Vous êtes sur la page 1sur 16

SISTEMAS

DE

TELECOMUNICAES

Fotodetectores
Discentes : Lilian Azize
Michelle Vaz Nadine Ibraimo

Maio de 2012

OBJECTIVOS

Conhecer as caractersticas fisicas e elctricas dos fotodetectores;


Diferenciar os tipos de fotodetectores; Capacitar o conhecimento do funcionamento dos receptores pticos e sua composio.

FOTODETECTORES

Um fotodetector um dispositivo que detecta a potncia ptica e converte as variaes dessa em variaes de corrente elctrica. Existem diversos tipos de fotodetectores, dos quais podemos destacar os fototransistores, os fotodiodos APD e PIN. Os fotodetectores podem ser:

Trmicos: a radiao aquece o elemento detector e mede-se o aumento de temperatura resultante disso. O bolmetro, as termopilhas e os detectores piroelctricos so exemplos de detectores trmicos.

Qunticos: funcionam devido ao efeito fotoelctrico,isto , graas a excitao de um electro por um quantum de energia electromagntica.

Os qunticos podem ser com:

Efeito fotoelctrico externo, onde a luz incidente excita o electro at o ponto em que este escapa completamente da superfice irradiada. Efeito fotoelctrico interno, onde a energia do quantum no basta para libertar o electro da superficie do detector, mas suficiente para excitar o electro at o ponto em que este modifica a condutibilidade elctrica do material.

FOTODETECTORES QUNTICOS DE EFEITO FOTOELCTRICO EXTERNO

Os detectores cuja operao se baseia no efeito fotoelctrico externo chamam-se vlvulas fotoelctricas. A vlvula fotoelctrica mais simples o fotodiodo a vcuo, que consiste em dois electrodos, um anodo e um fotocatodo contidos em um invlucro de vidro evacuado. Quando uma radiao dotada de energia quntica suficientemente alta atinge a superficie do catodo, os electres se libertam e a passagem da corrente registrada em um ampermetro ou em uma resistncia de carga Rc ligada em srie. O fotodiodo a vcuo tem resposta relativamente rpida e consegue medir pulsos que duram cerca de 10 ns. A vlvula fotomultiplicadora outro exemplo de fotodetector com efeito fotoelctrico externo.

FOTODETECTORES QUNTICOS DE EFEITO FOTOELCTRICO EXTERNO

Os fotocondutores como o detector fotovoltaico, um exemplo muito comum de detector com efeito fotoelctrico interno.
Os fotocondutores so os mais simples receptores, e consistem de uma pea de material semicondutor no dopado com contactos eltricos conectados. Uma voltagem aplicada nos contactos que gera um campo elctrico, e quando um foto chega ao semicondutor, absorvido criando um par eltroburaco. Devido ao campo eltrico forte na regio da juno, o electro migra para o contacto positivo e o buraco para o contacto negativo. Com isto, a resistncia do dispositivo sofre variao com a quantidade de luz chegando sobre ele. Pode-se detectar a corrente ligando um amperimetro na juno, desde que a irradiao no seja interrompida. Isso constitui o efeito fotovoltaico.

PARAMETROS DE UM FOTODETECTOR

Responsividade (R): a relao entre entre os sinais de saida e de entrada do detector. A definio exacata depende da aplicao. Nos detectores de infravermelho a responsividade geralmente dada em volts ou em amperes por watt.
Em outras palavras a relao entre a tenso, a corrente de saida e a potncia radiante de entrada.

Eficincia quntica : define-se como a relao entre o nmero de electres colectados e o nmero de fotes incidente. geralmente menor que a unidade e depende muito do coeficiente de absoro .
A eficincia quntica da maioria dos fotocatodos baixa e no chega a 10%, ao passo que ha detectores de silicio cuja eficincia quntica se aproxima a 100%. Sensibilidade espectral: a dependncia entre a responsividade de um detector e o comprimento de onda.Os detectores qunticos, em especial, tem um intervalo de comprimentos de onda de sensibilidade espectral relativamente limitada, por isso a escolha do tipo de detector depende do tipo de fonte.

