemelhado, ou contra funcionrio de Ministrio militar ou da Justia Militar, no exerccio de funo inerente ao seu cargo; c) contra militar em formatura, ou durante o perodo de prontido, vigilncia, observao, explorao, exerccio, acampamento, acantonamento ou manobras; d) ainda que fora do lugar sujeito administrao militar, contra militar em funo de natureza militar, ou no desempenho de servio de vigilncia, garantia e preservao da ordem pblica, administrativa ou judiciria, quando legalmente requisitado para aquele fim, ou em obedincia determinao legal superior.

Pargrafo nico. Os crimes de que trata este artigo, quando dolosos

contra a vida e cometidos contra civil, sero da competncia da justia comum.

IPM

Inqurito Policial Militar.


A finalidade precpua do IPM a de

ministrar elementos necessrios propositura da ao penal. No inqurito so obtidos os elementos que serviro de base para o oferecimento de denncia pelo Ministrio Pblico Militar, se for o caso. Ser obrigatoriamente instaurado IPM quando o militar for considerado desaparecido ou ocorrer morte violenta, em lugar sujeito Administrao Naval.

IPM

COMPETNCIA DA AUTORIDADE NOMEANTE.

A instaurao do IPM compete s autoridades

mencionadas no art. 7 do CPPM.


A delegao para instaurao do IPM dever recair

em oficial de posto superior ao do indiciado, seja este oficial da ativa, reserva, remunerada ou no, ou reformados.
O

IPM iniciado mediante "Portaria de Instaurao", por uma das situaes mencionadas no art. 10 do CPPM, num prazo mximo de 48 horas, aps o conhecimento do fato a ser apurado, que deva ser esclarecido (modelos do Anexo B).

ANEXO B (Instaurao de IPM pelo Comandante ou autoridade equivalente).


MARINHA DO BRASIL (Nome da OM) PORTARIA N ....., DE ..... (data por extenso). Tendo chegado ao meu conhecimento ... (mencionar o fato) RESOLVO: De acordo com a alnea a do art. 10 do Cdigo de Processo Penal Militar (Decreto-Lei n 1002 de 21OUT69), designar ....... (posto e nome do oficial), Encarregado do competente Inqurito Policial-Militar, que proceder s averiguaes necessrias ao esclarecimento do fato acima relatado e nomear o ....... (posto ou graduao e nome) para servir de Escrivo. Dever ser especialmente considerado o disposto no Decreto n 4.553/2002, sendo este IPM classificado como ........... (SECRETO, CONFIDENCIAL ou RESERVADO). Devero ser ouvidos, inicialmente, como testemunhas, os seguintes ........................ (citar as testemunhas) (Opcional). Seguem anexos: ..... (documentos ou objetos). (Assinatura) (Nome da Autoridade Nomeante) (Posto) (Cargo)

OBS: DECRETO 4553/02 ( salvaguarda e controle de documentos).

IPM

Designao do encarregado.
A designao de encarregado do IPM ser feita na

"Portaria de Instaurao" da autoridade nomeante, recaindo, sempre que possvel, sobre oficial de posto no inferior a Capito-Tenente, observando-se o contido no art. 15 do CPPM. Havendo necessidade de substituio do encarregado, no curso das investigaes, esta ser feita por meio de nova portaria da autoridade nomeante. O encarregado do procedimento administrativo assume as atribuies que lhe foram delegadas pela autoridade nomeante por meio da respectiva "Portaria de Autuao" (modelo do Anexo C).

IPM

Designao do escrivo.
A designao do escrivo, por meio de "portaria"

(modelo do Anexo D), caber ao respectivo encarregado do IPM, caso no tenha sido efetuada pela autoridade nomeante na "Portaria de Instaurao", sendo a funo exercida por um Oficial Subalterno, quando houver Oficial como indiciado, ou por Suboficial ou Sargento nos demais casos (art. 11 do CPPM). Na falta destes, qualquer pessoa idnea a poder desempenh-la, sendo denominada escrivo ad hoc (art. 245, 4 e 5, do CPPM). Ad hoc uma expresso latina que quer

dizer "com este objetivo".

IPM

Atribuio do sigilo.
O IPM tem carter sigiloso, sendo classificado, no

mnimo, no grau de sigilo CONFIDENCIAL, caso envolva Oficial como indiciado. A autoridade nomeante atribuir o grau de sigilo dos Autos na Portaria de Instaurao, podendo, caso julgue necessrio, alter-lo, observando para tal as normas para salvaguarda de assuntos sigilosos.

OBS: de acordo com o art. 16 do CPPM, o

encarregado pode permitir que o advogado do indiciado tome conhecimento do IPM.

IPM

ATRIBUIES DO ENCARREGADO.

Ao iniciar o IPM o encarregado dever

cumprir, no que couber o procedimento preconizado no art. 13 do CPPM.


Todas

as solicitaes externas determinadas pelo encarregado sero feitas por meio de ofcio por ele assinado.

IPM

REUNIO E ORDEM DAS PEAS.


Todas as peas do IPM sero, por ordem

cronolgica reunidas, formando autos. Todas as folhas juntadas aos autos devero ser rubricadas e numeradas pelo escrivo. A numerao sempre lanada no ngulo superior do anverso da folha, a partir da folha 1 (autuao).

Inqurito Policial Militar.


ORDEM DA OITIVA O encarregado dever, preferencialmente, ouvir o(s) ofendido

(s), em seguida, o(s) indiciado(s), e, por ltimo, a(s) testemunha(s). TERMOS DA OITIVA O ofendido ser ouvido em Termo de Inquirio, o indiciado em Termo de Interrogatrio e as testemunhas em Termo de Inquirio (modelo do Anexo N). OITIVA As testemunhas e o indiciado, exceto em caso de urgncia inadivel, que constar da respectiva assentada, devem ser realizados durante o perodo que medeie entre as sete e dezoito horas, de acordo com o art. 19 do CPPM. A testemunha no dever ser, normalmente, inquirida por mais de quatro horas consecutivas, sendo-lhe facultada um descanso de 30 minutos, sempre que tiver que prestar declaraes alm daquele termo, de acordo como art. 19, 2 do CPPM.

IPM

Confisso.
Caso o indiciado confesse a culpa, o interrogatrio dever

ser firmado de acordo com os art. 306, 2, 307 a 310 do CPPM. A confisso no supre a necessidade da realizao do exame de corpo de delito nas infraes que deixem vestgios, nem importa na dispensa de outras diligncias, as quais sirvam para elucidar o fato. Segundo o art. 5, LVI, da CF, so inadmissveis as provas obtidas por meios ilcitos: viola direitos fundamentais, verificvel no

momento de sua obteno ( Ex: escuta telefnica no autorizada). A finalidade da prova convencer o juiz da veracidade dos fatos.

IPM

Acareao.
Sempre que houver divergncia em declaraes

sobre fatos ou circunstncias relevantes entre indiciados, testemunhas, indiciados e testemunhas, indiciado ou testemunha e a pessoa do ofendido ou entre pessoas ofendidas, ser cabvel a acareao, de acordo com os art. 365 e 366 do CPPM, sendo lavrado o "Termo de Acareao" (modelo do Anexo Q).
A

autoridade que realizar a acareao reinquirir os acareados, cada um de per si e em presena um do outro, e os explicar os pontos em que divergem, conforme art. 366 do CPPM.

IPM

CRIME PROPRIAMENTE MILITAR


Crime propriamente militar aquele que s pode

ser praticado por militares, pois consiste na violao de deveres restritos, que lhes so prprios. Quando houver necessidade da deteno do indiciado (militar) no decorrer de um IPM para apurar o cometimento de crime propriamente militar, com o propsito de melhor elucidar os fatos, ela independer de flagrante delito ou de ordem judicial, devendo o encarregado, observando o prazo do art. 18 do CPPM ( 30 dias) lavrar o competente "Mandado de Priso" (modelo do Anexo T), imediatamente providenciar:

IPM

Providncias:deteno do indiciado
a) comunicao da priso s autoridades judiciria militar e do

Ministrio Pblico competentes (art. 10 da Lei Complementar n 75/93) (modelo do Anexo V); b) comunicao da priso ao Comando do Distrito ou Comando Naval em cuja rea ocorreu a deteno, Diretoria do Pessoal Militar da Marinha, e ao Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais, quando envolver militar do CFN (modelo do Anexo U); c) comunicao famlia do preso, ou a qualquer pessoa por ele indicada, do local onde o mesmo se encontra detido (modelo do Anexo V); e d) a autorizao para que seja prestada assistncia pela famlia do preso ou por seu advogado, se este assim o desejar. OBS: Caso haja necessidade de prorrogao da priso a que se refere o inciso anterior, esta dever ser solicitada com observncia do previsto no art. 18 do CPPM (modelo do Anexo X).

ANEXO V/DGPM 315


(As autoridades judiciria militar e do Ministrio Pblico

IPM

competentes ou famlia do preso) (COMUNICAO DE PRISO) A Sua Excelncia (Senhoria) o Senhor, ______(NOME)________ Cargo do destinatrio Endereo Completo Assunto: _______________________ Vocativo 1. Participo a V. Ex. (ou S.) que o ....... (qualificao), indiciado no Inqurito Policial-Militar instaurado pela Portaria n ....., de ... (data por extenso) do ... (autoridade nomeante), encontra-se preso desde (data por extenso), na ....... (local), em virtude de estar se procedendo s investigaes policiais para apurar (resumo do fato) cuja autoria lhe atribuda. Atenciosamente/Respeitosamente, (Assinatura do Encarregado do IPM) (Nome) (Posto)

IPM

CRIME IMPROPRIAMENTE MILITAR


Crimes impropriamente militares so os crimes

comuns em sua natureza, cuja prtica possvel a qualquer cidado, civil ou militar.
OBS: Quando, no curso das investigaes, surgir

necessidade da priso do indiciado que tenha praticado crime impropriamente militar, dever o encarregado solicitar a decretao da priso preventiva, com base nos arts. 254 e 255 do CPPM, ao Juiz-Auditor da Circunscrio Judiciria Militar competente (modelo do Anexo AA).

Inqurito Policial Militar.


PROCEDIMENTO DOS EXAMES PERICIAIS
Os exames periciais devero ser procedidos de acordo com o

preconizado nos arts. 314 a 346 do CPPM, sendo sempre realizados por dois peritos.

PERITOS
Os peritos sero nomeados, preferencialmente, dentre os oficiais da

ativa, lotados na rea e que possuam formao tcnica compatvel com os exames que iro proceder, atendidas s especialidades, de acordo com os art. 48, 49 e 318 do CPPM, por portaria do encarregado, do IPM, ou do Comandante ou autoridade equivalente da OM aonde vier a ser lavrado o Auto de Priso em Flagrante (modelo do Anexo AB). Como peritos, podero ser designados militares pertencentes s outras Foras Armadas, conforme entendimentos prvios entre os respectivos Comandos. Na designao dos peritos devero ser considerados os casos de suspeio e impedimento previstos nos art. 52 e 53 do CPPM, se verificveis

Inqurito Policial Militar.


LAUDO DE EXAME PERICIAL Caso o exame pericial seja realizado no mbito da MB, os

peritos lavraro o correspondente "Laudo" (modelo do Anexo AC).


CENTRO DE PERCIAS MDICAS DA MARINHA Este Centro est capacitado para realizar percias mdico-legais in vivo (exames de corpo de delito para leso corporal) de interesse da polcia judiciria militar. Os exames prprios para integridade fsica de preso e emisso de atestado de sanidade fsico-mental devero ser realizados pelos oficiais mdicos das OM interessadas e, Na ausncia deles, por mdicos de servios de emergncia da jurisdio das referidas OM.

