Vous êtes sur la page 1sur 47

Expanso Islmica

Arbia pr-Islmica
Pennsula arbica regio desrtica habitada por povos semitas desde a antiguidade
Desde 1500 a.C. com a domesticao do camelo Bedunos que realizavam o pastoreio

rabes do deserto e rabes das cidades (Imen)


Divididos em tribos lideradas por sheiks
Leis de solidariedade tribal tornavam as vendetas infindveis Religio baseada na crena de espritos (djins) e deuses particulares de cada tribo aumentava a diviso entre as tribos

Cidades ao longo dos caminhos das caravanas


Casas de Deus adorao coletiva dos dolos de cada tribo Iatreb e Meca situadas em osis eram importantes entrepostos comerciais Governadas por um conselho das famlias mais ricas de artesos e mercadores

Regio ganha importncia a partir das rotas martimas de comrcio com o Oriente

O Isl
Maom ou Mohammed - 570 d.C.
Tribo coraixita de Meca Casado com Cadija, viva rica dona de caravanas
Viagens e contato com o judasmo, mazdasmo e cristianismo

Isl = submisso a Deus Al o nico Deus e Maom o seu nico profeta Hgira em 622 Iatreb torna-se Medina (a cidade do Profeta) 630 tomada de Meca e converso das demais tribos rabes UNIFICAO
Preces coletivas 5 vezes ao dia Zakat imposto sobre os ricos Ramad jejum ritual Peregrinao Meca Coro

Origem povo rabe


Semita Descendem de Ismael Filho de Abrao c/ Agar Isaac filho de Sarah c/ Abrao Ismael e Agar vo para Vale de Meca Fonte Zem Zem

A expanso e o Califado
Causas da expanso
Procura por terras frteis Guerra Santa (Jihad) Interesses comerciais Enfraquecimento dos Imprios Persa e Bizantino

Califa sucessor e representante de Maom, emir dos crentes - lder religioso e militar (sheik dos sheiks)
Xiitas e Sunitas Unificao econmica e aumento do comrcio entre Oriente e Ocidente Arabizao dos territrios conquistados amsar (acampamentos) Omadas Abssidas - sculo VIII
(surgimento do Vizir e autocracia do califa) Diwans Civilizao urbana Poucos relatos sobre os camponeses

732

Economia e sociedade
Essencialmente comercial China, ndia e frica. Bssola, papel e plvora. Agricultura: difuso de tcnicas (irrigao) Novas culturas: arroz, laranja, cidra, limo, cana-de-aucar, algodo, caf, etc Metalurgia, txtil, cermica, drogas e perfumaria.

Distribuio de terras entre amigos dos califas. Latifndios Impostos em demasia para quem no era muulmano (converses)

Religio
Alcoro: Al Qurna=leitura, ato de ler. Profetas: Abrao, Ismael, Isaac, Jac, Moiss e Jesus. Deus no enviou seu filho. Princpios: Orao, abluo, o jejum, caridade e peregrinao Meca. Probe: bebidas fermentadas, carne de porco e trabalho na 6 feira. Permite a poligamia.

Sunitas e Xiitas?
Sunna (costume): Hadith, narrativas curtas. Ortodoxos: seguem a Sunna e a autoridade dos quatro primeiros Califas Xia=partido, seguidores de Ali, primo e genro de Maom, hereditariedade. (10%)

A evoluo para uma frmula religiosa diferente teria comeado com o martrio de Husain, o filho mais novo de ali, no ano de 680, em Karbala (no atual Iraque). Os clrigos xiitas so os muls e mujtahids, mas o clero no tem uma hierarquia formal. Os xiitas foram os responsveis pela revoluo islmica do Ir, em 1979, e tm graves divergncias com setores do islamismo sunita.

Sharia
a lei religiosa do islamismo. O muulmano no v distino entre o aspecto religioso e o resto da sua conduta pessoal, a lei islmica no trata s de rituais e crenas, mas de todos os aspectos da vida cotidiana. Apesar de ter passado por um detalhado processo de formatao, a lei islmica ainda aplicada de formas variadas ao redor do mundo - os pases adotam a sharia tm interpretaes mais ou menos rigorosas dela.

Na Arbia Saudita, por exemplo, vigora uma das mais conservadoras verses da lei islmica. O Afeganisto da poca da milcia Talib teve a mais dura e radical aplicao da sharia nos tempos modernos - proibia msica e outras expresses culturais e esportivas, restringia gravemente todos os direitos das mulheres e ordenava punies brbaras. A sharia, porm, adotada formalmente numa minoria de pases com grandes populaes islmicas.

Mesquitas
As construes reservadas para as oraes dos muulmanos so chamadas mesquitas, ou "masjids". Os prdios, contudo, no precisam ser especialmente construdos com esse fim - qualquer local onde a comunidade muulmana se rene para orar uma mesquita.

Festas e datas
As duas principais festividades do islamismo so o Eid-Al-Adha, que coincide com a peregrinao anual a Meca, e o Eid-al-Fith, quando se quebra o jejum do ms do Ramad. O ms sagrado, alis, o principal perodo do calendrio islmico.

A mesquita de Caaba, em Meca, uma das mais famosas, pois o centro da peregrinao do "haj". A mesquita de AlAqsa, em Jerusalm, tambm um local muito visitado pelos muulmanos de todo o mundo - ela abrigaria a pedra de onde Maom "ascendeu ao cu".

Os muulmanos xiitas tambm comemoram o Eid-al-Ghadir - aniversrio da declarao de Maom indicando Ali como seu sucessor. Outras festas islmicas so o aniversrio de Maom (AlMawlid Al-Nabawwi) e o aniversrio de sua jornada a Jerusalm (Al-Isra Wa-lMiraj).

Decadncia
mamelucos - turcos seljcidas Cruzadas diviso em vrios califados Iranianos, Omadas e Fatmidas Invaso Mongol sculo XIII Hulagu Khan

Cultura
Marcada pela religio Arte
Proibio de representar seres vivos
Arabescos e caligrafia

Traduo de obras gregas para o rabe, principalmente Aristteles


Avicena e Averris Sufismo Deus amoroso, retiro espiritual e contemplao

Matemtica
lgebra Contribuies para a trigonometria Astronomia

Medicina

No ser a bondade a recompensa da bondade?" (Alcoro 55,60)

FIM

Vous aimerez peut-être aussi