PARAMETROS DE UM FOTODETECTOR
Resposta de modulao frequncia: observamos o sinal de sada do detector com um amplificador sensivel a frequncia. Em frequncia baixas, o sinal de saida acompanha de perto a variao da irradincia. Em frequencias mais altas, o sinal de saida no acompanha to bem o de entrada. Tanto a subida com a descida da tenso ou corrente de muitos detectores variam exponencialmente com o tempo.

Sinal minmo detectvel: Todos os sistemas electrnicos so prejudicados pelo rudo. Se imaginar-se um sistema suficientemente sensivel e livre de ruidos,a menor potencia radiante que se pode detectar a que produz um sinal de saida suficientemente grande para ser destinguido do ruido do prprio detector.
Por conveno diz-se que a menor potncia radiante a que produz um sinal de saida exactamente igual ao sinal de saida do ruido do detector. Em outras palavras, para que um sinal seja considerado detectvel, a relao entre o sinal e o rudo precisa ser maior do que 1.

RECEPTORES PTICOS

O receptor ptico composto por um dispositivo fotodetector e por um estgio electrnico de amplificao e filtragem. O fotodetector o responsvel pela deteco e converso de sinal luminoso em sinal eltrico. Os fotodetectores mais utilizados so os fotodiodos PIN e os fotodiodos de avalanche APD. A qualidade de um receptor ptico medida pela sua sensibilidade, a qual especifica a potncia luminosa mnima necessria para determinado desempenho de relao sinal-rudo (S/N), ou de taxa de erros de transmisso. De um modo geral, os receptores pticos com fotodiodos de avalanche, mais complexos, apresentam desempenho superior aos com fotodiodos PIN. Estes utilizam o processo de fotoionizao para a transformao de fotes em eletres livres que por meio de correntes de polarizao geram a corrente elctrica a ser detectada pelo receptor. A funo dos receptores pticos recuperar os dados originalmente transmitidos por uma fonte luminosa atravs de um sistema de comunicao por fibra ptica.

COMPONENTES DE UM RECEPTOR TICO

Os receptores pticos so compostos por um acoplador, um fotodetector um pr amplificador electrnico e um demodulador . O acoplador focaliza o sinal ptico recebido para a entrada do fotodetector Frequentemente, o sinal recebido est na forma de pulsos pticos representando os bits 0 e 1. O fotodetector converte o sinal ptico modulado num sinal elctrico. Normalmente, utiliza fotodiodos semicondutores (PIN e APD), pois apresentam: confiabilidade, baixo custo, alta eficincia e tamanho compatvel ao da fibra. O pr-amplificador amplifica a corrente para um nvel compatvel com os demais componentes do receptor. O fotodetector e o pr-amplificador formam o front-end do receptor. O seu bom funcionamento, com relao gerao de rudo, essencial para determinar o desempenho do receptor. Os efeitos do alargamento de pulso no front-end podem ser minimizados por um equalizador (opcional).

COMPONENTES DE UM RECEPTOR TICO

O prximo estgio amplificar novamente o sinal, submetendo-o a um controle automtico de ganho (ACG). A demodulao realizada por um circuito de deciso que identifica os bits como 0 ou 1, dependendo da amplitude da corrente elctrica. A preciso do circuito de deciso depende da relao sinal-rudo (SNR) do sinal elctrico gerado no fotodetector. O estgio de recuperao dos dados, pode executar essa funo de duas maneiras: assncrona e sncrona.

Na primeira, a deciso feita por um comparador, decidindo se h pulso ou no (normalmente utilizada em sistemas com baixa taxa de transmisso).
Na segunda, um circuito de recuperao de clock utilizado (sistemas com alta taxa de transmisso).

O receptor ptico possui um papel importante no desempenho do sistema de transmisso, caracterizado pela taxa de bits errados (BER) detectados pelo receptor.

TIPOS DE RECEPTORES PTICOS

Existem dois tipos de receptores pticos: os de deteco direta (DD) e os de deteco coerente (COH). No primeiro, o processo basicamente detectar a presena ou no de luz em um bit slot; so os chamados sistemas com deteco direta por modulao de intensidade (IM/DD). Nos sistemas de deteco coerente, o sinal transmitido modulado em amplitude, frequncia ou fase e detectado atravs de tcnicas homdinas ou heterdinas. A maioria dos sistemas utiliza tcnica IM/DD, a tcnica COH bastante indicada quando se trata de redes de fibras pticas multi-acesso, pois essa tcnica alm de melhorar a rentabilidade de potncia da rede, permite um melhor aproveitamento da largura de banda da rede com fibra ptica.