As OM que necessitarem do servio devero adotar as seguintes medidas:


Alfa encaminhar o periciado por ofcio, devidamente qualificado,

com solicitao especfica do exame para este Centro; Bravo o ofcio de encaminhamento dever ser assinado pelo Titular da OM ou seu representante legal, ou ainda pelo encarregado do IPM/APF; Charlie aps as 15h e em rotinas de domingo, a OM interessada dever fazer contato prvio via telefone, indicando a necessidade do exame e disponibilizar uma viatura prpria para o translado do perito para efetuar a percia; e Delta solicitar o encaminhamento do respectivo laudo, mediante ofcio, o que ser feito posteriormente por este Centro.

IPM

EXAME DE CORPO DE DELITO


Quando, devido ao tempo decorrido, no

puder ser realizado o exame de corpo de delito direto, e assim ser obtido o "Laudo de Exame de Corpo de Delito" (modelo do Anexo AD), ser lavrado o "Laudo de Exame de Corpo de Delito Indireto" (modelo do Anexo AE), que conter depoimento das pessoas que presenciaram a ocorrncia, de acordo com o art. 328 pargrafo nico do CPPM.

IPM

BUSCAS DOMICILIARES
Quando

para apurao dos fatos forem necessrias aes que envolvam buscas domiciliares, o encarregado do IPM mandar lavrar o "Termo de Informao para Busca, Apreenso e Priso" (modelo do Anexo AP) e solicitar ordem judicial nesse sentido (modelo do Anexo AQ) ao Juiz-Auditor competente. Concedida a ordem, ser procedida a diligncia, de conformidade com os arts. 179 e 180 do CPPM, observando-se o prescrito no inciso XI do art. 5 da Constituio Federal.

IPM

VIOLAO DE SIGILO
Se, no curso das investigaes, surgir

necessidade de se obter informaes que impliquem violao (quebra) do sigilo bancrio, fiscal ou das comunicaes telefnicas (por escuta), o encarregado do IPM solicitar, fundamentadamente, autoridade judiciria militar competente para que expea: ordem judicial neste sentido.

IPM

PRAZOS PARA CONCLUSO E PRORROGAO


Os prazos para realizao de IPM so os mencionados no art. 20 do

CPPM, ou seja, 20 (vinte) dias se o indiciado estiver preso, contado esse prazo a partir do dia em que se executar a ordem priso; ou em 40 (quarenta) dias nos demais casos (ex: indiciado solto), contados da data em que instaurar o inqurito. A prorrogao de que trata o 1 desse artigo ser solicitada pela autoridade nomeante ao COMIMSUP da autoridade nomeante, por mensagem, tendo como endereados de informao as OM participadas por ocasio da instaurao do IPM . O encarregado de IPM, no caso de dificuldade insupervel poder se dirigir Comandante da Marinha solicitando prorrogao de prazo para concluso, deve fazer constar em tal solicitao um ligeiro histrico do fato que motivou a abertura do inqurito, para conhecimento daquela autoridade. Essa informao constitui um dos elementos essenciais justificao prevista no 2 do art. 20 do CPPM.

RELATRIO

IPM

Terminado o IPM, o encarregado emitir um "Relatrio" (modelo

do Anexo AS) constitudo de duas partes: a primeira conter uma exposio do que ficou constatado e a segunda, a concluso a que se chegou: se o fato constitui transgresso disciplinar ou h indcios de ilcito penal, pronunciando-se, neste ltimo caso, justificadamente, sobre a convenincia da priso preventiva do indiciado, nos termos legais, conforme o art. 22 do CPPM. Os autos do IPM sero remetidos autoridade nomeante por meio de ofcio de remessa (modelo do Anexo AV). Nesse caso, o escrivo dever lavrar termo de Remessa (modelo do Anexo AAC) a fim de que conste nos autos a expedio do IPM para a autoridade nomeante.

IPM

RELATRIO
Verificando-se cuidadosamente os presentes autos

de IPM, constatei que: .... (apreciao dos depoimentos e laudos, indicando as folhas onde esto lavrados, um histrico do fato e como foi apurado o ocorrido), conclui-se que a ocorrncia (constitui ou no transgresso disciplinar enquadrada no art. ... do RDM e/ou apresenta indcio de prtica delituosa). (concluso a que chegou o Encarregado). Sejam estes autos conclusos ao .............. (autoridade nomeante), a quem cabe decidir e exarar a Soluo. Nos IPM complementar com: de acordo com o 1 do art. 22 do Cdigo de Processo Penal Militar (Decreto-Lei n 1.002, de 21OUT69). (Local e Data por extenso) (Assinatura do Encarregado) (Nome) (posto

IPM

SOLUO
A autoridade nomeante examinar as

concluses expostas no "Relatrio", pelo encarregado, e decidir, por meio de "Soluo" (modelos do Anexo AT). A "Soluo" ser exarada pela autoridade nomeante dentro dos prazos previstos no art. 20 do CPPM para concluso do IPM.

S O L U O: ANEXO AT/DGPM-315
(ARQUIVAMENTO) Verificando-se do Inqurito Policial-Militar a que mandei proceder (ou mandado proceder pelo(a) .....(autoridade que determinou a abertura do IPM)), de acordo com a alnea........ do art. 10 do CPPM, que o fato, como apurado, no apresenta indcios de crime nem contraveno disciplinar, determino a remessa dos presentes autos de IPM ao Juiz-Auditor Distribuidor da ..... Circunscrio Judiciria Militar, de acordo com o art. 23 do CPPM, Decreto-Lei n 1.002, de 21OUT69). (Local e data por extenso) (assinatura da autoridade nomeante) (Nome) (Posto)

IPM

SOLUO
A autoridade delegante poder, nos termos do 2 do art. 22 do

CPPM, em discordando da soluo dada ao IPM pela autoridade delegada, avoc-lo para dar soluo diversa. A avocao providncia extraordinria, s se justificando quando se fizer de forma fundamentada. Quando ficar constatado que o fato apurado constitui contraveno disciplinar, ou que alm da conduta considerada crime militar, foi constada a existncia de contraveno disciplinar, a autoridade nomeante far constar da Soluo e dever adotar as providncias necessrias para que o militar seja levado a julgamento pelas contravenes apuradas, ocasio em que, se for o caso, ser imposta punio disciplinar.

IPM

OBSERVAO:
A autoridade de polcia judiciria militar

(autoridade nomeante) no poder aplicar punio disciplinar militar com sede apenas nas provas colhidas no IPM, dado que este procedimento no comporta contraditrio, sendo necessrio que a autoridade instaure, com fulcro nos elementos colhidos no IPM processo administrativo disciplinar (art. 26 e seguintes do RDM), deferindo ao acusado a ampla defesa e o contraditrio previsto no inciso LV do art. 5 da CF.

IPM

S O L U O (Ato Demeritrio)
A autoridade que mandou instaurar o IPM,

concluindo tratar-se de ato demeritrio praticado por militar, proceder ao encaminhamento de cpia dos autos para a autoridade competente, solicitando instaurao de correspondente Conselho de Disciplina ou de Justificao (modelo do Anexo AT Ato Demeritrio).

IPM

S O L U O (Ato Demeritrio)
Verificando-se do Inqurito Policial - Militar a que mandei proceder

ou mandado proceder pelo ........(autoridade que determinou a abertura do Procedimento), (de acordo com a alnea ........ do art. 10 do CPPM), que o fato constitui ato demeritrio envolvendo o ......... (posto ou graduao, quadro ou especialidade, NIP e nome dos sindicados ou indiciados), determino que sejam extradas cpias dos mesmos e encaminhadas ao ........... (CM ou DPMM, ou autoridade que determinou a instaurao), a fim de instruir o competente Conselho de Justificao (ou a instaurao do competente Conselho de Disciplina). Determino o encaminhamento dos presentes autos de IPM ao Juiz-Auditor Distribuidor da ... Circunscrio Judiciria Militar, de acordo com o art. 23 do CPPM, Decreto-Lei n 1.002, de 21OUT69). (Local e data por extenso) (assinatura da autoridade nomeante) (Nome) (Posto)

IPM

REMESSA DE IPM
Estando o IPM solucionado, a autoridade nomeante

remeter os autos do inqurito diretamente ao auditor da Circunscrio Judiciria Militar onde ocorreu a infrao penal, acompanhados dos instrumentos desta, bem como dos objetos que interessem sua prova (modelo do Anexo AZ). Quando ficar constatado que o fato, conforme apurado, no caracteriza contraveno disciplinar, nem crime, a autoridade nomeante dever encaminh-lo CJM correspondente, pois o arquivamento s poder ser feito pelo JuizAuditor competente (art. 24 do CPPM).

IPM

REMESSA DE IPM
A autoridade nomeante no poder determinar o

arquivamento do inqurito, mesmo que esteja evidenciada a inexistncia de crime, visto que a apresentao da denncia ou o pedido de arquivamento do IPM so atribuies exclusivas do Ministrio Pblico Militar, de acordo art. 24 do CPPM. Os autos do IPM, depois de recebidos na Auditoria, no podem ser devolvidos autoridade nomeante, a no ser nos casos previstos no art. 26 do CPPM.
O arquivamento dos autos no impede a instaurao de novo

IPM, se novas provas aparecerem em relao ao fato, ao indiciado ou terceira pessoa, ressalvadas as hipteses de trnsito em julgado ou de extino de punibilidade, conforme o art. 25 do CPPM.

IPM

IPM ORIUNDO DE SINDICNCIA

Os

autos de sindicncia que derem origem instaurao de IPM sero anexados portaria da autoridade nomeante, no podendo ser efetuada qualquer supresso ou alterao em suas partes.

6.6 PRISO PROVISRIA


Conceito: aquela que ocorre durante o

inqurito, ou no curso do processo, antes da condenao definitiva de acordo com o disposto no artigo 220 do CPPM. No processo penal militar, existem os seguintes tipos de priso provisria: 1. priso em flagrante, 2. priso preventiva, e

3. menagem.

1. Priso em flagrante delito.


REFERENCIA: DGPM-315 NORMAS SOBRE JUSTIA E
DISCIPLINA NA MB PRISO EM FLAGRANTE VOLUME V.

CONCEITO. ART.244 do CPPM in verbis: Considera-se em flagrante delito aquele que est

cometendo o crime; acaba de comet-lo; perseguido logo aps o fato delituoso em situao que faa acreditar ser ele o autor, encontrado, logo depois, com instrumento, objetos, material ou papis que faam presumir a sua participao no fato delituoso.. A priso em flagrante ocorre quando presenciada ou constatada, dentro de determinado prazo, a ocorrncia de um ilcito penal.

1. Priso em flagrante delito.


Caso o auto de priso em flagrante seja, por si s,

suficiente para a elucidao do fato e sua autoria, o auto de priso em flagrante delito constituir o inqurito, dispensando outras diligncias, salvo o exame de corpo de delito no crime que deixe vestgios, a identificao da coisa e sua avaliao, quando o valor influir na aplicao da pena. A remessa dos autos, com breve relatrio da autoridade policial militar far-se-a sem demora ao juiz competente, nos termos do art. 20 do CPPM. Advirta-se, porm que se por si s o flagrante no for suficiente para a elucidao do fato e sua autoria, o auto de priso em flagrante delito ser pea inicial do IPM, sendo nesta hiptese desnecessria a portaria.

MARINHA DO BRASIL BASE DE FUZILEIROS NAVAIS DA ILHA DAS FLORES Avenida Paiva s/n. - Ilha das Flores - Neves CEP: 24.426-148 - So Gonalo/RJ Tel. (21) 3707-9527 - secom@bfnif.mar.mil.br
Ofcio n______/2007 BFNIF-MBQJ/HL/32/C

So Gonalo, RJ, 28 de setembro de 2007. A Sua Senhoria o Senhor Diretor do Instituto Mdico Legal Rua Coronel Gomes Machado, n 250, Centro, Niteri, Rio de Janeiro - RJ.

Assunto: Exame de Corpo de Delito Senhor Diretor, 1. Incumbiu-me o Senhor Comandante da Base de Fuzileiros Navais da Ilha das Flores de solicitar a Vossa Senhoria proceder a exame de corpo de delito no Senhor JOO DA SILVA, identidade xxxxxxxxxxx(DETRAN/RJ), CPF XXXXXXX-86 em virtude do mesmo ter sido preso em flagrante delito nesta Organizao Militar. Atenciosamente, FULANO DE TAL Segundo-Tenente (RM2-MD) Oficial de Servio Cpias:
BFNIF-04 BFNIF-13

Arquivo

1. Priso em flagrante delito.


LAVRATURA DOS AUTOS A determinao para a lavratura de auto de priso

em flagrante atribuio do Comandante ou autoridade equivalente ou do seu representante legal (Oficial de Servio ou de Quarto) da OM onde se der a apresentao do preso ou a realizao da priso (art. 245 do CPPM). CRIMES PERMANENTES Nos crimes permanentes, assim considerados aqueles cuja consumao se prolonga no tempo (o seqestro, o crcere privado e a desero, por exemplo), considerar-se- o agente em flagrante delito, at que cesse sua atividade criminosa.

1. Priso em flagrante delito.


CRIMES PROPRIAMENTE MILITARES Nos crimes propriamente militares (exemplos:

motim, revolta, violncia contra superior, desrespeito ao superior, insubordinao, excesso ou abuso de autoridade, desero, abandono de posto,etc...). A priso do infrator independer de estar em flagrante delito ou de ordem escrita da autoridade judiciria, podendo ser efetivada pela autoridade militar competente. Contudo, a priso dever ser comunicada ao juiz competente (art. 5, inciso LXII da Constituio Federal) e ao Ministrio Pblico competente (art. 10 da Lei Complementar n 75/93).

1. Priso em flagrante delito.


MEDIDAS PRELIMINARES. Logo que forem verificadas anormalidades ou indcios de

prtica de infrao penal, devero ser adotadas as medidas preliminares preconizadas no art. 12 do CPPM. Qualquer pessoa poder, e os militares devero, prender quem for insubmisso ou desertor, ou seja, encontrado em flagrante delito (art. 243 do CPPM). O auto de priso em flagrante dever conter, pelo menos, o depoimento de duas pessoas que tiverem assistido o fato delituoso ou presenciado a apresentao do preso autoridade competente. A priso em flagrante poder ser efetuada em qualquer dia, hora e local e, se necessrio, podendo-se penetrar em qualquer casa em que se encontre o infrator (art. 5, XI da Constituio Federal). Porm, recomenda-se que seja observado o disposto nos art. 231 a 233 do CPPM. OBS: Em se tratando de priso decorrente de posse ou trfico de entorpecentes, para a materializao do flagrante, existe a necessidade do laudo pericial de constatao da substncia apreendida, conforme o modelo do anexo AB da DGPM-315.

1. Priso em flagrante delito.


PRISO Ocorrendo

priso em flagrante, em rea sob jurisdio militar, ou conduo de preso em flagrante a uma OM, dever o mesmo ser imediatamente apresentado ao Comandante ou autoridade equivalente ou ao seu representante legal (Oficial de Servio ou de Quarto), que providenciar a lavratura do competente "Termo de Apresentao" (modelo do Anexo B). Ser designado um escrivo para autuar o infrator e determinar, imediatamente, as providncias iniciais que o caso requeira, tais como: exames periciais, apreenso de instrumentos, armas ou objetos e efetuar as devidas comunicaes, como mencionado no art. 245 do CPPM.

TERMO DE APRESENTAO (PRISO DE CIVIL EM OM).

Foi-me apresentado hoje, s vinte e uma horas, nesta cidade de So Gonalo, a bordo da Base de Fuzileiros Navais da Ilha das Flores, o senhor WELLINGTON ............., identidade 20293195-2 (DETRAN/RJ), CPF 117697597-86, filho de ANALINA MARQUES DA SILVA, residente rua Cruzeiro do Sul, Travessa B, n 22 Gradim So Gonalo/RJ, conduzido preso pelo 2SG-FN-EG 87.0812.96 GERALDO ................, Identidade n 556.359-3, filho de ERIVAN..................... e JANETE....................., residente rua Doutor Alfredo Backer 458, Bloco 4 B, Ap 101, Alcntara - So Gonalo/RJ, em virtude de, mediante tentativa de agresso a militar, ter desacatado militar e desobedecido ordem legal de autoridade militar competente, infringindo os artigos n 177, 299 e 301 do Cdigo Penal Militar, sendo o ato testemunhado pelo 3SG-FN-IF 85.2346.30 GELSION ..................., identidade 439132-MB, filho de JOS .......... e MARIA .........., residente rua Itaocara, lote 12, quadra 67, casa 3, Trindade SoGonalo/RJ, Sargento Polcia Sul da hora, o 3SGFN-IF 87.2347.42, MARCOS LUIS PEREIRA DA SILVA, identidade 586.828-9-MB, filho de JOO LUIZ DA SILVA e MARLI RITA PEREIRA DA SILVA, residente rua Sebastio Menezes n 4, Itana So Gonalo/RJ, Comandante do Grupo de Reao Imediata (GRI) e SD-FN 06.0457.07 MARCUS VINCIOS CARVALHO COSTA, identidade 755.065-1/MB, filho de JOS CLARETE DA COSTA e MARIA ELISMAR DE CARVALHO COSTA, residente rua Rui Barbosa 338, Centro, Lavras/MG, militar de servio no PV-6, quando determinei que fosse imediatamente lavrado contra o infrator o competente Auto de Priso em Flagrante. Designo o 2SG-F-ES 85.7723.56 QUERUBIM................., para, sob compromisso, exercer as funes de escrivo "ad hoc" e proceder lavratura do respectivo auto, nos termos do art. 245 do Cdigo de Processo Penal Militar. SO GONALO, RJ. Em 27 de setembro de 2007. LEONARDO .............................. Segundo-Tenente Oficial de Servio

1. Priso em flagrante delito.


INSUBORDINAO OU DESACATO Em caso de insubordinao ou desacato, o infrator

deve ser alertado para o fato de que sua atitude constitui crime, a fim de configurar a predisposio consciente de praticar o ato. Caso, depois de alertado, mantenha a atitude, ser-lhe- dada voz de priso. CAPTURA Na priso em flagrante, a captura dar-se- pela simples voz de priso. O preso ser informado de seus direitos constitucionais, entre os quais o de permanecer calado, comunicar-se com pessoa de sua famlia ou outra que queira indicar, e seu advogado, e identificao dos responsveis por sua priso, e pelo seu interrogatrio.

1. Priso em flagrante delito.


DESIGNAO DO ESCRIVO A funo de escrivo ser exercida por um Oficial Intermedirio

ou Subalterno, se o infrator for oficial; se praa, um Suboficial ou Sargento. Ele lavrar o competente Termo de Compromisso Na falta destes, qualquer pessoa idnea a desempenhar (art. 245, 4 e 5 do CPPM), a qual ser denominado escrivo ad hoc.
ATRIBUIO DO

SIGILO:

A priso em flagrante, quanto ao sigilo, ter, normalmente,

tratamento OSTENSIVO. Quando o preso for suboficial, os autos sero classificados como RESERVADO. Quando for oficial, sero classificados como CONFIDENCIAL. Se o fato envolver assunto que afete a Segurana Nacional, os autos sero classificados como CONFIDENCIAL ou SECRETO.

TERMO DE COMPROMISSO

Aos vinte e sete dias do ms de setembro do ano de 2007, eu, 2SG-

F-ES 85.7723.56 QUERUBIM JOS MATOS ANDRADE, tendo sido designado Escrivo para lavrar o Auto de Priso em Flagrante, conforme determinado pelo 2 Ten (RM2-MD) HUGO LEONARDO RODRIGUES SOARES, Oficial de Servio, presto o compromisso de manter sigilo e de cumprir fielmente as determinaes legais, de conformidade com o art. 11 pargrafo nico (ou art. 245 5) do Cdigo de Processo Penal Militar - Decreto-Lei n 1002, de 21OUT69. QUERUBIM JOS MATOS ANDRADE 2SG-F-ES 85.772

1. Priso em flagrante delito.


MENSAGEM Ao ser efetuada a priso em flagrante de qualquer pessoa, civil

ou militar, o fato dever ser comunicado ao Comando do Distrito Naval ou Comando Naval em cuja jurisdio ocorreu a priso, com informao ao Centro de Inteligncia da Marinha, por meio de mensagem, que, no caso de militar, conter os seus dados. A mensagem acima mencionada ser encaminhada, como informao, DPMM, ao CPesFN ou DPCvM, conforme o caso, e ao seu Comandante ou autoridade equivalente, se no for subordinado autoridade que determinou a priso. Quando o detido for Oficial-General, o fato ser, tambm, comunicado ao CM e ao CEMA (art. 10, 4 do CPPM).

1. Priso em flagrante delito.


A

priso de qualquer pessoa em flagrante delito, assim como o local onde se encontra detida, dever ser comunicada, imediatamente, pelo titular da OM onde foi lavrado o flagrante s autoridades judicirias, ao Ministrio Pblico e famlia do preso ou pessoa por ele indicada, por meio de ofcio (modelo do Anexo R).

EXEMPLO DE COMUNICAO DE PRISO AO JUIZ


MARINHA DO BRASIL BASE DE FUZILEIROS NAVAIS DA ILHA DAS FLORES Avenida Paiva s/n. - Ilha das Flores - Neves CEP: 24.426-148 - So Gonalo/RJ Tel. (21) 3707-9527 - secom@bfnif.mar.mil.br
Ofcio n______/2007 BFNIF-MBRB/SC/02/C

So Gonalo, RJ. de setembro de 2007. A Sua Excelncia o Senhor Juiz Auditor Distribuidor das Auditorias da 1 CJM Praia Belo Jardim, n 555, Galeo - Ilha do Governador Rio de Janeiro RJ CEP 21941-290 Assunto: Priso em Flagrante Senhor Juiz, 1. Incumbiu-me o Comandante da Base de Fuzileiros Navais da Ilha das Flores de participar a V. Exa. que foi preso em flagrante delito, s vinte e uma horas do dia vinte e sete de setembro de 2007, o senhor WELLINGTON MARQUES DA SILVA, identidade 20293195-2 (DETRAN/RJ), CPF 117697597-86, filho de ANALINA MARQUES DA SILVA, residente rua Cruzeiro do Sul, Travessa B, n 22 Gradim So Gonalo/RJ, em virtude de, mediante tentativa de agresso e desacato a militar, ter desobedecido ordem legal de autoridade competente militar para se afastar da rea de segurana martima deste Complexo, conforme Auto de Priso em Flagrante em anexo, sendo recolhido a Presdio da Marinha onde se encontra preso, disposio da Autoridade Judiciria Militar. Respeitosamente,

HUGO LEONARDO RODRIGUES SOARES

Segundo-Tenente (RM2-MD) Oficial de Servio Cpias:


BFNIF-04 BFNIF-13

Arquivo

DEPOIMENTOS:
Os

depoimentos do condutor do preso, das testemunhas ou informantes, da vtima ou ofendido, se houver e puder faz-lo, e do conduzido sero tomados a termo no "Auto de Priso em Flagrante" (modelo do Anexo D). OBS: Quando o preso se recusar a assinar o "Auto de Priso em Flagrante" ou no souber escrever ou no puder faz-lo, o fato constar do texto final deste Auto, e, ento, sero convocadas duas testemunhas, alm daquelas que presenciaram o ato criminoso ou a apresentao do conduzido, as quais firmaro ter assistido leitura do termo ao preso e a sua recusa em assin-lo ou a sua impossibilidade de faz-lo.