RECEPTOR DE DETECO DIRECTA (DD)

Nesses receptores, o sinal luminoso incidente diretamente convertido em sinal eltrico sem processamento prvio no domnio ptico. So baseados na contagem de fotes e na deciso entre 0 e 1, se no houver ou se houver potncia ptica em um bit slot.

Como no h uma deteco livre de erros, pode-se especificar o desempenho de um receptor ptico IM/DD pelo mnimo sinal de potncia ptica necessrio para alcanar uma determinada taxa de erro (BER).
Esse mnimo valor de potncia chamado sensibilidade do receptor e pode ser expressa em funo do nmero mdio de fotes por bit (np). Um valor tpico de BER, para sistemas de telecomunicaes por fibras pticas, varia de 10-8 a 10-12

RECEPTOR DE DETECO COERENTE (DD)

A ideia bsica da deteco coerente misturar o campo ptico do sinal de entrada com uma onda ptica localmente gerada e detectar o resultado dessa interferncia (batimento) com um fotodiodo (normalmente um PIN). O batimento entre esses campos pticos gera uma foto-corrente que possui informaes sobre amplitude, frequncia ou fase do campo do sinal ptico. Essas informaes so extradas por processamento eletrnico. O sinal ptico incidente, numa frequncia fS, misturado ao sinal do oscilador local de frequncia fLO, e a fotocorrente gerada oscila numa frequncia fIF = fS fLO. Os receptores coerentes so mais sensveis que os receptores DD, devido a dois efeitos diferentes:

Primeiro, a mistura ptica melhora a relao sinal-rudo (SNR) na sada do pr-amplificador do receptor. Segundo, a melhora da taxa de bits de erro (BER) para uma dada SNR devido o uso de diferentes formatos de modulao/demodulao (ASK, FSK, PSK, DPSK).

CONCLUSES

Existen dois tipos fundamentais de detectores de luz, os trmicos e os qunticos que operam com mecanismos de transduco diferentes. A maioria dos fotodetectores trmicos so bastante ineficientes e relativamente lentos como resultado do tempo requerido para mudar sua temperatura, o que os torna inadeuqados para a a maior parte das comunicaes pticas. Os fotodiodos operam com uma fonte de polarizao inversa com o objectivo de criar un campo elctrico intenso na zona da juno, de forma que aumente a velocidad dos portadores, reduzindo assim o tempo de transio aumentando desta forma a velocidade de resposta. Todos estes dados relativos ao funcionamento do fotodiodo, so normalmente fornecidos pelos fabricantes, junto com outras caractersticas direcionais, dados de ruido, etc. Portanto, necessrio analisar as caracteristicas do dispositivo, para escolher o mais adequado a atender determinado fim. A sensibilidade um dos parmetros utilizados para se medir o desempenho de um receptor ptico. usualmente definido como a potncia ptica mdia mnima que deve ser recebida no receptor ptico para se garantir uma BER especificada.

CONCLUSES

A sensibilidade do receptor depende da SNR, que, por sua vez, depende de vrias fontes de rudo que corrompem o sinal recebido. Mesmo em um receptor perfeito, alguns rudos so introduzidos pelo prprio processo de fotodeteco. A sensibilidade do receptor determinada para efeito acumulativo de todos os possveis mecanismos que degradam a SNR no circuito de deciso. Os tipos predominantes de fotodetectores usados em sistemas de comunicao utilizam o princpio da ionizao em um material semicondutor, e os outros dispositivos apenas utilizam uma variao deste princpio. Existem trs tipos de receptores pticos, os fotocondutores, os fototransistores e os fotodiodos. Os fotocondutores so os mais simples receptores, e consistem de uma pea de material semicondutor no dopado com contatos eltricos conectados.

OBRIGADO

Vous aimerez peut-être aussi