1. Priso em flagrante delito.


A instaurao da competente ao penal depender

das corretas lavraturas do "Termo de Apresentao" e do "Auto de Priso em Flagrante", complementadas por provas materiais ou periciais do fato delituoso. Se das respostas do interrogatrio, feito ao conduzido durante a lavratura do "Auto de Priso em Flagrante", resultarem fundadas suspeitas contra ele, a autoridade mandar recolh-lo priso, procedendose, imediatamente, se for o caso, e conforme o indicado, a exames periciais de corpo de delito, de toxidez ou de sanidade mental, a busca e apreenso dos instrumentos do fato delituoso e, ainda, a outras providncias que considerar necessrias (art. 246 do CPPM).

1. Priso em flagrante delito.


CONFISSO Caso o infrator confesse a culpa, o depoimento ser firmado

de acordo com os art. 307 a 310 do CPPM. A confisso no supre a necessidade da realizao do exame de corpo de delito nas infraes que deixem vestgios, nem importa na dispensa de outras diligncias que sirvam para elucidar o fato. Exemplo: leso corporal, arrombamento ( deixa vestgio). ACAREAO Os depoentes que divergirem nas partes essenciais sero devidamente acareados, de acordo com o art. 365 do CPPM, sendo lavrado o "Termo de Acareao" (modelo do Anexo U). Quando houver acareao, os depoentes no prestaro compromisso, por j o terem realizado quando do depoimento inicial.

1. Priso em flagrante delito.


EXAMES PERICIAIS Os exames periciais devero ser procedidos de acordo com

o preconizado nos art. 314 a 346 do CPPM. PERITOS Os peritos sero, normalmente, designados entre as pessoas lotadas na rea e que possuam requisitos tcnicos compatveis com os exames que iro proceder, de acordo com os art. 48, 49 e 318 do CPPM, sendo nomeados por "Portaria" do Comandante, ou autoridade equivalente, da OM onde vier a ser lavrada a priso em flagrante (modelo do Anexo V); Como peritos, podero ser designados militares pertencentes s outras Foras Armadas, conforme entendimentos prvios entre os respectivos Comandos; e Na designao dos peritos devero ser considerados os casos de suspeio e impedimento previstos nos art. 52 e 53 do CPPM, se verificveis.

1. Priso em flagrante delito.


CONCLUSO Concludos os autos, o escrivo lavrar o "Termo de

Concluso" (modelo do Anexo AG). Os autos conclusos sero enfeixados em uma "Capa" (modelo do Anexo A) e remetidos ao JuizAuditor da competente Circunscrio Judiciria, mediante ofcio da autoridade que determinou a lavratura dos mesmos. OBS: Se necessrio este ofcio conter uma relao de documentos inerentes ao caso, no recebidos a tempo de serem juntados, e que sero encaminhados to logo recebidos.

1. Priso em flagrante delito.


REMESSA Os autos de priso em flagrante

sero remetidos, imediatamente, em expediente com tramitao urgente, diretamente autoridade judiciria da rea onde ocorreu a priso, por meio de ofcio (art. 251 do CPPM). Se houver necessidade de serem procedidas diligncias, a remessa dos autos dever ocorrer no prazo mximo de cinco dias a partir da data da priso (art. 251 do CPPM). Entretanto, mesmo quando depender dessas diligncias, a comunicao da priso dever ser feita de imediato ao Juzo competente. O encaminhamento do processo competente Circunscrio Judiciria Militar ser participado s autoridades mencionadas no art. 5.12 da DGPM-315, por meio de mensagem, conforme abaixo:

Ao ser efetuada a priso em flagrante de qualquer pessoa, civil ou militar, o fato dever ser comunicado ao Comando do Distrito Naval em cuja jurisdio ocorreu a priso, com informao ao Centro de Inteligncia da Marinha.

Notcias STF Quinta-feira, 31 de Julho de 2008 Ministro do STM comenta

deciso de soltar sargento homossexual . O ministro Carlos Alberto Marques Soares, do Superior Tribunal Militar (STM), disse hoje (31) no Supremo Tribunal Federal (STF) que o habeas corpus concedido pelo presidente Gilmar Mendes ao 2 sargento desertor Laci Marinho no foi uma surpresa. Carlos Alberto afirmou que, embora o caso do militar do Exrcito tenha ganhado repercusso pelo fato de ele ter tornado pblica a homossexualidade, Marinho responde to somente pelo crime de desero previsto na lei militar. O ministro frisou que ele no est sendo julgado pelo fato de ser homossexual, uma vez que isso no crime (considera-se crime, sim, a prtica de sexo no interior do quartel, seja por homossexuais ou heterossexuais mesmo entre parceiros casados). Mas at onde sabemos no h provas disso contra o acusado, ento em momento algum se imputou a ele esse ato, disse. O que discutimos um delito de desero, ou seja, a ausncia do militar por um prazo maior de oito dias sem autorizao de superior, explicou. Segundo ele, o sargento havia abandonado o posto e, ao dar entrevista a uma rede de televiso, foi localizado pelas Foras Armadas. Todo desertor, de acordo com a lei, est sujeito a captura e priso independente de mandado, lembrou.

O que deve conter o APF:


1) a data e o local onde foi lavrado; 2) a indicao da autoridade que o presidiu; 3) a qualificao, o compromisso e a oitiva do condutor (depoimento

de quem realizou a priso),onde dever informar os fatos que motivaram a priso do conduzido, bem como as circunstncias que o envolveram; 4) a qualificao, o compromisso e a oitiva de pelo menos duas testemunhas que presenciaram o fato ou a priso. Na ausncia destas testemunhas,devero assinar o auto, pelo menos duas testemunhas que tenham presenciado a entrega do conduzido Autoridade Policial; 5) a qualificao e oitiva do ofendido, quando for possvel; 6) a qualificao e o interrogatrio do conduzido. OBS: Se no obedecida esta ordem, a priso dever ser relaxada por ser ilegal.

ANEXO D: AUTO DE PRISO EM FLAGRANTE

Aos ... dias do ms de ..... do ano ......., nesta cidade de .... (ou lugar onde for), a bordo do ..... (ou lugar onde for), onde se achava ....... (nome e posto da autoridade militar a que for apresentado o preso), comigo ... (qualificao), servindo de escrivo, a presente o condutor ............ (qualificao), disse que ........ (resumo do fato, declarao de haver o conduzido sido preso quando o cometia ou quando, aps a prtica do mesmo, fugia, perseguido pelo clamor pblico, acrescentando se o seu estado fsico apresentava ou no leses aparentes, o estado do vesturio e se estava de posse do instrumento com que praticou o fato delituoso). Nada mais sendo perguntado e nada mais tendo a informar, foi encerrado o seu depoimento. Em seguida, presente a primeira testemunha .... (qualificao), a qual, sob o compromisso legal, prometeu dizer a verdade, de acordo com o art. 352 do CPPM e sendo inquirida, disse: ......(segue-se o que for perguntado e o que a testemunha disser), e nada mais sendo perguntado e nada mais tendo a informar, foi encerrado o seu depoimento. Presente a segunda testemunha ....... (qualificao), a qual, sob o compromisso legal, prometeu dizer a verdade, de acordo com o art. 352 do CPPM e, sendo inquirida, disse: ............. (segue-se o que for perguntado e o que a testemunha disser), e nada mais sendo perguntado e nada mais tendo a informar, foi encerrado o seu depoimento. (Idntico procedimento para as demais testemunhas). Presente o ofendido ou a vtima (se este comparecer e puder depor), que se identificou como ........ (qualificao), disse ........... (segue-se o que for perguntado e o que o ofendido disser). Nada mais sendo perguntado e nada mais tendo a informar, foi encerrado o seu depoimento. Em seguida, presente o infrator, sendo-lhe informado dos seus direitos constitucionais ao silncio, assistncia de advogado e comunicao pessoa de sua famlia ou qualquer outra indicada, que declarou chamar-se ........ (qualificao), ao ser interrogado sobre o fato que motivou a sua deteno disse:............(segue-se o que foi perguntado e que o infrator disser, com as circunstncias, o lugar, o dia e a hora do cometimento do crime). Nada mais tendo a informar, foi encerrado o seu depoimento. Pelo que, mandou a autoridade encerrar este auto, que assina com o condutor, as testemunhas, o ofendido ou a vtima (se esta comparecer ou puder faz-lo) e o infrator. Eu, ............ (posto ou graduao, quadro ou especialidade, NIP e assinatura), servindo de escrivo, o subscrevi. [Seguem-se as assinaturas da autoridade que presidiu ao auto, do condutor, das testemunhas, do ofendido ou da vtima - se este(a) comparecer - e do infrator].

OBS:
Cabe lembrar que o APF dispensa a instaurao de

IPM, pois ambos so peas informativas, ou seja, possuem a mesma finalidade no sentido de fornecer ao Ministrio Pblico Militar os elementos necessrios propositura da ao penal militar. Assim, se o militar for preso por trazer consigo substncia entorpecente, dever ser submetido, mediante diligncia determinada pelo Presidente do APF, a exame de constatao quanto natureza da substncia apreendida.

2. DA PRISO PREVENTIVA.
A priso preventiva a medida cautelar, constituda da

privao de liberdade do acusado e decretada pelo juiz durante o inqurito ou instruo criminal, diante da existncia dos pressupostos legais, para assegurar os interesses sociais de segurana. cabvel na justia comum e na justia militar. A priso preventiva ser decretada pelo juiz, de ofcio, a requerimento do: Ministrio Pblico, ou do querelante (autor da queixa crime), ou mediante representao da autoridade policial em qualquer fase do inqurito policial, IPM ou da instruo criminal. Os pressupostos da priso preventiva so: o primeiro, a prova da existncia do crime no inqurito ou no processo; e o segundo pressuposto, so os indcios de autoria, quando requer apenas uma mera probabilidade de quem seja o autor. Somatria de circunstncias que leve o julgador a uma probabilidade quanto autoria do fato tpico.

2. DA PRISO PREVENTIVA.
A priso preventiva na justia criminal comum

ser decretada como garantia da ordem pblica, garantia da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal ( atividade processual que consiste em colher provas para instruir o julgador) ou para assegurar a aplicao da lei penal. Na justia militar, os fundamentos so: a garantia da ordem pblica, convenincia da instruo criminal, assegurar a aplicao da lei penal, a periculosidade do indiciado ou do acusado, e por fim, a exigncia da manuteno das normas e princpios de hierarquia e disciplina militares. OBS: Estes dois ltimos fundamentos so exclusivos da justia militar.

Fundamentos da priso preventiva: justia comum e justia militar.


Garantia da ordem pblica. Tal medida consiste em considerar, to-

somente, se a liberdade do acusado representar risco para a paz pblica, sendo irrelevante a gravidade do delito. Aplicado na justia comum e na justia especializada militar.
Garantia da ordem econmica. Aplica-se na prtica de crime que

possa causar perturbao ordem econmica. No se aplica a justia militar.

Convenincia da instruo criminal. Funo de evitar que ru prejudique a colheita de provas, ameaando testemunhas, vtimas, peritos, enfim, prejudicando o curso do inqurito policial, IPM ou processo criminal, dificultando a descoberta da verdade. Aplicado na justia comum e na justia especializada.

Garantia da aplicao da lei penal. Evitar que o acusado sem

endereo certo, ou em vias de se evadir, caso seja condenado no cumpra a pena, surgindo, assim, a necessidade de cumprimento da lei penal. Aplicado na justia comum e na justia militar;

Fundamentos da priso preventiva: justia comum e justia militar.


Periculosidade do acusado. Pela torpeza e comportamento agressivo

do acusado para a realizao do delito, impe a necessidade da priso preventiva como forma de proteger a sociedade do militar acusado da prtica de outros crimes, desde que, fundamentada em provas carreadas nos autos. Fundamento previsto exclusivamente para a justia militar.
Manuteno das normas e princpios de hierarquia e disciplina

militares. Os princpios de hierarquia e disciplina so os pilares das instituies militares, assim, conforme seja a gravidade do delito, sua repercusso e conseqncias, a liberdade do indiciado poder incutir no seio da tropa a idia de impunidade, terreno frtil para a semeadura de maus exemplos.

Nestes casos, a priso preventiva funciona como resposta rpida da Justia Militar. Fundamento exclusivo do processo penal militar.

OBS: Quando desaparecem as razes da decretao, a priso

preventiva dever ser revogada. No entanto, se surgir novamente o mesmo fundamento ou um novo fundamento sobrevir, o juiz decretar a priso preventiva do indiciado ou acusado.

PRAZO DA PRISO PREVENTIVA


A Lei n.11.719/08 trouxe um alargamento das

hipteses da priso preventiva em seu art. 387, pargrafo nico, determinando que "o juiz decidir, fundamentadamente, sobre a manuteno ou, se for o caso, imposio de priso preventiva ou de outra medida cautelar, sem prejuzo do conhecimento da apelao que vier a ser interposta". Diante disso, atravs da percepo da inexistncia atual de regramento ou entendimento jurisprudencial que determine o que venha a ser o excesso de prazo da priso preventiva, a nica sada passa a ser analisar o Princpio da Razoabilidade como fator determinante sobre o tempo de tal medida cautelar.

Priso preventiva de major envolvido em fraudes no IME

A Procuradoria de Justia Militar no Rio de Janeiro requereu, ao juiz-auditor da 3 Auditoria da 1 Circunscrio Judiciria Militar (no Rio de Janeiro), a priso preventiva de um major envolvido em fraudes em licitaes no Instituto Militar de Engenharia - IME. No requerimento, os membros do MPM alegam que a liberdade do major pode influenciar a colheita de provas, inclusive porque gestores do IME, que atuavam na poca dos fatos, permanecem trabalhando at hoje. Tambm foi considerada no pedido, a existncia de mensagens eletrnicas com ameas de morte. Ainda segundo o MPM, a priso preventiva objetiva manter a hierarquia e a disciplina militares j que os fatos, amplamente divulgados, envolvem inmeras autoridades militares. As investigaes no IME iniciaram em janeiro de 2010, a partir do recebimento de um e-mail, de origem desconhecida, relatando supostas irregularidades em licitaes. No decorrer do procedimento administrativo, foi constatada a relao de parentesco entre o major e inmeros scios de empresas vencedoras de licitaes no IME no perodo de 2004/2005. Em 14 de maio de 2010, a 3 Auditoria da 1 CJM deferiu requerimento de busca e apreenso, formulado pelo MPM, de 74 procedimentos licitatrios do IME. Anlise realizada no material apreendido revela que, entre 2004 e 2005, duas empresas que tm como scios o sogro e a cunhada do major foram vencedoras de inmeras licitaes, tendo recebido um valor de aproximadamente R$ 3,29 milhes. Outras empresas, tambm de propriedade de familiares e segundo os autos, amigos do major, tambm venceram licitaes neste perodo. O Tribunal de Contas da Unio, em pelo menos duas ocasies, apontou irregularidades nas licitaes do IME naquele perodo. O Ministrio Pblico Militar fundou o requerimento de priso preventiva em trs requisitos previstos no art. 255 do Cdigo de Processo Penal Militar para sua decretao: convenincia da instruo criminal; periculosidade do indiciado ou acusado; e exigncia da manuteno das normas ou princpios de hierarquia e disciplina militares, quando ficarem ameaados ou atingidos com a liberdade do indiciado ou acusado.

3. MENAGEM
CONCEITO:
Benefcio concedido a militares, assemelhados e civis sujeitos jurisdio militar e ainda no condenados, os quais assumem o compromisso de permanecer no local indicado pela autoridade competente. cumprido em uma cidade, quartel, ou mesmo na prpria habitao, sem rigor carcerrio.
OBS: A menagem no ordenamento jurdico brasileiro

um instituto exclusivo da justia militar, estando disposto no artigo 263 do CPPM, no sendo aplicvel na justia criminal comum.

3. MENAGEM
O lugar da menagem sempre fora do crcere,

tanto para o militar como para o civil, podendo ser na residncia do ru, em lugar sujeito administrao militar ou na cidade, esta ltima modalidade equipara-se liberdade provisria. O princpio bsico que rege a menagem a confiana. O indiciado ou acusado d sua palavra de honra de que comparecer a todos os atos processuais e de que no se retirar do lugar da menagem. OBS: O juiz auditor entendendo no mais necessria ao interesse da Justia Militar pode liberar o homenageado, em qualquer tempo, da menagem, na forma do artigo 267, pargrafo nico do CPPM.

Ementa: STM
MENAGEM. CONCESSO APOS O RECEBIMENTO DA DENUNCIA.

COMPETENCIA. LIBERDADE PROVISORIA. CONCESSO 'DE OFICIO'. 1. MENAGEM. APOS O RECEBIMENTO DA DENUNCIA, FALECE COMPETENCIA AO JUIZ-AUDITOR PARA CONCEDER MENAGEM, CUJO BENEFICIO, A PARTIR DESSE ATO, COMPETE, PRIVATIVAMENTE, AOS CONSELHO DE JUSTIA (ART. 28, INCISO II, DA LEI NUMERO 8.457/92 (LOJM). 2. LIBERDADE PROVISORIA. PREENCHENDO O ACUSADO OS REQUISITOS OBJETIVOS E SUBJETIVOS A SUA CONCESSO, MERECE TER RECONHECIDO TAL BENEFICIO DA LEI. ENTRETANTO, O REU QUE SE ENCONTRA EM LIBERDADE PROVISORIA ESTA SUJEITO A SER NOVAMENTE RECOLHIDO A PRISO, CASO NO ATENDA AO CHAMAMENTO JUDICIAL OU DESCUMPRA ALGUM ENCARGO QUE LHE TENHA SIDO IMPOSTO. POR MAIORIA DE VOTOS, DECIDIU O TRIBUNAL DECLARAR NULA A DECISO QUE CONCEDEU MENAGEM AO PACIENTE,POR TER SIDO PROLATADA POR AUTORIDADE JUDICIARIA INCOMPETENTE E, 'DE OFICIO', CONCEDER LIBERDADE PROVISORIA.

6.7 - JUSTIA MILITAR.


A Justia Militar da Unio (JMU) situa-se em posio de

destaque no organograma dos Poderes da Repblica, representada pelo Superior Tribunal Militar (STM). Atuante em todo o territrio nacional, ela est dividida em 12 circunscries judicirias militares. Cada circunscrio abriga uma ou mais auditorias militares, que so os rgos responsveis pela aplicao das leis militares nas 27 unidades da federao. As auditorias militares so os rgos de primeira instncia da Justia Militar da Unio. Elas tm jurisdio mista, ou seja, cada uma julga os processos relativos Marinha, ao Exrcito e Aeronutica. Em cada uma das 18 auditorias, exceto a Auditoria de Correio, atuam um juiz-auditor e um juiz-auditor substituto, necessariamente civis. Os cargos so providos por meio de concursos pblicos.

Primeira Instncia.
A primeira instncia da Justia Militar da Unio

composta pelos juzes-auditores e juzes-auditores substitutos. Em cada auditoria, h dois juzes. Atuam com os juzes militares, promotores e procuradores do Ministrio Pblico Militar e defensores pblicos da Unio. Auditoria de Correio - A Justia Militar dispe, ainda, de um juiz-auditor corregedor, que trabalha com o objetivo de: uniformizar procedimentos e corrigir eventuais equvocos cometidos nas auditorias militares.

Segunda Instncia.
o STM.
Durante os julgamentos nas cortes militares,

atua sempre um representante do Ministrio Pblico Militar da Unio, na condio de fiscal da lei. Quando necessrio atua tambm um representante da Defensoria Pblica Geral da Unio na defesa do ru que no pode constituir advogado.

Rito do julgamento.
Diante da evidncia do cometimento de algum crime

de natureza militar, a primeira providncia de uma autoridade militar instaurar um Inqurito Policial Militar. Depois de encerradas as investigaes, o IPM remetido ao juiz-auditor, que, por sua vez, o envia ao representante do Ministrio Pblico Militar. Convencido das evidncias do crime e de sua autoria, o promotor oferece a denncia ao juiz. Recebida a denncia, instaurado o processo e tem incio a instruo criminal. Se a denncia for rejeitada, o IPM arquivado. Nesse caso, o processo enviado Auditoria de Correio. OBS: O corregedor que no concordar com a deciso de
arquivamento pode argir correio parcial da deciso ao Superior Tribunal Militar.

Rito do julgamento.
Ao dar incio ao processo, o juiz-auditor convoca o

Conselho Permanente de Justia, constitudo pelo juiz e por quatro oficiais da mesma Fora do acusado, desde que o ru seja civil ou praa.
No caso de julgamento de oficiais, como tenentes,

capites e coronis, instalado o Conselho Especial de Justia, formado por quatro oficiais da mesma Fora e de patente superior do acusado ou do mesmo posto, desde que mais antigo. Ao lado do juiz-auditor, eles promovero o julgamento.

Rito do julgamento.
Se o ru ou o promotor no concordar com o

resultado do julgamento, h possibilidade de apresentar um recurso. (art. 510 CPPM). Nesse caso, quem julgar o recurso o STM, a segunda e ltima instncia da Justia Militar da Unio. Mas se o acusado de um crime for um oficialgeneral da Marinha, do Exrcito ou da Aeronutica, somente os ministros do STM, por competncia originria, podero realizar o julgamento.

Com os crescentes ndices de criminalidade, o perfil dos crimes

julgados pela Justia Militar da Unio (JMU) foi ampliado. Antes, os crimes de desero, por exemplo, eram os mais comuns. Atualmente, freqente a tramitao, nas instncias da JMU, de crimes relacionados ao trfico e ao uso de drogas, ao roubo de armas e ao estelionato, entre outros. As ocorrncias mais comuns so de militares encontrados com pores de maconha nos quartis. O STM vem condenando os acusados mesmo quando a quantidade de droga pequena e para uso prprio. Por maioria, os ministros do STM tm optado por no aplicar, nesses casos, o princpio da insignificncia, condenando os acusados a penas que podem alcanar at cinco anos de recluso, estipuladas no Cdigo Penal Militar. O STF vinha aplicando, em sua maioria, este princpio as infraes militares de pequeno vulto, entretanto, em 22/outubro/2010, o Plenrio do STF negou, por maioria dos votos HC impetrado pela Defensoria Pblica da Unio em favor de um militar que foi surpreendido com pequena quantidade de maconha, enquanto trabalhava no Hospital Geral de Braslia.

Pelo STM, as condenaes se justificam em virtude

das relaes especiais que caracterizam a vida organizacional das Foras Armadas. Nesse ambiente, o uso e a difuso de entorpecentes podem causar prejuzos segurana e disciplina. Um exemplo contundente o fato de os militares, em conseqncia de suas funes e responsabilidades, terem a sua disposio armas e outros equipamentos blicos, alm de guardarem instalaes que precisam estar sob vigilncia permanente. OBS: O Plenrio do STF entendeu, por

maioria de votos, que deveria ser afastada a incidncia da Lei 11.343/2006 (Nova Lei de Drogas), em razo da especialidade da lei penal militar.

A Justia Militar da Unio federal, tem por

competncia julgar e processar os crimes militares definidos em lei, no importando quem seja seu autor.
OBS: o que vale dizer que julga inclusive o civil. Ex: crime de insubmisso. Possui jurisdio em todo territrio brasileiro. So rgos da Justia Militar da Unio: o

Superior Tribunal Militar e os Tribunais e Juzes Militares institudos em lei.

STM
Compem

o Superior Tribunal Militar (STM) 15 Ministros vitalcios, nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a indicao pelo Senado Federal, sendo 03 dentre Oficiais-Generais da Marinha, 04 dentre Oficiais-Generais do Exrcito e 03 dentre Oficiais-Generais da Aeronutica, todos da ativa e do posto mais elevado da carreira e, 05 dentre civis. OBS: Os Ministros civis sero escolhidos tambm pelo Presidente da Repblica sendo, 03 dentre advogados de notrio saber jurdico e conduta ilibada, com mais de 10 anos de atividade profissional, e 02 por escolha paritria, dentre juzes auditores e membros do Ministrio Pblico Militar.

6.8-PROCESSOS NA JUSTIA MILITAR

No processo penal militar, em tempo de

paz, tem-se o procedimento (forma como o processo se desenvolver) ordinrio, e o especial. O especial se refere aos delitos de desero e insubmisso.

6.8.1 PROCEDIMENTO ORDINRIO.

Conforme j estudamos, quando a autoridade

militar toma conhecimento da prtica de um fato que, em tese, constitua crime militar, determina imediatamente a instaurao de IPM.
Aps a concluso das investigaes (IPM), os

respectivos autos sero enviados ao Juiz-Auditor da Circunscrio Judiciria Militar competente, o qual os remeter ao representante do Ministrio Pblico Militar a fim de que possa se manifestar.

O Ministrio Pblico Militar poder:


1- requerer o arquivamento (art. 397 do CPPM), por

entender que o fato no constitui crime;


2- argir a extino da punibilidade, se presente

uma das hipteses previstas no art. 123 do CPM; Ex: Morte do agente.
3- argir a incompetncia do juzo ou da justia

militar (art.398) para apreciar o fato; ou;


4- oferecer denncia se estiverem presentes os

requisitos expressos no art.30 do CPPM, ou seja, prova de fato que, em tese, existe crime militar e indcios de autoria.

O processo penal tem incio com o recebimento, pelo

Juiz-Auditor, da denncia apresentada pelo representante do Ministrio Pblico Militar (art. 396 do CPPM). Como ocorre no processo penal comum, a ao penal militar tem incio com o oferecimento da denncia, enquanto o processo instaurado com o seu recebimento, efetivando-se o actum trium personarum (juiz, autor e ru) atravs da citao vlida. Isto vem disposto nos artigos 34 e 35 do CPPM. Cabe lembrar que a competncia para decidir sobre o recebimento da pea inaugural do Juiz-Auditor, monocraticamente. A partir do recebimento da denncia o Juiz-Auditor providenciar, conforme o caso, o sorteio do Conselho Especial ou a convocao do Conselho Permanente de Justia, mandar citar o acusado e intimar as testemunhas arroladas (art. 399 do CPPM).

Etapas do procedimento ordinrio.


Da qualificao e interrogatrio do acusado (Art. 404/410 e 302/306 do CPPM); Testemunhas arroladas pela acusao (art. 347/364 e 415/430); Testemunhas arroladas pela defesa (art. 417 ); Diligncias (art. 427); Alegaes escritas (art. 428/429) Diligncias pelo Juiz-Auditor (art.430); Da sesso de julgamento e da sentena (art. 431/450).

Em audincia, o acusado ser interrogado, e sero produzidas as

provas a fim de convencer o Juiz de que seus argumentos so verdadeiros. No processo penal militar vige o princpio da verdade real, de liberdade probatria, pelo qual se admite qualquer meio de prova, desde que no seja proibido ( Art. 5, LVI da CRFB/88 e art. 294 e 295 do CPPM). Ex: prova ilcita - busca e apreenso domiciliar sem autorizao judicial.

6.8.2 - Procedimento Especial


A DESERO. Referncia: (DGPM-315 NORMAS SOBRE JUSTIA E

DISCIPLINA NA MB DESERO VOLUME IV). O crime de desero ocorre quando o militar da ativa ou da reserva designado para o servio ativo, sem estar devidamente autorizado ou sem prestar a necessria informao autoridade a que estiver diretamente subordinado, incidir em uma das hipteses abaixo, de conformidade com os art. 187 a 194 do Cdigo Penal Militar (CPM): a) ausentar-se da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias; b) no se apresentar no lugar designado, dentro de oito dias, findo o prazo de trnsito ou frias; c) deixar de se apresentar autoridade competente, dentro do prazo de oito dias, contados daquele em que termina ou cassada a licena ou agregao ou em que declarado o estado de stio ou de guerra;

A DESERO.
d)

tendo cumprido pena, deixar de se apresentar, dentro do prazo de oito dias; e) conseguir excluso do servio ativo ou situao de inatividade, criando ou simulando incapacidade; f) deixar de apresentar-se no momento da partida do navio ou de aeronave, de que tripulante, ou da partida ou do deslocamento da unidade ou fora em que serve (desero especial); e g) evadir-se do poder de escolta ou de recinto de priso ou deteno, ou fugir em seguida prtica de crime para evitar a priso, permanecendo ausente por mais de 8 dias (desero por evaso ou fuga).

Contagem da ausncia.
A contagem dos dias de ausncia, para que se consume o crime de

desero, feita a partir do dia seguinte ao da constatao da ausncia at o nono dia. Exemplo: Um GM (Md) do CIAW/CFO foi licenciado s 1700 horas do dia 19 de abril de 2010 e devia regressar para bordo s 0800 horas do dia 20 de abril, entretanto deixou de faz-lo. Em qual dia estar consumada a desero? Dia 20 de abril, ausncia do militar; Dia 21de abril, 1 dia do prazo de graa; Dia 22 de abril, 2 dia ............................; Dia 23 de abril, 3 dia..............................; Dia 24 de abril, 4 dia..............................; Dia 25 de abril, 5 dia..............................; Dia 26 de abril, 6 dia ..............................; Dia 27 de abril, 7 dia ..............................; Dia 28 de abril, 8 dia.............................; Dia 29 de abril de 2010, delito de desero consumado. Parte de desero. OBS: De uma maneira bastante simples basta somar nove ao dia da ausncia. (20 + 9 = 29 ).

CONSUMAO DA DESERO ESPECIAL

O crime de desero especial (art. 190 do CPM)

ser consumado, imediatamente, no caso de o militar no se apresentar no momento da partida do navio ou da aeronave onde serve ou se encontra destacado. OBS: uma vez no recebidas informaes sobre seu paradeiro que justifiquem a ausncia, devendo ser consignado em "Parte de Ausncia" prpria (modelo do Anexo C), que, de imediato, dar ensejo s lavraturas da "Parte de Desero" e do "Termo de Desero".

PARTE DE AUSNCIA: ANEXO C / DGPM 315


(PARTE DE AUSNCIA) (Desero Especial) RIO DE JANEIRO, RJ (ou o lugar onde for) Em de de . Do: Imediato (ou Vice-Diretor ou Encarregado do Pessoal) Ao: Comandante (ou autoridade equivalente) Assunto: Parte de Ausncia Referncia: art. 190 do Cdigo Penal Militar. 1. Participo a V. ..... que o ........................................(posto ou graduao, corpo, quadro ou especialidade, NIP e nome), encontra-se ausente desta OM, no comparecendo a bordo at o momento da partida e no sendo conhecido o motivo de sua falta. (Assinatura) (Nome) (Posto)

PARTE DE AUSNCIA
Aps 24 horas da ausncia, no dia D+1, sem

que se tenha qualquer informao a respeito, dever o Imediato ou Vice-Diretor, no caso de ausncia de Oficial, e o Encarregado do Pessoal ou da Diviso, no caso de ausncia de Praa, fazer ao Comandante, ou autoridade equivalente, a competente comunicao, por meio de uma "Parte de Ausncia" (modelo do Anexo B).

Ao receber a "Parte de Ausncia", o Comandante,

ou a autoridade equivalente, dever despachar (modelo do Anexo D), em sua continuao, as seguintes providncias: a) designar um oficial, mais antigo que o ausente, como Encarregado da "Investigao da Ausncia" e um oficial intermedirio ou subalterno como Escrivo, no caso de oficial; ou, Suboficial ou Sargento, no caso de praa, a fim de serem lavrados os documentos pertinentes; b) mandar proceder, ou solicitar que sejam procedidos pedidos de informaes aos hospitais da Marinha na rea, quanto possvel baixa do ausente; e c) mandar proceder ao inventrio do material deixado na OM pelo militar ausente (modelo do Anexo F) e determinar que sejam inventariados os bens da Fazenda Nacional que se encontravam sob a responsabilidade do ausente (modelo do Anexo G), destacando as faltas e indicando os valores parciais e o valor total.

PROVIDNCIAS PARA LOCALIZAO E RETORNO DO AUSENTE OM


O Comandante, ou autoridade equivalente, com o

propsito de tentar evitar a consumao do crime de desero, providenciar a entrega, ao militar ausente, em sua residncia, de uma "intimao" (modelo do Anexo L). No caso de no encontr-lo, dever ser solicitado a pessoa maior de 18 anos, e residente no local, a aposio de recibo na cpia da mesma. No recibo dever constar o nome, o nmero da cdula de identidade ou de outro documento de identificao, o rgo expedidor e a assinatura do recebedor, alm da data e da hora do recebimento.

PARTE DE DESERO - PRAZO PARA A CONSUMAO DA DESERO


Aps oito dias de ausncia, no dia D+9,

quando da consumao da desero, ser encaminhada ao Comandante, ou autoridade equivalente, a "Parte de Desero" (modelo do Anexo H), sendo, logo a seguir, lavrado o "Termo de Desero" (modelo do Anexo I) pelo oficial Encarregado da "Investigao da Ausncia".

LAVRATURA DO TERMO DE DESERO


O oficial designado para proceder lavratura do "Termo de

Desero" (Encarregado da Investigao da Ausncia) dever providenciar para que este seja lavrado logo aps receber a "Parte de Desero", sendo, a este Termo, juntados todos os documentos relativos desero. a) o "Termo de Desero" ser assinado pelo Comandante, ou autoridade equivalente, e por duas testemunhas idneas, de preferncia oficiais, alm do oficial Encarregado, conforme os arts. 454 "caput" e 456 3 do CPPM; e b) o "Termo de Desero", aps lavrado, ser transcrito em Ordem de Servio, de acordo com o disposto no art. 454 "caput" e 456 4 do CPPM. Cpia dessa Ordem de Servio, assim como o original do Termo de Desero, devero ser anexados aos autos.

ANEXO I da DGPM-315 MARINHA DO BRASIL (Nome da OM)

PARTE DE DESERO

(PARTE DE DESERO)
Desero Especial - art. 190 do CPM) RIO DE JANEIRO, RJ. (ou o local onde for) Em de de . Do: Imediato (Vice-Diretor ou encarregado do pessoal) Ao: Comandante (ou autoridade equivalente) Assunto: Desero de Oficial (ou Praa) Referncias: a) art. 454 (ou 456) do CPPM; e b) art. 190 do CPM. Anexos: A) Termo de Inventrio de Bens do Ausente; e B) Termo de Inventrio de Bens da Fazenda Nacional. 1. De acordo com a referncia a), participo a V. ...que o ........ (posto ou graduao, corpo, quadro ou especialidade, NIP e nome), filho de ....... e de ......, nascido em ........ (local e data por extenso), praa de (ou nomeado em) ....... (data em que assentou praa ou foi nomeado Oficial), deixou de comparecer por ocasio da sada do navio (ou da aeronave), sendo o ato considerado como crime de desero especial, conforme a referncia b. 2. O referido Oficial (ou Praa) ausentou-se de bordo s ...... horas do dia ..... (data por extenso), em licena normal, no informando at o presente momento o seu paradeiro ou o motivo que impediu o seu comparecimento hora determinada. 3. Do(s) inventrio(s) anexo(s), verifica-se que (no) houve extravio de bens da Fazenda Nacional, sendo constatadas as seguintes faltas: ......... (descrever as faltas e respectivos valores e o valor total, se for o caso). (Assinatura) (Nome) (Posto)

DESERO ESPECIAL
No caso de desero por perda de navio ou de aeronave, o

Comandante dever, ao receber a "Parte de Ausncia" (modelo do Anexo C), despachar em sua continuao (modelo do Anexo D), determinando as aes descritas no art. 4.5. A "Parte de Desero" (modelo do Anexo I) e o "Termo de Desero" (modelo do Anexo J) sero lavrados de imediato, caso no sejam recebidas informaes sobre o paradeiro do desertor que justifiquem a ausncia. COMUNICAO DA DESERO Lavrado o Termo de Desero, ser comunicada a desero por meio de mensagem ao Comandante do Distrito ou Comando Naval em cuja jurisdio ocorreu o crime, aos demais Comandantes de Distrito e Comando Naval e ao Diretor do Pessoal Militar da Marinha ou Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, quando se tratar de militar do CFN, com informao ao Diretor do Centro de Inteligncia da Marinha.

EXCLUSO DO SERVIO ATIVO E AGREGAO

Consumada a desero de praa especial ou da

praa sem estabilidade, ela ser imediatamente excluda do servio ativo; se praa estvel, ser agregada (art. 456 4 CPPM).
O oficial desertor ser agregado, permanecendo

nessa situao ao se apresentar ou ser capturado, at deciso transitada em julgado (art. 454 1 CPPM).
OBS: Mostrar slide palestra da DPMM ( Direito no

ambiente militar 2).

DESERO Procedimento:
Praa sem estabilidade
Consumao Excluso Apres.Voluntria ou Captura Civil Inspeo de Sade

Isento de Reincluso e do processo Incapaz Definitivamente para o SAM Apto

Reincluso

Praa estvel
Consumao Agregao Apres.Voluntria ou Captura Reverso Inspeo de Sade Apto

Incapaz Definitivamente para o SAM Reforma

Oficial
Consumao Agregao Apres.Voluntria ou Captura

Isento do processo Permanece Agregado Processo

Processo

SOLICITAO DE CAPTURA.
Ao ser solicitada ao Comando de Distrito ou

Comando Naval e ao Superintendente Regional do Departamento de Polcia Federal a captura de militar desertor, devero ser informados seus aspectos fisionmicos, inclusive com fotografias, a fim de facilitar o seu reconhecimento.

INSPEO DE SADE
O

desertor, imediatamente aps a captura ou apresentao voluntria, ser submetido inspeo de sade, conforme previsto no art. 457 1 do CPPM, em OM do Sistema de Sade da Marinha onde houver ocorrido tal fato. Caso no haja OM de Sade na rea, dever ser realizado na OM da rea de Sade mais prxima. O original do "Termo de Inspeo de Sade" ou cpia autenticada pelo Secretrio da Junta de Sade ser remetido, com urgncia, Circunscrio Judiciria Militar para onde for encaminhada a Instruo Provisria de Desero IPD e Diretoria do Pessoal Militar da Marinha ou ao Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais, quando tratar-se de militar do CFN.

REINCLUSO/REVERSO
A

praa desertora sem estabilidade que se apresentar ou for capturada dever ser submetida inspeo de sade e, quando julgada apta para o servio militar ser reincluda; A praa estvel ser imediatamente revertida, independente da inspeo de sade. (art. 457 1 e 3 do CPPM).
A Ata da Inspeo de Sade ser remetida, com

urgncia, Auditoria a que tiver sido distribuda a Instruo Provisria de Desero IPD para que, em caso de incapacidade definitiva, seja o desertor sem estabilidade isento da reincluso e do processo, sendo os autos arquivados aps o pronunciamento do Ministrio Pblico Militar. (art. 457 2).

COMUNICAO
A priso do desertor precisa ser imediatamente

comunicada ao Juiz-Auditor com jurisdio sobre o local do crime e famlia do preso ou pessoa por ele indicada (art. 5, LXII da CF/88). O Distrito ou Comando Naval em cuja jurisdio se verificar a captura ou a apresentao voluntria do desertor comunicar o fato, por mensagem, aos demais Distritos, Comando Naval e OM de origem, participando tambm ao Superintendente Regional do Departamento de Polcia Federal. A mensagem mencionada do inciso anterior ter obrigatoriamente, como endereados de informao, a Diretoria do Pessoal Militar da Marinha ou Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais, quando se tratar de militar do CFN.

REMESSA DA INSTRUO PROVISRIA DE DESERO - IPD E OUTROS DOCUMENTOS


A Instruo Provisria de Desero - IPD ser

remetida, por meio de ofcio URGENTE, ao JuizAuditor da Circunscrio Judiciria Militar da rea onde ocorreu a desero, at cinco dias aps lavrado o Termo de Desero". Cpia da Instruo Provisria de Desero - IPD dever ser enviada Diretoria do Pessoal Militar da Marinha ou ao Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais, quando se tratar de militar do CFN, juntamente com a cpia do ofcio de remessa Circunscrio Judiciria Militar competente.

Faro parte da Instruo Provisria de Desero os

seguintes documentos, que sero reunidos e enfeixados numa "Capa" (modelo do Anexo A):
a) "Parte de Ausncia" (modelos dos Anexos B ou C); b) Despacho do Comandante, ou autoridade equivalente, em seguida "Parte de Ausncia" (modelo do Anexo D); c) "Termo de Compromisso do Escrivo" (modelo do Anexo E); d) "Intimao sua cpia (modelo do Anexo L), devidamente firmada pelo recebedor, se for o caso; e) "Termo de Inventrio de Bens da Fazenda Nacional" (modelo do Anexo G); f) "Parte de Desero" (modelos dos Anexos H ou I); g) "Termo de Desero" (modelo do Anexo J); h) cpia da Ordem de Servio onde esteja transcrito o "Termo de Desero"; i) cpia da Caderneta-Registro ou Guia-Histrico, no caso de Praas MN-RC, com anotaes de todas as fases pertinentes desero; e j) ficha dactiloscpica do desertor, se recebida.

desero

IMPRESSO DACTILOSCPICA Instruo Provisria de Desero IPD dever ser anexada a

ficha que contenha as impresses dactiloscpicas do desertor. Essa ficha ser solicitada ao Servio de Identificao da Marinha e, caso seja recebida aps a remessa dos autos, dever ser encaminhada Circunscrio Judiciria Militar para onde os mesmos foram encaminhados.
BENS DA FAZENDA NACIONAL Quando for constatada falta em bens da Fazenda Nacional, sob a

responsabilidade do militar desertor, estes sero relacionados conforme o modelo do Anexo G, devendo o original da relao ser anexado Instruo Provisria de Desero IPD e remetidas cpias Diretoria de Contas da Marinha e ao rgo responsvel pelo controle do material.

RESTAURAO DO TERMO DE DESERO


Quando o Superior Tribunal Militar ou Conselho de

Justia mandar restaurar um Termo de Desero por ter havido qualquer irregularidade, a autoridade competente mandar lavrar um "Termo de Desero Restaurado" (modelo do Anexo M). O Termo de Desero Restaurado realizado pela autoridade competente pela lavratura do Termo de Desero original, por determinao do Superior Tribunal Militar, do Juiz-Auditor ou do Conselho de Justia, a fim de sanar qualquer irregularidade por ventura existente no anteriormente encaminhado Auditoria, uma vez que tal documento constitui condio para o prosseguimento da ao penal nos crimes de Desero.

B) INSUBMISSO.
Consiste o delito de insubmisso, de acordo

com o artigo 183 do CPM, em:


Deixar de apresentar-se o convocado

incorporao, dentro do prazo que lhe foi marcado, ou, apresentando-se, ausentarse antes do ato oficial de incorporao. um crime militar cometido por civil.

A lei do servio militar (lei 4.375/64), em seu artigo 12,

estabelece as trs fases do recrutamento: convocao, seleo e incorporao, sendo que incorporao, por seu turno, o ato de incluso do convocado, j anteriormente selecionado, a uma organizao militar (art.20 da LSM).
OBS: O termo de insubmisso ser lavrado, caso o

convocado no se apresente at a data limite para incorporao ou se ausente antes do respectivo ato oficial.

Smula n 7, editada pelo STM:


O crime de insubmisso, capitulado no

art. 183 do CPM, caracteriza-se quando provado de forma inconteste o conhecimento pelo conscrito da data e local de sua apresentao para incorporao atravs de documento hbil constante dos autos. A confisso do indigitado insubmisso dever ser considerado no quadro do conjunto probatrio.

INSUBMISSO.
De acordo com o 3 do Art. 463 do CPPM , apesar

dos autos da instruo provisria de insubmisso serem remetidos to logo se configure o delito, o Ministrio Pblico Militar somente poder oferecer denncia, aps a captura ou apresentao voluntria do insubmisso, em razo de ser necessria a realizao de inspeo de sade, a fim de que seja avaliado acerca de sua capacidade. OBS: Caso seja considerado incapaz, no ser includo no servio ativo e os autos sero arquivados, da mesma forma como ocorre com as praas sem estabilidade.

6.9-ESTUDO DE CASOS CONCRETOS.


1) Um PM do Estado do RJ, juntamente com um

colega civil realiza uma tentativa de roubo do armamento de uma sentinela que se encontrava de servio na guarita de acesso do 1 Distrito Naval. Como resultado dessa ao delituosa ocorre ferimento no servidor militar da Unio provocado por arma de fogo (leso corporal /ferimento). Responda com fundamento na legislao em vigor o que se pede:

A) Quem sero os indiciados como (autores ou co-autores) na referida ao penal? R: Policial militar e o civil, em co-autoria.

JURISPRUDNCIA:
Por tentativa de roubo de armamento perpetrado contra sentinela

de Quartel do Exrcito, resultando, do incidente, ferimentos no servidor militar da Unio, provocados por arma de fogo. A competncia da Justia Militar da Unio alcana as condutas militarmente criminosas que afetem as instituies militares, sejam quais forem os agentes, inclusive Policial Militar, como ocorreu no caso em tela. Rejeitados os embargos opostos pela defesa para manter ntegro o acrdo que reconheceu a competncia da Justia Militar da Unio, a teor do CPM, art. 9, III, b. Deciso majoritria. (STM, Embs. 6277-0, PE, Rel: Min. Antnio Carlos de Nogueira, D.J. 20/09/96, Fonte: Banco de Dados da Juru).

B) Qual justia (comum do Estado do RJ, militar Estadual ou militar da Unio) ser competente para julgar tal fato delituoso? R: A competncia da Justia Militar da Unio alcana as condutas militarmente criminosas que afetem as instituies militares, sejam quais forem os agentes, inclusive Policial Militar, como ocorreu no caso em tela.

C) O PM cometeu crime militar? E o civil?


R: Os dois cometeram crime militar (PM e o Civil), pois sero alcanados pela lei conforme explicado no item A) .

D) Qual o(s) fundamento(s) da resposta anterior? R: CPM, art. 9, III, b. E) Haver ncs de abertura de sindicncia ou IPM? Justifique. R: O caso concreto configura crime militar de acordo com o artigo 9, caput, do CPPM. F) Como composta a Justia Militar da Unio? R: Art. 1 lei 8.457/92.

G) O que crime tentado? R: Iniciada a execuo de um crime este no se consuma por circunstncias alheias a vontade do agente como disciplinado no art. 30, II do Cdigo Penal Militar.
Art. 30. Diz-se o crime: II - tentado, quando, iniciada a execuo, no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente. Exemplos de circunstncias alheias no crime de homicdio: O agente persegue seu desafeto e atira contra ele no o atingindo; No momento em que vai atirar em seu desafeto um terceiro toma a arma do agente; Aps atirar em seu desafeto este permanece imvel e sangrando e assim o supe morto; O agente atira e o desafeto no morre, mas a arma emperra ou esgota a munio. Em todos exemplos o agente no consegue o seu intento por motivos alheios a sua vontade.

H) No caso acima houve consumao do crime?

R: Consumao: aquele no qual esto presentes todos os elementos que constituem o tipo penal. O agente procura e atira em seu desafeto que vem a morrer. A conduta se enquadra no crime de homicdio (art. 205 do CPM); no caso concreto NO acorre a consumao, pois o roubo de armamento ficou na tentativa.

I) O que vem a ser iter criminis e quais so as suas fases ?


R: Iter criminis uma expresso em latim, que significa "caminho do delito", utilizada no direito penal para se referir ao processo de evoluo do delito, ou seja, descrevendo as etapas que se sucederam desde o momento em que surgiu a idia do delito at a sua consumao. Fase interna: Cogitao Fase externa: Atos preparatrios; Atos de execuo e Consumao.

J) Quais so as causas de excluso da antijuridicidade de um crime? R: As seguintes causas so de excluso da antijuridicidade: Art.42, caput, do CPM: No h crime quando o agente pratica o fato:
em estado de necessidade; em legtima defesa; em estrito cumprimento de dever legal; em exerccio regular de direito.

Pargrafo nico No h igualmente crime quando o Comandante do navio........ compele os subordinados por meios violentos a executar servios e manobras urgentes, para salvar a unidade ou vidas.......

K) Quais so as excludentes de culpabilidade de um crime? R: a) Imputabilidade b) Potencial conscincia ilicitude (excluso: obedincia hierrquica): c) Exigibilidade de conduta diversa. L) Das espcies de embriaguez qual exclui a imputabilidade? Citar art. Do CPM. R: Espcie: acidental de acordo com o disposto no art. 49 do CPM.

M) Um fato para ser considerado crime militar deve preencher quais requisitos?
R: Um fato para ser considerado delituoso deve preencher os seguintes requisitos: Fato tpico, antijurdico e culpabilidade. A falta de um destes elementos essenciais e constitutivos do crime impede que este se configure.
OBS: Para se caracterizar crime militar, entretanto, alm
desses requisitos (fato tpico, antijurdico e culpabilidade) torna-se necessrio verificar se o fato praticado pelo agente se ajusta a uma das hipteses do artigo 9 do CPM, lembrando que um fato pode ser, ao mesmo tempo definido como crime militar e transgresso disciplinar, como, por exemplo, abandono de posto (artigo 195 do CPM). Neste caso deve ser levado em conta o grau de violao do bem jurdico tutelado (o abandono de posto exps a OM em perigo?). Caso negativo, pois o servio no era armado tal fato poder ser considerado transgresso disciplinar.

Militar

de planto de alojamento que abandona o posto falta grave? Timoneiro que abandona posto falta grave? OBS: Caso necessrio citar e justificar suas respostas pelo(s) artigo (s) do Cdigo Penal Militar ou outros que o aluno achar necessrio.

2) competente a justia militar da Unio para

processar e julgar civil denunciado por homicdio qualificado praticado contra militar, que se encontrava de sentinela em posto de vila militar, com o propsito de roubar-lhe a arma.
R: Art. 9, III, d, do CPM. OBS: Para se configurar o delito militar de homicdio,

necessrio que a vtima esteja efetivamente exercendo funo ou desempenhando servio de natureza militar, no bastando a sua condio de militar.

Justificativa: JURISPRUDNCIA:
Tendo em conta o que disposto no art. 9., III, d, do CPM

(Art. 9. Consideram-se crimes militares, em tempo de paz: [...] III os crimes praticados por [...] civil [...]: d) [...] contra militar em funo de natureza militar (ou no desempenho de servio de vigilncia [...]). OBS: no caso, estariam presentes quatro elementos de conexo militar do fato: a condio funcional da vtima, militar da aeronutica; o exerccio de atividade fundamentalmente militar pela vtima, servio de vigilncia; o local do crime, vila militar sujeita administrao militar; e o mvel do crime, roubo de arma da Fora Area Brasileira FAB. (STF, 1. T., HC n. 91.003/BA, relatora Ministra Crmen Lcia, j. em 22.5.2007.

3) Crime doloso contra a vida cometido por militar

da ativa em face de outro militar da ativa fora das dependncias militares dever ser julgado pela justia comum ou militar da Unio (federal)? R: Com fundamento no art. 9., II, a, do Cdigo Penal Militar, assentou a competncia da Justia Militar para o julgamento de crime de homicdio cometido por militar, em face de outro militar, ocorrido fora do local de servio.

Jurisprudncia:
O Supremo Tribunal Federal (STF), em 2002, entendeu que o

crime doloso contra a vida cometido por militar contra militar, ainda que fora das dependncias militares, deve ser julgado pela Justia Castrense:
Julgando conflito de competncia suscitado pelo STM em face do

STJ, o Tribunal, por maioria, com fundamento no art. 9., II, a, do Cdigo Penal Militar, assentou a competncia da Justia Militar para o julgamento de crime de homicdio cometido por militar, em face de outro militar, ocorrido fora do local de servio. Considerou-se que, embora o homicdio tenha ocorrido na casa dos envolvidos, por motivos de ordem privada, subsiste a competncia da Justia Militar porquanto qualquer crime cometido por militar em face de outro militar, ambos em atividade, atinge, ainda que indiretamente, a disciplina, que a base das instituies militares. (RTJ 115/1095).(STF, Plenrio, CC n. 7.071/RJ, REL.MIN. Sydney Sanches, j. em 5.9.2002, Informativo STF n. 280).

4) Estelionato praticado por militar em atividade ao

falsificar identidade e cheque e efetuar o saque em estabelecimento bancrio caracterizam competncia da Justia Militar ou da Justia Comum? R: A vantagem ilcita obtida mediante meio fraudulento atentou contra patrimnio do Banco no atingindo patrimnio do militar correntista. O crime tipificado como estelionato foi praticado contra pessoa jurdica de direito privado. Portanto caber a Justia Comum o seu julgamento.

5) Um militar DESERTOR TIDO COMO AIDTICO impetra perante o

STM A BUSCA PREVENTIVA DE "MANDAMUS" do hbeas corpus PARA NO SE VER PRESO E PODER RESPONDER AO PROCESSO EM LIBERDADE. Ter sucesso em seu pleito?

Deciso do STM:
A desero se tem como um crime instantneo de efeitos permanentes,

impondo ao desertor um contnuo estado de flagrante delito, situao essa determinante que se veja preso imediatamente, para ficar disposio da Justia Castrense. Inteligncia do Art. 243 do CPPM. Declarao de se encontrar com Sndrome de Deficincia Imunolgica Adquirida (SIDA) no basta, para desertor alegar por falta de justa causa ou abuso de poder em face exatamente de IPD que lhe cumpre responder em razo do CPM e do CPPM. Conhecimento e denegao do colacionado "writ" por falta de amparo legal. Deciso por unanimidade. Min. Relator: JOS ALFREDO LOURENO DOS SANTOS Referncia Legislativa CPM, DEC-LEI 1001/69, ART 187.CPPM, DEC-LEI 1002/69, ARTs 243; 452; 467, "C".

6) Um militar A reage com soco a provocao que sofreu de militar B causando-lhe leso corporal leve. Caberia aplicar qual princpio para absolver o militar A?

Jurisprudncia:
O STM negou a apelao em ao por leso

leve ( art 209 CPM). Defensoria Pblica da Unio recorreu ao STF em HC N 95445. A 2 turma do STF aplicou o princpio da insignificncia para absolver o militar que provocado injustamente, desferiu um soco no provocador.

7) Trs funcionrios civis, trabalhando para o AMRJ falsificaram assinatura da papeleta de horas extras e receberam pagamento a maior. Pergunta-se: Cometeram crime militar? Art. 9, inciso III, letra a c/c 251 do CPM. Julgamento em qual justia? JMU ou JF? Recurso criminal ( contra deciso do Juiz Auditor da 1 CJM) impetrado pelo MPM e julgado pelo STM determinou competncia da Justia Castrense ( JMU).

8)

Um Sargento aps matar a esposa guardou o corpo no freezer e 4 dias depois enterrou no quintal de sua residncia, com o apoio do seu pai. Lavou a faca do crime e continuou a us-la normalmente. A assessoria jurdica da Base Area de Natal informa que o militar em questo somente poder ser excludo da aeronutica se for condenado a pena igual ou superior a 2 anos. Esta correto tal afirmao?

EXCLUSO DAS FORAS ARMADAS ATRAVS: CONSELHO DE DISCIPLINA


A excluso a bem da disciplina de um Sargento do Exrcito, Marinha e

Aeronutica independe da sua condenao na esfera criminal; basta, to somente, que tenha procedido incorretamente no desempenho do cargo, tenha tido conduta irregular ou praticado ato que afete a honra pessoal, o pundonor militar ou decoro da classe.
O Conselho de Disciplina instaurado para apurar falta do militar que

apresentar conduta irregular possui caractersticas prpria. Destarte, uma vez proporcionada ao processado o seu direito a ampla defesa e ao contraditrio, inexistindo irregularidade a comprometer a sua validade.
Assassinar a prpria esposa com requintes de perversidade e imensurvel

crueldade, enterrarem o corpo na prpria Unidade Militar onde se prestam servios e, mais adiante, dali exum-lo e voltar a enterrar na prpria residncia, constituem atos que, inequivocadamente, afrontam a honra pessoal, o pundonor militar e o decoro da classe, inabilitando o cidado a continuar com o privilegio de vestir o tradicional e herico Uniforme da nossa briosa Fora Area Brasileira.
Portanto, arrimado nas disposies contidas no art. 41, 1, II da CF; art. 49,

art. 94, inciso VIII, art. 125, inciso III, art. 126 e art.127, pargrafo nico da Lei federal n 6.880, de 09.12.1980; art. 2, inciso I, alneas a, b e c do Decreto Federal n 71.500, de 05.12.1972; e na Smula n 18 do STF.

CIAW

AQUI SE FORMAM, SE ESPECIALIZAM E SE APERFEIOAM PROFISSIONAIS DO MAR

Vous aimerez peut-être aussi